• Nenhum resultado encontrado

Visão dos Gestores do Balde Cheio

No documento Download/Open (páginas 125-127)

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 1 Entendendo o Balde Cheio

4.7. Visão dos Gestores do Balde Cheio

Durante simpósio ocorrido na cidade fluminense de Campos dos Goytacazes entre os dias 8 e 9 de agosto de 2013, com o objetivo de divulgar o programa e os avanços na região fluminense, foram convidados produtores que participam do Balde Cheio, outros receberam o convite para conhecer o programa, além de presentes técnicos que os assistem, que estão sendo treinados para o programa e os pesquisadores e idealizadores do Balde Cheio da EMBRAPA Pecuária Sudeste. Foi agendada uma entrevista com um dos criadores do programa, Dr. André Novo com alguns questionamentos que ainda faltavam para a pesquisa. O roteiro está situado no Apêndice F.

Questionado sobre quais seriam as principais potencialidades e fragilidades do Balde Cheio até o momento, o respondente elencou algumas delas, definindo potencialidades como aquilo que já existe de positivo:

 Profissionalização dos produtores;

 Passagem de um sistema de produção de subsistência para intensificada;  Expansão do setor de leite no Brasil;

 A pesquisa foi e é idealizada com a participação de uma “Rede”, onde os atores que participam dela facilitam na elaboração e propostas às respostas levando-se às características locais.

Dentre as principais fragilidades que precisam ser constantemente monitoradas e analisadas, o respondente citou:

 As equipes de pesquisa e de técnicos são pequenas;

 Desafio muito grande de coordenação de todos os atores envolvidos;

 Expansão muito rápida do Balde Cheio pelo Brasil tornando a oferta de técnicos deficitária;

176 Alguns produtores relataram que a Nestlé, no período de mapeamento da região, convidou-os pessoalmente propondo um valor pelo preço do litro de leite acima da média. Na visão do técnico da EMATER, aos poucos com um número grande de produtores cadastrados futuramente os preços pagos unilateralmente seriam reduzidos caracterizando desta maneira um monopólio.

177 O mercado spot é o de leite comercializado entre as indústrias. Geralmente, são cooperativas ou pequenas indústrias nacionais vendendo para indústrias de maior porte, ou melhor posicionadas no mercado.

106  Muitos se apropriam (empresas e técnicos) do Balde Cheio como marca178

(projetos piratas);

 Politicamente o programa ganhou força, mas também muitas críticas, dentro da própria instituição por estar presente em todos os estados brasileiros restando apenas Roraima que está em vistas de receber o programa futuramente.

Camargo (2014) aponta que a maior fragilidade do Balde Cheio está na remuneração do extensionista, que depende das prefeituras, dos dirigentes das cooperativas, dos produtores que não reconhecem o seu trabalho. “Quando isto acontece, convidamos o técnico a atuar em outro município que lhe dê o devido valor”.

Perguntado se todos os pequenos produtores fossem capazes de obter acesso à tecnologia, independente da instituição responsável pela transferência, e com isto, este grupo estaria inserido finalmente à cadeia produtiva do leite, o respondente foi taxativo: “a seleção natural sempre ocorrerá, se em um primeiro momento todos fossem incorporados pela cadeia do leite, em uma segunda etapa a seleção se daria pela qualidade do leite”. Ou seja, hoje eles sofrem uma seleção devido às condições de produção, quem não tem um mínimo desejado de quantidade estaria fora da cadeia, se ele acessa à tecnologia como os demais ganhando escala, existiria uma segunda seleção, agora todos ofertando leite regularmente, as cooperativas e processadoras selecionariam os melhores pela qualidade. O pesquisador afirma que em “um mercado produtivo onde a demanda ainda é maior que oferta, infelizmente a produção estará à frente da qualidade”. Segundo ele, “no dia que houver uma normalização entre demanda e oferta de leite no Brasil, ou até mesmo produzirmos mais que consumimos, o mercado fará esta seleção natural dos produtores”.

Questionado se todos os produtores conseguirão alcançar os níveis de CBT e CCS instituídos a partir de 2016, devido alguns produtores visitados possuírem aspectos higiênico- sanitários deficientes que não atendem à normativa, tais como: higiene do local de ordenha, manipulação adequada e estrutura do fosso adequada constituída por material impermeabilizante (concreto), o respondente afirmou que algumas exigências da norma ele não conhecia em sua totalidade, algumas delas ele passou a ter ciência por meio da entrevista, mas, “que não dá para exigir muito do pequeno produtor que mal tem o que comer e sustentar sua família”. Ele ainda afirmou: “para este o fosso terá que ser feito de barro pisado mesmo a um custo máximo de R$ 180,00 para elaborá-lo, se conseguirmos tirá-lo desta situação miserável já valeu a pena”.

Em último momento, o pesquisador deste trabalho mencionou que há 3 anos quando pensou em pesquisar o Balde Cheio buscando ajuda na EMBRAPA Gado de Leite, por ser referência nacional em pesquisas de produção de leite e também por estar próxima ao instituto da UFRRJ em Três Rios, visitou a instituição em Juiz de Fora – MG, e foi notado surpreendentemente que a instituição não participava do Balde Cheio e por possuir um programa próprio de transferência de tecnologia aos produtores de leite não seria possível ajudar na pesquisa sobre o Balde Cheio.

O pesquisador da EMBRAPA não ficou surpreso pela organização mineira se limitar a ajudar na pesquisa desde que o estudo abrangesse o seu próprio programa de transferência, na realidade, o pesquisador da EMBRAPA Pecuária Sudeste ficou mais surpreso da instituição de Juiz de Fora em atender um pedido de pesquisa do Balde Cheio em si, confirmando a existência de duas políticas numa mesma instituição em tese desenvolvidas para o mesmo público-alvo.

178 O Dr. André Novo já pensou em criar uma certificação após os 4 anos de treinamento em que o técnico passa pela formação no Balde Cheio. Mas esta proposta não é vista como a melhor solução ao vincular o técnico ao programa pelo Dr. Artur Chinelato, pois poderia gerar uma busca somente pelo certificado em si. Umas das premissas e direitos dos técnicos são sair a qualquer momento do programa.

No documento Download/Open (páginas 125-127)