• Nenhum resultado encontrado

Espaço público na metrópole: escola das caldeiras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Espaço público na metrópole: escola das caldeiras"

Copied!
60
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Agradeço a t odos que de algum modo acompanharam e part iciparam nesses últ imos 5 anos de aprendizado e amadureciment o.

Obrigado à minha Família por sempre me apoiar em t udo. Ao meu pai por t er dado o primeiro berro quando passei na faculdade e à minha mãe por sempre querer que eu est udasse fora de casa. M inhas irmãs, Fê e Bet a, por me paparicarem e aos cunhados, Denis e Glauber, que com cert eza fazem part e da família.

Agradeciment os à presença const ant e do Leoni, mais que amigo, em t odos os moment os da vida universit ária, e que junt o com a M ariana f ormamos uma família.

Aos amigos, de São Paulo e de Bauru, por sempre de most rarem o quant o é fort e nossas amizades.

E aos arquit et os do M arcelo Faisal, que junt o com t odos os professores me ensinaram o que é arquit et ura, e mais do que isso, o que é ser um ARQUITETO.

(4)

5 INTRODUÇÃO 6 ESTRATÉGIAS URBANAS 11 EDIFÍCIO ESCOLAR 18

REFERÊNCIAS PARA PROJETO 20 . Conf ort o Ambient al 22 . Acessibilidade Universal 28 . Pát io

30

PROJETO ARQUITETÔNICO

59

(5)

1. INTRODUÇÃO

O espaço urbano se caract eriza por ser um espaço est ruturado que não est á organizado ao acaso e os processos

sociais que se ligam a ele exprimem , ao especificá-los, o det erm inismo de cada tipo e de cada período de organização social

(CASTELLS, 2000). Hoje o espaço urbano é regido por leis de zoneam ent o, a cargo dos m unicípios para ordenar o pleno

desenvolviment o das funções sociais da cidade e garant ir o bem -est ar de seus habit ant es.

O Est at ut o da Cidade criado em 2000, regulam ent a normas para uso da propriedade urbana em prol do bem colet ivo, a fim de garant ir o bem est ar do cidadão e o equilíbrio am bient al. Para isso, cria inst rum ent os de gest ão urbana que perm it em ao m unicípio um zoneam ent o urbano organizado.

(6)

2. ESTRATÉGIAS URBANAS

A cidade de São Paulo possui para cada sub-regional, um plano de est rat égias urbanas, no qual será encont rado o zoneam ent o urbano de cada região da cidade, bem com as int enções de desenvolvim ent o urbano. Assim a Bar ra Funda

bairro t radicional da Zona Oest e de São Paulo

que sem pre conviveu com enchent es, ausência de m elhorias na infra-est rut ura, engarrafam ent os e falt a de áreas verdes é citada dent ro do plano de Est rat égias Urbanas da Subprefeit ura da Lapa, na Operação Urbana Água Branca (Figura 01).

O objet ivo dessa Operação Urbana é prom over o desenvolvim ent o equilibrado dos bairros localizados na várzea do Rio Tiet ê, suscept íveis a enchent es e alagam ent os, sit uação agravada pelo desm at ament o, im perm eabilização do solo, canalização de córregos, e ocupação inadequada das m argens do rio.

(7)

Os objet ivos específicos dest a Operação Urbana são:

a) im plant ar um conjunt o de m elhorament os viários visando ligações de longo percurso;

b) m elhorar os sist em as de m acro e m icrodrenagem para dim inuir os problemas de inundação

ocasionados pela deficiência das redes e galerias exist ent es;

c) im plant ar espaços públicos;

d) im plant ar equipam ent os de int eresse da com unidade.

(Operação Urbana Água Branca, 2009).

Garant indo um desenvolvim ent o equilibrado, a Operação Urbana Água Branca ainda se preocupa com o parcelam ent o do solo, já que ainda exist em grandes glebas vazias de propriedade pública e privada. Deve-se zelar para que est as se t ornem

grandes áreas verdes públicas capazes de desem penhar o papel fundament al na m it igação dos problem as de inundações, recuperação da paisagem e cont enção das ilhas de calor, visando o equilíbrio do m icro clim a da região (Operação Urbana Água Branca, 2009).

(8)

Figuras 02, 03 e 04– Previsão do novo Skyline, com a chegada do em preendiment o Casa das Caldeiras e Torres do empreendim ent o Casa das Caldeiras.

Font e: divulgação.

