• Nenhum resultado encontrado

VIBRAÇÃO ORIGINAL DE ORIXALÁ

No documento 7030265 Umbanda a ProtosIntese cOsmica f (páginas 173-177)

1. CONCEITO

O termo sagrado ORIXALÁ primitivamente era Araxalá. Muito mais tarde foi fonetizado como Oshila ou Yshola. Mais recentemente, outros povos, inclusive os africanos ocidentais, fonetizaram esse termo sagrado como OBATALÁ ou OXALÁ. Traduzindo esses termos ou vocábulos segundo a Coroa da Palavra ou a Ciência do Verbo, através do Alfabeto Adâmico, Vatânico ou Devanagárico (originado do primitivo alfabeto da Raça Vermelha), teríamos:

ORIXALÁ portanto traduz: A LUZ DO SENHOR DEUS.

2. ATIVIDADE ESPIRITUAL KÁRMICA

A Vibração de Orixalá reflete o Princípio Incriado; o puro Princípio Espiritual; o Verbo Solar e sua Ciência (através de Ysho — 9J 4^ ). Traduzamos em palavras mais simples essas assertivas. A Vibração de Orixalá é diretamente supervisionada pela Hierarquia Crística. Não que com isso afirmaremos que o comandante vibratório dessa Faixa Espiritual seja Oxalá — O Cristo Jesus. Dizemos sim que o Mesmo supervisiona-a através de toda a Confraria dos Espíritos Ancestrais. A Vibração de Orixalá é a detentora da Luz Espiritual que ilumina toda a Corrente Astral de Umbanda. Foi a responsável pela vinda de Seres Espirituais "errantes" de todo o Universo para o planeta Terra. Atualmente, sua função ou atividade espiritual prende-se em refletir a toda coletividade do Movimento Umbandista a Luz da Divindade, por meio de suas Entidades atuantes, que nas raras vezes

mediunidade trazem mensagens edificantes e elevadas, visando elevar os Filhos de Fé do Movimento Umbandista. Fazem isso por meio da palavra ou das "preces cantadas", que traduzem fortes imagens de ordem moral, espiritual, etc.

Em caráter hierático, Orixalá trabalha no sentido da reascensão da humanidade, primeiramente no universo astral, e daí para as suas origens no Cosmo Espiritual. Assim, Orixalá reflete o Princípio Espiritual.

Em se tratando da Magia Etérico-Física, atua dissipando as correntes deletérias que se formam no planeta Terra; manipula as energias solares em benefício da manutenção da vida física no planeta, como atua neutralizando, por meio das suas puras vibrações, as energias contrárias ou originárias dos Magos-Negros, que sempre tentam desequilibrar vibratoriamente o planeta Terra, não conseguindo êxito em virtude da Possante Vibratória de Orixalá, por meio da atuação de seus Orishas, Protetores e Enviados da Luz para as Sombras ou dessas para as Trevas (os EXUS GUARDIÃES de Orixalá).

3. GRAFIA SAGRADA OU LEI DE PEMBA

Dentro do grafismo ou escrita sagrada, o alfabeto que traduz os equivalentes vibratórios de ordem astral (clichês astrais que, quando ativados, produ-

LEI DE PEMBA (de baixo para cima)

zem ações várias) é o dito adâmico, vatânico ou devanagárico.

O termo sagrado ORIXALÁ, que assim se expressa nesse alfabeto original, tem equivalências vibratórias na Magia Astro Etérico-Física.

Além dos sinais sagrados, daremos também seus valores numéricos, que além da quantidade expressam qualidades, através da unidade letra-som.

4. OS 7 ORISHAS MENORES — OS GUIAS — OS PROTETORES

Sem entrarmos em pormenores, coisas que faremos no próximo capítulo, diremos que a Hierarquia Sagrada da Corrente Astral de Umbanda obedece 3 planos, subdivididos em 7 graus.

No lº plano temos as Entidades que denominamos ORISHAS MENORES (Orishas — Senhores da Luz).

No 2º plano temos as Entidades que denominamos GUIAS (Refletores da Luz). No 3º plano temos as Entidades que denominamos PROTETORES (Executores da Luz). Assim, hierarquicamente temos:

Os 7 ORISHAS MENORES são os que representam, aqui no planeta Terra, em seu plano físico e astral, o ORISHA ANCESTRAL.

Os 7 ORISHAS MENORES da Vibração de Orixalá são:

1. CABOCLO URUBATÃO DA GUIA 2. CABOCLO GUARACY 3. CABOCLO GUARANY 4. CABOCLO AYMORÉ 5. CABOCLO TUPY 6. CABOCLO UBIRATAN 7. CABOCLO UBIRAJARA

Abaixo dessas Entidades, temos os GUIAS. São Guias da Vibratória de Orixalá:

CABOCLO ÁGUIA BRANCA, CABOCLO ITINGUÇU, CABOCLO GIRASSOL, CABOCLO NUVEM BRANCA, CABOCLO GUARANTAN, etc.

