• Nenhum resultado encontrado

4 ARTE E CIÊNCIA

5.8 Técnicas de Análise de Dados

A análise do material coletado pelos questionários dos grupos controle e experimental durante esta pesquisa foi considerada a partir três conjuntos. O primeiro diz respeito às palavras evocadas pela expressão meio ambiente (técnica de associação livre). O segundo conjunto está relacionado à percepção da exposição científica como um todo, ou seja, o que chamou mais a atenção dos indivíduos que passaram pela exposição. O

terceiro se refere à opinião dos participantes quanto a possível relação entre a/uma música e a exposição científica.

Os dados foram organizados de acordo com a pertença grupal (controle e experimental), tendo sido controlado o fator da formação musical (não-músico e músico). Desta forma, chegou-se a dois conjuntos de palavras evocadas, e três corpus relativos às questões abertas. Na construção corpus obtido através das respostas sobre a exposição científica em geral leva-se em conta os critérios pertença grupal e formação musical. A questão sobre a música especificamente levou à construção de dois corpus, um referente ao conjunto de respostas do grupo controle e um referente ao conjunto de respostas do grupo experimental, uma vez que o questionário respondido pelos participantes apresenta diferença no enunciado e, conseqüentemente, no material textual produzido. A apresentação dos resultados obtidos através destes corpus também considera o critério formação musical. A análise destes dados foi feita em três etapas que serão descritas a seguir.

Cabe ainda colocar que a análise dos dados provenientes dos questionários do grupo ouvinte foi considerada num único conjunto. Foi construído um corpus a partir das respostas apresentadas e realizada uma análise de conteúdo deste corpus.

5.8.1 Análise dos elementos de centralidade

Os dados encontrados na questão de evocação de palavras a partir da expressão

meio ambiente foram analisados com a ajuda do programa EVOC (Ensemble de

Programmes Permettant l’Analyse des Évocations), (Vergès, 1999). Este programa vem sendo freqüentemente utilizado em pesquisas sobre representações sociais por fazer uma análise lexicográfica que permite uma análise da estrutura das representações sociais, levantando em conta seus elementos centrais e periféricos através da hierarquização dos itens evocados, considerando a freqüência e a ordem de evocação das palavras (Nascimento-Schulze & Camargo, 2000).

É necessário aqui esclarecer dois pontos importantes: 1- o fato desta pesquisa não ter como foco de interesse descobrir e analisar representações sociais sobre meio ambiente propriamente ditas, mas sim refletir acerca da possível influência da música sobre as percepções do referido tema e; 2- o fato da quantidade de questionários respondidos pelos participantes da pesquisa ser reduzido em relação ao ideal para uma análise estrutural das representações sociais. Por estas razões, não se fala aqui em representações sociais, mas em elementos de centralidade das representações.

Neste sentido, o EVOC auxilia esta análise distribuindo as palavras evocadas em quatro quadrantes, facilitando a visualização de elementos centrais e periféricos associados à expressão indutora. O primeiro quadrante (superior esquerdo) está mais diretamente relacionado aos elementos centrais da representação, por conter as palavras mais freqüentes e primeiramente evocadas pelo indivíduo. O segundo (superior direito) e o terceiro (inferior esquerdo) quadrantes são constituídos por elementos que transitam entre a realidade concreta e as representações mais arraigadas. Juntamente com o quarto quadrante (inferior direito), formam o sistema periférico da representação, mais relacionado ao contexto social imediato. O quarto quadrante engloba os elementos de menor freqüência e menor ordenação das palavras evocadas, parte mais individual e menos compartilhada socialmente da representação.

5.8.2 Análise da percepção da exposição

A questão aberta sobre a percepção do que mais chamou atenção na exposição científica foi primeiramente analisada com a ajuda do programa ALCESTE (Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte), (Reinert, 1998). Este programa permite uma análise lexicográfica do material textual e oferece contextos textuais, caracterizados por seu vocabulário e segmentos de textos que compartilham este vocabulário, através de uma análise hierárquica descendente. (Nascimento-Schulze & Camargo, 2000, p. 297). O programa toma como base as unidades de contexto iniciais (UCIs), que nesta pesquisa se referem a resposta de cada participante. O corpus coletado (conjunto constituído por todas as UCIs) é dividido em sub-corpus ou classes de palavras e de unidades de contexto elementar (UCEs), que são segmentos que constituem o ambiente da palavra.

Entretanto, para o contexto desta pesquisa, a análise padrão realizada pelo ALCESTE não se mostrou satisfatória. A não pertinência desta técnica de análise de dados se deu em parte pelo pequeno tamanho das UCIs obtidas pelas respostas dos questionários, e, parte pelo pequeno número destas (cento e quinze UCIs), além do conseqüente pequeno número de UCEs (classe A: trinta e três, classe B: vinte e oito, classe C: quarenta e uma, classe D: trinta e uma). Mesmo tendo-se experimentado o recurso da análise de contraste, oferecido pelo programa e muito utilizado em estudos comparativos entre grupos, não ficou claro a argumentação específica de cada grupo.

Assim, optou-se pela análise de conteúdo categorial temática segundo Bardin (1977). Neste tipo de análise é preciso considerar o caráter subjetivo fortemente presente

no material verbal, que é relato de opinião pessoal. Faz-se necessário uma atenção especial para que seja analisado apenas o material dado, ou seja, as respostas dos questionários, cuidando para não se fazer inferências ou interpretações dos textos.

Primeiramente é feita uma análise dos textos, listando-se os conteúdos presentes em cada resposta (unidades de contexto) e destacando as palavras-chave destes conteúdos. Numa segunda etapa é realizada a explicitação da categorização temática, descrevendo cada categoria temática encontrada no corpus, e sub-categoria temática quando houver, com seus respectivos conteúdos, bem como os grandes temas que são formados por estas categorias. Por fim é construído um quadro temático, utilizando-se o critério de presença e ausência, ressaltando-se não a quantidade de temas e categorias temáticas por unidade de contexto, mas a variedade destes. Foi elaborado, ainda, um quadro adicional para facilitar a observação da presença dos temas encontrados no conjunto dos textos.

5.8.3 Análise da relação entre música e exposição

A questão aberta referente às opiniões sobre as possíveis relações entre a/uma música dos grupos controle e experimental e as três questões abertas referentes às opiniões sobre a música escutada pelo grupo ouvinte também passaram por uma análise de conteúdo categorial temática segundo Bardin (1977). Chegou-se a dois quadros de temas sobre a relação entre música e exposição (um do grupo controle e um do grupo experimental) e um quadro de temas sobre as opiniões em relação à música (grupo ouvinte).

Foi necessário a construção de um corpus específico para o grupo controle e outro para o grupo experimental. Isto se deu pelo fato da presença ou não da linguagem musical na exposição, que exige uma diferença no enunciado: “é possível relacionar a música com a exposição” e “seria possível relacionar uma música com a exposição”.

As três perguntas contempladas no questionário referente ao grupo ouvinte foram consideradas, na seqüência apresentada no próprio questionário, como uma unidade de contexto. Conforme Camargo (no prelo)22, “em se tratando de respostas a questões abertas de um questionário, cada UCI vai ser composta da adição dos textos obtidos das respostas somente quando elas se referirem a um mesmo tema” (p. 2). Como no caso deste questionário as perguntas seguem uma linha de questionamentos sobre a música ouvida, pode-se analisar cada questionário como uma unidade de contexto.

22 Camargo (no prelo). ALCESTE: Um programa informático de análise quantitativa de dados textuais.

6 RESULTADOS