O Casa das Caldeiras consist e em um em preendim ent o im obiliário de 5 t orres, sendo 4 t orres residenciais de 25 pavim ent os e 1 t orre com ercial de mais 27 andares. Localizada na área onde um dia já fora os galpões das Indúst rias Reunidas Francisco M at arazzo. Hoje a m aior part e dos galpões est á dem olida (Figuras 05 e 06), rest ando som ent e a Casa das Caldeiras e a Casa do Elet ricist a, t om bados pelo CONDEPHAAT em 1986 (Figuras 07, 08, 09 e 10).

(9)

Figuras 07, 08, 09 e 10– Fot o do Pat rimônio hist órico: Casa das Caldeiras e Casa do Elet ricist a. Font e: acervo pessoal.

Assim , com o form a de ilust rar um a m aneira m ais apropriada de ut ilização para dest a porção da cidade, a propost a dest e t rabalho, baseia-se nas diret rizes do Plano de Est rat égias Urbanas da Subprefeit ura da Lapa e na Operação Urbana Água Branca, mant endo o objet ivo de prom over o adensam ent o dem ográfico na região da Barra Funda e usando um edifício público com o um pólo cent ralizador capaz de prom over a int egração de dois lados da cidade, separados pela m alha ferroviária.

De m odo equilibrado, sem a influência dos int eresses privados, garant indo a preservação das áreas verdes exist ent es e prot egendo o pat rim ônio cult ural resist ent e ao m ovim ent o urbano da especulação im obiliária, busca-se dar cont inuidade à m alha urbana separada pela ferrovia.

(10)

Figuras 11 e 12– M alha f erroviária e viária exist ent e e Propost a de nova malha viária com indicação de área para adensament o habit acional.

Font e: Google Eart h – alt erado pelo próprio aut or.

(11)

3. EDIFÍCIO ESCOLAR

Espaço dot ado de inúm eras com plexidades e responsável pelo desenvolvim ent o e aprendizagem infant il, a escola proporciona as prim eiras const ruções da criança sobre suas relações com os out ros, preparando-a para conquist ar o espaço na sociedade e criando conhecim ent os a respeit o do m undo em que vivem .

Arquitet ura é ant es de m ais nada const rução, mas, construção concebida com o propósit o prim ordial de ordenar e organizar o espaço para det erm inada finalidade e visando a det erm inada int enção (COSTA, 1940). Assim a responsabilidade do Arquit et o ao projet ar, seja qual for a const rução, est á em relacionar diret am ent e os aspect os psicológicos dos hom ens com o seu am bient e. Por isso, ao projet ar um am bient e escolar o profissional de Arquit et ura precisa se apegar a cert os princípios e t raduzi-los no projet o para conseguir, assim , est im ular os freqüent adores do espaço: as crianças.

O espaço deve ser pensado segundo princípios pedagógicos e int enções educacionais que est im ulem o aprendizado. As crianças passam a maior part e do t em po na escola, e t odo esse t em po pode e deve ser usado para o aprendizado.

O objet ivo dest e t rabalho final de graduação é t ransform ar a at ividade de projet o em algo m uit o m ais que um a at ividade em pírica - apesar da int uição ser part e desse processo - e aplicar as norm as e regras que regem a configuração desse t ipo de espaço.

Pesquisas em norm as, legislações e recom endações para o projet o de um a escola dão suport e a t odas as et apas de projet o: croqui, ant eprojet o e projet o, passando do pot encial de liberdade e criação do croqui, para as rest rições de execução das dem ais fases. Assim , preocupado com o confort o dos usuários, a funcionalidade do edifício e as preocupações est ét icas e pedagógicas, foi projet ado um edifício que at ende-se t odas as necessidades e que cont ribua para o processo de desenvolvim ent o do aluno.

(12)

foram cerca de 170 inst it uições erguidas ent re 1890 e 1920

m ost rando a im port ância que era dada à Educação, dialogando com as discussões do final do século XIX acerca da urbanização, reforma sanit ária e da necessidade da educação para alcançar o progresso.

Na arquit et ura Neoclássica, o edifício escolar era im ponent e (Figuras 12 e 13). Possuía hall de ent rada prim oroso, escadarias, eixo sim ét rico, duas alas (um a m asculina e out ra fem inina), corredores int ern os, janelas vert icais grandes e pesadas e acabam ent o com m at eriais nobres.

Figuras 12 e 13 - Escola Est adual de Segundo Grau Dr. Álvaro Guião – São Carlos – SP. Font e: acervo pessoal.