Logo abaixo, dentro da Hierarquia sagrada, temos os PROTETORES. Dentre eles, citaremos:

CABOCLO GUARANÁ, CABOCLO MALEMBÁ, CABOCLO ÁGUA BRANCA, CABOCLO DAS ÁGUAS CLARAS, CABOCLO JACUTINGA, CABOCLO LÍRIO BRANCO, CABOCLO DA FOLHA BRANCA, CABOCLO IBITAN, etc*

5. ATUAÇÃO DESSAS

ENTIDADES

Os Orishas Menores dessa Faixa Vibratória, via de regra, não "baixam", podendo fazê-lo muito raramente e de permanência curtíssima no "reino" (incorporados) . Fazem-no dando mensagens de caráter geral.

Os Guias também não "baixam" a toda hora. Primeiro, em virtude de raramente assumirem a chefia mediúnica (a "cabeça do médium"). Quando o fazem, não é na incorporação, é fazendo com que outra Entidade de outra faixa espiritual assuma a função mediúnica na incorporação. Utilizam-se muito de outras faculdades mediúnicas, tais como: clarividência, clariaudiência, sensibilidade psicoastral, psicografia, irradiação intuitiva, etc.

* Que os Filhos de Fé entendam, que independentemente do grau, todas as Entidades Espirituais trabalham. Esperamos que os Filhos de Fé também trabalhem...

Os Protetores, quando atuam, fazem-no de modo muito particular, em geral não se dizendo dessa Vibração, só se identificando, quando assim acharem necessário, por meio da Lei de Pemba, o que a grande maioria dos Filhos de Fé desconhece por completo. Não dão consultas, só vibram suas possantes energias quando há necessidade premente disso no Templo em que os evocam, sendo utilíssimos na higienização mento-vibratória do terreiro.

Todas essas Entidades trabalham por cima, no astral superior, em funções delicadíssimas e de suma responsabilidade perante o Governo Oculto do Planeta Terra. Assim, os Filhos de Fé

precisam saber que não devem evocá- los após as 21 horas, devido a suas atividades espirituais, como também às vibrações da hora não lhes serem favoráveis.

Essas Entidades são, via de regra, auxiliares "por cima" de outras Entidades que trabalham "aqui por baixo".

6. MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS

Essas Entidades atuam no corpo astral do médium na região do chacra coronal (em sânscrito, chacra sahasrara), que tem sua equivalência no corpo físico denso na glândula epífise (a glândula da vida espiritual), que se localiza no diencéfalo (3º ventrículo), produzindo na fenomênica mediúnica ligeiras alterações fisionômicas (suaves e belas), psíquicas, vocais, etc.

A ligação fluídico-magnética dessas Entidades com o médium começa pelo alto da cabeça, em sua região posterior, fazendo descer uma suave sensação de friagem pelo pescoço até os ombros, que se propaga muito rápido pelo tórax, acelerando suavemente a respiração (maior necessidade energética) e a freqüência cardíaca (energia para todo o organismo), e do tórax ao abdome, na região do plexo solar, onde se ligam em todo o sistema

nervoso visceral do médium, dando uma leve rotação harmônica de todo o corpo, levantando ligeiramente a cabeça do médium e controlando o psiquismo, o sensório e a motricidade do aparelho mediúnico. Suas incorporações são suaves, mas "pegam bem" o aparelho mediúnico (cavalo). Falam pausadamente, calmamente, levantando e abaixando a cabeça do médium (recepção e doação energética para o próprio médium — é como se fosse uma "respiração mental"). Suas mensagens são sempre fortes, de profundo misticismo e grande riqueza moral, o que só é conseguido por quem já alcançou altos patamares, com grande domínio sobre si mesmo.

Essas Entidades são da pura Raça Vermelha. Como já falamos, todas elas compõem, no grau de Orishas e Guias, a Corrente das Santas Almas do Cruzeiro Divino. Veremos que outras Entidades de outras faixas espirituais podem receber essa outorga, mas não são todas, e quando recebem, dizemos "na linguagem de terreiro" que são "coroadas" (em verdade receberam a outorga) pelas Santas Almas do Cruzeiro Divino.

Falamos das mensagens, que via de regra são entoadas harmonicamente por meio de verdadeiros pontos cantados, sem ruídos estranhos (atabaques e outros). Essas verdadeiras "preces cantadas" predispõem o corpo mediúnico e todos os que estão debaixo dessa Vibratória a níveis

conscienciais de alegria e felicidade, trazendo bom ânimo interior e uma autoconfiança inquebrantável. É a Magia

do Som, que manipula, através de suas

vibrações sutilíssimas, energias positivas em todo o psiquismo, revigorando-o e reenergizando-o.

