• Nenhum resultado encontrado

5. ESTUDO DE MULTICASOS

5.4 Supermercado D

A loja do Supermercado D opera há oito anos no bairro Cidade dos Funcionários. Faz parte de uma cadeia de 10 lojas criada em 1914 e que está presente em Fortaleza e cidades da região do Cariri.

5.4.1 Características do Supermercado D

O Supermercado D opera com aproximadamente 12.000 itens em seu portfólio de vendas. Tal quantidade supera a média identificada na teoria em 9.000 itens. Sua área útil de vendas é de 850m2, estando também dentro da margem descrita por Parente (2000). O Centro de Distribuição também trabalha com a mesma quantidade de itens numa área de 4.000m2, atendendo à loja diariamente com três veículos. A loja atende seus clientes em 11 check-outs. Quando se fala do percentual de não-alimentos comercializados, outro índice pesquisado pela teoria, a Empresa D vende 20% desse grupo de produtos. O seu CD armazena 25% de não- alimentos. Demonstrar-se-ão, na Tabela 4, os dados do Supermercado D confrontados com a teoria pesquisada sobre as características de um Supermercado Convencional.

Tabela 4 – Características do Supermercado D e de um supermercado convencional

Característica Supermercado D Supermercado Convencional

Itens comercializados 12.000 9.000

Área útil de vendas 850m2 700 – 2.500m2

Quantidade de check-outs 11 7 – 20

5.4.2 Supermercado D - Posição de negociação com os fornecedores

No que se refere ao relacionamento com os demais membros da cadeia de abastecimento, o Supermercado D é atendido tanto pelo seu Centro de Distribuição quanto por outros fornecedores com uma média diária de 23 pedidos diretos de compra, que são todos emitidos pelo CD. Na loja, não existe funcionário dedicado exclusivamente às compras; entretanto os quatro coordenadores da loja confirmam as sugestões de abastecimento dadas pelo sistema de informação utilizado. A loja possui uma carteira ativa de 50 fornecedores que a atendem, assim como o CD, diariamente.

5.4.2.1 Negociação com fornecedores – CD do Supermercado D

No Centro de Distribuição do Supermercado D, seis funcionários são responsáveis pelo relacionamento com os fornecedores no que se refere à emissão das ordens de compra e negociação de preços. Em média são efetuadas diariamente 60 compras. Para atender suas necessidades de materiais o varejista possui em seu cadastro de fornecedores ativos aproximadamente 450 empresas. Sendo assim, os pedidos feitos pelo CD para serem entregues diretamente nas lojas representam aproximadamente 38,33% do total.

5.4.3 Supermercado D – Eficiência Operacional

O depósito da loja do Supermercado D possui 140m2, representando 16,47% da área útil de vendas e 14,73% da área total construída e nele trabalham apenas 5 funcionários. Sua pequena dimensão é justificada pela utilização do Centro de Distribuição como equipamento principal para armazenagem, possuindo área menor que as apresentadas pelos dois supermercados que não centralizam seu estoque. A quantidade de funcionários está relativamente similar às dos supermercados que são atendidos diretamente pelos fornecedores.

Em média a loja descarrega materiais de 30 veículos por dia, sendo do CD e de outros fornecedores locais de itens específicos. Os carregamentos podem vir tanto em pallets, quando são retiradas dos veículos utilizando somente paleteira mecânica manual, quanto em cargas não-paletizadas. Quanto aos tempos necessários para descarga dos produtos, a empresa somente conseguiu mensurar o das cargas paletizadas, que são de: vinte minutos tanto para os veículos com 12 quanto para os com 8 toneladas e quinze minutos para os veículos com 6 toneladas.

O giro de estoque, um dos principais indicadores sobre desempenho logístico utilizados no varejo, do Supermercado D é o melhor dentre os estudados: 51,42 vezes ao ano, ou seja, o estoque é renovado a cada 7 dias. O índice de perdas na loja está em torno de 5% dos materiais movimentados; tal índice é importante porque representa o grau de controle que a empresa tem dos produtos comprados.

5.4.3.1 Eficiência Operacional – CD do Supermercado D

Como já informado, o CD contempla uma área construída de 4.000m2, tendo em seu quadro de funcionários aproximadamente 100 colaboradores.

O tempo médio para descarregar veículos paletizados é de: uma hora para carretas com 24 toneladas e 30 minutos para veículos com 12 e 8 toneladas. O tempo para descarregar cargas não-paletizadas é de: duas horas para 24 toneladas e uma hora para cargas com 12 ou 8 toneladas.

O estoque no CD gira, em média, 25,72 vezes ao ano, o que representa 14 dias de permanência. Tal número é o dobro do identificado na loja da rede, o que significa que o CD mantém uma semana de estoque de segurança para as lojas. O percentual de perdas está em torno de 0,97%; é um índice importante e que reflete a gestão controlada dos estoques.

5.4.4 Supermercado D – Serviço ao Cliente

O não atendimento das demandas dos clientes é fator decisivo na rentabilidade e na participação de mercado nas empresas. No varejo, isso se torna mais crítico pela forte concorrência entre as empresas. De acordo com a gerência, 100% da quantidade pedida é atendida.

O tempo de ciclo dos pedidos de compra e ressuprimento é de 24 horas com nível de atendimento de 99%. Isso demonstra uma boa colaboração na cadeia de abastecimento. Mesmo com índices considerados bons se comparados aos dos demais supermercados, a loja ainda possui percentual de quebra de estoque de 2,5%, sinalizando necessidade de maiores controles na acurácia física e lógica dos materiais comercializados.

5.4.4.1 Serviço ao Cliente – CD do Supermercado D

O Centro de Distribuição atende diariamente as lojas da rede mesmo tendo algumas dificuldades no recebimento das mercadorias. De acordo com o gerente de logística, 85% dos pedidos são atendidos em quantidade total e 90% são entregues dentro do prazo estabelecido quando da emissão da ordem de compra. Na média, os pedidos oriundos de Fortaleza e região metropolitana são entregues em 24 horas. Mesmo com os percalços encontrados em seu abastecimento, o CD conta com um índice de quebra de estoque muito baixo, com cerca de 0,20%, o que comprovaria a boa gestão da cadeia.