• Nenhum resultado encontrado

Estudo retrospectivo de latrodectismo na Bahia, Brasil.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Estudo retrospectivo de latrodectismo na Bahia, Brasil."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

R e v is t a d a S o c ie d a d e B r as ile ir a d e M e d ic in a T r o p ic al 2 8 ( 3 ) : 2 0 5 - 2 1 0 , ju l- s e t , 1 9 9 5 .

ESTUD O RETRO SPECTIV O D E LA TRO D ECTISM O NA BA HIA , BRA SIL

R ejân e M aria Iira-d a-S ilv a, G raciela Brig e M atos, R o n ey O rism ar S am p aio e T ania B raz il N unes

O t r a b a l h o a p r e s e n t a u m e s t u d o r e t r o s p e c t iv o d e s e t e n t a e s e t e c a s o s d e lat r o d e c t is m o n o E s t ad o d a B a h i a , B r as il, d e ag o s t o d e 1 9 8 0 a j u l h o d e 1 9 9 0 . O s d a d o s f o r a m le v a n t ad o s n o s liv r o s d e r e g is t r o e ar q u iv o d e f i c h a s d o CIA V E. O ag e n t e e t io ló g ic o e m 2 8 % d o s a c id e n t e s a r a c n í d e o s f o i a e s p é c ie L. curacaviensis e a m a i o r i n c i d ê n c i a f o i r e g is t r ad a n o m e io u r b a n o ( 5 7 % ) , e m in d iv íd u o s d o s e x o m a s c u lin o ( 7 0 % ) e f a i x a e t ã r i a d e 1 0 a 2 9 a n o s ( 5 8 % ) . O s p r in c ip a is s in ais lo c ais f o r a m d o r ( 5 6 % ) , p ã p u l a e r it e m at o s a ( 2 1 % ) e e d e m a d is c r e t o ( 1 7 % ) , e o s s is t ê m ic o s f o r a m d o r e m m e m b r o s in fe r io r e s ( 2 9 % ) , t r e m o r e s e c o n t r at u r as ( 2 9 % ) , s u d o r e s e ( 2 8 % ) p a r e s t e s ia e m m e m b r o s ( 2 1 % ) e d o r a b d o m i n a l ( 1 7 % ) . O t r at am e n t o f o i s in t o m át ic o e m 6 7 % d o s c a s o s e e s p e c ífic o e m 2 1 % . O t e m p o d e p e r m a n ê n c i a h o s p it a la r a p ó s o u s o d o s o r o an t ilat r o d e c t u s f o i m e n o r q u e 2 4 h o r a s e m 6 4 % d o s c as o s .

P alav r as - c h av e s : L at r o d e c t is m o . Latrodectus curacaviensis. E s t ad o d a B a h i a .

Designa-se com o nome latrodectismo os acidentes causados no homem pela picada

d as aran h as d o g ê n e ro L a t r o d e c t u s

(Walckenaer,1805) com quadro sintomático tão típico e definido que permite considerá-los co mo uma entidade clínica18.

O gênero L a t r o d e c t u s distribui-se

amplamente nas zonas tropicais e subtropicais do globo. Somente três espécies deste gênero

o correm no Brasil, L . g e o m e t r i c u s (Koch,

1841), L . m a c t a n s (M üller, 1805) e L.

c u r a c a v i e n s i s (Müller, 1776). Esta última,

ocorre desde o Canadá até a Patagônia e no Brasil, ao longo da costa4. No Estado da Bahia é enco ntrad a nas reg iõ es no rte, centro - no rte e sul515. No entanto, esta distribuição provavelmente é muito mais ampla, já que faltam dados de outras localidades do Estado.

A oco rrência do latrodectismo tem sido relatada na maioria dos países tropicais e subtropicais, desde a antiguidade1 246 10 11 12 13 16 17

Lab o rató rio d e A nim ais Peço n h en to s, D ep artam en to de

2o o lo g ia, In stitu to d e Biolo gia, U niversid ade Fed eral da

Bah ia e C en tro d e In f o rm açõ es A n tiv en en o d a Bahia

(CIA V E) Sanvador, BA .

E n d e re ç o p a ra co rre s p o nd ência '. P ro f . R ejâne M aria

Lira-da-Silva. Lab o rató rio d e A nim ais Pe ço n h e n to s , D ep t” de

Z o o lo gia, In stitu to d e Biolo gia, U niversid ad e Fed eral da

Bah ia, C am p u s U n iv ers itário d e O n d in a, 4 0 1 7 0 - 2 1 0 ,

Salvador, Bahia, Brasil.

