• Nenhum resultado encontrado

Simplifique sua Casa

No documento Limpe Sua Mente (páginas 103-108)

“Não tenha nada em sua casa que você não ache que seja útil ou acredite que seja bonito.”

– William Morris

Sua casa deve ser um paraíso - um lugar onde você se sinta em paz, feliz e calmo. Mas é possível que você se sinta assim quando ela está cheia de coisas?

Pesquisadores do Instituto de Neurociências da Universidade de Princeton publicaram os resultados de um estudo realizado no The Journal of

Neuroscience, relacionado diretamente com a vida estruturada e organizada.

De acordo com o relatório Interações de Mecanismos [23]Top-Down e Bottom-

Up no Córtex Visual Humano:

Estímulos múltiplos presentes ao mesmo tempo no campo visual competem pela representação neural ao suprimir, mutuamente, sua atividade equivocada através do córtex visual, proporcionando um correlato neural para a capacidade limitada de processamento do sistema visual.

Em outras palavras, quando seu ambiente é bagunçado, o caos visual restringe sua capacidade de se concentrar. A desordem também limita a capacidade do seu cérebro de processar informações. A desordem o distrai, de modo que você não consegue processar as informações tão bem quanto faria em um ambiente organizado e sereno.

Por um momento, visualize uma sala com poucos móveis, livre de bagunça e desordem e quinquilharias estranhas. A sala está arrumada, organizada e minimalista.

Visualize-se sentado nesta sala e observe como você se sente.

Agora, visualize uma sala repleta de móveis, revistas e livros empilhados nas mesas, com cada um dos cantos bagunçado e cheio de coisas.

A desordem rouba seu foco, fazendo você se sentir sobrecarregado, distraído e agitado. Seu cérebro está tão ocupado tentando processar todos os estímulos visuais que você não pode aproveitar plenamente o momento.

Agora, talvez, você se sinta sentimental sobre muitos dos objetos em sua casa. Mas nós convidamos você a adotar uma nova mentalidade sobre

desorganização física e como ela afeta a sua saúde mental. Organizar sua casa pode ser um processo repetitivo antes que você se sinta confortável dizendo adeus às coisas. Mas, simplesmente ao iniciar o processo, você ficará

surpreso com o impacto positivo que isso tem sobre a sua energia e estado de espírito.

Steve e Barrie escreveram sobre como organizar sua casa no livro Organize

em 10 Minutos: O Hábito sem Estresse para Simplificar sua Casa, onde você

encontrará ideias detalhadas sobre como organizar cada cômodo de sua casa. Você pode organizar sua casa em menos tempo do que pensa - e sem se sentir completamente sobrecarregado - quando você ataca a bagunça em pequenos blocos de tempo todos os dias. Reserve apenas 10 minutos por dia para trabalhar na desordem e dentro de algumas semanas sua casa estará em ordem.

Aqui está um processo de 10 passos do livro para ajudá-lo a começar:

1. Defina uma área de preparação.

Você precisará de um lugar para colocar, temporariamente, todas as coisas que deseja guardar em outro lugar ou doar. Encontre um cômodo ou espaço em sua casa onde você possa colocar essas coisas até que esteja pronto para lidar com elas. Você pode decidir criar uma área de preparação em cada um dos cômodos em que estiver trabalhando ao invés de somente uma área principal. Isso funciona muito bem também, contanto que você não se importe de ter uma pilha de coisas amontoadas em um canto da sala.

2. Consiga caixas para a área de preparação.

Você precisará de caixas em tamanhos variados para o que for doar, vender ou guardar. Use caixas de papelão baratas para fins de preparação. Mais tarde, você pode comprar recipientes de armazenamento mais duráveis para

todos os itens que desejar guardar.

3. Tenha um cronômetro, um caderno e uma caneta à mão.

Como você estará trabalhando em blocos de 10 minutos, ative um

cronômetro para que você saiba quando parar. Você ficará surpreso com o quanto pode fazer em 10 minutos. Além disso, mantenha um caderno e uma caneta com você enquanto organiza.

Você vai querer fazer anotações sobre a organização de suprimentos que pode precisar comprar ou ideias que tenha para armazenamento, doação ou venda dos itens.

4. Configure um cronograma.

Configurar um cronograma de organização de 10 minutos significa que você está acrescentando um novo hábito ao seu dia, o que pode ser difícil. Criar hábitos requer algumas habilidades especiais para se certificar de que você não desista. Escolha a hora do dia que você quer realizar seu hábito de limpeza. Certifique-se de que ele segue, de imediato, um hábito seu

previamente estabelecido, como tomar o café da manhã ou escovar os dentes. Este gatilho irá lhe indicar que é hora de iniciar seu hábito de organização. Então, recompense-se depois de fazê-lo.

