• Nenhum resultado encontrado

4 AS ORGANIZAÇÕES ESTUDADAS

4.2 ROTARY CLUB CARAZINHO

a) Dimensão histórica

O Rotary Club Carazinho pertence ao Distrito 4660 e foi fundado em 1952 pela iniciativa do Rotary Club Passo Fundo, na gestão do Governador do Distrito, João Galant Júnior. Após transcorridos 63 anos, o referido clube continua atuante e realizando reuniões semanais nas dependências da Casa da Amizade, todas as terças-feiras à noite, as quais seguem o protocolo rotário, formalmente instituído em qualquer Rotary Club todo o mundo. Na Figura 10, sobre a mesa de reuniões, os símbolos rotários.

Figura 10 – Rotarianos do Distrito 4660 numa reunião festiva.

Fonte: A autora.

O Rotary tem por característica ser uma organização sem fins lucrativos, filantrópico e social, formado por líderes de negócios e profissionais, os quais prestam serviços assistenciais para a sociedade. Em sua essência, a tradição de um padrão elevado de ética, o qual é lembrado por todos seus membros, nas práticas do cotidiano, por meio de quatro questionamentos básicos:

(1) É a verdade?

(2) É justo para todos os interessados? (3) Criará boa vontade e amizades melhores? (4) Será benéfico para todos os interessados?

As referidas questões conduzem cada rotariano individualmente e a organização como um todo a fazer uma triagem nos assuntos tratados, bem como na definição das campanhas e diferentes ações sociais. Os rotarianos acreditam que desta forma auxiliam a instituir a paz e a criar a boa vontade entre os povos.

Esta organização é dotada de uma simbologia e rituais em todas as reuniões, como o sino e malhete, um tipo de martelo. O distintivo rotário é representado por uma roda, primeiramente o desenho desta roda foi projetada a partir de uma roda de trem, com poucos traços para dar perspectiva de movimentos, na tentativa de transmitir uma alusão de “Civilização e Movimento”. As várias modificações no símbolo rotário, constam na Figura 11, o que revela a tradição mesclada com a atualidade.

Figura 11 – Modificações do símbolo rotário.

Fonte: Rotary Torres Vedras (2015).

A roda de engrenagem denteada, composta por vinte e quatro dentes, que representam as horas do dia, e seis raios, um rasgo de chaveta, pois mecanicamente seria impossível tal movimento sem haver no centro tal rasgo. Cada rotariano deverá viver o Rotary em ação e pensamento. Os seis raios de sustentação da roda representam o que os rotarianos acreditam ser essenciais para ser um associado, representados na Figura 12.

Figura 12 – Significados do emblema rotário.

Fonte: Rotary Club Eunápolis (2015).

No segundo símbolo apresentado na Figura 12, os raios de sustentação de um rotariano são os seguintes:

 Família: ser um bom cônjuge em todos os sentidos;  Ação: cumprir seus deveres como cidadão;

 Amizade: cultivar a capacidade de fazer e manter amigos, ser dotado de companheirismo;

 Profissão: ter ética profissional, agindo sempre de acordo com os princípios rotários;

 Religião: respeitar os princípios religiosos e ideológicos dos demais indivíduos;  Instituição: sempre manter a integração e o respeito dentro da organização.

As cores utilizadas no símbolo também têm significado. As cores do Rotary são dourado e azul, as quais significam nobreza e legitimidade dos propósitos e o outro lembra o firmamento, a universalidade e elevação dos propósitos rotários, respectivamente. Há um distintivo o qual o associado deverá sempre usar a fim de ser identificado, inclusive em viagens e fora das reuniões. Os rotarianos acreditam que o símbolo fornece oportunidade de prestar serviços e serem atendidos, se necessário for. Salientam ainda que não pode-se usar o emblema em qualquer material que envolva assuntos comerciais, de interesse e proveitos particulares (ROTARY INTERNATIONAL, 2015).

De acordo com o Rotary Internacional (2015), os símbolos rotários são a bandeira, o sino e o malhete, apresentados na Figura 13. A bandeira rotária é dotada de fundo branco com a roda denteada ao centro, respeitando as cores oficiais, dourado e azul. Relatos históricos

incluem a bandeira rotária hasteada no Pólo Sul, Polo Norte e inclusive em viagem ao espaço. Outro símbolo é o sino, o qual é instrumento indispensável em todas as reuniões. A história do sino consiste em um concurso entre clubes que ocorreu no ano de 1922, em que o clube perdedor deveria presentar o clube vencedor com um prêmio, e foi-lhe dado o sino de um navio. Com fundamentos de manter a ordem e a disciplina assim como nos navios ao toque do sino. Marcando o tempo e o trabalho, ao primeiro toque do sino inicia-se a reunião rotária, e o presidente solicita que todos os presentes fiquem em pé e realizem a saudação ao pavilhão nacional e às bandeiras, ao último toque encerra-se o ritual.

Figura 13 – A bandeira, o sino e o malhete rotarianos.

Fonte: Rotary International (2015).

b) Dimensão estrutural

A estrutura física localiza-se na Rua Quinze de Novembro, nº 1099, na cidade de Carazinho/RS. Atualmente, os encontros semanais são realizados neste endereço, chamado pelos Rotarianos por Casa da Amizade. Com estrutura de uma cozinha industrial e um salão de festas com capacidade para 100 pessoas.

Uma das ações sociais desenvolvida pelo Rotary Club Carazinho é em conjunto com o Hospital de Caridade de Carazinho. Por meio de promoções de eventos (jantar “galeto com massa”, por exemplo), os rotarianos constituíram um banco de cadeiras de rodas, andadores e muletas (Figura 14) para serem disponibilizadas gratuitamente à comunidade.

Figura 14 – Banco de cadeiras de rodas

Dados: Arquivo Rotary Club – Distrito 4660 (2015).

Outro evento anual que auxilia na arrecadação de fundos para auxílios à comunidade, é o Desafio Rotary Carazinho de Mountain Bike (Figura 15). O evento, de cunho esportivo, é organizado pelos membros rotarianos e voluntários que formam uma comunidade de ação, cujas ações produzem repercussão na sociedade local e regional.

Figura 15 – Material de divulgação do evento “Desafio Rotary de Mountain Bike”

As imagens apresentadas neste material de divulgação retratam movimento, não tanto de um voluntário, mas de uma comunidade de voluntários. O símbolo rotário passa a compor as imagens deste movimento ao ser inserido no canto superior direito como uma roda da bicicleta, a qual é conduzida por “um” representando “todos” (lógica do anonimato nas ações rotárias) e traduzindo a ideia de “fazer o bem, sem importar a quem”.