• Nenhum resultado encontrado

Simplifique suas Distrações (Para Vencer a Procrastinação)

No documento Limpe Sua Mente (páginas 121-126)

“Procrastinação é como cartão de crédito: É muito divertido até você receber a conta. ”

– Christopher Parker

Todos nós procrastinamos, mas deixar as coisas para mais tarde é um dos piores pecados quando se trata de confundir sua mente. Quando tem algo "pendurado sobre sua cabeça", você nunca se sente seguro ou relaxado, porque isso está constantemente grudado em você.

Nesta época de constantes distrações, procrastinamos mais do que nunca. O telefone vibra e nós olhamos. O e-mail toca e nós clicamos nele. Temos várias janelas abertas em nossos computadores atraindo-nos para longe da tarefa em mãos.

Cada distração é um ladrão que rouba nossa determinação para fazer o que precisa ser feito ou o que desejamos profundamente alcançar. Temos todas as desculpas que precisamos para começar mais tarde, para começar amanhã ou para terminar assim que lermos apenas mais algumas notificações no

Facebook.

A distração gera procrastinação, mas a procrastinação também é o resultado do medo - medo do fracasso ou medo do sucesso. É o grande "e se" que fica entre você e a ação que você quer realizar. Mesmo que a maioria desses medos sejam infundados, permitimos que eles nos afastem da tarefa em questão.

Nós também procrastinamos porque tememos tarefas difíceis. Não queremos sobrecarregar nossos cérebros ou gastar a energia necessária para começar. Como você provavelmente já sabe, começar é a parte mais difícil. Uma vez que você comece, o momento leva você para a frente, mas se continuar procrastinando, nunca irá pegar essa onda de impulso.

Procrastinar não só rouba tempo e momentos preciosos que podemos dedicar às nossas realizações, como também rouba nossa energia e motivação.

Quanto mais procrastinamos sobre algo importante, pior nos sentimos sobre nós mesmos. Quanto pior nos sentimos, menos motivação temos para avançar no nosso trabalho. Quanto menos motivação temos, mais procrastinamos com distrações sem importância. É um ciclo vicioso que prende você em uma rede de auto recriminação e ansiedade.

O primeiro passo para superar a procrastinação é a consciência do impacto negativo que ela tem sobre o seu estado mental.

Pense sobre isso: Você, provavelmente, passa pelo menos uma hora por dia procrastinando. São sete horas por semana - quase um dia de trabalho

completo. Assim, você perde 52 dias de trabalho completos por ano com a procrastinação. O que você poderia fazer com estes 52 dias úteis extra? Você poderia:

• Escrever um livro. • Começar um negócio. • Criar um blog.

• Voltar a estudar.

• Melhorar (e desenvolver novos) relacionamentos pessoais. • Ensinar a si mesmo uma nova língua.

• Terminar vários grandes projetos de trabalho.

Se estes resultados o convenceram sobre a importância de superar a procrastinação, recomendamos as seguintes ações diárias para ajudá-lo a realizar mais durante sua semana de trabalho:

1. Planeje com antecedência.

Antes de dormir ou logo pela manhã, determine sua primeira tarefa mais importante do dia. Então, decida a segunda e terceira tarefas mais

importantes. Torne essas tarefas relacionadas a algo crítico em seu trabalho ou negócio - algo que irá levá-lo para frente, fazer você ganhar mais dinheiro, expandir suas oportunidades. Estas não devem ser tarefas administrativas sem significado ou apenas para tapar buracos.

2. Defina seu por que.

Antes de começar sua tarefa mais importante, pergunte-se porque ela é tão importante. Qual é a motivação positiva para prosseguir com esta tarefa? Como isso irá beneficiar você? Como vai se sentir quando completá-la? Ser claro sobre as razões pelas quais você está fazendo algo vai ajudar a impulsioná-lo quando começar a se sentir cansado ou distraído. Você pode escrever suas razões para tê-las por perto, caso precise de um lembrete.

3. Divida as tarefas.

Divida sua primeira tarefa mais importante em todas as ações e subtarefas envolvidas na conclusão da tarefa principal. Anote e priorize cada ação envolvida no término da tarefa. Em seguida, estime quanto tempo cada subtarefa levará e anote.