T el: ( 0 7 1 ) 2 4 7 - 3 7 4 4 ; Fax: ( 0 7 1 ) 2 4 5 - 6 9 0 9 .

R eceb id o p ara p u b licação em 2 5 / 0 7 / 9 4 .

19 20. O primeiro relato de acidentes por viúva- negra no Brasil foi feito em 1948 po r Machado8 no estado do Rio de Janeiro , sem o registro do agente etio ló gico . Posteriormente, fo ram assinalados casos, na década de 60 nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, e mais recentemente (1990), na cidade de Agudos (SP)3. Na Bahia, em 1985 Rodrigues & Nunes16 apresentaram o primeiro caso comprovado de latrodectismo no País e em 1988, Araújo &

Souza1 realizaram um estudo clínico

comparativo dos acidentes.

O objetivo deste trabalho fo i demonstrar a

o co rrência de acid entes po r L a t r o d e c t u s

c u r a c a v i e n s i s no Estado da Bahia, Brasil no

período de agosto de 1980 a julho de 1990 e estabelecer as diferenças entre o s caso s tratados com sintomáticos e os tratados com a

soroterapia específica, no que di2 respeito à

permanência hospitalar.

MATERIAL E M ÉTODOS

Os dados dos caso s de latro dectismo reg istrad o s no Estad o da Bah ia, de agosto/ l980 a julho/ l990, foram levantados nos livros de registro do Centro de Informações Antiveneno da Bahia (CIAVE) e, posteriormente, revisados no seu arquivo de fichas. De setenta e sete casos (77), foram localizadas cinqüenta e duas (52) fichas em arquivo, das quais obtiveram-se os dados de observação e evolução clínica, preenchidas na emergência do Hospital Central Roberto Santos

(2)

L ir a- d a- S ilv a RM , M at o s G B, S am p a io RO , N u n e s TB. E s t u d o r e t r o s p e c t iv o d e lat r o d e c t is m o n a B a h i a , B r as il. R e v is t a d a S o c ie d a d e B r as ile ir a d e M e d ic in a T r o p ic al 2 8 :2 0 5 - 2 1 0 , ju l- s e t , 1 9 9 5 .

(HCRS) onde os pacientes foram assistidos. Para o caso clínico descrito foi utilizado também o prontuário médico do HCRS.

As info rm açõ es, que co nstam do livro d e registro são: data de so licitação de atendimento ao CIAVE/ BA, local do acidente, idade e sexo dos pacientes e uso do soro.

As aranhas causadoras dos acidentes referidas neste trabalho foram identificadas pelo Laboratório de Animais Peçonhento s da Universidade Federal da Bahia (LAP/ UFBA).

O soro antilatrodectus (SALAT) utilizado no tratamento dos pacientes foi proveniente do Instituto Malbran (Argentina).

Foram co nsid erad o s caso s prováveis aqueles cujos agentes etiológicos não foram identificados, embora apresentassem sintomas compatíveis com o latrodectismo.

RESULTADOS

O latrodectismo foi identificado em 28% (77) dos casos araneídicos (277), dos quais 21% fo ram co mpro vado s pelo agente etiológico, L at r o d e c t u s c u r ac av ie n s is (Figura

1

).

F ig u ra 1 - F ê m e a d e Latrod ectus cu racav ien sis .A gent e et io ló gico d o ca s o clín ico des crit o .

A distribuição geográfica de latrodectismo na Bahia demonstra maior incidência nas regiões Metropolitana de Salvador, Centro- Norte e Nordeste (Figura 2).

A maio r freqüência de acidentes foi registrada na área urbana (57%), em ambientes peridomiciliares, e em pacientes que estavam dormindo dentro de suas casas. Os meses de dezembro, fevereiro, março, abril e maio

apresentaram a maior casuística (Figura 3), observando-se uma diferença marcante, entre os casos do sexo masculino (70%) e feminino (30% ). O maior número de caso s fico u concentrado na faixa etária entre 10 e 29 anos (58%) sem registro de acidentes com crianças abaixo de um ano.

Fig u ra 2 - D is t rib uiçã o g e o g rá f i c a d e lat ro dect is m o na B a h ia .

