• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E ANÁLISE DOS DADOS PESQUISADOS

4.1 RESULTADOS DA PESQUISA NAS PLENÁRIAS

Para a obtenção dos dados desta pesquisa foi aplicado questionário com 52 (cinqüenta e dois) participantes das reuniões de elaboração do PPA Participativo sendo 2 (duas) reuniões em Salvador, 1 (uma) em Feira de Santana e 1 (uma) em Alagoinhas. A intenção da pesquisa junto aos participantes foi caracterizar o perfil dos participantes das plenárias para a construção de um perfil da fonte de informações pessoais externas utilizadas no PPA Participativo de 2008-2011.

Os participantes foram escolhidos de forma aleatória. Já os locais das reuniões nos municípios de Feira de Santana e Alagoinhas foram escolhidos face à proximidade da capital, facilitando o deslocamento para acompanhamento in loco.

TABELA Nº 1: Sexo dos Entrevistados

SEXO DOS ENTREVISTADOS F(x) %

1) MASCULINO 25 48,1

2) FEMININO 27 51,9

TOTAL 52 100,0

FONTE: Pesquisa de Campo, 2009.

SEXO DOS ENTREVISTADOS

48%

52%

1) MASCULINO 2) FEMININO

Com relação ao sexo dos entrevistados percebe-se um equilíbrio, pois o sexo feminino supera o masculino em apenas 2%. Apesar do equilíbrio, da observação in loco, observa-se a participação mais acentuada das mulheres nas discussões temáticas.

TABELA Nº 2: Nível de Escolaridade dos Entrevistados NÍVEL DE ESCOLARIDADE F(x ) % 1) SUPERIOR 15 28,8 2) MÉDIO 30 57,7 3) FUNDAMENTAL 7 13,5 TOTAL 52 100,0

FONTE: Pesquisa de Campo, 2009.

NÍVEL DE ESCOLARIDADE 29% 58% 13% SUPERIOR MÉDIO FUNDAMENTAL

Para a tabulação dos dados referente ao nível de escolaridade, utilizou-se apenas três níveis de escolaridade, ou seja: superior, médio e fundamental. Agrupou-se no nível superior aqueles que detinham também especialização e outras pós-graduações, por acreditar que a simplificação nos níveis melhor enquadraria a amostra, mesmo porque, para participar do PPA não há exigência de escolaridade, pois o processo é aberto para todos os interessados, bastando apenas comparecer às reuniões.

No caso da nossa amostra, percebe-se que a maioria, representada por 58% dos entrevistados possuem o ensino médio, o que nos leva a deduzir que possuem uma relativa base de instrução, que os capacita a fornecer informações consideras no processo de construção do PPA.

Entre os entrevistados percebeu-se a ocorrência de 29% com nível superior, o que nos garante uma qualificação maior em termos de instrução e por isso suas informações tende a ter maior valor agregado. Pode-se afirmar que as pessoas que possuem uma graduação tende a efetuar uma leitura da realidade social mais qualificada e melhor aprofundada que aqueles que possuem apenas o ensino médio ou fundamental. No caso da nossa amostra, apenas 13% possuem somente o ensino fundamental, contudo, observou, mesmo entre esta parcela da amostra, durante as reuniões, forte participação nas discussões, o que nos leva a concluir que apesar do baixo nível de instrução, eles não se sentem impossibilitados de participar do processo de discussão do Planejamento Governamental.

Para melhor caracterizar nossa amostra, verifica-se ainda qual o nível de ligação deles com os movimentos sociais, pois acredita-se que as pessoas ligadas aos movimentos sociais, mesmo que não tenham um nível de escolaridade elevado, podem efetuar uma leitura da realidade social mais valorativa e por isso mesmo podem fornecer informações com maior nível de qualidade.

TABELA Nº 3: Ligados a Movimentos Sociais

LIGADOS A MOVIMENTOS SOCIAIS

F( x) % 1) SIM 1 6 30,8 2) NÃO 8 15,4 3) NÃO DECLAROU 2 8 53,8 TOTAL 5 2 100,0

LIGADOS A MOVIMENTOS SOCIAIS 31% 15% 54% 1) SIM 2) NÃO 3) NÃO DECLAROU

A maioria declarou ter ligação com movimentos sociais, representando 58% do total de entrevistados. Assim, mesmo que esses não possuam instrução elevada, suas experiências com os movimentos sociais os capacitam a fornecer informações valorosas para a elaboração do PPA.

Claro que o engajamento em movimentos sociais nem sempre representa ligação a partidos políticos, por isso buscamos detectar o vincula a partidos políticos, conforme consta na tabela nº 4, que evidencia a 28% de entrevistados ligados a partidos políticos. Contudo, cabe citar que 38,5% não declarou sua ligação, nem negou, o que nos leva a acreditar que devem ter ligação porém não se sentiram à vontade para declarar.

