• Nenhum resultado encontrado

Trabalho 11: Customizing scaffolds for game-based learning in physics:

4 PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE JOGOS E EDUCAÇÃO

4.11 Trabalho 11: Customizing scaffolds for game-based learning in physics:

2017).

Este estudo usou o jogo educacional digital Crayon Physics Deluxe (CPD), para explorar os efeitos da injeção de andaimes de autodesenvolvimento nos resultados de aprendizagem dos alunos. O objetivo foi identificar quais os efeitos dos jogos digitais na aprendizagem, particularmente no domínio da Física.

O andaime (tradução livre para scaffold) é definido como o processo pelo qual um professor ou colega mais experiente oferece assistência que permite aos alunos resolver tarefas que, de outra forma, seriam difíceis de serem completadas independentemente. O conceito de andaimes vem da zona de desenvolvimento proximal (ZPD) de Vygotsky.

O andaime nos jogos é usado para suplantar a lacuna entre as habilidades atuais do jogador e as que precisam ser bem-sucedidas no próximo nível do jogo. Em jogos comerciais, vários tipos de andaimes são usados para explicar as regras do jogo, explorar estratégias de jogos e familiarizar os jogadores com as habilidades necessárias para se mover pelos níveis sem muita frustração. Quando os jogadores ficam presos, os andaimes apropriados podem fazê-los sentir-se mais bem-sucedidos e motivá-los a continuar jogando. Os andaimes adequados proporcionam uma experiência de jogo satisfatória para os jogadores. Da mesma forma, a jogabilidade deve ser apoiada com feedback e andaime adequados para atender aos requisitos de aprendizagem dos alunos para que eles possam completar as tarefas e resolver os problemas. No entanto, os pesquisadores propuseram que o andaime de um jogo pode envolver compromissos entre os ganhos de aprendizado e as percepções dos alunos sobre a diversão de jogar. A dependência dos andaimes poderia levá-los a usá-lo apenas para obter informações suficientes para se deslocar pelo jogo sem realmente aprender o material de tal forma que ele possa ser mantido. Também poderia reduzir a capacidade dos alunos de aplicar os conhecimentos e as habilidades de forma criativa. Fisch (2005) indicou que os andaimes bem projetados não devem apenas ajudar os jogadores a refinar suas estratégias de jogo, mas também devem aumentar os efeitos de aprendizagem. Portanto, quando os andaimes são integrados em jogos, designers ou instrutores devem considerar se devem ser usados como ferramentas para

auxiliar o avanço através dos níveis do jogo e, assim, funcionar como "andaimes de jogos", ou mesmo melhor, para facilitar efeitos de aprendizado específicos, assim funcionando como " andaimes de aprendizagem".

De uma escola secundária no norte de Taiwan, 126 participantes em quatro classes foram selecionados para participar em uma das condições do grupo: andaimes de demonstração, não andaimes, marcação características crítica, e os grupos não-jogo.

Neste estudo, os alunos tiveram duas oportunidades diferentes para demonstrar sua criatividade, uma enquanto eles estavam usando o Crayon Physics Deluxe e o outro enquanto eles estavam projetando seus próprios episódios de jogo. Nosso design de estudo se encaixa no princípio do "aprendizado com problemas" da teoria da aprendizagem do "construtivismo". Os alunos poderiam apresentar abordagens criativas para resolver os enigmas na sessão de jogo e, ao mesmo tempo, ter a chance de demonstrar criatividade na sessão de design do episódio do jogo.

Os resultados de aprendizagem que este estudo procurou identificar são: aquisição de conhecimento e criatividade de design. O jogo foi adaptado para determinar se os alunos podiam adquirir um melhor conhecimento físico (na forma de mapas conceituais) e mostrar uma boa criatividade de design (na forma de projetos de episódios de jogos) com base no tipo de andaimes fornecidos no jogo. Também visava determinar se o uso de andaimes pode ampliar o pensamento dos alunos além dos limites do conceito original ou encorajar o pensamento flexível.

Figura 19 – The Crayon Physics Deluxe: ambiente do jogo.

Os resultados sugerem que este jogo educacional bem projetado pode ser mais benéfico do que a condição sem jogo em termos de promover conceitos de física de aprendizado. Os benefícios de aprendizagem podem ser atribuídos ao contexto de CPD em que episódios de jogo estimulam conexões entre experiências e conhecimentos existentes e novos, tornando a aprendizagem mais significativa e concreta. Isso implica que os jogos educacionais em um domínio de conhecimento relacionado têm potencial para melhorar os resultados de aprendizagem, ajudando os alunos a associar as estratégias necessárias para passar pelo jogo com os conceitos de física que aprenderam.

Em termos de criatividade no design de episódios de jogo, os resultados sugerem que a marcação de recursos críticos de andaimes efetivamente ajudou os participantes a entender melhor como aplicar objetos-chave para resolver os enigmas e navegar pelo jogo. Uma vez que os participantes só receberam pistas críticas, eles ainda tiveram que pensar em como aplicá-los, o que talvez os tenha treinado para pensar mais deliberadamente sobre as táticas de jogo. Portanto, seus projetos de jogos tiveram melhor viabilidade e foram mais prováveis de serem executados com sucesso.

Como no trabalho anterior, aqui os autores fizeram uso de um software comercial. Nesse caso, o software apresenta uma série de desafios que se ancoram em conceitos físicos para a sua resolução, trazendo oportunidades de ensino e aprendizagem de Física por intermédio da posterior associação das situações com os conceitos, feita pelo professor. Esse é um ponto que concordamos no uso de softwares digitais. Entretanto, mais uma vez, temos aqui apenas o uso de um jogo já desenvolvido, quando nossa prioridade seria o desenvolvimento de jogos.