• Nenhum resultado encontrado

Para a realização do presente estudo, foram selecionados casos de empresas prestadoras de serviços de software ao governo federal no Distrito Federal. Buscou-se a seleção de casos representativos das empresas que compõem o recorte definido para a pesquisa, chegando-se ao total de dez casos selecionados, tendo-se entrevistado um ou dois profissionais em cada empresa. Para a seleção dos casos, segue-se o parâmetro apresentado por Yin (2005) para os estudos de casos múltiplos, que determina que os casos devem ser selecionados de modo a prever resultados semelhantes ou, então, de modo a produzir resultados contrastantes por razões previsíveis. Neste estudo, têm-se a intenção de buscar resultados semelhantes entre os casos considerados.

Para a seleção das empresas participantes do estudo, foram consideradas inicialmente todas as empresas que fazem parte do Arranjo Produtivo Local - APL Software Brasília Capital Digital, partindo-se, assim, de um total de 60 empresas. A partir dessa totalidade, foram efetuados recortes com o objetivo de delimitar as empresas com as características desejadas para o estudo, possibilitando a conseqüente seleção dos casos. Para a realização dos recortes e seleção dos casos, contou-se com as indicações e o direcionamento de um profissional responsável pela área de Governança do APL de Software do Distrito Federal. A opção por considerar as empresas que fazem parte do APL de software do Distrito Federal justifica-se pela facilidade das empresas para a realização da pesquisa. A vinculação ao APL permite formar um universo inicial para a pesquisa, o que atende a uma dificuldade de encontrar cadastros atualizados de empresas desenvolvedoras de software. Apesar da consideração do APL, não se estabelece como foco, neste estudo, a consideração das relações entre os atores envolvidos no APL. A seleção de um especialista da área de governança se justifica pelo conhecimento desse profissional em relação às empresas do APL, o que contribuiu para a seleção dos casos.

Com base no conhecimento das áreas de atuação das empresas que fazem parte do APL, o profissional responsável pela área de Governança do APL de Software do Distrito Federal indicou um grupo de empresas que se encaixavam nos parâmetros definidos para o estudo, a partir do qual foram selecionados dez casos apresentados no estudo. Para a execução do recorte realizado, foram adotados os seguintes critérios:

1) Prestação de serviços de software;

2) Peso das atividades de serviços de software no contexto das demais atividades desempenhadas pela empresa;

3) Fornecimento ao governo federal como atividade principal.

Neste estudo, a opção por selecionar empresas que desenvolvam a atividade de serviços de software se justifica pelo intuito de considerar atividades com perfil de serviços. A demarcação geográfica para a seleção de empresas participantes no Distrito Federal leva em consideração a grande parcela das empresas locais, no setor de software, que se dedicam ao fornecimento de serviços de software, conforme apresentado no estudo de Fernandes, Balestro e Motta (2004).

Especificamente no contexto do Distrito Federal, em que se registra reduzida atividade industrial, o desenvolvimento de software mostra-se uma atividade promissora, tendo em vista que requer reduzida estrutura física e depende fortemente de capacitação técnica. O segmento de software é apresentado por Fernandes, Balestro e Motta (2004, p. 10) como o “segmento que mais cresce dentro da indústria brasileira de TI (hardware, serviços e

software)”, sendo que os serviços são os responsáveis pela maior parcela das comercializações no mercado de software brasileiro. Por essas características, o Distrito Federal foi definido como local para a seleção das empresas participantes.

Para a preservação do sigilo das informações fornecidas pelos entrevistados nos casos selecionados, opta-se, neste estudo, pela omissão de nomes e outras informações que possam levar à identificação dos casos, razão pela qual opta-se pela denominação “Caso A”, “Caso B”, etc. Os casos selecionados podem, desta maneira, ser brevemente caracterizados de acordo com a quantidade de entrevistados e os cargos por eles ocupados, o porte da empresa (de acordo com o número de funcionários) e as principais atividades por ela desenvolvidas.

Empresas que desenvolvam serviços de software como atividade principal.

Empresas que tenham no atendimento aos órgãos do governo federal sua atividade principal.

Casos Quantidade de entrevistados Cargos ocupados Número de funcionários

Principais atividades da empresa Caso

A 1 Gerente contas e analista de de negócios

160 funcionários Desenvolvimento e customizações de softwares para automatização bancária, consultoria para implantação de sistemas e treinamentos com metodologias de parceiros. Caso

B 2 Diretor executivo

Responsável técnico

26 funcionários Desenvolvimento e customização de um software de gestão estratégica de pessoas.

Caso

C 2 Diretor tecnologia e de produtos

Diretora de desenvolvimento

25 funcionários Desenvolvimento, implantação, customização e consultoria em softwares para educação.

Caso

D 1 Diretor comercial 22 funcionários Desenvolvimento de softwares para educação, de plataforma para ensino a distância e de portais educacionais.

Caso

E 2 Diretor presidente Diretor de operações

48 funcionários Desenvolvimento de soluções sob medida, treinamentos, consultorias e gestão de infra- estrutura.

Caso

F 1 Gerente comercial 100 funcionários Serviços para a integração entre fabricantes de equipamentos e clientes. Caso

G 1 Diretor tecnologia de 65 funcionários Desenvolvimento de sistema por encomenda e consultorias. Caso

H 1 Diretor negócios de 25 funcionários Implantação, consultoria e treinamentos em softwares livres para órgãos federais. Caso

I 1 Diretor de pré-vendas

60 funcionários Gestão de processos em TI e desenvolvimento de softwares para melhoria de processos. Caso

J 1 Diretor presidente 40 funcionários Desenvolvimento, customização e suporte em softwares. Quadro 6 – Apresentação dos casos selecionados para o estudo

Fonte: elaborado pela autora.