• Nenhum resultado encontrado

VIII – BUS – BUSCA E INICI CA E INICIA ATIV TIVA A

No documento Programa de Educação em Valores Humanos (páginas 44-46)

VIII – BUS– BUSCA E INICICA E INICIAATIVTIVAA

Em Cracóvia, vivia um rabino chamado Eisik. Pobre e muito piedoso, vivia Em Cracóvia, vivia um rabino chamado Eisik. Pobre e muito piedoso, vivia solitário, sempre em busca do sentido maior da vida. Procurava tão intensamente o solitário, sempre em busca do sentido maior da vida. Procurava tão intensamente o sentido da vida que se esquecia de sentir a vida e usufruir a beleza transmitida pelas sentido da vida que se esquecia de sentir a vida e usufruir a beleza transmitida pelas coisas e pessoas pelo simples fato de existirem.

coisas e pessoas pelo simples fato de existirem.

O rabino Eisik costumava ter sonhos proféticos. Certa vez sonhou com um ser que O rabino Eisik costumava ter sonhos proféticos. Certa vez sonhou com um ser que lhe ordenou seguir viagem até Praga, onde,

lhe ordenou seguir viagem até Praga, onde, sob a grande ponte que sob a grande ponte que leva ao palácio real,leva ao palácio real, havia um tesouro escondido. Seguiu as instruções recebidas e viajou a procura da tal havia um tesouro escondido. Seguiu as instruções recebidas e viajou a procura da tal  ponte. Ao chegar ao local indicado ficou assustado com a quantidade de guardas que  ponte. Ao chegar ao local indicado ficou assustado com a quantidade de guardas que

vigiavam dia e noite as cercanias do palácio. Desse modo, passou a estudar uma vigiavam dia e noite as cercanias do palácio. Desse modo, passou a estudar uma estratégia para iniciar as escavações e apossar-se do tesouro.

estratégia para iniciar as escavações e apossar-se do tesouro.

O chefe dos guardas, ao notar que o rabino vinha rondando a ponte havia muitos O chefe dos guardas, ao notar que o rabino vinha rondando a ponte havia muitos dias, fez-lhe algumas perguntas. Eisik decidiu contar a verdade: falou da mensagem dias, fez-lhe algumas perguntas. Eisik decidiu contar a verdade: falou da mensagem recebida em sonho e da sua intenção de cumprir as ordens. O chefe dos guardas deu recebida em sonho e da sua intenção de cumprir as ordens. O chefe dos guardas deu uma gargalhada e escarneceu da ingenuidade do rabino. Disse:

uma gargalhada e escarneceu da ingenuidade do rabino. Disse:  – V

 – Você não imagina a ocê não imagina a coincidênccoincidência incrível entre nossos sonhos: ia incrível entre nossos sonhos: eu sonhei que eu sonhei que umum grande tesouro se encontra em Cracóvia, mais exatamente na casa de um rabino grande tesouro se encontra em Cracóvia, mais exatamente na casa de um rabino chamado Eisik. O tesouro estaria escondido num canto, perto da velha e empoeirada chamado Eisik. O tesouro estaria escondido num canto, perto da velha e empoeirada estufa da casa. Eu sou um homem racional; não creio em sonhos.

estufa da casa. Eu sou um homem racional; não creio em sonhos.

O rabino disse que, ao contrário, acreditava em tudo e em todos. Agradeceu muito O rabino disse que, ao contrário, acreditava em tudo e em todos. Agradeceu muito  pelo aviso recebido em sonho

 pelo aviso recebido em sonho e rumou e rumou para casa. Assim que chegou, encaminhou-se aopara casa. Assim que chegou, encaminhou-se ao local onde estava a velha estufa, cavou o chão com firmeza e realmente encontrou um local onde estava a velha estufa, cavou o chão com firmeza e realmente encontrou um grande tesouro. Feliz, refletiu em voz

grande tesouro. Feliz, refletiu em voz alta:alta:   –

  – Um Um esestrtrananho ho de de ououtrtra a crcrenença ça e e ououtrtra a raraça ça me me rerevevelolou u o o sisigngnifificicadado o dada  peregrinação interior.  peregrinação interior. (Tradição judaica) (Tradição judaica)