Os principais sinais lo cais o bservados foram: dor (56%), pápula eritematosa (21%), edema discreto (17% ) e sudoresa (13%). Nenhum dos pacientes apresentou quadro

local de maior magnitude ao exame clínico. O s

sistêmicos caracterizaram-se por: dor em membros inferiores (MMII) (29%), tremores e contraturas (29% ), sudorese generalizada (28%), parestesia em membros superiores (MMSS) e/ ou MMII (21%) e dor abdominal (17%) (Tabela 1), Não foi registrado ó bito no período.

O tratamento utilizado foi sintomático em 67% dos pacientes e em 21% foi o soro antilatrodectus (SALAT) (Figura 4). O tempo de permanência hospitalar após o uso do SALAT foi menor que 24 horas em 64% dos casos.

D escrição de um caso clín ico p o r

L at ro dect us cura ca v iens is

(3)

Lirq- da- Silv a RM, M atos GB, Sampaio RO, N unes TB. Estudo retrospectivo de latrodectismo tia Bahia, Brasil. Revista da So ciedade Brasileira d e M edicina Tropical 2 8 :2 0 5 - 2 1 0 , jul- set, 1995.

deu entrad a em 28/ 04/ 90 na em ergência do HCRS às 12-.55h, co m história d e ter sido p icad o há cerca d e 1 ho ra p o r aranha d e no m e vulgar viúva-negra, que tro uxe co nsigo , send o id entificad a co m o Lat ro dect us curacav iensis

(Figura 1). A o exam e, o p aciente referiu dor lo cal e abd o m inal d e fo rte intensid ad e, m o stro u-se ag itad o , co m p erío d o s d e so no lência, gem ente, em regular estad o geral, afebril, taq uip néico , co rad o , anictérico , freqüência card íaca d e 120bp m e freqüência respirató ria d e 28ipm. O abd o m e apresentava- se rígid o, em tábua e extrem id ad es sem

2 0 7

(4)

L im - d a- S ilv a RM , M at o s G B, S am p a io RO , N u n e s TB. E s t u d o r e t r o s p e c t iv o d e lat r o d e c t is m o n a B a h i a , B r as il. R e v is t a d a S o c ie d a d e B r as ile ir a d e M e d ic in a T r o p ic al 2 8 : 2 0 5 - 2 1 0 , ju l- s e t , 1 9 9 5 .

gluco nato de cálcio a 10% (2 ampolas, endovenoso, lentamente).

Segundo avaliação clínica posterior (no mesmo dia), o paciente apresentou edema

bipalpebral, temperatura de 37,8°C e

hipertonia generalizada. Continuou em uso do fenergam® (1/ 2 ampola, intramuscular), gluconato de cálcio a 10% (4ml diluído em lOOml de solução glicosada a 5% endovenoso) e diazepan (5mg diluído em 10ml de solução glicosada a 5%, endoveno so a cada 8 horas), este último fo i suspenso sem que a ficha do paciente indicasse a data da suspensão.

Em 29/ 04/ 90, às 10:30h, apresentava-se sonolento, pulso de 136bpm, temperatuía de 37,8°C, abdome rígido e doloroso à palpação. Às l4:50h, referiu fraqueza, cansaço e melhora das co ntraturas. À noite, a temperatura manteve-se em 37,8°C e foi administrado antitérmico.

Em 30/ 04/ 90, o paciente queixou-se de dores em MMII, principalmente nos pés, apresentava “fácies latrodectísmica”, abdome contraído, priapismo e freqüência cardíaca de 92bpm.

Em 01/ 05/ 90, fez uso do SALAT (trazido do Instituto Malbran, Argentina) po r volta das 19:00h, Em 02/ 05/ 90 às 8:50h apresentou febre, diarréia e dor abdominal (tipo có lica); às ll.-30h estava em bom estado geral e às 17:00h recebeu alta hospitalar.

DISCUSSÃO

Na região Metropolitana de Salvador, L.

c u r a c a v i e n s i s o co rre em cavid ades de

barrancos, embaixo de cascas de coco , de pedras, entre as folhas de plantas herbáceas, nos jardins ou no interior de residências9, divergindo das observações de Machado8 e Bucherl4, que afirmam que estas aranhas são encontradas em plantas na restinga das praias do Rio de Janeiro e Niterói.

A maio r percentagem dos acidentes procederam da Capital (57%), especialmente de áreas urbanizadas e o histórico dos casos estudados, evidenciou o hábito urbano e peridomiciliar dessa espécie, favorecendo a o corrência de acidentes, fato semelhante ao

observado para L. m ac t an s na América do

Norte10.

