• Nenhum resultado encontrado

5. Conclusão

5.1. Resumo do Trabalho

Esse trabalho teve como objetivo aumentar a compreensão a respeito dos processos de Alinhamento Estratégico, Direcionamento dos Recursos Humanos, Direcionamento para o Futuro, Terceirização das Atividades de Tecnologia da Informação e Nível de Serviços de T.I. em bancos comerciais e múltiplos operando no Brasil.

Para tal, foi realizada uma ampla revisão da literatura nacional e internacional sobre esses temas, conforme relatado no capítulo II.

A partir dessa revisão foram concebidas duas perguntas:

É possível segmentar os participantes da pesquisa de acordo com o seu nível de Formalização do Planejamento, Direcionamento de seus Recursos Humanos, Direcionamento para o Futuro, Planejamento para Internet, Utilização da Internet e Resultados Obtidos com a Internet?

Qual a relação existente entre a o Resultado Obtido com a Internet, a Utilização de Internet, o Planejamento para Internet, o Direcionamento para o Futuro, o Direcionamento dos Recursos Humanos e o Grau de Formalização do Planejamento do Banco ?

Para responder a essas perguntas foram formuladas seis hipóteses:

H0,1 – Não existem segmentos estatisticamente diferenciados quanto aos escores fatoriais de Formalização do Planejamento, Direcionamento de Recursos Humanos, Direcionamento para o Futuro, Planejamento para a Internet, Utilização da Internet e Estratégia para Internet;

H0,2 – Não existe função de classificação estatisticamente significante que discrimine os bancos participantes da pesquisa em categorias, de acordo com os fatores definidos.

H0,3 – O Direcionamento dos Recursos Humanos não é influenciado pelo Nível de Formalização do Planejamento do banco.

H0,4 – O Direcionamento para o Futuro não é influenciado pelo Direcionamento dos Recursos Humanos nem pelo Nível de Formalização do Planejamento do banco.

H0,5 – O Planejamento para Internet não é influenciado pelo Direcionamento para o Futuro, nem pelo Direcionamento dos Recursos Humanos nem pelo Nível de Formalização do Planejamento do banco.

H0,6 – A Utilização da Internet não é influenciada pelo Planejamento para Internet, nem pelo Direcionamento para o Futuro, nem pelo Direcionamento dos Recursos Humanos, nem pelo Nível de Formalização do Planejamento do banco.

H0,7 – O Resultado Obtido com a Internet não é influenciada pela Utilização da Internet, nem pelo Planejamento para Internet, nem pelo Direcionamento para o Futuro, nem pelo Direcionamento dos Recursos Humanos, nem pelo Nível de Formalização do Planejamento do banco.

Para o teste das hipóteses foram concebidas seis variáveis:

1. Nível de Formalização do Planejamento, adaptada do trabalho de Nogueira (1999), capturando os aspectos relativos à formulação do planejamento, do detalhamento e responsabilização pelos projetos de investimento, da seleção entre projetos e do controle gerencial ;

2. Direcionamento dos Recursos Humanos, adaptada do trabalho de Nogueira (1999), medindo a ênfase da área de R.H. para obter profissionais criativos e empreendedores, a avaliação de resultados associada à remuneração, e as questões de desenvolvimento e liderança.

3. Direcionamento para o Futuro, adaptada do trabalho de Nogueira (1999), avaliando a visão, sua comunicação, o alinhamento das ações de curto

prazo, a dedicação dos executivos às questões estratégicas e a ênfase em receitas ao invés de despesas.

4. Planejamento para Internet, baseada no texto de Porter (1996),

compreendendo a sofisticação e formalização do processo assim como a riqueza de seu escopo.

5. Utilização da Internet, baseada nos trabalhos de Evans e Wruster(1999) e Venkatraman (1998), avaliando as questões de inteligência, aprendizado, oferta de serviços e flexibilidade no uso.

6. Resultado Obtido com a Internet, de acordo com Venkatraman e

Henderson(1998), abordando a possibilidade de reconfiguração da estratégia da empresa, assim como a dimensão dos benefícios.

Essas variáveis juntamente com outros itens descritivos do banco, formaram o instrumento da pesquisa, um questionário composto por 125 itens estruturados.

Esse questionário foi enviado aos executivos de T.I. de todos os bancos filiados à Febraban, totalizando 188 envios bancos. Foram respondidos 35 questionários respondidos validamente

Os testes de confiabilidade das variáveis de pesquisa apresentou valores superiores a 0,85 para os coeficientes alpha de Crombach, valor considerado adequado. A validade das variáveis foi verificada através do teste de significância das correlações entre elas e as correspondentes perguntas de controle. Os valores obtidos para as correlações foram todos superiores a 0,70, significantes à 0,01. Foram a seguir realizadas análises fatoriais, permitindo a redução dos itens do questionário para um conjunto de 13 fatores.

