• Nenhum resultado encontrado

2.3 METODOLOGIA DE PESQUISA

2.3.1 SUJEITOS E CONTEXTO DE PESQUISA

Os sujeitos envolvidos nesta investigação podem ser agrupados em duas amostras gerais: (i) aqueles que cooperaram durante o processo de validação dos instrumentos de pesquisa; e (ii) os participantes da investigação propriamente dita20.

O processo de validação se fez necessário para a obtenção de instrumentos de pesquisa melhores ajustados aos objetivos de (a) ensino, associados à intervenção educacional, e (b) de pesquisa, no que se refere ao acesso ao traço latente. Este trabalho compreende três principais instrumentos que demandam validação: o estudo dirigido, o jogo didático e o banco de itens. Esse último originou 5 testes de conhecimento.

Assim, nesta primeira fase da investigação, contamos com a participação de: (1) 8 especialistas, com formação inicial em Física, para validar o estudo dirigido, dentre os quais: 4 analisaram o texto e caderno de atividades 1 (APÊNDICE D.1), e 4 o texto e caderno de atividades 2 (APÊNDICE D.2);

(2) 15 especialiasta licenciados em Física, Química ou Biologia e/ou pesquisadores da área de Ensino, Filosofia e História das Ciências para avaliar o jogo didático (JD);

(3) 51 estudantes do Ensino Médio pertencentes à rede pública federal de ensino técnico para analisar o jogo didático;

(4) 5 especialistas, com formação inicial em Física, para validar sistema categórico construído para avaliar itens politômicos presentes no banco de itens (APÊNDICE K);

(5) 237 estudantes do Ensino Médio, pertencentes à rede pública estadual e federal de ensino, envolvidos no processo de validação do banco de itens.

Para a participação dos alunos na validação tanto do jogo de tabuleiro, quanto do banco de itens, foi estabelecido como pré-requisito ter estudado os conceitos- chave envolvidos no fenômeno de flutuação dos corpos em qualquer período do ano letivo em curso ou anterior.

Nesta etapa da investigação, houve a colaboração de estudantes de Ensino Médio oriundos de escolas públicas federal de educação profissional, da rede estadual e militar (instituição federal e estadual de educação). No Quadro 1

apresentamos a distribuição dos estudantes conforme a classificação das escolas de origem e o correspondente instrumento de pesquisa analisado por cada conjunto de sujeitos.

Quadro 1. Distribuição dos 288 estudantes que participaram da validação do JD e do banco de itens, segundo a característica das escolas de origem e o respectivo instrumento de pesquisa validado.

INSTRUMENTO ESCOLA NÚMERO DE ESTUDANTES

Jogo didático Pública federal de educação profissional 51

Banco de itens

Pública federal militar 112 Pública estadual militar 18 Pública federal de educação profissional 42

Pública estadual 65

Durante a validação do banco de itens, contamos com 219 alunos do segundo e 18 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, matriculados em quatro instituições de ensino (IE) distintas, totalizando 237 participantes.

Como o propósito da investigação compreende investigar a aprendizagem de conteúdos, a pesquisa definitiva tem como público-alvo alunos do Ensino Médio que não tenham estudado os conceitos envolvidos em Hidrostática. Por decisão metodológica, tais estudantes devem estar inscritos em instituições públicas, localizadas na cidade de Salvador, Bahia. A razão em optarmos por estas instituições envolvem a liberdade para desenvolver a interveção e o acesso a estes locais.

A primeira das IE oferece cursos técnicos nas formas integrada, subsequente e PROEJA, conforme Quadro 2. O ingresso nos cursos disponibilizados na forma integrada é feito, anualmente, por concurso público. O ano letivo é dividido em bimestres, a metodologia de avaliação é composta, prioritariamente, por atividades

escritas (testes, relatórios de experimentos, dentre outros) e a metodologia das aulas está pautada na abordagem teórica e experimental tanto de disciplinas típicas do Ensino Médio, quanto específicas da formação profissional escolhida. Para o ensino integrado, que envolve os sujeitos participantes da intervenção educacional inserida nesta pesquisa, as aulas ocorrem no período diurno (matutino e vespertino).

A segunda unidade escolar (UE) é considerada uma escola de grande porte da rede estadual de ensino, atendendo cerca de 1600 estudantes matriculados no Ensino Médio nas formas regular, EJA e PROEJA. A matrícula nesta UE é realizada presencialmente, pela internet ou em qualquer posto de matrícula coordenado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O ano letivo é dividido em 3 trimestres, a metodologia de avaliação é composta, prioritariamente, por atividades escritas (testes, listas de exercícios, pesquisas sobre conteúdos escolares, dentre outros). Entretanto, não é rara execução de outras tarefas que se constituem como avaliações, a citar: peças, seminários, mostras, gincana, dentre outras.

Quadro 2. Distribuição dos cursos técnicos oferecidos na escola pública federal nas modalidades integrado, subsequente e PROEJA

MODALIDADE CURSO TÉCNICO DURAÇÃO

Integrado - Automação Industrial - Edificações - Eletrônica - Eletrotécnica - Geologia

- Manutenção Mecânica Industrial - Química - Refrigeração 4 anos Subsequente - Automação Industrial - Eletrônica - Eletrotécnica

- Manutenção Mecânica Industrial - Meios de Hospedagem

2 anos

PROEJA - Saneamento 4 anos

Para a intervenção educacional que compreende a pesquisa propriamente dita, contamos com uma amostra por conveniência de 115 participantes distribuídos em 8 ciclos21 de uma oficina voltada para estudantes pertencentes a estas duas

21 Com o intuito de garantir o número satisfatório de réplicas do caso e do controle, de forma a diluir

possíveis efeitos produzidos por variáveis de confusão, deverão existir 8 ciclos da oficina, 4 ciclos abrangendo cada um dos dois recortes do desenho de coleta dos dados. Deste modo, Nesta pesquisa, o “caso controle” está relacionado à interação com o estudo dirigido até a terceira onda de medida.

instituições de ensino. Portanto, cada ciclo da oficina foi composto por até 30 participantes. Desta forma, procuramos assegurar uma amostra suficientemente relevante para a análise de dados do ponto de vista quantitativa, visto que a pesquisa tem natureza mista. Entretanto, devido às ausências dos estudantes no curso da intervenção, somente 77 estudantes realizaram todas as tarefas propostas e puderam compor a nossa amostra final. Uma breve descrição dessa oficina encontra-se no tópico a seguir.