• Nenhum resultado encontrado

A revista Dragões tem um carácter mais intemporal, os seus artigos são mais pessoais, históricos, onde são contadas todas as grandes conquistas, entrevistas e grandes acontecimentos do clube (fig. XXIII).

Esta foi a área de trabalho onde a estagiária teve mais autonomia na escolha de artigos e na escrita dos mesmos.

No primeiro dia de estágio, ao entrar no gabinete, existia uma certa apreensão. O receio de não ser concedida nenhuma tarefa de trabalho durante todo o dia fez com que a estagiária não se deixasse acomodar, perguntando no gabinete se poderia ajudar em alguma coisa.

A revista Dragões passa por vários processos, até chegar ao produto final. Esta encontrava-se numa última fase de revisão e leitura, que é realizada pelo Eduardo Silva que se aprontou em passar a revisão da mesma para a estagiária. Este foi o primeiro contacto com a revista Dragões. Encontrar possíveis erros ortográficos, erros de formatação etc.

O processo de produção da revista inicia-se com a proposta de artigos a pelo departamento de comunicação. Depois de selecionados os artigos, são contabilizados os números de

REALIZA Ç Ã O D A PRÁ TIC A PR OFISSIONAL

70 Figura XXVI - Recorte do artigo na Revista Dragões no mês de maio REALIZA Ç Ã O D A PRÁ TIC A PR OFISSIONAL

71 páginas destinados a cada um deles de forma a não exceder

por excesso ou por defeito o número de páginas habitual.

A primeira página é destinada à mensagem do presidente (fig. XXIV). As páginas que se sucedem relatam os jogos de futebol que aconteceram durante o mês e nas páginas seguintes entram os artigos selecionados.

Caso se trate de uma entrevista, são realizados os contactos e agendados os encontros para a conversa e para a sessão fotográfica, que podem ou não acontecer simultaneamente. Após a redação do artigo e o tratamento das imagens escolhidas, a documentação é enviada para uma empresa gráfica que

trabalha todo o design e disposição do texto e das imagens na

Revista. Quando o produto final fica concretizado é enviado por

correio eletrónico em formato pdf para o diretor do departamento

e para o Eduardo Silva que realiza a ultima correção dos textos. Após aprovação do Diretor do Departamento, o documento é enviado para uma gráfica, onde é impresso e distribuído por todo o país e enviado por correio para todos os assinantes da revista. Foram escritos dois artigos pela estagiária durante o Estágio Profissionalizante (ver artigos integrais nos ANEXOS).

O primeiro surgiu depois de uma conversa entre a estagiária com o Alberto Barbosa, o João Pedro Barros e a Diana Fontes. A estagiária é também atleta do clube e iria passar 11 dias num estágio ao serviço da Seleção de Nacional de Natação. Sendo uma atleta com um currículo bastante vasto no seio do clube seria interessante transmitir aos leitores um pouco da sua rotina como atleta de alta competição. Surgiu assim, a ideia de realizar um diário sobre o estágio de natação que iria realizar.

A escrita deste artigo foi bastante autónoma, sendo cedido bastante espaço criativo à estagiária. As correções foram realizadas pelo Alberto Barbosa, que se mostrou bastante satisfeito com o trabalho, corrigindo pequenos erros de pontuação e escrita. Salientou o facto de este ser um tipo de conteúdo bastante peculiar por se encontrar escrito na primeira pessoa, logo as alterações nunca poderiam ser de estrutura ou de tipo de escrita (fig. XXV).

REALIZA Ç Ã O D A PRÁ TIC A PR OFISSIONAL

Quadro V - Parte inicial do artigo escrito pela estagiária para Revista Dragões – 13.03.2011

Diário de uma sereia

Dia 14 de Fevereiro de 2011. Estou de partida para a Madeira, onde, ao serviço da Seleção Portuguesa de Natação, vou realizar um estágio intensivo de onze dias.

72 REALIZA Ç Ã O D A PRÁ TIC A PR OFISSIONAL

Texto redigido pela estagiária: CACHECOL

Este cachecol será algo essencial para a sua deslocação a Moscovo. Com as temperaturas abaixo de zero, este cachecol vai protege-lo do frio que se vai fazer sentir. Por outro lado, as emoções do jogo irão aquecê-lo e o cachecol vai ajuda- lo a festejar mais uma vitória do FC Porto, no Estádio Luzhniki. Com tão boas recordações que temos trazido deste estádio só poderia ficar com uma recordação ainda melhor.

Texto publicado: CACHECOL

Este cachecol é um acessório essencial para a sua estadia em Moscovo. Com as temperaturas a descer abaixo dos zero graus, ele vai protegê-lo do frio que se faz sentir. Se as emoções do jogo forem suficientes para o aquecer, o cachecol poderá ainda ajudá-lo a festejar mais uma vitória do FC Porto no Estádio Luzhniki. As anteriores visitas ao recinto foram bem-sucedidas (vitória por 1-0 em 2004 e 2-0 em 2006), pelo que esperamos que regresse a Portugal com uma recordação tão feliz como essas.

Quadro VI - Texto de alusão ao presente oferecido aos adetos que se deslocam a Moscovo para um jogo de futebol do FC Porto

73 O segundo artigo foi bastante diferente (fig. XXVI). Este tratava-se

de uma entrevista a uma nadadora do clube. Teve de ser estudado, programado e agendado com a entrevistada e com o fotógrafo.

Após a entrevista, em conversa com o Alberto Barbosa, optou- se por readaptar a entrevista a um texto. Uma entrevista, para ser publicada sob a forma de pergunta e resposta, deve ter em conta alguns fatores: a profundidade das perguntas, o tipo de conversa que se consegue com o entrevistado e a capacidade do entrevistado em desenvolver as respostas.

A passagem da entrevista para um conteúdo em forma de artigo requer bastante capacidade criativa, conhecimento profundo no tema e capacidade de organizar a informação adquirida.

A revisão e correção foram realizadas novamente pelo Alberto Barbosa, que reformulou, desta vez, de forma mais profunda o texto redigido pela estagiária. O título tornou-se bastante mais chamativo assim como o texto de apresentação do artigo, como é apresentado no quadro VI.

Estas foram as tarefas que possibilitaram a estagiária trabalhar de forma mais autónoma e criativa.

5.1.3