• Nenhum resultado encontrado

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO PARA A ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

No documento Sobre os autores (páginas 129-135)

Sistemas de Informação

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO PARA A ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

O emprego estratégico dos sistemas de informação está pautado na utiliza-ção desses sistemas como elemento que dá suporte a estratégias empresariais para enfrentar as forças competitivas atuantes no mercado. O ambiente de negócios em que uma organização atua apresenta cinco forças que definem a competição em um ramo de atividades:

a) os concorrentes já em atuação;

b) a ameaça de entrada de novos concorrentes;

c) a ameaça de produtos e serviços substitutos;

d) o poder de negociação dos clientes;

e) o poder de negociação dos fornecedores.

Para enfrentar essas forças, uma organização precisa definir e implementar uma estratégia competitiva. Uma estratégia competitiva é basicamente uma linha de ação que a organização adota como forma de se diferenciar de seus concorren-tes e conquistar o mercado. Uma estratégia competitiva bem-sucedida é aquela que proporciona a obtenção de vantagens competitivas sobre os concorrentes.

Essas vantagens competitivas podem ser consideradas as razões pelas quais os clientes preferem nossos produtos e serviços. As quatro estratégias competitivas básicas são:

Estratégia da liderança em custo

Nessa estratégia, a organização busca oferecer produtos e serviços a baixo custo de forma que possa praticar preços menores que seus concorrentes. Dentro dessa perspectiva, sistemas de informação que dão suporte a essa estratégia são aqueles que permitem reduzir os custos de produção e comercialização dos pro-dutos e serviços oferecidos pela organização. Por exemplo, uma organização pode priorizar os investimentos na implementação de um sistema integrado de gestão (ERP) dentro da perspectiva estratégica de que esse sistema proporcionará a re-dução dos custos das operações.

Estratégia de diferenciação de produto

A organização que adota a estratégia de diferenciação do produto tem como objetivo conquistar a fidelidade do cliente através da criação de novos produtos e serviços que são distinguidos dos produtos concorrentes ou que a concorrência não é capaz de copiar.

Os sistemas de informação que dão suporte a essa estratégia são aqueles que permitem agregar aos produtos e serviços da organização novas características que dificilmente podem ser imitadas pela concorrência. Além disso, esses siste-mas de informação podem associar a marca a características capazes de enfatizar o diferencial oferecido pela organização. Por exemplo, uma organização pode

oferecer seus produtos pela Web e garantir a entrega dentro de prazos inferiores aos da concorrência.

Estratégia de diferenciação focalizada

Na estratégia de diferenciação focalizada, a organização busca conquistar uma fatia específica do mercado, oferecendo produtos e serviços especializados para uma determinada clientela.

Os sistemas de informação que dão suporte a essa estratégia são aqueles que permitem analisar detalhadamente o mercado para identificar padrões de consumo e estratificar a clientela de forma a focar as ações da organização no atendimento de clientes com um determinado perfil. Um exemplo é o uso de sistemas de Customer Relationship Management que, através de técnicas de minera-ção de dados (datamining), podem identificar nichos de mercado a serem explorados pela empresa.

Estratégia de desenvolvimento de alianças

No desenvolvimento de alianças, o que se busca é o estabelecimento de parcerias com clientes e fornecedores dentro de uma determinada cadeia de su-primentos e fazer frente a cadeias concorrentes no mesmo ramo de atividade.

Essa estratégia inclui fusões, aquisições e outras modalidades de contratos relaci-onados à produção ou comercialização de produtos e serviços. Os sistemas que dão suporte a essa estratégia permitem integrar as operações de empresas parcei-ras, reduzindo custos, otimizando processos e compartilhando recursos tecnológicos e dados. Um exemplo de tais sistemas é o emprego da Web e a cons-trução de portais corporativos em que as empresas parceiras podem realizar operações conjuntas.

