• Nenhum resultado encontrado

3.4 DESCRIÇÃO DOS RESULTADOS

3.5.2 Análise de Competências Profissionais em Sistemas de Informações

3.5.2.3 Síntese conjunta dos resultados de CPSIC-Merc

Como forma de aprofundamento da pesquisa, uma análise conjunta foi realizada com o objetivo de sintetizar os conteúdos abordados de forma destacada pelos especialistas. Em uma mesma categoria, os conteúdos foram agrupados conforme o nível cognitivo apresentado na subseção anterior. Além disso, as duplicidades de conteúdos foram eliminadas e, caso houvesse divergência no nível cognitivo da taxonomia, prevaleceu o nível mais avançado (uma vez que se trata de uma estrutura hierarquizada). Com o auxílio das obras de Romney (2018) e Padoveze (2000), foi possível também estabelecer uma linha de dependência entre as matérias enquadradas em um mesmo nível cognitivo. Ao presente cruzamento de análises deu-se também o nome de Trilha de Aprendizagem. Importante destacar que das 107 CPSIC-Merc. validadas pelos especialistas havia 12 conteúdos duplicados em uma mesma categoria, restando 95 unidades de análise na presente etapa. A Figura 3.17 apresenta a Trilha de Aprendizagem de CPSIC-Merc. com enfoque em Auditoria.

Figura 3.17 - Trilha de Aprendizagem de CPSIC-Merc. com enfoque em Auditoria

Fonte: elaborado a partir dos dados de pesquisa (2020)

Na Trilha de Aprendizagem da Figura 3.17, é possível vislumbrar que os conteúdos estão bastante centrados na aplicação dos conhecimentos. O que vai ao encontro da função de auditoria abordada pelo especialista, uma vez que o auditor é responsável pela verificação de conformidade das demonstrações contábeis. Identificaram-se semelhanças entre os conteúdos aqui abordados e os da trilha de Gestão do Risco Organizacional, que possui, inclusive, uma competência específica de auditoria baseada em riscos. As semelhanças versam principalmente sobre a segurança da informação e do risco geral.

Figura 3.18 - Trilha de Aprendizagem de CPSIC-Merc. com enfoque em Contabilidade Financeira

Fonte: elaborado a partir dos dados de pesquisa (2020)

Na Trilha de Aprendizagem com enfoque em Contabilidade Financeira (Figura 3.18), é possível vislumbrar que os conteúdos estão bastante centrados na compreensão e aplicação dos conhecimentos. Além disso, nos primeiros níveis da taxonomia vislumbra-se muitos conteúdos voltados a contabilidade básica (como procedimentos e normas contábeis) enquanto a utilização da tecnologia pode ser percebida nos níveis mais intermediários a avançados. Em consonância ao fato de que para tirar melhor proveito do uso de sistemas de informações na contabilidade é necessário compreender primeiro a base teórica aplicável, para assim ter capacidade crítica na análise das informações.

Figura 3.19 - Trilha de Aprendizagem de CPSIC-Merc. com enfoque em Contabilidade Gerencial

Fonte: elaborado a partir dos dados de pesquisa (2020)

Na Trilha de Aprendizagem com enfoque em Contabilidade Gerencial (Figura 3.19), é possível vislumbrar que os conteúdos estão bastante centrados nos primeiros níveis da taxonomia: relembrar e compreender. Isso se deve ao fato que quanto maior o conhecimento e a compreensão dos dados, melhor poderá ser realizada as análises necessárias à contabilidade Gerencial. Portanto, evidencia-se a necessidade de domínio da estrutura de dados no sistema e na visualização dos dados. Destaca-se também a necessidade de visão sistêmica e de atenção ao detalhe para posterior construção de uma boa análise e relatório gerencial.

Figura 3.20 - Trilha de Aprendizagem de CPSIC-Merc. com enfoque em Contabilidade Pública

Fonte: elaborado a partir dos dados de pesquisa (2020)

A Trilha de Aprendizagem com enfoque em Contabilidade Pública (Figura 3.20), é a que possui menor quantidade de conteúdos. Em geral, os conteúdos estão evidenciados no nível de cognitivo aplicar, mostrando que a importância da área de sistemas de informações para a contabilidade pública está em utilizar os sistemas, alimentando corretamente as informações. Também, a competência relacionada ao MCASP demonstra a necessidade de domínio sobre a matéria para posterior utilização correta do sistema para a contabilidade. Por fim, há necessidade de atuação crítica e criação de relatórios.