A freqüência máxima de acidentes ocorreu nos meses mais quentes (dezembro a maio) (Figura 3) correspondendo ao mesmo período de latrodectismo na Argentina714 e no Chile19.

Segundo Maretic11 a incid ência dos acidentes quanto ao sexo depende do hábito da aranha (rural ou doméstico) e do lo cal de trabalho da vítima. Realmente, a maio r frequência de acidentes em pacientes do sexo masculino (70%) e dentro da faixa etária 10-29 anos (58% ) sugere uma relação co m a

atividade exercid a pelo acidentado

(jardinagem, capinagem), embora Araújo & Souza1 não encontrassem para essa mesma região (Bahia) diferenças significativas quanto ao sexo, possivelmente devido ao número de casos estudados (cerca de 30). Relação semelhante fo i ' descrita para países do Mediterrâneo101113, Argentina714 e Chile19, onde o latrodectismo ocorre co m predominância em campos cultivados, com 70% a 80% dos acidentes atingindo o sexo masculino, mais exposto por trabalhos rurais (devido a precária mecanização da agricultura).

Os sinais locais caracterizaram-se por dor (56% ), pápula eritematosa (21% ), edema discreto (17%) e sudorese lo cal (13%), já

referidos por diversos autores1 4 1 14 15 para

acidentes por L at r o d e c t u s sul-americanas. Essa

semelhança é acentuada pela ausência de reaçõ es locais como área pálida demarcada por bordas avermelhadas/ azuladas, bolhas, edema, necro se cutânea e/ ou equimose,

encontradas nos acidentes por L at r o d e c t u s

européias1215.

Dos sintomas que caracterizam o quadro sistêmico, tanto os simpático-tônicos quanto os vago-tônicos14, podem ser evidenciados pelo quadro álgico (>56%), tremores e contraturas (29%) e sudorese generalizada (28%) (Tabela 1

).

A ausência de casos fatais constatada até hoje no Brasil, co incide com as o bservações de Maretic12 e Grisolia e cols7 nas regiões do Mediterrâneo (incluindo o Sul da Rússia, Israel e A fric a d o N o rte ) e A rg e n tin a, respectivamente. Casos fatais ocorreram no Chile (2,4% )19, Itália, Iugoslávia, e U.S.A. (4 a 6%)12. Estes registros reforçam a sugestão de Maretic12, que o modo de ação das toxinas de

L a t r o d e c t u s (refletid as nas m anifestações

clínicas) embora semelhante, varia em gravidade de acordo com as espécies.

(5)

L ir a- d a- S ilv a RM , M at o s G B, S am p a io RO , N u n e s TB. E s t u d o r e t r o s p e c t iv o d e lat r o d e c t is m o n a B a h i a , B r as il. R e v is t a d a S o c ie d a d e B r as ile ir a d e M e d ic in a T r o p ic al 2 8 : 2 0 5 - 2 1 0 , ju l- s e t , 1 9 9 5 .

melhora dentro das primeiras três horas após sua administração; no entanto, a dificuldade na o btenção do soro obriga a busca de novos agentes terapêuticos de ação rápida e eficaz, co mo a administração de sais de cálcio,

clorpromazina, pro stigmina, hidratação,

cardioestimulantes, analgésicos, etc. Segundo Maretic12, o tratamento que mais tem demonstrado sucesso é o que utiliza o cálcio e o SALAT, especialm ente a administração conjunta de ambos. Grisolia e cols7 referem que 100% dos pacientes tratados com o SALAT, manifestou diminuição da sintomatologia uma hora após a sua aplicação, e recuperação quase total dentro de três horas. Em nossa casuística, dos 21% (11) dos pacientes que fizeram uso do SALAT, 64% teve alta hospitalar em menos de 24 horas, co ncordando com os

dados obtidos por Araújo & Souza1 na mesma

região . Os caso s tratados apenas com sintomático s, evoluíram mais lentamente; apesar disso, Bucharetchi3 refere que existem

divergências quanto à ind icação de

soroterapia, e que alguns autores têm recomendado sua aplicação somente em casos com intenso envolvimento sistêmico.

Consideramos que o critério tempo de permanência hospitalar total não é um bom parâmetro para avaliar a evolução dos casos tratados com soro específico, pois não sendo

dispo nível no Brasil, a permanência

prolongada do paciente no hospital decorre muitas vezes da demora do serviço em obter o soro de outros países.

C onclusão

Os dados demonstram até agora a Bahia co mo responsável pela maior casuística de acidentes por viúva-negra no Brasil, 77 casos no período de 1980 a 1990.

