• Nenhum resultado encontrado

2 MARCO TEÓRICO: DA SOLIDEZ DOS AUTORES À FLUIDEZ DOS DAS

4.2 OS JOVENS E SUA CIDADE

4.2.3 Outras percepções juvenis sobre a cidade

4.2.3.2 Vantagens e desvantagens de morar em Porto Alegre

4.2.3.2.1 Vantagens

Seguindo o raciocínio de que os jovens de distintos segmentos sociais têm convergências e divergências não só no espaço concreto da cidade, mas também em suas percepções urbanas, o tema “vantagens de morar em Porto Alegre” também apresentou tais aproximações e distanciamentos, como é possível observar a partir do esquema que segue.

Figura 20 - Esquema “Em sua opinião, quais são as principais vantagens de morar em Porto Alegre?”

Fonte: Elaborado pelo autor (2019).

Os dois grandes eixos que marcaram o movimento de convergência da percepção dos jovens sobre as vantagens de morar em Porto Alegre foram “cultura” e “lazer”, com respostas que podem ser observadas no quadro que segue.

Quadro 13 - Respostas dos jovens das escolas A e B (convergências) sobre as vantagens de morar em Porto Alegre

Categoria Respostas

Cultura/ Lazer

- a cultura é muito boa - o chimarrão

- diversidade de lugares culturais - comida boa

- cultura bem aproveitada

- opções variadas de lazer e divertimento - os lugares para passeio

- Por ser "cidade grande" temos mais disponibilidades de tecnologias, espaço de lazer, diversidade de culturas

- a enorme parcela de artistas locais e lugares que apoiam a cultura - variedade de espaços de lazer

- cidade grande com aspecto de cidade pequena, tem vários lugares para visitar e passar tempo

Fonte: Elaborado pelo autor (2019).

Para corroborar no entendimento do que afirmam os jovens das duas realidades sobre as vantagens de morar em Porto Alegre, no campo da cultura e do lazer, e, ao apresentar a afirmação “em Porto Alegre existem boas opções de lazer”, a massiva maioria dos sujeitos assinalou, a partir de opções na escala Likert, as duas que se referem ao grau de concordância (plena ou parcial); vide o gráfico que segue. Gráfico 16 - Escala Likert – Em Porto Alegre existem boas

opções de lazer

Fonte: Elaborado pelo autor (2019).

Há um entendimento comum, portanto, de que em Porto Alegre existem, como afirmado pelos jovens, boa opções de lazer e, em conjunto com as análises das respostas sobre tais vantagens, a percepção dessas boas opções de lazer reside, de maneira geral, no aproveitamento dos espaços públicos, nas opções culturais da cidade (e em seus artistas, como apontado por um jovem), nas comidas

típicas e na bebida tradicional (o chimarrão) e no fato de que há um entendimento, entre muitos porto-alegrenses, de que a cidade, mesmo sendo uma metrópole e capital de estado, apresenta características de uma cidade pequena. Esse entendimento se dá, muito provavelmente, devido ao movimento migratório chamado “movimento pendular”, o qual é entendido como o movimento diário de pessoas entre seus locais de residência e seus locais de trabalho, desde que esse movimento seja de considerável distância e/ou tempo. É o caso de Porto Alegre e das cidades limítrofes ou da própria região metropolitana. A capital conta com pouco menos de um milhão e quinhentos mil habitantes; contudo, a cidade “incha” durante o dia, quando um número tão grande quanto o da população da capital chega ao seu destino, para trabalhar, e, ao final do dia, retorna para suas casas, “esvaziando” a cidade.

No caso das respostas divergentes sobre as vantagens de morar em Porto Alegre, os jovens da escola A responderam que os benefícios de morar na capital residem em três focos: trabalho, educação e logística. Alguns exemplos de respostas podem ser verificados no quadro que segue.

Quadro 14 - Respostas dos jovens da escola A sobre as vantagens de morar em Porto Alegre

Categoria Respostas

Trabalho

- tem bastantes empresas e empregos - possibilidade de estágios

- ter mais opções de emprego

- tem mais oportunidades de emprego que em outras cidades

Educação

- ensino e oportunidades que vêm - oportunidades de formação - tem faculdade perto

- ter faculdades boas - mais opções de estudo

- oportunidades de estudos em melhores escolas - ter as instituições de estudo na cidade

- ter mais opções de estudo do que no interior

Logística

- tem facilidade de locomoção

- fica perto de comércios baratos, é fácil a locomoção - morar perto de tudo

- ônibus para vários lugares, pena que está caro - supermercado perto de casa

- ter acesso prático a hospitais, escolas, aeroporto - ter tudo o que eu preciso perto

Já os jovens da escola B afirmaram que as vantagens estão relacionadas ao clima, à natureza, à família e aos amigos. Alguns exemplos de respostas podem ser verificados no quadro que segue.

Quadro 15 - Respostas dos jovens da escola B sobre as vantagens de morar em Porto Alegre

Categoria Respostas Clima - acho uma cidade bonita e com um clima muito bom

- cidade com clima agradável

Natureza - os parques de Porto Alegre

- vários parques e áreas de lazer

Família

- é a cidade natal da minha família

- é onde a maior parte da minha família vive

- minha família mora aqui e eu já estou adaptado aos costumes - minha família mora aqui e é uma cidade acolhedora

Amigos

- minhas amizades

- as pessoas com quem convivo

- meus amigos e diversidade de coisas para fazer

Fonte: Elaborado pelo autor (2019).

Acredito que a interpretação dos dois últimos quadros apresentados sobre as diferentes percepções das vantagens de morar em Porto Alegre, a partir de levantamentos específicos de jovens da escola “A” (pública) e “B” (privada), só é possível pelo entendimento de que existem distintas percepções sobre o urbano, considerando-se os recortes socio-econômico-culturais diversos apresentados na caracterização da amostra desta investigação.

Impressiona como as respostas apresentadas como “vantagens” de morar em Porto Alegre se apresentam de maneiras distintas. Tais diferenças são compreendidas a partir do momento em que conseguimos entender que existem diferenças em relação às necessidades particulares de cada grupo. Ao declarar que as boas opções de ensino e as oportunidades de trabalho são vantagens para morar em Porto Alegre, os jovens da escola pública estão afirmando que isso são necessidades efetivas e demandadas por eles. Por outro lado, os jovens da escola B não apontaram essas vantagens, muito provavelmente pelo fato de que bom estudo e boas oportunidades de trabalho são condicionantes que – a priori – já lhes estão garantidas, dada sua condição social. Ao mesmo tempo, não é demérito algum, para os jovens da escola B, afirmarem que as questões sobre o bom clima da cidade ou a presença de áreas verdes, ou ainda a proximidade dos amigos e da família são vantagens de morar

em Porto Alegre. Tais diferenças apontam, unicamente, para um reflexo da gigantesca desigualdade social presente – e em franco aumento – no Brasil.