• Nenhum resultado encontrado

RECURSOS E COMPETÊNCIAS DA INSPEFOZ QUE GERAM VALOR

Com o primeiro objetivo específico, buscou-se analisar os recursos e as competências da empresa quanto à criação de valor para os produtos e serviços ofertados aos seus clientes.

Através da entrevista realizada com o gestor da empresa INSPEFOZ, foi possível entender como realizam seus recursos e competências, que são os meios que as organizações possuem para realizar suas tarefas e atingir seus objetivos para manter-se competitiva no mercado.

O trecho do depoimento apresentado aponta os aspectos destacados quanto aos recursos e competências da empresa em ofertar produtos e serviços inovadores em relação aos concorrentes, sendo o diferencial competitivo no mercado em que atuam, como uma forma de geração de valor, mesmo enfrentando poucos concorrentes, como mostrado a seguir:

“A alta qualidade dos serviços prestados pelo quadro pessoal. [...] e os equipamentos sempre calibrados aliados à boa localização e agilidade na emissão dos certificados. [...] a mão de obra é terceirizada no que se refere à inspeção veicular, [...] nosso serviço é a fiscalização das variações que por ventura um veículo possa a ter”.

Ao analisar, conclui-se que uma empresa segundo Gostinski, Tastch e Roffoni (2008) deve possuir habilidades de recombinar o conjunto de recursos produtivos de modo a atender as novas necessidades do ambiente interno e externo.

O gestor também deve estar atendo as mudanças do mercado e a entrada de novos concorrentes, para Teece (2009) com a conexão da abordagem baseada em recursos, está construída e noção de capacidades essenciais da organização e o uso de seus recursos como propósito às ideias sobre flexibilidade, adaptabilidade, integração e reconfiguração.

Como o serviço de inspeção veicular trabalha com o diagnóstico do veículo, verificando as suas condições para o uso, vários itens de segurança através de diagnósticos, que são realizadas inspeções visual, ensaios estáticos e dinâmicos. Estas avaliações são e estão conforme a regulamentação técnicas do INMETRO e DENATRAN.

Além dos aspectos de inovação que são regulamentados pelos organismos online de fiscalização, outro atributo importante associado é a necessidade identificada de que os serviços sejam personalizados, ou seja, que atendam as expectativas dos clientes, permitindo assim a efetiva geração de valor.

Perguntamos ao entrevistado quais as conseqüências que é desejado pelos clientes com o uso do serviço que a empresa INSPEFOZ oferece, de inspeção veicular. O trecho do depoimento aponta os aspectos quanto a inovação e personalização:

“Os clientes tem a garantia total dos serviços prestados pela empresa, para os clientes circularem com os veículos em condições de segurança e regular com os organismos de fiscalização. [...] os serviços de inspeção veicular é inspecionado online pelo sistema OTIMIZA e DENATRAN e acreditado e auditado anualmente pelo INMETRO”.

Em observação realizada na empresa INSPEFOZ como até mesmo mencionado pelo gestor da empresa, é utilizado o Sistema Otimiza que trabalha com a prestação de serviços de engenharia da automação industrial e de tecnologia da informação. Sistema administrado por profissionais experientes e atende todos os requisitos exigidos pelo DENATRAN e INMETRO. As atividades compreendem desde a consultoria e levantamento das necessidades do cliente até o desenvolvimento, comercialização e implantação das soluções.

Assim, avaliar o quão eficiente e eficaz a empresa de inspeção veicular, deve ser para desempenhar seus recursos e atender de maneira satisfatória seus clientes. Os autores Kretzer e Menezes (2006) apresentam níveis diferentes de eficiência e eficácia, eficiência é quando os recursos são capazes de produzir mais eficientemente, e a eficácia é quando os recursos são capazes de melhor satisfazer os desejos dos consumidores.

Verifica-se em Barney e Hesterly (2007) que os recursos e as capacidades de uma empresa podem ser classificados em quatro amplas categorias: recursos financeiros, recursos físicos, recursos individuais e recursos organizacionais.

No recurso financeiro o gestor relata:

“A empresa INSPEFOZ tem sede própria, todos os equipamentos exigidos pelo INMETRO para a inspeção dos veículos [...]”.