O edif ício escolar t orna-se port ador de um a ident if icação arquit et ônica que o dif erenciava dos demais edif ícios públicos e civis ao mesmo t em po em que o ident if icava como um espaço próprio – lugar específ ico para as at ividades de ensino e do t rabalho docent e.

(13)

O pát io escolar encont rava-se normalm ent e at rás do edifício da escola onde conf orm ava ent ão um a praça volt ada ao m unicípio. Hoje, com a preocupação na segurança, a form a do edifício se alt erou além da im plant ação de m uros e cercas, a escola passou a ser const ruída part indo-se de um pát io int erno, para onde o edifício se volt a.

O espaço do pát io era projet ado ent ão, para t er o cont role de t odas as salas. Ao redor, o m uro espesso e a port a sólida que im pedem de ent rar ou de sair; a sala da diret oria é feit a de vidro para se t er um a visão com plet a do pát io, vigilância t ot al (M ELATTI, 2004). A grande vant agem desses pát ios int ernos, que perm anecem at é hoje na configuração da escola cont em porânea, é o convívio ent re os alunos e a possibilidade de serem usados para aulas diferenciadas e experiência pedagógica.

No fim da década de 40, o governo do Est ado da Bahia procurou um sist ema de ensino que resolvesse a dem anda por vagas nas Escolas Publicas e aproxim asse a educação das classes sociais inferiores. Era necessário um novo currículo e novos professores. Nesse cont ext o surge ent ão a Escola Parque (Figuras 14, 15 e 16), escolas baseadas nos conceit os de Anísio Teixeira; localizadas nos bairros populares oferecendo educação em t em po int egral às crianças. A educação part iria de uma parceria ent re escola, com unidade e a fam ília, a educação abrange os processos form at ivos que se desenvolvem na vida

(14)

Figuras 14, 15 e 16- Cent ro Educacional Carneiro Ribeiro – Salvador – BA. Font e: ht t p:/ / w w w .revist aau.com.br/ arquit et ura-urbanismo/ 178/ im prime122877.asp

A Escola-Parque propunha ent ão, um a educação com plet a, princípios m odernos de arquit et ura e a escola com o pont o de convívio da com unidade. Hoje, baseado nas propost as de Anísio Teixeira, desde 2001 a prefeit ura de São Paulo m ant êm a const rução dos Cent ros de Educação Unificada, os CEUs.

A cidade de São Paulo possui 44 CEUs (Figuras 17, 18, 19 e 20), t odos equipados com quadras poliesport ivas, t eat ro,

(15)

Figuras 17, 18, 19 e 20– CEU But ant ã –São Paulo – SP. Font e: acervo pessoal.

A propost a dos CEUs é ot im izar em um só conjunt o equipam ent os e serviços r elacionados a aprendizagem int egral (desenvolvim ent o cognit ivo, sociocult ural, físico, afet ivo e psicom ot ores), at uando com o pólo de desenvolvim ent o da com unidade, prom ovendo a int egração das experiências cult urais da população além da art iculação dos projet os sociais.

(16)

Figura 21– Localização dos CEUs de São Paulo. Font e: Divulgação – alt erada pelo próprio aut or.

(17)

Figura 22– Transport e Púbico da região. Font e: ht t p:/ / w w w .pref eit ura.sp.gov.br/

Figura 23– Localização das Escolas Públicas: Lapa, Perdizes e Barra Funda.

Font e: Google Eart h – alt erada pelo próprio aut or.

(18)

4. REFERÊNCIAS PARA PROJETO

At ualm ent e, os espaços escolares ref let em a implant ação das novas propost as educacionais; o edif ício dialoga com a propost a pedagógica. As f ormas geomét ricas seriam mais simples, os mat eriais e t écnicas mais novos; não mais simet ria perf eit a, ausência de colunas e ornament os. (BUFFA, 2005).

Para projet os escolares, o Est ado de São Paulo cont a com o FDE (Fundação para o Desenvolvim ent o da Educação), responsável por viabilizar a execução das polít icas educacionais definidas pela Secret aria da Educação do Est ado de São Paulo , im plant ando e gerindo program as, projet os e ações dest inadas a garant ir o bom funcionam ent o, o crescim ent o e o aprim oram ent o da rede pública est adual de ensino. O desenvolvim ent o do sist em a de produção de novas escolas ut ilizado pela FDE represent a a valorização dos espaços disponíveis às áreas pedagógicas e adm inist rat ivas das unidades.