O agente etio ló gico do Latrodectismo na Bahia é a aranha L at r o d e c t u s c u r ac av ie n s is ,

enco ntrada freqüentem ente na região

urbanizada de Salvador e responsável pela maior freqüência de acidentes araneídicos (28%), no período de agosto de 1980 a julho de 1990. O período de maior freqüência dos acidentes compreende os meses de dezembro a maio.

O envenenamento produzido por esta aranha causa quadro clínico semelhante aos descritos na literatura, porém de leve a média gravidade, sem ocorrência de óbitos.

O número de acidentes registrados na região indica a necessid ad e imediata de disponibilidade do soro específico - SALAT - no Brasil, pois todos os autores concordam que os pacientes adequadamente tratados se recuperam em um período menor que 24 horas.

SUMMARY

T his w o r k is a r e t r o s p e c t iv e s t u d y o f lat r o d e c t is m in t h e S t at e o f B a h i a , B r az il, f r o m A u g u s t 1 9 8 0 to Ju l y 1 9 9 0 . T he d a t a c o n c e r n in g t h e ac c id e n t s w e r e o b t a i n e d f r o m f i l e c a r d s a t t h e A n t iv e n o m I n fo r m a t io n C e n t e r o f B a h i a ( A V IC B) . Latrodectus curacavienis w as t h e e t h io lo g ic a g e n t id e n t ifie d in 2 8 % o f t h e a r a c h n i d ac c id e n t s . T he m a j o r i n c id e n c e w as r e g is t e r e d in u r b a n a r e a ( 5 7 % ) affe c t in g m e n ( 7 0 % ) m o r e t h an w o m e n , w it h 1 0 to 2 9 y e a r - o l d a g e g r o u p ( 5 8 % ) . L o c a l p a i n ( 5 6 % ) , e r y t h e m a t o u s p a p u l a ( 2 9 % ) a n d lig h t o e d e m a ( 1 7 % ) w e r e t h e p r i n c i p a l l o c a l sy m p t o m s. P ain in t h e lim b s ( 2 9 % ) , t r e m o r a n d rig id it ie s ( 2 9 % ) , s w e at in g ( 2 8 % ) , lim b s a n d a r m s p a r e s t h e s ia ( 2 1 % ) a n d a b d o m i n a l p a i n ( 1 7 % ) w e r e s y s t e m ic o n e s . T he t r e a t m e n t w as m ain ly s y m p t o m at ic ( 6 7 % ) a n d an t iv e n in s e r u m w as u s e d in 2 1 % o f t h e c as e s . A ft e r s e r o t h e r ap y , 6 4 % o f t h e p at ie n t s le ft t h e h o s p it al w it hin les s t h an 2 4 ho u r s .

K e y - w o r d s : L a t r o d e c t i s m . L a tro d e ctu s curacaviensis. B a h i a State.

AGRADECIMENTOS

Os autores agrad ecem a valio sa

colaboração do Dr. Daniel Santos Rebouças e dos plantonistas do CIAVE pela coleta dos dados retrospectivos; À Fundação Banco do Brasil pelo suporte financeiro e a Fernando Daltro Júnio r pelas fotos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁ FICA S

1. A raújo CL, Souza IM . Estudo clín ico e com parativo do latrodectism o na Bahia. Revista da Sociedade Brasileira de Toxicologia 1:53-55, 1988.

2. Brazil V, Vellard J. Contribuition a 1’etude du vcnin des araignées. M emórias do Instituto Butantan, Tomo II, Fase. único, 1925.

3. Bucharetchi F. A cidentes p o r L at r o d e c t u s .

Latrodectism o. In.: Schvartsman S (ed) Plantas venenosas e animais peçonhentos. 2a edição, Editora Sarvier p. 2 0 4 - 2 0 6 ,1 9 9 2 .

4. Bücherl W. Invertebrados. A s A ranhas. C oleção Cientistas do A manhã. Edart Livraria e Editora. São Paulo, 1972.

(6)

L ir a- d a- S ilv a RM , M at o s G B, S am p a io RO , N u n e s TB. E s t u d o r e t r o s p e c t iv o d e lat r o d e c t is m o n a B a h i a , B r as il. R e v is t a d a S o c ie d a d e B r as ile ir a d e M e d ic in a T r o p ic al 2 8 :2 0 5 - 2 1 0 , ju l- s e t , 1 9 9 5 .