Antes de encerrarmos este capítulo, é preciso dizer que a evolução dos mode-los de gestão e do suporte proporcionado pemode-los sistemas de informação à integração entre processos de negócio e funções empresariais contou com subsídios dos tra-balhos de Corrêa, Gianesi e Caon (1999), Ptak e Schragenheim (1999) e Langenwalter (1999). Parte das explicações referentes ao papel da Web e a caracterização dos negócios eletrônicos foi baseada em Norris et al (2000). Porter (1980) estabelece os fundamentos sobre estratégias e forças competitivas, enquanto Gorry e Morton (1971) estabelecem as relações entre os níveis de decisão e os tipos de SI.

R E S U M O

Inicialmente caracterizamos nesse capítulo os objetivos, as funções, os com-ponentes e as dimensões de um sistema de informação. A partir disso, podemos considerar que um sistema de informação:

1. é um conjunto de elementos que interagem entre si e é formado por hardwa-re, softwahardwa-re, dados, pessoas e procedimentos;

2. tem por objetivo a disponibilização de informações com vistas ao suporte ao controle e à integração dos processos de negócio e funções empresariais, ao processo decisório nos diversos níveis organizacionais e a estratégias com-petitivas propiciando a obtenção de vantagens comcom-petitivas;

3. tem por funções a coleta, o processamento, o armazenamento e a distribuição de dados;

4. dispõem de um mecanismo de feedback que permite ajustar a coleta e o pro-cessamento de dados a partir do controle de suas saídas e da avaliação da divergência entre os resultados obtidos e metas inicialmente previstas;

5. apresenta dimensões tecnológica, humana e organizacional que devem ser leva-das em conta em nossa atuação profissional e científica.

A seguir, caracterizamos os tipos de sistemas de informação levando em conta o nível organizacional a que atendem. Os sistemas de processamento de transa-ções realizam as rotinas diárias do nível operacional da organização. Os sistemas de informação gerencial possibilitam aos gerentes do nível tático acompanhar as ativi-dades de uma área, subsidiando o controle das operações e o monitoramento do alcance das metas. Os sistemas de apoio à decisão oferecem recursos para que os gerentes do nível tático e do nível estratégico possam lidar com decisões semi-estruturadas e relacionar a realidade interna da organização ao ambiente externo.

Os sistemas de informação executiva permitem ao nível estratégico da organização analisar cenários e avaliar situações de longo prazo caracterizadas pela necessida-de necessida-de monitorar o ambiente externo e tomas necessida-decisões não-estruturadas.

Por fim, caracterizamos a utilização dos sistemas de informação no cumpri-mento de suas três metas principais. Do ponto de vista do suporte à integração entre processos de negócio e funções empresariais, pudemos observar que os sistemas de in-formação são o elemento articulador entre a evolução da tecnologia da inin-formação e a evolução dos modelos de negócio. Nesse sentido, os sistemas de informação têm proporcionado uma integração cada vez maior entre os processos da organi-zação e esses com os processos de fornecedores e clientes que compõem a cadeia de suprimentos. No que diz respeito ao suporte ao processo decisório, os sistemas de informação têm propiciado recursos para a tomada de decisão em todos os níveis da organização. Além disso, observamos que há um avanço dos sistemas para propiciar maior suporte às decisões semi-estruturadas e não-estruturadas. Com relação ao uso dos sistemas de informação como elemento estratégico para a organiza-ção empresarial, vimos que os sistemas de informaorganiza-ção podem ser usados para dar apoio direto a estratégias competitivas diferentes na medida em que podem pro-porcionar à organização características que a diferenciam de seus concorrentes.

L E I T U R A S R E C O M E N D A D A S

Sugerimos como leitura complementar os textos de Gorry e Morton (1971), Langenwalter (2000), Norris (2000) e Porter (1980).