Hoje, valoriza-se a função social do edifício escolar procurando uma escola aberta à com unidade; com grandes áreas com uns, espaços abert os e quadras esport ivas cobert as. As novas escolas devem ser projet adas já pensando em acessibilidade universal, de acordo com a NBR 9050, com ram pas de acesso, correção de desníveis e elim inação de barreiras físicas, inst alação de elevadores, adequação de banheiros, adapt ação de balcões de at endim ent o, rebaixam ent o de guias das calçadas e criação de vagas de est acionam ent o demarcadas.

(19)

Figuras 24 e 25– Escola Est adual Eudoro Villela – São Paulo – SP.

Font e: FDE.

Figuras 26 e 27– Escola Est adual Jardim M ut inga I – Osasco - SP

Font e: FDE.

(20)

4.1Conforto Ambient al

O am bient e de ensino pode influenciar posit iva e negat ivam ent e na aprendizagem dos alunos, é dedut ível, por exem plo, que um am bient e adequado quant o ao confort o t érm ico perm it e aos alunos m aior apreensão do cont eú do passado em sala de aula. Devem ser seguidas recom endações sobre a salubridade do ambient e, com o a necessidade de um am bient e sem carga solar não at ingir t em perat ura superior a 30°C (NR15 do M inist ério do Trabalho).

As variáveis de ruído, ilum inação, t em perat ura, um idade e vent ilação devem ser as preocupações no m om ent o da concepção de um projet o escolar. Avalia-se, sobre o aspect o do confort o Am bient al:

ƒ

acúst ica - a proxim idade ent re am bient es ruidosos (pát io e área recreat iva) e sala de aula, ou a localização em

lugares de t rafego int enso;

ƒ

t érm ica - a orient ação dos am bient es e sua vent ilação. Com a preocupação com as form as e im plant ação do

t erreno ou na escolha dos m at eriais de vedação e acabam ent o;

ƒ

funcionalidade - a proxim idade ent re am bient es que afet am diret am ent e a rot ina da escola com o sala de aula,

banheiro e pát io;

ƒ

lum inosidade - a orient ação, disposição das abert uras e o form at o das salas de aula, bem com o os m at eriais e

(21)

Figura 30– Zona Bioclimát ica Brasileira 03.

Font e: Laborat ório de Ef iciência Energét ica em Edif icações – UFSC.

Segundo o Laborat ório de Eficiência Energét ica em Edificações da Universidade Federal de Sant a Cat arina, São Paulo, cidade onde est á

projetada a escola deste trabalho, se localiza na “Zona Bioclimática 3 –

BCFI” (

Figura 30), onde:

ƒ

B

Zona de aquecim ent o solar da edificação: procura-se a corret a im plant ação do edifício no t erreno, pensando na radiação solar diret a para ot im izar o aquecim ent o no período do frio;

ƒ

C

Zona de m assa t érm ica para aquecim ent o: adot am -se paredes int ernas pesadas para cont ribuir e m ant er o int erior da edificação aquecido;

ƒ

F

Zona de desum idificação (renovação do ar): am bient es bem vent ilados m elhoram as sensações t érm icas;

(22)

4.2Acessibilidade Universal

acessível: Espaço, edif icação, mobiliário, equipament o urbano ou element o que possa ser alcançado, acionado, ut ilizado e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida. O t ermo acessível implica t ant o acessibilidade f ísica como de comunicação.

(NBR 9050/ 04).

Os acessos e circulações de uma escola seguem as normas de acessibilidade universal

NBR9050/ 04, Decret o Est adual nº 46.076 do Corpo de Bom beiros, e as orient ações do FDE, de m odo que, o acesso de alunos deve ser preferencialm ent e at ravés da via de m enor fluxo, com o port ão de acesso de alunos preferencialment e recuado em relação à divisa de m odo a form ar um bolsão de prot eção na calçada.

O desenho universal visa proporcionar, independent e da idade, est at ura, lim it ação de m obilidade ou percepção, o acesso à edificação, seu m obiliário e equipam ent os urbanos de m aneira aut ônoma e segura. Assim , algumas m edidas m ínim as devem ser respeit adas no dim ensionam ent o dos am bient es, para que se garant a o direit o de ir e vir d e t odos, incluindo dos cadeirant es e pessoas com algum t ipo de deficiência.