5. D e Biasi P. V ariações em aranhas do com p lexo

L at r o d e c t u s m a c t a n s - L at r o d e c t u s c u r ac av ie n s is

(A raneae; T herid iid ae). Revista Brasileira de Biologia 30:233- 24 4 ,1970.

6. G ajardo-Tobar R. El araneism o en el m undo tropical y sub-tropical. M emórias do Instituto Butantan 3 3 :4 5 4 - 5 4 ,1 9 6 6 .

7. G risolia GS, Peluso FO , Stanchi N O, Francini F. Epidemiologia dei latrodectism o en la província de Buenos A ires, A rgentina. Revista de Saúde Pública 2 6 :1 - 5 ,1 9 9 2 .

8. M achado O. L at r o d e c t u s m a c t a n s sua ocorrência no Brasil. Boletim do Instituto V ital Brazil 5:153-1 6 0 ,5:153-1 9 4 8 .

9. M aciel TR, Silva RM L, Silva LLC. Estudo do co m p ortam ento de L at r o d e c t u s c u r ac av ie n s is

(A raneidae: T heridiidae). Im Resumos do XV Congresso Brasileiro de Z oologia, Curitiba p. 633, 1988.

10. M aretic Z, Latrodectism in m editerran coutries, including South Russia, Israel, and N orth A frica.

In : Bücherl W , Buckley EE, D eulofeu V (eds) V enom ous animals and their venom s. A cadem ic Press, N ova Yorque, Vol. Ill, p. 2 9 9 - 3 0 9 ,1 9 7 1 .

11. M aretic Z . V enom s o f T heridiidae, G enus

L at r o d e c t u s . Epidem iology o f envenom ation, symptomatology, pathology and treatm ent. In :

Bettini S (ed ) H andb ook o f exp erim ental pharm acology. A rthropds venom s. Springer-V erlag Berlin/H eideberg,Springer-V ol. 48, p .185- 212,1978.

12. M aretic Z . Latrodectism : variations in clinical manifestations provoked b y Latrodectus species o f spiders.T oxicon 21:457- 4 6 6 ,1 9 8 3 .

13. M aretic Z , G onzalez-Lourenzo D. C aráter Professional dei Latrod ectism o en Paises M editerrâneos, co m esp ecial referência a experiência en Iugoslávia y Espana. Revista Clinica EspanolaTom o 1 6 0 :2 2 5 - 2 2 8 ,1 9 8 1 .

14. M artino OA, M athet H, M asini RD, G rasso AI, T hom p son RM , G ondel C , Bosch JE. Em ponzo nam iento hum ano p ro v o cad o p o r venenos de origem anim al. Estudo

epidemiológico, clínico y experim ental. Sector Educación para la Salud. A rgentina, 1979.

15. Projeto Estudo dos A nimais Peço nhento s da

Bahia. Relatório Final. D epartam ento de Z oologia, Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. Salvador: Lab oratório de A nimais Peçonhentos, D ep. d e Z oologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, vol II, 1992.

16. Rodrigues DS, N unes TB. Latrodectism o na Bahia. Revista Baiana de Saúde Pública. 1 2 :3 8 - 4 3 ,1 9 8 5 .

17. Rodrigues JH , Peres M SZ ,N óbrega M M ,Torres, JB.

A cidentes co m aracnídeos. Revista HCPA, 6:91-96, dez, 1986.

18. Sampayo R. Latrod ectus m actans y

Latrodectism o. Tese de doutorado, Buenos A ires, A rgentina, 1942.

19. Schenone H. Latrodectism o y loxoscelism o en

Chile. Incid ência, características clínicas, prognóstico, tratam ento y prevencion. M emórias

do Instituto Butantan 3 3 :2 0 7 - 2 1 1 ,1 9 6 6 .

Referências

Documentos relacionados

Refere-se, também, às alterações que ocorreram em outras esferas da educação nacional, como, por exemplo, no Conselho Nacional de Educação (CNE), que instituiu as

Registramos planorbídeos pleistocênicos provenientes da Gruta das Onças, município de Jacobina, distrito de Caatinga do Moura, Esta­.. do da

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

It leverages recently released municipality-level information from Brazil’s 2017 Agricultural Census to describe the evolution of three agricultural practices typically connected

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

This infographic is part of a project that analyzes property rights in rural areas of Brazil and maps out public policy pathways in order to guarantee them for the benefit of

Tendência do varejo farmacêutico para 2019 | farmarcas.com.br 26 Para obter o percentual de vendas de cada produto no período, multiplique o valor total de venda do produto por