• Nenhum resultado encontrado

Segurança Social

No documento MANUAL DO EMPREENDEDOR (páginas 121-124)

10. RECURSOS HUMANOS

10.4. Segurança Social

Os princípios que regem o Sistema de Segurança Social consistem na igualdade, equidade social, diferenciação positiva, solidariedade, inserção social, conservação dos direitos adquiridos e em formação, primado da responsabilidade pública, complementaridade, garantia judiciária, unidade, eficácia, descentralização, participação e informação.

A obrigação de contribuição para o sistema de Segurança Social inicia-se com a criação do vínculo laboral, no caso de se tratar de um trabalhador por conta de outrem e aquando do início da atividade, caso se trate de um trabalhador independente.

A taxa contributiva global do regime geral dos trabalhadores por conta de outrem é de 34,75%, a qual se divide em trabalhadores independentes é de 29 % (em regra).

122

Que obrigações tem a empresa na relação com a Segurança Social?

Compete à empresa, aquando da sua criação:

x Proceder à sua inscrição na Segurança Social;

Empresas cuja constituição foi efetuada através de “Empresa na hora”.

A inscrição das pessoas coletivas é feita oficiosamente na data da sua constituição sempre que esta obedeça ao regime especial de constituição imediata de sociedades (vulgarmente

conhecido por “Empresa na Hora”) e associações, ou ao regime especial de constituição online de sociedades.

Não é necessário apresentar qualquer documentação relativa à inscrição da pessoa coletiva, apenas em relação aos membros dos órgãos estatutários, para efeitos de exclusão de enquadramento e obrigação de pagamento, deve ser entregue Ata com indicação dos sócios-gerentes na qual conste se os mesmos são remunerados, ou não, qual o valor e indicação se a remuneração abrange 12 meses ou 14 meses (subsídio de férias e subsídio de Natal).

Empresas cuja constituição não foi efetuada através de “Empresa na hora”

Empresas cuja constituição não foi efetuada através de regimes especiais de constituição, são necessários entregar os seguintes documentos:

x Requerimento RV 1011/2012 (assinalando a opção comunicação início de atividade);

x Certidão permanente da Conservatória de Registo Comercial;

x Documento comprovativo do início da atividade declarado para efeitos fiscais (vulgo declaração das Finanças);

x Ata com indicação da remuneração dos sócios-gerentes.

x Proceder à inscrição dos trabalhadores que iniciem a atividade ao seu serviço;

x Comunicar, a admissão de trabalhadores nos seguintes termos:

x Nas vinte e quatro horas anteriores ao início da produção de efeitos do contrato de trabalho;

x Nas vinte e quatro horas seguintes ao início da atividade sempre que, por razões

excecionais e devidamente fundamentadas, ligadas à celebração de contratos de trabalho de muito curta duração, ou à prestação de trabalho por turnos, a comunicação não possa ser efetuada no prazo previsto na alínea anterior. A comunicação é efetuada por qualquer meio escrito ou online no sítio da internet da Segurança Social (www.seg-social.pt) a admissão de novos trabalhadores, sem prejuízo da posterior inserção na folha de remunerações referente ao mês em que se verificam aquelas admissões;

x Entregar, mensalmente, até ao dia 10, as folhas das remunerações pagas aos seus trabalhadores no mês anterior, utilizando, para o efeito, no sítio da internet da Segurança Social (www.seg-social.pt).

123 Na componente de gestão, as entidades empregadoras são responsáveis:

x Pelo pagamento das contribuições por si devidas à Segurança Social e também pela entrega das quotizações devidas pelos trabalhadores ao seu serviço. Neste sentido, cabe ao empregador descontar, nas remunerações devidas aos trabalhadores, o valor dessas quotizações, para depois proceder à sua entrega na Segurança Social;

A obrigação contributiva surge com o início da prestação do trabalho e não com o pagamento das remunerações aos trabalhadores. A referida obrigação não deixa de existir mesmo que, violando os deveres emergentes da relação contratual de trabalho, a entidade empregadora não proceda ao pagamento das remunerações devidas.

x Pela entrega mensal do valor das contribuições à Segurança Social no período que decorre de 10 a 20 do mês seguinte àquele a que dizem respeito.

Onde pode ser efetuado o pagamento das contribuições da Segurança Social?

As empresas descontarão nas respetivas remunerações pagas aos seus trabalhadores a percentagem referente às contribuições destes (retenção na fonte, que corresponde a 11%) e, juntamente com a própria contribuição (de 23,75 %) pagarão à segurança social o montante em dívida da taxa social única (34,75 %).

O pagamento das contribuições pode ser efetuado nas instituições bancárias e nas tesourarias da segurança social e deve ser efetuado no mês seguinte àquele a que disserem respeito. Pelo pagamento das contribuições após a data limite, são devidos juros de mora por cada mês ou fração, calculados à taxa legal em vigor para dívidas ao Estado, incorrendo o infrator, ainda, em coima.

Quando as entidades patronais faltem ao pagamento de contribuições descontadas nos salários dos trabalhadores incorrem na prática de um crime de abuso de confiança.

Trabalhadores independentes

Os trabalhadores independentes que, à data do início de atividade por conta própria, não se encontrem vinculados ao sistema de segurança social, devem promover a sua inscrição através da entrega à instituição de segurança social competente do boletim de identificação de

modelo próprio.

Trabalhadores já beneficiários

Se à data do início de atividade, o trabalhador já se encontra vinculado ao sistema de Segurança Social, não há lugar à entrega do boletim de identificação, embora deva indicar o seu número de inscrição como beneficiário, no ato da participação de início de atividade.

124

Inscrição oficiosa

Caso o trabalhador independente não promova a sua inscrição, pode esta ser efetuada pela instituição competente, por sua iniciativa ou a solicitação de qualquer familiar interessado.

A quem me devo dirigir para ter mais informações?

Instituto de Segurança Social dos Açores, IPRA -Ponta Delgada R. Almirante Botelho de Sousa 5 – Apartado 1449

9501-802 Ponta Delgada Tel: 295 401 800

Fax: 295 401 801

Instituto de Segurança Social dos Açores, IPRA - Angra do Heroísmo Av. Tenente Coronel José Agostinho

9700-108 Angra do Heroísmo Tel: 295 401 800

Fax: 295 401 801

Instituto de Segurança Social dos Açores, IPRA - Horta R. D Pedro IV, 24 Matriz

9901-857 Horta Tel: 295 401 800 Fax:295 401 801

Mais informações em: www.seg-social.pt

No documento MANUAL DO EMPREENDEDOR (páginas 121-124)