IX – SIMPLICIDADE E CONTENTAMENTO

IX – SIMPLICIDADE E CONTENTAMENTO

Certa vez, um homem muito rico e muito ocupado caminhava pela praia para tentar  Certa vez, um homem muito rico e muito ocupado caminhava pela praia para tentar  aliviar a carga dos inúmeros e complexos problemas que moldavam a sua vida. De aliviar a carga dos inúmeros e complexos problemas que moldavam a sua vida. De repente, ele deparou com um pescador deitado despreocupadamente junto de um barco, repente, ele deparou com um pescador deitado despreocupadamente junto de um barco, olhando o azul do céu. Indignado, deteve-se junto ao pescador e perguntou:

olhando o azul do céu. Indignado, deteve-se junto ao pescador e perguntou:  – Como você pode ficar deitado aí, por que não está pescando?

 – Como você pode ficar deitado aí, por que não está pescando? O pescador virou lentamente a cabeça na direção do homem e r

O pescador virou lentamente a cabeça na direção do homem e respondeu com outraespondeu com outra  pergunta?

 pergunta?

 – Por que você está tão irritado? Eu não estou pescando porque já pesquei o  – Por que você está tão irritado? Eu não estou pescando porque já pesquei o suficiente para o dia de hoje.

suficiente para o dia de hoje.

Inconformado, o homem insistiu: Inconformado, o homem insistiu:

 – Se você estivesse com seu barco no mar, certamente traria mais peixes para  – Se você estivesse com seu barco no mar, certamente traria mais peixes para vender ou estocar e poderia ganhar muito mais dinheiro. Com mais dinheiro, você vender ou estocar e poderia ganhar muito mais dinheiro. Com mais dinheiro, você compraria um barco melhor, mais moderno, com maior capacidade de navegação, e com compraria um barco melhor, mais moderno, com maior capacidade de navegação, e com ele teria uma pesca mais abundante e conseqüentemente mais dinheiro. Logo você ele teria uma pesca mais abundante e conseqüentemente mais dinheiro. Logo você  poderia até ser dono de uma

 poderia até ser dono de uma companhia pesquecompanhia pesqueira e ser ira e ser um homem rico.um homem rico.  – E o que eu faria então? – perguntou o pescador.

 – E o que eu faria então? – perguntou o pescador.  – V

 – Você teria condições de ocê teria condições de gozar muito mais gozar muito mais desta vida. Poderia comprar desta vida. Poderia comprar uma lindauma linda casa, automóvel do ano, roupas caras, viajar, namorar lindas mulheres. Enfim, tudo o casa, automóvel do ano, roupas caras, viajar, namorar lindas mulheres. Enfim, tudo o que o dinheiro pode oferecer.

que o dinheiro pode oferecer.

 – Mas eu sou feliz assim, vivendo cada momento como único e precioso; vivo o  – Mas eu sou feliz assim, vivendo cada momento como único e precioso; vivo o  presente e o que tenho basta para suprir minhas necessidades. Assim consigo apreciar a  presente e o que tenho basta para suprir minhas necessidades. Assim consigo apreciar a

vida estando atento a tudo o que me acontece. vida estando atento a tudo o que me acontece.

 – Você se contenta com pouco. É preciso aproveitar mais a vida!  – Você se contenta com pouco. É preciso aproveitar mais a vida!

Olhando o interlocutor com um leve sorriso desenhado no rosto, o pescador  Olhando o interlocutor com um leve sorriso desenhado no rosto, o pescador   perguntou:

 perguntou:

 – O que você acha que eu estou fazendo agora?  – O que você acha que eu estou fazendo agora?

(Conto popular) (Conto popular)

No documento Programa de Educação em Valores Humanos (páginas 44-46)