• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 DELIMITAÇÕES METODOLÓGICAS DA PESQUISA

2.2 CARACTERIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

2.2.1 Sujeitos Envolvidos na Pesquisa

Na presente pesquisa abriu-se um leque de opções de sujeitos com potencial para participar da pesquisa, no entanto vários aspectos precisavam ser avaliados. A começar pelo recorte do problema de investigação, tendo em vista o tempo disponível para concluir a pesquisa. Para tanto se fez necessário um período de amadurecimento da proposta de investigação para que a definição dos sujeitos a serem ouvidos fosse tomada. Partiu-se assim da premissa de que o presente estudo é desenvolvido na Universidade Estadual de Ponta Grossa, instituição de ensino superior que compreende um universo constituído por sujeitos (agentes) imersos em questões de ordem política, jurídica, pedagógica e administrativa. A definição da unidade que constitui a “situação de crise” em estudo é o “conflito institucional” estabelecido quando da reestruturação do Estágio Curricular Supervisionado da licenciatura.

Desta forma para atender a este recorte de investigação o critério adotado para definir os “sujeitos da pesquisa” foram determinados conforme segue no Quadro 2:

Quadro 2 – Universo e Sujeitos da pesquisa/ Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG de entrevistados-

licenciaturas presenciais

Função exercida na estrutura institucional

Critérios técnicos para o exercício da função

11 Coordenador de Curso49 Escolhido conjuntamente com o

Coordenador adjunto, por chapa, em eleição convocada e coordenada pelo Setor de Conhecimento do qual participam como integrantes do corpo docente do respectivo Curso. Podem candidatar-se os docentes integrantes da carreira do magistério superior, que não estejam em estágio probatório, lotados em qualquer dos Departamentos que contribuam com disciplinas do currículo pleno do respectivo Curso. Ter a mesma graduação do Curso ou em caráter

excepcional e devidamente

justificado, possuir o título de pós graduação na área de abrangência do curso e ministrar aulas no respectivo Curso há pelo menos um (01) ano letivo.

10 Chefe de Departamento50 Escolhido conjuntamente com o

Chefe adjunto em eleição direta, pela maioria absoluta de seus pares e

nomeados pelo Reitor para

administrar a unidade

departamental.

02 Coordenador Geral dos Estágios

das Licenciaturas51

Escolhido entre os Professores Orientadores de Estágio, nomeado por portaria da Reitoria para um período de dois anos, podendo ser reconduzido por uma única vez consecutiva.

10 Coordenador de Área de Estágio em

cada Curso de Licenciatura52

Escolhido entre os Professores

Orientadores de Estágio do

respectivo Curso de Licenciatura e informados aos Colegiados dos Cursos e à Pró Reitoria de Graduação.

Fonte: Levantamento realizado pela Autora, 2017.

A definição dos sujeitos de pesquisa pautou-se na ocupação de cargos na estrutura administrativa da instituição, vinculados aos cursos de licenciaturas da modalidade presencial, ofertados entre os setores de conhecimento da UEPG, como apresentados no Quadro 3:

49 Um coordenador de curso responde pelos Cursos de Licenciatura em: Letras/Português-Inglês; Letras/Português-Espanhol e Letras/Português-Francês (A AUTORA, 2017).

50 Um Chefe de Departamento atende os Cursos de Artes Visuais e Música, já que ambos os cursos são

vinculados ao DEARTE - Departamento de Artes (A AUTORA, 2017).

51 Foi entrevistado o coordenador Geral dos Estágios das Licenciaturas (CGE) na UEPG anterior à

realocação do ECS das licenciaturas e, também o CGE das licenciaturas em exercício logo após a realocação do ECS das licenciaturas para os departamentos de referência (A AUTORA, 2017).

52 Na ocasião das entrevistas, o Curso de Licenciatura em Educação Física não havia determinado o

Coordenador da área de estágio (A AUTORA, 2017).

