• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2 CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DAS COMUNIDADES ANALISADAS

3.2.1 O Sertão do Pajeú

3.2.1.2 Serra Talhada

A cidade de Serra Talhada, conhecida como a Capital do Xaxado e por ser o berço do cangaceiro Lampião (Virgulino Ferreira), está localizada na região do Sertão do Pajeú, a 415 km da capital pernambucana, Recife. O município, segundo os dados do IBGE de 2015, possui uma população estimada em 84.352 mil habitantes e uma faixa territorial de 2.965 km². O município de Serra Talhada teve início no século XVIII com a chegada do capitão- mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães. Tendo em vista a sua permanência, o capitão português logo tratou de construir uma grande fazenda de criação de gado naquelas terras. O nome dado à fazenda foi inspirado por uma imponente formação rochosa existente no território que mais parecia ser talhada à mão. Devido a essa analogia, a fazenda passou a se chamar Serra Talhada.

Segundo a Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada, o desenvolvimento do local deu-se após a construção, através de mão-de-obra escrava, de uma capela nomeada de Nossa Senhora da Penha, hoje, padroeira da cidade.

Figura 7: Vista parcial da Fazenda Serra Talhada

Fonte: Fundação Casa da Cultura

A posição privilegiada da fazenda, nos caminhos que levavam a outros estados do país, atraiu um movimento de vaqueiros e peões que transportavam seu gado pela estrada que cortava os currais do capitão. Não demorou muito para que negociantes e feirantes começassem a formar ajuntamento no local. Com o comércio adquirindo força, a fazenda passou a receber uma população que, mais tarde, formaria seu primeiro povoado. A priori, a fazenda pertencia ao município de Flores; não demorou muito para que, em 1951, acontecesse

sua emancipação. Quando isso aconteceu, a Fazenda de Serra Talhada passou a ser chamada de Vila Bela.

Com o passar dos tempos, Vila Bela, através da ação política na região, logo foi elevada ao status de município através da lei provincial de número 280. Em 1939, o município passou por uma nova política de nomeação, sendo agora reconhecido como Serra Talhada, seu nome de origem.

Ainda durante seu período enquanto Vila Bela, Serra Talhada foi palco do crescimento de seu mais famoso filho, Lampião. Foi na cidade que o rei do cangaço deu seus primeiros passos em direção à vida no cangaço. Sua história, junto à Maria Bonita e seu bando, foi eternizada na cidade e no Brasil. Hoje, a existência de Lampião é inspiração para grandes eventos culturais realizados na comunidade.

Localizada em posição estratégica, no cruzamento das estradas de acesso à Paraíba, Bahia e Ceará, Serra Talhada é a segunda cidade mais desenvolvida economicamente do Sertão de Pernambuco e o principal município da Mesorregião do Sertão pernambucano. A capital do xaxado, que se encontra em constante crescimento, tornou-se foco de investidores das diversas áreas do comércio. Hoje, o município é responsável por organizar uma das mais importantes feiras de negócios do interior pernambucano, a EXPOSERRA, que atrai anualmente os olhares de investidores e da população pernambucana para a feira. O município ainda realiza, anualmente, eventos voltados para as questões culturais, dentre eles: O Encontro Nordestino de Xaxado, que recebe dançarinos do estilo de todas as regiões do país, e a realização do maior espetáculo a céu aberto do interior do estado, intitulado: O Massacre de

Figura 8: Apresentação de grupo de xaxado, no X Encontro Nordestino de Xaxado, em Serra Talhada - PE

Foto: Alejandro Garcia.

Figura 9: Encenação ao ar-livre do espetáculo O massacre de Angico – A morte de Lampião, em Serra Talhada-PE

Foto: Bruna Verlene.

A cidade ainda cultiva sua tradição nos certames de beleza. Serra Talhada é conhecida também como a cidade tricampeã em beleza feminina. O município é o único do estado a conseguir eleger, por três vezes consecutivas, misses Pernambuco, nos anos de 1974, 1975 e 1976. Em 2016, o município conseguiu sua quarta coroa. Atualmente, a cidade continua realizando os concursos de beleza e movimentando a camada interessada no mundo dos concursos.

Destacamosque a cidade é polo em saúde, comércio e educação. No que diz respeito à educação, o município possui um número significativo de escolas públicas e privadas, cerca

de 17, sendo 9 pertencentes à rede privada e 8, à rede pública. A cidade também conta com 2 instituições de ensino técnico, 1 instituto federal e 5 instituições de ensino superior, sendo 1 federal, 1 estadual e 3 privadas. O município também conta com escolas voltadas para a educação de pessoas especiais. Por conseguinte, Serra Talhada é responsável por acolher moradores vindos de outras cidades que visam aos serviços oferecidos pelo município. Devido às suas instituições de ensino superior, muitos jovens, nascidos em outras localidades, procuram firmar residência na cidade.