Em relação aos aspectos de inovação e personalização como fator relevante para a geração de valor os produtos ou serviços ofertados pela e empresa INSPEFOZ com relação aos concorrentes que podem vir a ter. Dentro dos recursos a empresa também possui os recursos físicos que incluem toda a tecnologia utilizada pela empresa. O Gestor mencionou na entrevista:

“Toda a linha de inspeção e mecanizada, com equipamentos calibrados pela R.B.C. (Rede Brasileira de Calibração). [...] são mais de 62 equipamentos para a realização das inspeções. [...] a empresa dispõe de um programa anual de calibrações/verificações para o controle metrológico dos equipamentos e instrumentos que verificam a qualidade das medições podendo afetar nos resultados das inspeções. [...] também temos softwares que são controlados e fiscalizados pela empresa Top Eletro Tecnologia”.

A empresa tem todos os recursos físicos exigidos pelo INMETRO e DENATRAN no que se refere à inspeção veicular. Barney e Hesterly (2007) ainda relatam que os recursos físicos englobam toda a planta e os equipamentos da empresa, sua localização geográfica e seu acesso à matéria-prima.

Os autores ainda destacam que alguns exemplos específicos de planta e equipamentos que fazem parte dos recursos físicos de uma empresa que são as tecnologias de hardware e software, robôs utilizados na produção e depósitos automatizados.

Já os recursos organizacionais são um atributo de grupos de pessoas. Incluindo a estrutura formal, seus sistemas formais e informais de planejamento, controle e coordenação, sua cultura e reputação.

Nos recursos humanos nada mais é que uma associação de habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas definidas para administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Na entrevista o gestor responde sobre seus colaboradores:

“A empresa se orgulha em poder fazer algo por meio de uso de competências e habilidades de seus funcionários. [...] que recebem sempre treinamentos tanto na área técnica como na área administrativa. [...] e empresa tem técnicos e engenheiros para operacionalizar cada equipamento. [...] esses técnicos e engenheiros são auditados pelo INMETRO. [...] não adianta ter máquinas e recursos se não tiver pessoas capacitadas e qualificadas para operar nas máquinas e atender bem aos clientes”.

A organização está sempre buscando colaboradores capacitados e capacitando-os sempre. As capacidades são expressas pela habilidade que a empresa tem de organizar recursos adequados e alcançar uma condição distinta e desejada no setor (HITT, 2005).

O autor ainda relata se bem utilizadas às capacidades permitirão que a empresa crie e explore oportunidades de mercado com vantagem competitiva, baseadas no desenvolvimento, transporte e troca de informação e conhecimento do capital humano da organização.

Com relação à cópia ou duplicação pela concorrência da empresa de inspeção veicular em foz do Iguaçu, o gestor relata que:

“Para atuar no mercado de inspeção veicular, ou seja, a vistoria veicular é necessário investimento, equipamentos específicos, técnicos, engenheiros e um gestor da qualidade [...], a empresa precisa estar certificada e padronizada pelo INMETRO e DENATRAN [...]. e os procedimentos adotados pela empresa não podem ser copiado por uma futura empresa de inspeção”.

A análise dos recursos é de suma importância para a empresa, pois ela é necessária para manter-se competitiva no mercado de inspeção de Foz do Iguaçu, para isso segundo Kretzer e Menezes (2006) a visão baseada em recursos (VBR) auxilia a organização a definir suas estratégias através do questionamento de quais recursos devem ser diferenciados. Para ele o objetivo principal da VBR é explicar a criação, e a renovação da vantagem competitiva no que se refere aos recursos internos da empresa.

A VBR é uma perspectiva que considera as competências, as capacidades e as habilidades como sendo base de conhecimento produtivo organizacional, sendo a fonte mais importante da vantagem competitiva, da heterogeneidade e do retorno (lucratividade) das empresas em longo prazo ou ao longo da vida.

Isso porque a empresa identifica oportunidades de mercado para ofertar em seus serviços, trabalhando dentro da legalidade, gerando assim o valor agregado nos serviços prestados, com ênfase nos atributos de inovação e personalização.

QUADRO 03: ANÁLISE DOS RECURSOS E COMPETÊNCIAS QUE GERAM VALOR Recursos e Competências

Recursos que geram Valor Competências que geram Valor Máquinas e Equipamentos Maquinas e equipamentos mecanizados e

sempre calibrados pela RBC Órgãos Regulamentadores Técnicos e engenheiros auditados pelo

INMETRO

Equipe Técnica (Qualificada) Agilidade na emissão dos certificados

Sede Própria Boa Localização

Fonte: Elaborado pelos autores (2017).

5.2 COMO A INSPEFOZ DESENVOLVE SUA CAPACIDADE E COMBINAM SEUS

Documentos relacionados