• Nenhum resultado encontrado

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

No documento Sobre os autores (páginas 98-101)

Bases conceituais de sistemas de informação

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Tomando por base os conteúdos dos capítulos iniciais do livro, um sistema de informação é um tipo especializado de sistema e pode ser definido de diferen-tes formas. No próximo capitulo, aprofundaremos a definição de SI e o estudo de sua tipologia.

Sistemas de informação e tecnologia da informação

Há uma ambigüidade conceitual no uso dos termos tecnologia da informa-ção (TI) e sistemas de informainforma-ção (SI). Assim, é de fundamental importância a estabilização de conceitos claros com relação à área de SI.

Alguns autores seguem a linha conceitual da Teoria Geral dos Sistemas, considerando que o termo sistemas de informação abrange um conjunto de

componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distri-buem informações para o suporte ao controle e à tomada de decisões nas organizações. Nesse caso, a TI é considerada apenas como infra-estrutura de suporte para os SI. Outros autores consideram o termo tecnologia de informa-ção mais abrangente. Além dos SIs e da infra-estrutura de suporte aos mesmos (equipamentos e pessoas), o termo TI envolve técnicas de implementação, rela-cionamentos entre negócio e operações eficientes e eficazes, capacitações, formas de comunicação, uso e disponibilização de recursos através de vários canais de informação (redes, Internet, etc.), entre outros fatores que podem compor uma base maior para o conhecimento.

Podemos justificar essa ambigüidade explicando que alguns autores consi-deram a TI como o lado tecnológico dos SIs, incluindo hardware, BD, software, redes e outros dispositivos, podendo ser vista como um subsistema dos SIs. Mas muitas vezes o termo TI é intercambiável com o termo SI, sendo descrito como o conjunto dos diversos SIs, dos usuários e do gerenciamento que suporta as ativi-dades organizacionais. Podemos concluir, ao abordarmos as diferentes linhas conceituais apresentadas pela literatura sobre os termos TI e SI, que ainda não existe uma consistência e concordância quanto à exata definição para ambos os termos ou para suas abrangências.

Neste livro, adotamos a visão ancorada na Teoria Geral dos Sistemas, na qual a TI é a dimensão tecnológica dos SIs. Além disso, dependendo do contexto, o termo SI pode:

1. identificar um sistema de informação utilizado por uma organização (siste-mas de folha de pagamento ou contas a pagar ou um sistema de informação gerencial ou de apoio à decisão);

2. identificar a área funcional de sistema de informação em uma organização.

Por fim, enquanto área de pesquisa e atuação profissional, a SI abrange:

planejamento de SI, auditoria de SI, gerência de projetos de SI, organização da função de SI, qualidade e melhoria de processos de SI, implementação de SI e aplicações específicas tais como sistemas de trabalho cooperativo, sistemas de gestão do conhecimento e sistemas de apoio à decisão.

Processos de negócios, sistemas de informação e tecnologia da informação

Inicialmente, é preciso considerar que os processos de negócios são gru-pos de passos ou atividades relacionadas que utilizam pessoas, informações e outros recursos para agregar valor interno ou externo aos clientes. Eles representam tempo e lugar, tem início e fim e entradas e saídas, sendo o link entre os clientes e a organização. Nesse contexto, uma organização consiste num grande número de processos de negócios interdependentes que trabalham em conjunto para gerar produtos ou serviços em um ambiente de negócios. E um ambiente de negócio inclui a empresa e todas as coisas que afetam seu sucesso, tais como: competição, fornecedores, clientes, agentes reguladores (governo) e condições demográficas, sociais, econômicas.

A relação fundamental que ocorre entre os processos de negócios, sistemas de informação e tecnologia da informação nas organizações pode ser representa-da através representa-da Figura 5.3. No sentido top-down, aparece quem é determinante sobre quem no processo de incorporação de novas tecnologias nas organizações. Isso significa dizer que os processos de negócio determinam os sistemas de informa-ção, que, por sua vez, vão especificar as necessidades de tecnologias de informação para seu funcionamento.

Por outro lado, é evidente que as novas tecnologias da informação desempe-nham papel importante ao afetar as possibilidades dos sistemas de informação, os quais afetam os processos de negócios em função de suas potencialidades novas e inovadoras. O importante é entender que o sentido top-down deve sempre ser determinante, mas o sentido bottom-up pode, eventualmente (principalmente em casos de novas tecnologias), influenciar uma mudança ou uma nova demanda no nível imediatamente superior, quer seja nos sistemas de informação ou nos pro-cessos de negócio.

A mesma relação ocorre quando abordamos as definições de estratégias de negócios, estratégias de sistemas de informação e estratégias de tecnologia da infor-mação. Ocorrem relações de determinação e influência entre as três estratégias.

Evolução da tecnologia: processamento de dados, informática e TI As tecnologias têm evoluído rapidamente ao longo do tempo, levando os gestores da área de sistemas de informação nas organizações a se preocuparem

FIGURA 5.3 Relação entre processos de negócio, sistemas de informação e tecnologia da informação.

com a identificação e o desenvolvimento de novas abordagens para gerir essas tecnologias em constante evolução. A evolução do ambiente tecnológico na área de SI apresenta três fases bem características, em que as tecnologias disponíveis apresentam características importantes com relação a suas aplicações nas empre-sas em determinado período histórico.

Se considerarmos o ponto de partida como o início do uso dos computado-res em organizações civis, identificamos a primeira fase no início dos anos 1950. A segunda fase ocorreu com a disseminação dos microcomputadores no interior das organizações. A terceira fase é associada ao emprego de tecnologias que per-mitiram a distribuição do processamento. A Tabela 5.3 sintetiza os principais aspectos do ambiente tecnológico de cada fase.

No documento Sobre os autores (páginas 98-101)