Q U E S T Õ E S D E R E V I S Ã O

1. Quais são os objetivos dos sistemas de informação?

2. Descreva as funções dos sistemas de informação.

3. Descreva e exemplifique os componentes dos sistemas de informação.

4. Por que dizemos que os sistemas de informação são multidimensionais?

5. Descreva os tipos de sistemas de informação.

6. Como os sistemas de informação oferecem o suporte ao controle e à inte-gração dos processos de negócio e às funções empresariais?

7. Como os sistemas de informação oferecem o suporte ao processo decisório?

8. De que maneira os sistemas de informação podem ser empregados estrate-gicamente?

E X E R C Í C I O S

1. Pesquise três sistemas de informação e caracterize cada um deles em ter-mos de:

a) objetivos b) funções

c) componentes

2. Em grupos de quatro a cinco componentes, pesquisem em organizações reais um sistema de informação que proporcione o suporte ao controle e à integração dos processos de negócio e funções empresariais. Apresente um relatório caracterizando o sistema pesquisado em termos de seus objetivos, funções e componentes.

3. Em grupos de quatro a cinco componentes, pesquisem em organizações reais um sistema de informação que proporcione o suporte ao processo decisório.

Apresente um relatório caracterizando o sistema pesquisado em termos de seus objetivos, funções, componentes e nível decisório que atende.

4. Em grupos de quatro a cinco componentes, pesquisem em organizações reais um sistema de informação que proporcione o suporte à estratégia com-petitiva de liderança em custo. Apresente um relatório caracterizando o sistema pesquisado em termos de seus objetivos, funções, componentes.

5. Em grupos de quatro a cinco componentes, pesquisem em organizações reais um sistema de informação que proporcione o suporte à estratégia com-petitiva de diferenciação de produto. Apresente um relatório caracterizando o sistema pesquisado em termos de seus objetivos, funções, componentes.

6. Em grupos de quatro a cinco componentes, pesquisem em organizações reais um sistema de informação que proporcione o suporte à estratégia com-petitiva de diferenciação focalizada. Apresente um relatório caracterizando o sistema pesquisado em termos de seus objetivos, funções, componentes.

7. Em grupos de quatro a cinco componentes, pesquisem em organizações reais um sistema de informação que proporcione o suporte à estratégia com-petitiva de desenvolvimento de alianças. Apresente um relatório caracterizando o sistema pesquisado em termos de seus objetivos, funções, componentes.

R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S

CORRÊA, H.L.; GIANESI, I.G.N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção:

MRP II/ERP: conceitos, uso e implantação. 2. ed. São Paulo: Gianesi Corrêa & Associados, Atlas, 1999.

FREITAS, H. et al. Informação e decisão: sistemas de apoio e seu impacto. Porto Alegre: Ortiz, 1997.

GORRY, G.A.; MORTON, M.S.S. A framework for management information system. Sloan Mangement Review, v. 13, n. 1, 1971.

LANGENWALTER, G.A. Enterprise resources planning and beyond integrating your entire organizati-on. USA: St. Lucie Press, 2000.

LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Management information system: organization and technology. 5.

ed. EUA: Prentice-Hall, 1998.

_____. Management information systems: organization and technology in the networked enterprise. 6 ed.

EUA: Prentice Hall, 2000.

McLEOD, R., Jr. Management information systems: a study of computer-based information syste-ms. 7th ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.

NORRIS, G. et al. E-business and ERP: transforming the enterprise. New York: John Wiley &

Sons, 2000.

O´BRIEN, J. A. Introduction to information systems. 9th ed. USA: Irwin McGraw Hill, 2000.

PORTER, M. Competitive strategy. New York: Free, 1980.

PTAK, C.A.; SCHRAGENHEIM, E. ERP: tools, techniques, and applications for integrating supply chain. USA: St. Lucie Press, 1999.

STAIR, R.M. Principles of information systems. 2nd ed. USA: Boyd & Fraser/Thomson, 1996.

YOURDON, E. Análise estruturada moderna. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

7

Implementação de sistemas

No documento Sobre os autores (páginas 129-135)