• Nenhum resultado encontrado

TECNOLOGIAS DIGITAIS E MATERIAIS EDUCATIVOS PARA A EDUCAÇÃO

2 DIÁLOGO COM OS PARES

2.3 TECNOLOGIAS DIGITAIS E MATERIAIS EDUCATIVOS PARA A EDUCAÇÃO

Os trabalhos acadêmicos compostos nessa categoria possuem como ponto fundamental e explícito em seus objetivos a elaboração de materiais didáticos para a Educação Física escolar.

Vale enfatizar que apenas quatro trabalhos foram encontrados (BOSCATTO, 2017; DINIZ, 2017; TAHARA, 2017; PASSINI, 2017).

O primeiro é a tese de Boscatto (2017), cujo objetivo concentrou-se em “[...] analisar como a construção colaborativa virtual de uma proposta curricular pode contribuir para a Educação Física em um instituto federal localizado no estado de Santa Catarina” (BOSCATTO, 2017, p. 25).

A pesquisa buscou diagnosticar como seis professores de Educação Física desenvolviam suas práticas de ensino para, posteriormente, construir coletivamente uma proposta curricular para o ensino médio integrado e avaliá-la junto aos participantes da investigação.

Ao longo dessas etapas, Boscatto (2017) utilizou recursos digitais como e-mails, Skype e Google Docs, tanto para possibilitar a interação entre os participantes, como para permitir a realização da pesquisa.

O material educativo produzido se constituiu em um documento que apresenta um conjunto de sistematização de saberes curriculares, com base nas práticas corporais de esporte, dança, ginástica, lutas, práticas de aventura e nos conhecimentos sobre o corpo. Essa sistematização curricular organizou-se nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo.

O segundo trabalho é a tese de doutorado de Diniz (2017), que apresenta um material didático, voltado para o Ensino Médio, com enfoque na dança como objeto de conhecimento e no incentivo ao uso do celular e de recursos digitais como redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, vídeos, jogos virtuais, entre outros.

A autora deixou em relevo, ao longo da construção e implementação do material didático, o estímulo em usar as tecnologias como recursos para o ensino da dança a um grupo

focal composto por oito alunos do Ensino Médio, com base nas orientações da segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual fora publicada durante o desenvolvimento da pesquisa.

Como resultado da pesquisa, Diniz (2017) destaca que, além de contribuir para fortalecimento da dança enquanto objeto de conhecimento da Educação Física no Ensino Médio, a pesquisa também pôde evidenciar o impacto das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da dança, na medida em que o uso das tecnologias provocou uma aproximação com a realidade dos alunos, a qual está impregnada com a linguagem digital.

O terceiro trabalho acadêmico constitui-se na tese de doutorado de Tahara (2017). O referido autor lança a proposta de elaborar, implementar e avaliar um material didático digital, de acordo com as habilidades elencadas na Base Nacional Comum Curricular, para auxílio no ensino das Práticas Corporais de Aventura (PCA) urbanas, nas aulas de Educação Física. Como resultado da pesquisa, Tahara (2017) enfatiza a viabilidade de aplicação do material produzido entre os professores participantes da pesquisa, principalmente quando a ênfase da aula se dava nos momentos teóricos e em sala de aula.

Importa destacar que o autor disponibilizou, ao longo da pesquisa, o material didático digital no Facebook para acesso aos professores participantes da pesquisa, os quais foram aplicadas em turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.

O quarto trabalho acadêmico é dissertação de Passini (2017). A pesquisa da referida autora evidencia a produção, avaliação e divulgação de um material didático pautado no uso das tecnologias para auxílio a professores de Educação Física do Ensino Fundamental II no ensino da prova de atletismo do salto em altura, nas três dimensões do conteúdo: atitudinal, procedimental e conceitual.

O material educativo elaborado por Passini (2017) possui em sua estrutura informações escritas e vídeos sobre a origem da prova, regras, fatos históricos, técnicas do salto e sugestão de atividades e foi divulgado por meio de um site a um grupo focal de professores que avaliaram a sua possibilidade de aplicação pedagógica.

Em síntese, importa destacar que a relação das tecnologias e dos materiais educativos ocorrem de forma diferenciada nos quatro trabalhos apresentados.

Enquanto que o uso de recursos digitais serve apenas como ferramentas de auxílio para os procedimentos metodológicos de busca e produção de dados entre os participantes da pesquisa desenvolvida por Boscatto (2017), a tese de Tahara (2017) utiliza as tecnologias para desenvolver um material digital disponibilizado em um endereço eletrônico.

Assim, os únicos trabalhos que produzem um material educativo cujo conteúdo visa auxiliar o professor a incorporar as tecnologias no processo de ensino é a tese de Diniz (2017) e a dissertação de Passini (2017), com a ressalva de que esta última pesquisa aborda somente o vídeo, enquanto a primeira busca uma articulação com um número mais amplo de recursos e ferramentas digitais.

Quadro 10 – Material educativo gerado pela pesquisa Trabalho

acadêmico Material educativo Público direcionado Boscatto (2017) Documento que apresenta um conjunto de sistematização de

saberes curriculares, com base nas práticas corporais de esporte, dança, ginástica, lutas, práticas de aventura e nos conhecimentos sobre o corpo.

Ensino Médio Integrado

Diniz (2017) Material didático para o Ensino Médio com a temática em torno da dança enquanto objeto de conhecimento com incentivo e sugestões de uso das tecnologias digitais.

Ensino Médio

Tahara (2017) Material didático digital, de acordo com as habilidades elencadas na Base Nacional Comum Curricular para auxílio no ensino das Práticas Corporais de Aventura (PCA) urbanas.

Anos Finais do Ensino

Fundamental Passini (2017) Material educativo composto por informações escritas e

vídeos sobre a origem da prova, regras, fatos históricos, técnicas do salto e sugestão de atividades.

Anos Finais do Ensino

Fundamental Fonte: Plataforma Sucupira. Elaborado pelo autor (2020)

Desse modo, percebe-se que há entre a comunidade científica um tímido interesse em realizar pesquisas que visem a produção de instrumentos e recursos didáticos cujo intento concentre-se em articular os usos didáticos das tecnologias digitais ao processo de ensino e aprendizagem de professores de Educação Física.

2.4 ASPECTOS METODOLÓGICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS EM TORNO DA