Como afirma Masuda (1982, p.51) “o movimento dos cidadãos será a força motriz das mudanças sociais; suas armas serão o pleito e os movimentos participativos“, acreditando-se em tal afirmativa pode-se dizer que o PPA Participativo é um instrumento de potencializar a força do cidadão no processo de transformação social e da própria ação governamental, junto à população.

TABELA Nº 4: Ligação com Partidos Políticos

LIGADO A PARTIDOS POLÍTICOS F(x) %

1) SIM 15 28,8

2) NÃO 17 32,7

3) NÃO DECLAROU 20 38,5

TOTAL 52 100,0

LIGADOS A PARTIDOS POLÍTICOS 29% 33% 38% 1) SIM 2) NÃO 3) NÃO DECLAROU

Nas tabelas 5 e 6 sistematizamos alguns depoimentos dos entrevistados durante a elaboração do PPA 207-2011; com segue:

TABELA Nº 5: Comentários mais presentes sobre o

PPA Participativo (PPA 2007-2011)

CATEGORIAS DE COMENTÁRIOS

F(x

) %

1) Necessidades Sociais 19 36,5

2) Importância do PPA Participativo 12 23,1

3) Ouvir a População 21 40,4

TOTAL 52 100,0

FONTE: Pesquisa de Campo, 2009.

CATEGORIA DE COMENTÁRIOS 37% 23% 40% 1) Necessidades Sociais 2) Importância do PPA Participativo 3) Ouvir a População

Os comentários foram aglutinados em 3 (três) categorias: Necessidades Sociais; Importância do PPA Participativo e Ouvir a População. Tal metodologia de organização dos depoimentos tem como objetivo uma melhor visualização dos interesses dos participantes, tendo em vista a grande diversidade dos comentários.

A categoria com maior percentual nos comentários dos participantes foi “Ouvir a População”, o que se justifica face o momento histórico que vivemos de maior transparência e democratização da ação governamental e o aumento da participação popular, que ainda não está universalizada.

As “Necessidades Sociais” representam 36,5% dos comentários dos participantes, o que vem reforçar a tese de que suas ligações com os movimentos sociais e o nível de escolaridade dos pesquisados qualificam suas informações que passam a ser mais criteriosas.

Como a função base do PPA Participativo se descobrir quis as necessidades sociais serão priorizadas, buscamos identificar quais as necessidades que se destacavam nos depoimentos, obtivemos o constante na Tabela nº 6.

TABELA Nº 6: Tipo de Necessidade mais citada

Por participantes do PPA (2008-2011)

NECESSIDADES SOCIAIS CITADAS F(x) %

1) EDUCAÇÃO 11 21,2

2) SEGURANÇA 3 5,8

3) SAÚDE 4 7,7

4) HABITAÇÃO 3 5,8

5) CULTURA 4 7,7

6) AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE 11 21,2

7) INFRA-ESTRUTURA 6 11,5 8) EMPREGO 3 5,8 9) OUTROS 7 13,5 TOTAL 52 100, 0

NECESSIDADES SOCIAIS CITADAS 20% 6% 8% 6% 8% 21% 12% 6% 13% 1) EDUCAÇÃO 2) SEGURANÇA 3) SAÚDE 4) HABITAÇÃO 5) CULTURA 6) AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE 7) INFRA-ESTRUTURA 8) EMPREGO 9) OUTROS

Na lista de necessidades sociais e questões mais abordadas nos depoimentos, a “Educação” e “Agricultura/Meio Ambiente” aparecem em destaque cada uma com 21% do total dos depoimentos. A “Segurança”, o “Emprego” e a “Habitação” aparecem com o mesmo percentual 5% do total, superados pela “Saúde” e “Cultura” que aprecem com 7,7% cada. Situação que se justifica pelo fato de que a maioria dos entrevistas estão ligados a movimentos sociais e por isso a “Cultura” ganha destaque maior que a “Segurança” por exemplo.

Em síntese, como resultado dessas participações na pesquisa contatou-se que os participantes têm o seguinte perfil:

- São, em maioria, ligados a movimentos sociais; - 30% têm vinculação direta a partidos políticos; - acham ser importante a ouvir a população;

- os participantes declaram como necessidades sociais mais freqüentes: educação, questão ambiental, infra-estrutura e saúde, nesta ordem.

A cultura ganha um destaque, o qual não se esperava, pois acredita-se que a população tende a se preocupar mais com necessidades de básicas, contudo, os resultados da pesquisa indicaram que a cultura é importante para os pesquisados aparecendo com 7% do total de indicações entre as necessidades sociais.