• Nenhum resultado encontrado

8 CONCLUSÕES E TRABALHOS FUTUROS

8.1 Resultados alcançados

Este trabalho apresentou a proposta de um modelo para o desenvolvimento de audio- games móveis acessíveis com objetivos educativos para a prática do sistema de escrita Braille, voltados para o público com deficiência visual. Como sugestão descrita para a implementação desse tipo de jogo foi seguido a metodologia de Design Centrado no Usuário, técnica que contribuiu fundamentalmente para o levantamento das necessidades e requisitos do jogo a partir das contribuições dos próprios usuários.

Conforme já explorado na introdução desta dissertação, o cenário de produção de audiogames móveis acessíveis é ainda bastante incipiente por parte da indústria de jogos tradicional. Os esforços mais notórios para a produção desse tipo de jogo vem de pesquisas acadêmicas e das comunidades informais envolvidas na produção de audiogames independentes. Nesse contexto, a sistematização, formalização e divulgação de recomendações que possam unificar diretrizes para implementação de acessibilidade em audiogames, especialmente em audiogames para dispositivos móveis, é de salutar importância. Isto decorre do fato de game

designers e desenvolvedores carecerem de maiores fontes disponíveis para guiar as questões de

acessibilidade específicas tratadas em suas interfaces.

Nesse sentido, duas questões de pesquisa nortearam as investigações apresentadas neste trabalho:

• Questão 1 - (QP1) - Como criar audiogames envolvendo Braille que sejam acessíveis e

bem aceitos por usuários com deficiência visual?

107

guias que exploram o tema de acessibilidade em jogos digitais. O objetivo dessa investigação, apresentado no Capítulo 3, foi compilar recomendações e diretrizes de acessibilidade focadas especificamente na avaliação e no apoio ao desenvolvimento de jogos móveis acessíveis para pessoas com deficiência visual, sendo esta uma das contribuições desta pesquisa. É importante destacar que essas recomendações de acessibilidade identificadas foram aplicadas no design e implementação da prova de conceito do modelo proposto, o audiogame Ortomonstro.

• Questão 2 - (QP2) - Como permitir que professores envolvidos com educação especial

possam customizar esses jogos?

Foi possível responder a essa questão de pesquisa como base em entrevistas e reuniões de Brainstorm realizadas com professores de educação especial. Ação que culminou no desenvolvimento de uma interface Web de customização como parte de um audiogame acessível, que visou a possibilidade de adaptação de conteúdo por parte dos professores envolvidos nas práticas pedagógicas, considerando as particularidades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem na educação especial de pessoas com deficiência visual.

A partir disso, foi possível iniciar o desenho de um modelo e arquitetura de uma solução de audiogame móvel e customizável, o qual foi apresentado como proposta desta dissertação. Ao avaliar o audiogame desenvolvido como prova de conceito, conforme foi descrito no Capítulo 7, foi possível verificar o nível de acessibilidade e de usabilidade alcançados na implementação do mesmo, bem como avaliar a usabilidade da interface Web junto aos professores.

Pode-se afirmar, de acordo com os resultados obtidos da fase de avaliação, que a aceitação de usuários e professores com esse tipo de solução é positiva, considerando os questio- namentos referenciados anteriormente. O objetivo do desenvolvimento de um jogo como prova de conceito foi demonstrar que o modelo proposto é “instanciável” e os elementos disponibilizados como reutilizáveis à partir do mesmo de fato foram úteis na prática da implementação.

Porém, deve-se ponderar que a construção de audiogames sérios envolve uma série de complexidades em seu desenvolvimento. E grande parte dessas dificuldades são intrínsecas à necessidade de facilitar a implementação de acessibilidade nesses jogos para os desenvolvedores e, além disso, disponibilizar formas de customização dos elementos para as práticas lúdicas, bem como prover formas de monitoramento do desempenho dos alunos como opção para fornecer

feedback do aprendizado aos professores. O modelo proposto ainda carece de novos tipos

audiogames móveis acessíveis com temáticas educativas, possibilitando a reutilização de alguns elementos pré-configurados em novos jogos.

Posicionando a Prova de Conceito em relação aos trabalhos relacionados, tem-se que a implementação do audiogame Ortomonstro objetivou contribuir com o cenário escasso de audiogames móveis acessíveis envolvendo a temática do Braille.

Nesse sentido, o Ortomonstro, de acordo com as avaliações relatadas, possui um bom nível de acessibilidade em suas opções de navegação e é um audiogame que pode ser adaptado com práticas de customização. Sendo estas práticas customizáveis viabilizadas pela interface de customização GBraille Web, também parte integrante da Prova de Conceito. Portanto, refazendo as Tabelas 5 e 6, analisadas na seção de conclusão do Capítulo 4, temos o audiogame Ortomonstro e a interface GBraille Web contribuindo da como consta nas Tabelas 9 e 10:

Tabela 9 – Comparativo entre os audiogames móveis investigados incluindo o Ortomonstro

Plataforma utilizada Opções de acessibilidade na navegação Práticas custo- mizáveis Conteúdos em Português Conteúdos multimídia

VBReader Android 3.3 ou + sim não não não

VBWriter Android 3.3 ou + sim não não não

VBHangman Android 3.3 ou + sim não não não

VBGhost iOS sim não não não

GBraille Hangman Android 4.0.3 ou + sim não sim não

GBraille Asteroids Android 4.0.3 ou + sim não sim não

Ortomonstro Android 4.0.3 ou + sim sim sim sim

Fonte: o autor.

Tabela 10 – Comparativo entre os ambientes de aprendizagem com recursos customizáveis investigados incluindo a interface GBraille Web

Plataforma utilizada OA’s Acessí- veis Itens customi- záveis Inserção de conteúdos multimídia Opções de Avaliação/A- companha- mento

eXeLearning Web não sim sim não

Xerte Windows não sim sim não

MyUdutu Web não sim sim não

m-Aula Windows/PDA’s e ta-

blets

não sim sim não

School’s curricu- lum

Android 1.5 ou + não sim não sim

Capillary Web/Android 2.3/ IPhone

sim sim sim sim

GBraille Web Web sim sim sim sim

109