A cidade ainda conta com Fundações como, por exemplo: a) a Casa da Cultura de Serra Talhada, que guarda o acervo referente à história da capital do xaxado, b) o Museu do Cangaço, que preza à memória do movimento e dos seus maiores representantes, Lampião e seu bando, e c) a Casa do Artesão.

Figura 2: Visão parcial da cidade de Serra Talhada – PE

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_Talhada

Atualmente, no município, está ocorrendo a construção do primeiro Shopping Center do Sertão do Pajeú e a reforma do aeroporto da cidade, que ampliará o acesso à localidade e seus municípios circunvizinhos.

O movimento esportivo também acaba por atrair visitantes para a cidade. No futebol, o município é representado pelo Serra Talhada Futebol Clube, que atrai torcedores de todo o estado para o Estádio Nildo Pereira, O Pereirão, em dias de jogos com os grandes times pernambucanos. Além disso, recebe eventos esportivos escolares da região.

Com isso, Serra Talhada passa a ser um importante município na região do Pajeú, recebendo diariamente indivíduos pertencentes a outras localidades do país, seja devido à saúde, educação e comércio, seja às manifestações festivas realizadas na terra de Lampião.

3.3 PROCEDIMENTOS PARA A COLETA DOS DADOS

Tendo conhecimento do perfil social e cultural de cada uma das duas cidades que nos propomos a analisar, é de suma importância que realizemos, agora, uma descrição detalhada de como se deu a realização das etapas cruciais para a construção desta pesquisa, a saber: validação da pesquisa, critérios de exclusão e inclusão dos sujeitos da pesquisa, coleta dos dados e seleção dos dados.

3.3.1 A validação da pesquisa

Para que pudéssemos iniciar este trabalho, foram necessárias a realização do processo de cadastro da pesquisa na Plataforma Brasil e a validação da pesquisa frente ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Dedicamos o primeiro passo ao cadastro do pesquisador e da própria pesquisa na Plataforma Brasil. Essa plataforma é uma base nacional e unificada onde são registradas todas as pesquisas que envolvem seres humanos para todo o sistema CEP e Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Ela permite que o pesquisador acompanhe todos os estágios da pesquisa pretendida - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário – possibilitando, inclusive, que o pesquisador acompanhe etapas como a fase de campo e o envio de relatórios da pesquisa: parciais e finais.

Segundo o Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa (SISNEP) envolvendo seres humanos, situado no site oficial do Ministério da Saúde28, a Plataforma Brasil é um meio crucial para a transparência e agilidade do processo da pesquisa, haja vista que há a possibilidade de apresentação de documentos via internet, o que evita o uso do envio da tramitação de protocolos via Correios.

Tendo realizada a etapa do cadastro, demos entrada ao pedido de validação da pesquisa por parte do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O CEP é uma instância colegiada da Universidade Federal de Pernambuco, de natureza consultiva, educativa, deliberativa, autônoma, para a emissão de pareceres sobre protocolos de pesquisas, vinculadas ao CONEP. Esse comitê tem como objetivo o acompanhamento das pesquisas que têm como foco o ser

humano, preservando aspectos de natureza ética. O CEP, então, busca defender a integridade e dignidade de todos os envolvidos na pesquisa.

Segundo a lei de Nº 466, de 12 de dezembro de 201229, todas as pesquisas que envolvem seres humanos devem ser aprovadas pelo CEP. A resolução traz exigências que devem ser seguidas pelo pesquisador, dentre elas, está a obrigatoriedade de o indivíduo participante ser esclarecido sobre todos os procedimentos que envolvem a pesquisa, inclusive sobre os riscos e benefícios que estará exposto ao aceitar participar da pesquisa. Para que a aceitabilidade do participante seja comprovada, o CEP exige que esse indivíduo assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que deve apresentar diferentes redações a depender do indivíduo a ser pesquisado. Para esta pesquisa, utilizamos dois tipos de TCLEs – um para as pessoas maiores de 18 anos e outro para os responsáveis por menores de 18 anos.

Além da anexação dos TCLEs no sistema da plataforma, precisamos anexar outros documentos, como: projeto de pesquisa - contendo todas as informações de nosso trabalho -,

Currículo Lattes de todos dos envolvidos na pesquisa, a Folha de Rosto gerada pela

plataforma Brasil, e pedido de dispensa da Carta de Anuência, já que não nos objetivamos a abordar pessoas em instituições, mas, sim, nas ruas dos municípios.

Após recebermos o parecer positivo do CEP, demos início à pesquisa de campo, conforme descrita na próxima subseção.