• Nenhum resultado encontrado

UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS

PROGRAMAS DE ENSINO DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES

DE GUIA DE TURISMO NACIONAL E DE COZINHEIRO DO SERVIÇO

NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DO ESTADO DE

SANTA CATARINA

6.1 Propostas de Programas Ambientais

6.1.1 Programa 1

Tema: O Senac vai á comunidade.

Objetivo: sensibilizar/conscientizar a comunidade através de ações de práticas ambientais para a preservação do meio ambiente.

Justificativa: exercer a responsabilidade social é ter consciência maior sobre as questões culturais, ambientais e de gênero e obter um diferencial de seus produtos e serviços diante de seus competidores menos responsáveis socialmente. Somente isto já é uma justificativa suficiente para mudanças estratégicas das instituições.

Atividades Práticas: levar cursos de jardinagem e técnicas para elaborar pequenas hortas às escolas, locais mais afastados do centro urbano de Florianópolis que estão sem áreas verdes como parques, jardins ou ruas. Sem custos para as mesmas, atuando junto aos centros comunitários, igrejas e nas escolas da região. Isto poderá melhorar não somente a humanização dos espaços, como também criar alternativas de renda para as comunidades e escolas, uma vez que os participantes do curso terão atividades práticas de cuidados de plantas, flores, vegetais. Elaborando uma

horta, jardins de casas, edifícios, etc. O que foi plantado nas hortas pode servir para as crianças das escolas consumirem ou fazer feira comunitária com venda de produtos sem agrotóxicos. Além deste, existem muitas pessoas que gostam de ter um jardim, gramados vastos, flores abundantes e variadas e para isto pagam jardineiros qualificados para o cuidado necessário.

Esta é uma atitude já em pauta para alguns empresários que estão preocupados com e ambiente em que vivem, e o SENAC/SC pode ser parceiro destas empresas para um trabalho integrado. Como exemplo, as empresas colocarem seus produtos à disposição desta Instituição, contando com seu recurso humano. Em conjunto, ambas estarão realizando um bem social.

6.1.2 Programa 2

Tema: 15 minutos de tributo ao meio ambiente.

Objetivo: sensibilizar/conscientizar os atores sociais da instituição SENAC quanto aos cuidados do meio ambiente.

Justificativa: constatou-se percebido também, que a instituição carece de atividades que venham conscientizar todos os envolvidos no sistema, isto é, dirigentes, funcionários, professores, alunos. Conforme já exposto anteriormente, há no espaço da instituição lixeiras seletivas de lixo, mas como em tantos outros espaços escolares, as mesmas não são utilizadas de maneira correta. Além disso, há muitos elementos que podem ser trabalhados, como por exemplo, os Cursos, através dos professores já qualificados, fazer uso dos resíduos oriundos das atividades do mesmo, para orientar aos alunos quanto ao seu destino.

Materiais como restos de tintas, de embalagens de pintura em tela, em tecido, entre outros; latas de refrigerante, óleo saturados na preparação dos alimentos, cascas de frutas e verduras, cascas de ovos, embalagens plásticas, papelão, sacolas plásticas, papéis que não servem mais para anotações, depois de transformados em blocos, entre outros materiais podem servir para outras atividades, ainda como organizar caixa para compostagem e que remeterá para o

curso de jardinagem e paisagismo, ou reaproveitamento de cascas para elaboração de doces etc. Há um mundo a ser explorado, para isso, faz-se necessário organizar as etapas de trabalho.

Com tais atividades, o SENAC estará desenvolvendo atividades sociais, a esperança de um mundo mais saudável para todos e dias mais promissores para a própria instituição, pois, o cuidado com o meio ambiente também é visto como um benefício econômico. Ao iniciar um trabalho de educação ambiental (gestão ambiental), será necessário, entre tantas outras coisas, que a instituição identifique problemas relacionados com desperdícios e com o uso de produtos desapropriados, que agridem ao meio ambiente. Agir para corrigir estes problemas, irá melhorar a imagem da empresa e também economizar dinheiro, que poderá ser revertido em investimentos para a própria instituição ou para uma outra causa social.

Atividades Práticas: campanhas periódicas em salas de aula, para alertar quanto ao uso de energia e água em excesso, quanto ao uso das lixeiras, entre outros, dentro da instituição de ensino e fora desta. Esta campanha deve ser periódica (semanal ou quinzenal, denominada “15 minutos de tributo ao meio ambiente”) para despertar junto aos sujeitos, uma consciência ecológica, pois não basta fazer uma palestra com pessoas renomadas na área e dar por encerrada a missão. Este é um trabalho constante e deve ser inovador.

Como exemplo, programar atividade diferente para cada “tributo ao meio ambiente”. Projeção de filmes, exposição temática, campanhas, gincanas (organizar as turmas para que as mesmas criem logos com temas ambientais para sua equipe), concursos de pintura com temas específicos ao meio ambiente, concurso de preparação de alimentos com receitas inovadores que utilizam alimentos orgânicos, reaproveitamento de alimentos, uso de cascas, folhas entre outros que não é feito uso habitual, além de ser jogado fora. Inclusive, oferecendo premiações, as quais podem ser a participação em cursos do Senac, ou solicitar patrocínio de empresas para doação de prêmios. Enfim, sistematizar diversas atividades, envolvendo alunos, professores, funcionários e dirigentes. Ressalte-se que se não houver a participação dos agentes internos da instituição, dificilmente ocorrerá participação efetiva dos alunos.

6.1.3 Programa 3

Tema: Capacitação do corpo docente e administrativo.

Objetivo: capacitar o corpo docente quanto à inserção do tema educação ambiental, de forma conjunta com os demais temas transversais, para a melhoria da prática pedagógica interdisciplinar.

Justificativa: constatou-se, através das pesquisas bibliográficas e questionários, um discurso evasivo a respeito dos temas transversais por parte da instituição como um todo. Desta forma, ao apresentar os temas transversais como uma atividade que auxilia no desenvolvimento do sujeito cidadão, faz-se necessário criar condições, através de estratégias bem definidas, para a inserção dos agentes de mudança do SENAC/SC. Fato importante, uma vez que a instituição vem trabalhando com diversos cursos de ensino técnico. Poderá assim, fazer uso adequado de acordo com as recomendações dos PCN’s. Este curso de capacitação irá melhorar o desempenho dos professores, funcionários e, conseqüentemente, dos alunos.

A finalidade de qualquer programa de formação de professores dentro de padrões éticos, comportamentais, coletivos, emocionais, entre outros, são para o alcance de uma educação democrática dos cidadãos. Isto deve ser desenvolvido sob uma série de condutas de destrezas e conhecimentos necessários para a incorporação efetiva das dimensões citadas nos PCN’s.

Atividade: organizar grupos de estudos sobre temas transversais, elegendo um professor para que, a cada encontro este prepare atividades que integrem temas transversais; cujo objetivo é o de obter atividades que vá além da teoria, mas que seja levado à prática nestes encontros, servindo como modelos que poderão ser referenciais para as atividades com os alunos.