Para saber mais sobre isto, leia o artigo de Steve sobre como [24]construir um

hábito em oito etapas.

5. Comece onde você passa a maior parte do tempo.

Se você está confuso sobre por onde começar o seu projeto de organização, sugerimos que comece onde você passa mais tempo. Para a maioria das pessoas, esses lugares são a cozinha, os quartos e a sala de estar. Quando você termina um cômodo que usa muito, tem uma sensação ótima de satisfação, bem como um impulso de energia emocional e paz de espírito.

6. Estabeleça seu sistema.

A fim de manter o seu trabalho 10 minutos por dia, considere movimentar-se pelos espaços de cima para baixo, da esquerda para a direita. Por exemplo, na

cozinha, comece com as prateleiras superiores dos armários e organize/limpe as prateleiras do lado esquerdo primeiro, e então, vá para o lado direito. Retire tudo das prateleiras do lado esquerdo e, em seguida, escolha rapidamente o que você sabe que deseja colocar nas prateleiras. Limpe a prateleira vazia e substitua os itens que deseja guardar. Coloque os itens

restantes nas caixas apropriadas para doar, vender, ou guardar em outro lugar. Faça o mesmo com as gavetas - despeje tudo, escolha o que você quer

guardar, limpe as gavetas, substitua os itens que serão guardados e coloque o resto nas caixas apropriadas.

7. Evite indecisão.

Uma das razões pelas quais as pessoas têm dificuldade em organizar é porque elas não conseguem decidir se devem ou não se desfazer de alguma coisa. Existem milhões de razões para esta confusão, mas você precisa lidar com a indecisão no momento a fim de organizar com sucesso.

É por isso que sugerimos que você coloque apenas os itens absolutamente indispensáveis de volta nos espaços que organizou. Livre-se de qualquer coisa que você sabe, com certeza, que não quer ou precisa. Qualquer coisa sobre a qual você se sinta ligeiramente ambivalente ou raramente use, coloque em uma caixa de armazenamento para lidar com ela mais tarde. Classifique a caixa, feche-a e coloque-a em um cômodo de armazenamento.

8. Trabalhe rapidamente.

Você já notou como é fácil ficar distraído quando está limpando e

organizando? Você pega alguma coisa, olha para ela, pensa sobre ela, fica imaginando o que fazer com ela. Com o sistema de 10 minutos, você cria um senso de urgência para si mesmo.

Você está tentando realizar uma tarefa em um curto espaço de tempo. É por isso que é tão importante substituir apenas os itens que você sabe que precisa. Você pode lidar com os outros itens questionáveis mais tarde. Pode ser que você descubra que não precisa mesmo deles, depois de passar um tempo sem tê-los à vista.

Certifique-se de informar aqueles que moram com você que você está

trabalhando neste projeto de organização. Melhor ainda, peça seu apoio para ajudá-lo a concluir o projeto ainda mais rapidamente. Pelo menos, você quer ter certeza de que eles não vêm logo atrás bagunçando todos os espaços nos quais você trabalhou. Se você tem filhos, é ótimo que eles estejam envolvidos nos projetos de limpeza de 10 minutos. Eles vão gostar de correr contra o relógio para completar uma tarefa.

10. Aproveite o processo.

Mesmo as menores realizações proporcionam uma grande sensação de satisfação e orgulho. Todos os dias, você irá completar uma tarefa pequena que levará a uma casa arrumada, limpa e organizada. Mas ao invés de ver essas tarefas diárias simplesmente como um meio para esse fim, tente desfrutar de cada minuto. Coloque alguma música e torne as tarefas

divertidas. Dê a si mesmo uma recompensa gostosa depois de completar a tarefa – tome uma xícara de chá, leia por alguns minutos ou faça uma caminhada.

Marie Kondo, autora do livro A Mágica da Arrumação, diz: "O espaço em que vivemos deve ser para a pessoa que estamos nos tornando agora, não para a pessoa que éramos no passado".

Se você tem um forte apego ao passado, seja através de seus pensamentos ou da sua desordem, você causa auto sofrimento. Solte-se. Largue os objetos físicos que pesam para você. Concentre sua mente e sua vida diária no presente, e você se sentirá livre e desimpedido.

No documento Limpe Sua Mente (páginas 103-108)

Documentos relacionados