• Nenhum resultado encontrado

5 O estado da prática de universidades corporativas

5.2 Universidade Correios

5.2.1 Histórico, propósito, estrutura e clientela

A Universidade Correios foi criada a partir da fusão da Escola Superior de Adminis- tração Postal com o Departamento de Treinamento & Desenvolvimento de Pessoal, em 2000. A Escola Superior de Administração Postal, ao longo de sua existência, formou aproximada- mente 1.800 administradores postais, em suas 25 turmas. Esses cursos tinham a duração de dois anos e, embora para os Correios seus egressos fossem considerados profissionais de nível superior, esse reconhecimento nunca chegou a existir por parte do Ministério da Educação. Na hierarquia dos Correios, a universidade situa-se no nível de departamento, seu titular tem a função de “coordenador nacional” e subordina-se ao diretor de Recursos Humanos da empre- sa. A sede da Universidade Correios localiza-se em Brasília e sua estrutura compreende: dois centros de treinamento & desenvolvimento, situados no Rio de Janeiro e em São Paulo e de- zoito unidades de treinamento & desenvolvimento, de menor porte, se comparadas aos centros citados, em outras cidades do País. A Universidade Correios conta com equipe dedicada, in- cluindo aproximadamente 60 instrutores temporários. Os instrutores fixos estão em fase de extinção, uma vez que não houve interesse da organização em mantê-los, sob pena de perda de qualidade dos programas realizados. A clientela atendida pela Universidade Correios a- brange 112 mil empregados, dos quais 5 mil são profissionais de nível superior. A clientela potencial global, se incluídos os franqueados pelos Correios, chega aos 150 mil. O atendimen- to à clientela deve levar em conta as áreas de estruturação dos Correios: operacional, comerci- al, financeira, internacional, tecnológica, recursos humanos, administração e controle.

5.2.2 Programas e estratégias

Os programas de pós-graduação realizados pela Universidade Correios vinculam-se ao planejamento estratégico da instituição. O planejamento estratégico dos Correios é concebido

com horizonte de cinco anos, com revisão anual. A definição dos programas de pós-graduação corresponde às prioridades estabelecidas no planejamento estratégico. A Universidade Cor- reios concluiu, em 2003, os Cursos de Especialização em Tecnologia da Informação e de Es- pecialização em Logística Empresarial. Ambos os cursos foram realizados em parceria com a Universidade de Brasília – UnB e organizados como turma fechada para os Correios. Cada curso teve o total de 400 horas-aula e contou com a participação de 35 alunos. Para a realiza- ção desses cursos, houve atuação diferenciada da Universidade Correios: no caso do MBA em Tecnologia da Informação, a Universidade de Brasília demonstrou expertise que prescindiu de colaboração mais intensiva e direta da Universidade Correios, no que tange ao conteúdo do programa. No entanto, em relação ao MBA em Logística Empresarial, a Universidade de Bra- sília não detinha o domínio necessário à realização do programa, o que ensejou etapa prelimi- nar de conhecimento, por parte dos professores da UnB, sobre a estrutura e o funcionamento da área operacional dos Correios, que se situa na cidade de São Paulo, visando ao entendi- mento do trabalho executado nos centros de triagem e de distribuição postal. Novos cursos de especialização estão previstos para 2005: (i) Sistemas Orientados a Objetos, (ii) Marketing em Varejo e (iii) MBA em Finanças. O Curso de Sistemas Orientados a Objetos terá 40 alunos e será realizado na Universidade Correios, também em parceria com a UnB. Esse curso teve seu conteúdo desenvolvido conjuntamente pela Universidade Correios e pela UnB, sendo o corpo docente integralmente composto por professores da instituição acadêmica. A realização do Curso de Sistemas Orientados a Objetos marca o fim da opção dos Correios de realizar todos os programas de pós-graduação em parceria com a Universidade de Brasília, como decorrên- cia de um convênio de cooperação institucional. A atual orientação estratégica da Universida- de Correios preconiza explorar amplamente situações de competitividade entre as instituições que possam vir a estabelecer parceria com os Correios. Nesse sentido, caberá à Universidade Correios a elaboração do projeto básico de programa de pós-graduação em área de interesse

estratégico da empresa, que deverá ser divulgado a potenciais parceiros, visando a obter pro- postas de realização do curso para análise e deliberação. De acordo com essa nova sistemática de maior competitividade entre os potenciais parceiros, serão realizados os próximos progra- mas de pós-graduação que estão previstos: Marketing em Varejo, destinado a 35 participantes da área comercial, e MBA em Finanças, também para 35 participantes. No caso desses pro- gramas, estão sendo analisadas propostas das melhores instituições acadêmicas do País. Os programas de pós-graduação até agora idealizados são todos presenciais e não há, por enquan- to, perspectiva de realizá-los na modalidade de educação a distância.

A avaliação cognitiva é feita pela universidade acadêmica. A Universidade Correios, além de acompanhar o processo de avaliação da universidade acadêmica, avalia os conteúdos propostos em relação aos definidos no projeto básico pelos Correios; assegura que os traba- lhos finais de curso sejam realizados em sintonia com interesses da empresa, visando a sua aplicabilidade no ambiente de trabalho, incluindo a apresentação do trabalho final para os profissionais da empresa que atuam naquela área, disponibilizando-o tanto na versão física, por meio da biblioteca, quando na versão virtual, na intranet dos Correios.

A Universidade Correios não tem a intenção de desenvolver programa autônomo de pós-graduação. A estratégia permanecerá sendo de parceria com instituições acadêmicas de ensino superior.

As informações referentes ao estado da prática da Universidade Correios foram obti- das mediante entrevista com o coordenador de pós-graduação, Prof. Osmar Braz.