Figura 3.21 - Trilha de Aprendizagem de CPSIC-Merc. com enfoque em Contabilidade Tributária

Fonte: elaborado a partir dos dados de pesquisa (2020)

A Trilha de Aprendizagem com enfoque em Contabilidade Tributária (Figura 3.21), possui quase todos os seus conteúdos concentrados nos níveis compreender e aplicar. Destaca- se aqui o conteúdo de aprendizagem continuada como uma característica importante ao futuro contador, uma vez que é necessário estar em constante atualização não somente da legislação tributária como das implicações tecnológicas relacionadas a elas. Os conteúdos centrais de SIC que norteiam a área de Contabilidade Tributária é a utilização do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) contábil e de sistemas de gestão tributária.

Figura 3.22 - Trilha de Aprendizagem de CPSIC-Merc. com enfoque em Perícia Contábil

Fonte: elaborado a partir dos dados de pesquisa (2020)

A Trilha de Aprendizagem com enfoque em Perícia Contábil (Figura 3.22) também possui maior evidência nos níveis compreender e aplicar da taxonomia. O conteúdo de SIC mais importante na atuação do perito é a respeito da segurança da informação, em especial no que tange a integridade e confidencialidade dos dados. Também há a necessidade de independência e de uma atuação ética perante as análises realizadas. Por fim, há aspectos de maior nível cognitivo relacionados à avaliação do fluxo de trabalho da empresa e análises críticas da informação.

Figura 3.23 - Trilha de Aprendizagem de CPSIC-Merc. com enfoque em Sistemas de Informações Contábeis

Fonte: elaborado a partir dos dados de pesquisa (2020)

A Trilha de Aprendizagem com enfoque em Sistemas de Informações Contábeis (Figura 3.23), é a maior trilha evidenciada na subseção e também a mais homogênea. Apesar disso, não há competências evidenciadas no primeiro nível cognitivo da taxonomia. É possível verificar também que, ao contrário das demais trilhas, há maior prevalência nos 3 últimos níveis da

taxonomia em relação aos três primeiros (quando somados). Nessa trilha não há tantos conteúdos de outras áreas técnicas da contabilidade e o maior enfoque está na implantação de sistemas e no desenvolvimento de projetos.

Na presente subseção, foi iniciada uma tentativa de construção de uma Trilha de Aprendizagem em SIC para o futuro contador utilizando o enfoque de áreas contábeis. O intuito é estabelecer um mapa para compreensão dos conteúdos que estão sendo requisitados com maior ênfase no Mercado de Trabalho. Como nas trilhas abordadas anteriormente (CPSIC- Acad.), nota-se uma expressiva lacuna entre alguns conteúdos abordados, mostrando a necessidade de um complemento de itens para que a trilha se torne de fato completa em termos de Competências Profissionais. Também, a estrutura utilizada está ordenada conforme o nível do processo cognitivo da Taxonomia de Bloom Revisada de cada conteúdo (do nível mais básico ao mais avançado) privilegiando a visão de quais conteúdos devem ser mais ou menos aprofundados. Porém, uma reorganização a partir da dependência de conteúdos de aprendizado, independente do nível cognitivo, pode oferecer uma análise complementar interessante.

As Competências Profissionais em Sistemas de Informações Contábeis requisitadas no Mercado de Trabalho mostraram estar concentradas nos segundo e terceiro níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom Revisada, o que implica um aprendizado mais intermediário do conteúdo e há prevalência não só da compreensão, mas na aplicação do conteúdo exposto. Tais resultados mostram divergência da literatura científica, na qual aborda a necessidade de conhecimentos e habilidades em um nível avançado (ISMAIL, 2009; LALLO; SELAMAT, 2013; STANCIU; BRAN, 2015; PAN; SEOW, 2016; YEO; CARTER, 2017). Por fim, cabe realizar uma análise conjunta e comparativa sobre as CPSIC analisadas no presente estudo - análise que será objeto da próxima subseção.

3.5.3 Análise Comparativa e discussão teórica sobre Competências Profissionais em