Quadro 3 – Cursos de licenciaturas por Setor de Conhecimento na UEPG

Setor de Conhecimento Cursos de Licenciatura – modalidade presencial

Setor de Ciências Exatas e Naturais Licenciatura em Matemática

Licenciatura em Física Licenciatura em Química Licenciatura em Geografia

Setor de Ciências Biológicas e da Saúde Licenciatura em Ciências Biológicas

Licenciatura em Educação Física

Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Licenciatura em Pedagogia

Licenciatura em Letras/Português-Inglês Licenciatura em Letras/Português-Espanhol Licenciatura em Letras/Português-Francês Licenciatura em Artes Visuais

Licenciatura em Música Licenciatura em História

Fonte: Divisão de Ensino/Pró Reitora de Graduação. Disponível em ≤http://www.uepg.br/catalogo/cursos/2018.html≥. Acesso em 11 de mar. de 2017.

Os Coordenadores dos Cursos de licenciaturas são os sujeitos responsáveis pela gestão acadêmica do Curso, envolvidos diretamente com: a execução do projeto pedagógico; o incentivo ao desenvolvimento de atividades pedagógicas atrativas; a avaliação consciente e de qualidade; o estímulo ao desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão no âmbito do Curso; a garantia da imersão do graduando na realidade profissional, entre outras ações próprias da função. Partimos desta forma do pressuposto que o Coordenador de Curso tem competência para representar o Colegiado, e assim esclarecer como o Estágio Curricular Supervisionado é reconhecido no Curso sob sua responsabilidade, portanto como tratou o processo de realocação do ECS da licenciatura na instituição.

Aos Chefes de departamentos cabem as atribuições de: coordenar e fiscalizar as atividades do departamento; representar o departamento em instâncias superiores; cumprir e fazer cumprir o Estatuto, os Regimentos e as Resoluções institucionais e elaborar anualmente relatório das atividades do departamento. Desta forma mostrou-se relevante conhecer o que pensam os chefes de departamentos que passaram a gerir a disciplina e os professores orientadores de ECS das licenciaturas, após o processo de realocação do ECS no âmbito das licenciaturas, considerando o caráter teórico e prático do ECS das licenciaturas.

Importante registrar que a manutenção da unidade departamental é uma opção da instituição UEPG, uma vez que a Lei53 nº 5.540/66 que exigia a existência dos departamentos de curso no âmbito do ensino superior, como a menor estrutura acadêmica, deixou de vigorar a partir da Lei de Diretrizes e Bases – LDB54, nº 9.394/96. O que demonstra não existir na instituição uma postura política contrária a estrutura departamental.

A presença na pesquisa do Coordenador Geral dos Estágios das licenciaturas na UEPG advém do envolvimento deste coordenador com todos os colegiados de Cursos das Licenciaturas ofertados na instituição, a PROGRAD55 e as representações oficiais56 da comunidade que recebem o licenciando estagiário da UEPG para fortalecer uma concepção de estágio institucional. Desta forma foi definido para esta pesquisa envolver o coordenador anterior e posterior ao processo de realocação do ECS das licenciaturas na UEPG com o propósito de analisar sob o olhar desta coordenação, as duas configurações dos estágios das licenciaturas, até então apresentadas na instituição.

Os Coordenadores de Áreas de Estágios de cada licenciatura também compõem o elenco de sujeitos entrevistados desta pesquisa porque desempenham a função de articuladores no grupo de Professores Orientadores de Estágio. São os representantes imediatos do ECS da licenciatura junto à comunidade e concomitantemente no contexto de cada Curso: junto às chefias departamentais, colegiado de Curso e os demais professores formadores integrantes do corpo docente que compõe o Curso. Em linhas gerais são os sujeitos que desencadeiam a organização anual das atividades de estágios, cuidando para manter a unidade do trabalho entre os professores formadores de cada Curso em consonância com a proposta de estágio curricular de cada licenciatura e a linha de concepção de ECS da licenciatura na instituição.

Destarte entendemos que com a definição dos sujeitos acima descritos é possível atender ao recorte de investigação proposta quanto à composição das dimensões: legal,

53

LEI Nº 5.540, de 28 de Novembro de 1968 que fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em ≤http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201- publicacaooriginal-1-pl.html≥. Acesso em 21 de jul. de 2018.

54

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, edição atualizada até março de 2017. Disponível em ≤http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm≥ Acesso em 21 de jul. de 2018.

55 Pró Reitoria de Graduação (A AUTORA, 2018).

56 Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação e Escolas da Rede Particular de

pedagógica e das relações sociais durante o processo de realocação do Estágio Curricular Supervisionado das licenciaturas ocorrido na UEPG.