Seus sinais riscados se entrosam em 3 planos: o dos Orishas, o dos Guias e o dos Protetores e em todos os planos dão a

flecha, a chave e a raiz. Seus pontos, em

geral, são curvos, verdadeiros yantras (sinais harmônicos que movimentam energias), como também efetivos clichês astrais dentro da Magia Astroetéreo-Física. Seus sinais são profundos e o conjunto do ponto riscado é de profunda beleza e harmonia.

Essas Entidades Espirituais, na atual fase do Movimento Umbandista,

raramente "baixam", quando o fazem é porque encontram médiuns higienizados moral e mentalmente. Raramente dão consultas, e quando dão não usam o veículo dissipador ígneo-aéreo, através do charuto ou fumaça (só usam em condições especialíssimas...).

Essas Entidades Espirituais preferem outras formas mediúnicas que não a mecânica de incorporação, tais como a irradiação intuitiva, a

psicografia intuitiva, a clarividência e a mais perfeita

de todas, a sensibilidade psicoastral.

Essas Entidades Espirituais serão chamadas em futuro para atuar mais diretamente no mediunismo dos Filhos de Fé, isso daqui a muitos e muitos anos, quando a coletividade do Movimento Umbandista já estiver em condições de reencontrar o verdadeiro Aumbandan — A Proto-Síntese Cósmica.

7. RELAÇÕES DA VIBRATÓRIA DE ORIXALÁ

Como todas as demais Linhas Espirituais, a Linha Espiritual ou Vibração Original de Orixalá se relaciona com particulares vibrações, que são:

8. MAGIA VEGETOASTROMAGNÉTICA

A Magia sempre foi definida como a arte sagrada, a sabedoria integral, a arte das artes, a movimentação sutil das "energias subatômicas", quer sejam elas de ordem mental, astral e/ou física. Com isso, queremos deixar claro que a Magia, para ser realizada, necessita de elementos de ordem mental, astral e física, como veremos mais avante em nossos humildes apontamentos.

A) Cor Vibratória Branco ou Amarelo Ouro B) Mantra Tana C) Geometria Sagrada Ponto geométrico D) Número Sagrado 1 E) Signo Zodiacal Leão F) Astro Regente Sol G) Dia Propício Domingo H) Força Sutil Ígnea I) Elemento — Energia Fogo — Energia Espiritual J) Ponto Cardeal Sul; Sudeste L) Metal Ouro M) Mineral Cristais brancos, brilhante N) Neuma (ÂÂME) O) Horário Vibratório Das 9 às 12 P) Letra Sagrada associada ao signo Zodiacal T Q) Letra Sagrada associada ao Astro Regente N R) Vogal Sagrada I S) Essência Volátil Líquida Sândalo T) Flor Sagrada Maracujá, girassol U) Erva Sagrada Oliveira V) Erva de Exu Folhas de guiné X) Arcanjo Tutor Gabarael Y) Chefe de Legião Urubatão da Guia Z) Exu Guardião Indiferenciado Exu 7 Encruzilhadas

Interessa-nos neste tópico específico a Magia Vegetoastromagnética, na qual encontraremos os

banhos de ervas, as defumações e as essências sagradas.

A) Banhos de Ervas

Para melhor entendermos as finalidades dos banhos de ervas, é necessário explicarmos que as ervas, os vegetais de maneira geral, são condensadores das energias solares e cósmicas. Há ervas que captam várias energias, mas especialmente determinada energia que vem através das Linhas de Força ou correntes eletromagnéticas de determinados astros ou planetas, sendo portanto ervas afins àquela vibração planetária. Em nossos estudos, vemos também que cada Vibração Original comanda ou vibra em consonância com determinado astro ou planeta. Isso se deve às afinidades vibratórias do "Dono Espiritual", da dita Linha Espiritual ou Vibração Original.

As ervas mais afins à Vibração Original de Orixalá são aquelas que recebem mais diretamente as influências SOLARES, absorvendo suas energias específicas (o chamado eletromagnetismo; o prana — energia vital — e o kundalini — despertador vibratório de níveis conscienciais).

As ervas solares são:

ARRUDA ERVA-CIDREIRA ALECRIM

LEVANTE MARACUJÁ GIRASSOL GUINÉ HORTELÃ JASMIM

Poderíamos também citar muitas outras, que são facilmente reconhecidas pelo seu odor ou perfume agradável e característico.

Essas ervas podem ser usadas em banhos, os quais são:

No documento 7030265 Umbanda a ProtosIntese cOsmica f (páginas 173-177)