Dent ro do conjunt o de regras da NBR 9050/ 04, que regulam ent a crit érios e parâm et ros t écnicos a serem observados em projet os de escolas, t ornando-os próprio em condições de acessibilidade, as escadas devem t er no m ínim o um pat am ar a cada 16 degraus ou quando houver m udança de direção; ent re seus lances, devem ser previst os pat am ares com dim ensão longit udinal m ínima de 1,50m e quando houver m udança na direção, est es devem t er dim ensões iguais à largura da escada. Já as ram pas possuem, no inicio e no t érm ino, pat am ares com dim ensão longit udinal m ínim a de 1,20m , e pat am ares sit uados em m udanças de direção com dim ensões iguais à largura da ram pa (Tabela 01). A largura m ínim a de um a ram pa deve ser 1,50m (sendo aceit ável 1,20m ) e sua inclinação de acordo com os lim it es est abelecidos na Tabela 03:

(23)

Tabela 01– Limit es de Inclinação para as Ram pas conf orme NBR 9050/ 04

Inclinação admissível em cada segm ent o de ram pa: i (%)

Desníveis m áxim os de cada segm ent o de ram pa: h (m )

Núm ero m áxim o de segm entos de ram pa

5,00 (1:20) 1,50 Sem limit e

5,00 (1:20) < i ≤ 6,25 (1:16) 1,00 Sem limit e

6,25 (1:16) < i ≤ 8,33 (1:12) 0,80 15

Segundo a NBR 9050/ 04, nas Escolas devem exist ir pelo m enos uma rot a acessível int erligando o acesso de alunos às áreas de: adm inist ração, prát icas esport ivas, recreação, alim ent ação, salas de aula, laborat órios, bibliot ecas, cent ros de leit ura e dem ais am bient es pedagógicos. De m odo que t odos os am bient es sejam acessíveis, incluindo piscinas, livrarias, cent ros acadêm icos, locais de cult o, locais de exposições e praças. Todos os elem ent os do m obiliário int erno devem ser acessíveis, garant indo as áreas de aproximação de alcance m anual, visual e audit ivo, em especial, o m ínim o de 1% de m esas (m ínim o de 2 por sala de aula) acessíveis as pessoas em cadeira de rodas.

A dist ância máxim a a ser percorrida de qualquer pont o da edificação at é as áreas ext ernas deve ser de 30m, com as circulações, escadas e ram pas ext ernas dest inadas ao fluxo de alunos com largura m ínima de 3,60m

sem pre prevendo áreas de descanso e giro para usuários com m obilidade reduzida.

Os sanitários de alunos e funcionários devem t er no m ínim o 5% do t ot al de cada peça inst alada acessível, respeit ando o m ínim o de uma peça para cada sexo. Além da recom endação pela inst alação de bacias infant is para o uso de crianças e pessoas de baixa est at ura.

(24)

Tabela 02– Áreas mínimas para o deslocament o de pessoas em cadeira de rodas conf orme NBR 9050/ 04

Largura mínima para deslocament o em linha ret a.

Área para manobras sem deslocament o (rot ação de 90°).

Área para manobras sem deslocament o (rot ação de 180°).

Área para manobras sem deslocament o

(rot ação de 360°). Área para manobras

com deslocament o (rot ação de 90°).

Área para manobras com deslocament o (rot ação de 180°).

(25)

Tabela 03– Alt ura de alcance para pessoas em cadeira de rodas conf orme NBR 9050/ 04

A3 = Alt ura do cent ro da mão com ant ebraço formando 90º com o t ronco

I 3 = Alt ura do cent ro da mão com o braço est endido, formando 30o com o piso = alcance máximo confort ável

B3 = Alt ura do cent ro da mão est endida ao longo do eixo longit udinal do corpo

J3 = Alt ura do cent ro da mão com o braço est endido formando 60o com o piso = alcance máximo event ual

C3 = Alt ura mínima livre ent re a coxa e a part e inferior de objet os e equipament os L3 = Compriment o do braço na horizont al, do ombro ao cent ro da mão

D3 = Alt ura m ínima livre para encaixe dos p és M 3 = Compriment o do ant ebraço (do cent ro do cot ovelo ao cent ro da mão)

E3 = Alt ura do piso at é a part e superior da coxa N3 = Profundidade da superfície de t rabalho necessária para aproximação t ot al

F3 = Alt ura mínima livre para encaixe da cadeira de ro das sob o objet o O3 = Profundidade da nádega à part e superior do joelho

G3 = Alt ura das superfícies de t rabalho ou mesas

P3 = Profundidade mínima necessária para encaixe dos pés

(26)

Tabela 04– M edidas dos Sanit ários conf orme a NBR 9050/ 04.

