• Nenhum resultado encontrado

Tipos de manutenção

No documento Administracao II (páginas 196-200)

Existem dois tipos de manutenção: preventiva e corretiva. a) Manutenção preventiva. Consiste numa programação de

vistoria das instalações, de modo a prevenir possíveis falhas no funcionamento das máquinas. A manutenção preventiva não deve prejudicar o funcionamento da fábrica. Para isso, dependendo do caso, precisa ser agendada com bastante antecedência, para não gerar impacto na produção. Lembre-se: equipe parada é custo desnecessário! É perda de dinheiro!

O objetivo da manutenção é manter máquinas, equipamentos e instalações em perfeito estado, para que não apresentem problemas, e com isso não interromper o fluxo de produção nem reduzir a eficiência total.

Mas como parou, se na última revisão, há cinco anos, estava

197 Por que fazer manutenção preventiva?

• Reduz interrupções do trabalho causadas por defeitos nos equipamentos e máquinas. • Aumenta a vida útil das máquinas e equipamentos. • Reduz custos operacionais. • Pode acontecer em momentos mais convenientes para o sistema produtivo. • Desenvolve, nas pessoas, uma cultura de cuidado no manuseio das coisas. • Evita contratempos inesperados. • Permite garantir que as máquinas estarão funcionando em suas melho- res condições de operação.

b) Manutenção corretiva. Ocorre quando as máquinas dão problema. Por isso, é menos indicada, uma vez que está focada em verificar o funcionamento das máquinas só quando dão problemas. É arriscada, uma vez que não se pode prever quando vai acontecer um problema, e leva à interrupção no fluxo de produção.

AGORA É COM VOCÊ

Que tipo de manutenção seu Célio deve fazer nas máquinas dele? E você, nas suas? Pense a respeito e anote no seu bloco de notas.

Fazendo e aprendendo

Você anda de bicicleta? Se você não anda, é provável que conheça alguém que tenha esse hábito.

Você já parou para pensar como é importante que sua bicicleta esteja sempre em ordem e passe por revisões gerais sempre que possível?

Mas atenção! Verificações e pequenos reparos não requerem muita técnica, e você ou aquele amigo ou amiga podem fazer isso em casa, antes de sair para pedalar, desde que tenham as ferramentas adequadas. Afinal, o que vale mais a pena: re- servar mais cinco minutos fazendo manutenção ou correr o risco de que uma peça se quebre e você sofra um acidente?

198

Pense, então, em uma bicicleta, pesquise sobre o assunto e responda:

1. Que tipo de prevenção o ciclista deve realizar?

2. Que providências deve tomar antes de pedalar e que podem gerar manutenção na bicicleta – ou seja, o que deve verificar antes de pedalar? Registre as suas ideias no bloco de notas. Depois, confira algumas possibilidades de respostas, no final deste estudo.

Avalie seu conhecimento

Seu Célio tem um amigo que resolveu montar um “lava-carros” automático. Ajude-o a não cometer os mesmos erros que o nosso empresário do ramo de selaria come- teu. Comece pela escolha do nome da empresa, faça uma pesquisa complementar sobre a Administração da Produção e Operações desse tipo de produto e descreva:

1. Localização industrial e vantagens da escolha.

2. Arranjo físico e justificativa.

Para a pesquisa, você poderá recorrer a revistas especializadas, sites na internet ou pode, simplesmente, entrevistar as pessoas que trabalham em um “lava-carros” automático próximo a sua casa.

Registre todas as informações no seu bloco de notas. Depois, confira algumas possibilidades de respostas, no final deste estudo.

Vale saber

Por que se formam filas de espera?

Já pensou que as filas de espera têm algo a ver com projeto, planejamento do arranjo físico, ge- renciamento de estoques, entre outras coisas? Uma fila de espera é, muitas vezes, caracterizada pela presença de um ou mais clientes esperando

199

As filas se formam, e vão aumentando de tamanho, porque, às vezes, há poucas pessoas para atender quem precisa de atendimento. Você enfrenta muitas filas no supermercado ou no banco? Já foi ao banco no horário de almoço? A fila costuma aumentar, pois também é horário de almoço dos caixas, e é justamente quando as pessoas que possuem outras profissões aproveitam para resolver seus problemas através dos bancários.

Algumas empresas deveriam aprender um pouco de Administração da Produção e Operações, não acha?

Fila de espera combina com perda de tempo, descontentamento, mau gerencia- mento da produção, desordem, perda do cliente, comprometimento da imagem da organização – prejuízo para todos.

Atendimento fluido combina com respeito pelo cliente, satisfação, otimização da produção, boa imagem da organização, fidelidade da clientela – benefícios para todos. Lembre-se disso na sua atuação no mercado de trabalho!

Intertextos

lIVRO

Administração da Produção e Operações, de Norman Gaither e Greg Frazier,

Pioneira Thomson Learning, 2002.

Este é um livro indicado para os que desejam se aprofundar no tema deste estudo. Vale a pena conferir.

sIte

Instituto Chiavenato – http://www.chiavenato.com/

Idalberto Chiavenato é um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de Administração. No site, você encontrará informações valiosas para o seu trabalho em Administração. Vale a pena conferir e se cadastrar.

200

Glossário

Abstrato

É o que só existe como ideia, sem representação material.

Balanceado

Equilibrado.

Gargalos

Áreas mais estreitas, pontos de estrangulamento pelos quais a passagem do fluxo é mais difícil. Pense em uma garrafa ou em um funil. O gargalo controla a saída do líquido.

Ociosidade

Que está sem fazer nada ou que não está produzindo.

Sela

Peça de couro posta sobre o lombo do cavalo, e outros animais de montaria, para que o cavaleiro se sente.

Selaria

Loja que vende selas e outros produtos para montaria.

Varejista

Aquele que faz comércio em pequena escala, em menor quantidade; contrário de atacadista.

O que você estudou:

Localização e layout da fábrica.

Manutenção de equipamentos.

No documento Administracao II (páginas 196-200)