4. Defina sua agenda.

Que hora do dia você é mais produtivo ou criativo? Para Barrie, é logo pela manhã, quando seu cérebro está descansado. No entanto, para você, o tempo mais produtivo pode ser no meio da tarde. Organize suas prioridades em subtarefas para maximizar seu tempo mais produtivo.

5. Prepare o que você precisa.

Certifique-se que você tenha tudo o que precisa antes de se sentar para trabalhar. Pegue seu café, água ou chá e deixe em sua mesa. Prepare um lanche pequeno e saudável como amêndoas, banana ou algumas cenouras para evitar que seu estômago fique vazio demais. Certifique-se de que a

iluminação esteja do jeito que você quer e sua mesa está organizada ou limpa.

6. Repita o processo.

Se sua tarefa prioritária do dia demorar apenas algumas horas, passe para a tarefa dois e repita as etapas acima para isso. Depois de concluir a tarefa dois, também faça isso com a tarefa três.

Isso é extremamente importante para ajudar você a permanecer focado. Quando Barrie estava na faculdade, ela costumava ir para um "armário de estudo" em seu dormitório - um pequeno quarto do tamanho de um armário, com apenas uma mesa e uma lâmpada. Quando ela estava determinada sobre um projeto ou se preparando para um teste e não queria distrações ou razões para procrastinar, este é o lugar para onde ela ia.

Encontre um espaço onde possa trabalhar sem interrupções. Desligue o

telefone. Feche todos os outros navegadores em seu computador e desligue o som para que você não ouça nenhuma notificação de e-mail. Coloque um sinal de "não perturbe" na porta do seu escritório.

8. Comece com atenção plena (mindfulness).

Antes de começar a primeira subtarefa da tarefa mais importante do dia, feche os olhos, respire profundamente e defina a intenção de completar sua tarefa com facilidade e produtividade. Visualize-se realizando-a e como você vai se sentir quando ela estiver pronta. Mas tente não usar este momento como outro motivo para procrastinar. Em vez disso, faça uma preparação mental de um a dois minutos para começar seu trabalho.

9. Use um alarme.

Se você tiver dificuldade em se concentrar, coloque um alarme por 20-30 minutos (ou menos, se você realmente tiver dificuldade em se concentrar). Trabalhe ativamente durante este tempo, e quando o alarme disparar, permita- se um pequeno intervalo para alongar o corpo, fazer uma caminhada, fechar os olhos, ou o que quer que seja rejuvenescedor. Tente não usar esse tempo para verificar e-mails, fazer uma chamada telefônica longa ou qualquer coisa que roube seu tempo produtivo.

Uma estratégia que Steve usa para criar extrema concentração (usando o alarme) é a [28]Técnica Pomodoro, onde você se concentra em uma única

tarefa por 25 minutos, faz uma pausa de 5 minutos e começa outro bloco de 25 minutos de tempo. Esta estratégia pode ser extenuante às vezes, mas

também o ajuda a permanecer absolutamente focado em suas atividades mais importantes.

10. Programe pausas mais longas.

Programe intervalos mais longos, de 15 minutos a uma hora (para o almoço), entre as três tarefas mais importantes. Use essas pausas para se reenergizar fazendo algum exercício ou meditação, ou participando de uma conversa tranquila com alguém.

11. Recompense-se.

Depois de concluir uma tarefa ou uma série de subtarefas, recompense-se com as pausas mencionadas anteriormente ou permita-se verificar seu telefone, e-mails ou mídias sociais por um curto período de tempo (10 a 15 minutos). Ou então, faça outra coisa que seja gratificante e motivacional.

12. Planeje tarefas sem importância.

Além das três tarefas mais importantes do dia, você certamente terá tarefas sem importância para realizar. Se você precisa checar seus e-mails logo de manhã, permita-se um curto período de tempo para fazê-lo (10 a 15 minutos). Defina um alarme, mesmo que você não tenha conseguido ver todos os e- mails, pare, passe para a tarefa mais importante e volte aos e-mails mais tarde, quando tiver concluído suas tarefas. Outras tarefas sem importância como papeladas, organização ou qualquer coisa que não tenha muito poder intelectual, podem ser colocadas em seu tempo menos produtivo do dia.

No documento Limpe Sua Mente (páginas 121-126)

Documentos relacionados