A tabela a seguir ilustra os resultados da análise dos itens e análises fatoriais.

Variável Fatores Alpha MSA Bartlett

Planejamento 3 ,953 ,743 ,000

R.H. 2 ,906 ,800 ,000

Futuro 3 ,897 ,835 ,000

Planejamento Internet

1 ,852 ,781 ,000

Internet 2 ,897 ,772 ,000

Resultado 2 ,928 ,838 ,000

A resposta ao problema 1 foi dada pelo teste das Hipóteses 1 e 2 com os seguintes resultados:

Hipótese 1: Rejeitada a Hipótese nula a p<0,01, indicando a existência de três conglomerados (clusters) com respectivamente 15, 4 e 16 bancos cada, apresentando significativa diferença de posicionamento relativamente aos fatores de Formalização do Planejamento, Direcionamento dos Recursos Humanos, Direcionamento para o Futuro, Planejamento para Internet , Sofisticação na Utilização de Internet e Resultados com Internet. A tabela seguinte resume os resultados do teste da Hipótese 1, de acordo com três diferentes procedimentos.

Teste Valor sig.

Pillais 1,69115 ,000 Hottelings 13,09934 ,000 Wilks 0,02045 ,000

Hipótese 2: Foi também rejeitada H0,2 pois foram encontradas duas funções discriminantes significantes a p<0,01, que aplicadas conseguiram

classificar corretamente 100% dos casos a partir dos fatores componentes das variáveis da pesquisa.

O teste das Hipóteses 3-7 foi realizado através de um modelo de equações estruturais, operacionalizado pelo software AMOS, fornecendo os seguintes resultados:

Var. R.H. Fut. Plan Int. Int. Result.

Int.

Plan ,642** ,572** -,161 -,072 ,214

R.H. ,348** ,996** -,490 -,478

Fut. -,209 ,426 ,009

Plan. Int, ,748** ,391

Int. ,617**

R2 ,412 ,703 ,611 ,344 ,563

Fsig. ,000 ,000 ,000 ,011 ,000

** Significante a p<0,01; * Significante a p<0,05

Hipótese 3: Rejeitada H0,3 ao nível de significância de p<0,01, indicando que o Nível de Formalização do Planejamento influenciou positivamente o Direcionamento dos Recursos Humanos do banco.

Hipótese 4: Rejeitada H0,4 ao nível de significância de p<0,01, indicando que o Direcionamento para o Futuro foi mais intenso em bancos com Direcionamento dos Recursos Humanos e em bancos que apresentem maior Nível de Formalização de seu Planejamento.

Hipótese 5: Rejeitada parcialmente H0,5 ao nível de significância de p<0,01, indicando que o Planejamento para Internet foi mais intenso em bancos com Direcionamento dos Recursos Humanos.

Hipótese 6: Rejeitada parcialmente H0,6 ao nível de significância de p<0,01, indicando que a Utilização da Internet foi mais sofisticada em bancos com maior Nível de Planejamento para Internet.

Hipótese 7: Rejeitada parcialmente H0,7 ao nível de significância de p<0,01, indicando que ao Resultado Obtido com Internet foi mais intenso em bancos com maior Utilização da Internet.

Tomando por base esses testes, pode ser verificado que o caminho para o mais forte resultado da internet nos bancos advém do correto e sofisticado oferecimento de serviços, aproveitando a oportunidade de conhecer melhor os clientes e potenciais clientes, bem como suas necessidades.

Para a adequada concepção da presença na internet, o planejamento desta presença mostra-se fundamental. Conforme pode ser visto, não bastam profissionais criativos e empreendedores para se obter o almejado sucesso.

A pesquisa apresenta um hiato entre o direcionamento para o futuro e o planejamento para a internet. Provavelmente deverão ser encontradas formas e

Planejamento e Controle

Planejamento para Internet

Direcionamento para o Futuro

Utilização da Internet Direcionamento

de RH

Resultados com Internet

metodologias para integrar essas atividades que, em tese, apresentam enorme potencial de sinergia e ganhos para os bancos.

Cabe aos pesquisadores propor formas e métodos para trazer a oportunidade internet para o âmbito do alinhamento estratégico e direcionamento para o futuro das empresas. Essas proposições deverão ser discutidas e validadas com os profissionais atuantes no setor, de forma a dar a necessária objetividade e praticidade.

Documentos relacionados