(27)

Tabela 04 (cont inuação)– M edidas dos Sanit ários conf orme a NBR 9050/ 04.

(28)

4.3Pátio

Considerando a dim inuição de espaços livres disponíveis para as crianças brincarem , já que as ruas não podem m ais ser ut ilizadas devido ao aum ent o do t ráfego de veículos e da crim inalidade, t orna-se um a preocupação do projet o escolar a área livre. O pát io de uma escola é o lugar preferido das crianças, rico em acont ecim ent os, onde elas est abelecem as m ais diversas relações sociais possibilit ando diversificadas form as de int eração, cont ribuindo para o processo de crescim ent o pessoal e social delas.

Nesse am bient e livre, o aprendizado se t orna m ais fácil que no am bient e rígido da sala de aula. Bem projet ado, uma série de valores podem est ar present es e inseridos no cot idiano das crianças que, sem perceber, aplicam os conhecim ent os adquiridos na aula.

(29)

Figuras 31 e 32– Escola FourC – Figuras Geomét ricas no Pát io e Equipament o Lúdico Aquát ico – Bauru – SP. Font e: Escola FourC.

Terra, água, ar, pedras são est udados nas aulas de Ciências e percebidas no pát io, junt o à veget ação para o est udo de Ecologia e Biologia. Um relógio de Sol, por exem plo, perm it e o est udo clim át ico e discussões sobre o t em po e os m ovim ent os t errest res. Organização espacial, orient ação a part ir da observação do Sol, das est relas ou ainda, reconhecer diferent es t ipos de rochas ilust ram o cont eúdo da Geografia. E na área de Hist ória, o espaço pode ser aproveit ado para reconst it uir grandes acont ecim ent os hist óricos descrit os nos livros didát icos.

(30)

5. PROJETO ARQUITETÔNICO

Na escala Urbana, visando à int egração dos dois lados separados pela ferrovia, o Projet o cont em pla passarelas de pedest res que garant em o deslocam ent o ent re os dois lados da cidade; um a ciclovia ao lado da linha férrea, possível graças ao deslocam ent o dos t rilhos do t rem , propost os na Operação Urbana Água Branca; e um parque int egrado com o edifício Escolar. Parque esse que perm it e o resguardo e a prot eção dos prédios hist óricos pert encent es à área, os enquadrando no cenário urbano e preservando a m em ória colet iva (figura 33).

(31)

A propost a é que a Escola funcione com o uma ext ensão do parque, de m odo que os seus freqüent adores possam usufruir da est rut ura de quadras e piscina, assim com o do espaço das salas de aula, aos finais de sem ana. No edifício, um a escola projet ada para 430 crianças divididas em 5 salas de ciclo 1 (1o ao 5o ano) e 8 salas para o ciclo 2 (6o ao 9o ano), baseado no program a do FDE .

Em t odo o projet o, aparecem preocupações com o confort o t érm ico, at ravés de brises que im pedem a ent rada de radiação solar diret a (figura 34), e presença de vent ilação cruzada e abert uras gener osas em t odas as salas de aula (figura 35).

(32)

Figura 35– Cort e Esquemát ico da vent ilação Nat ural nas salas de aula. Font e: acervo pessoal.

(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)
(39)
(40)
(41)
(42)
(43)
(44)
(45)
(46)
(47)
(48)
(49)
(50)
(51)
(52)
(53)
(54)
(55)
(56)
(57)
(58)
(59)

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORM AS TÉCNICAS. NBR9050/ 04: acessibilidade a edificações, m obiliário, espaços e equipam ent os urbanos. Rio de Janeiro, 2004.

BRASIL, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Est abelece as diret rizes e bases da educação nacional.

BUFFA, Est er. Prát icas e font es de pesquisa em hist ória da educação. In: GATTI Jr., Décio e INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.). Hist ória da educação em perspect iva. Ensino, pesquisa, produção e novas invest igações. Campinas,SP: Aut ores Associados; Uberlândia, M G: EDUFU, 2005.

CASTELLS, M anuel. A quest ão urbana. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2000.

CORRÊA, M . E. P. ; M ELLO, M . G. & NEVES, H. M . V. Arquit et ura Escola Paulist a 1890-1920. São Paulo – SP: FDE, 1991.

COSTA, Lúcio. Considerações sobre arte cont emporânea. In: Lúcio Cost a, Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995.

DESSEN, M . A., & POLONIA, A. da C. A fam ília e a escola como cont ext os de desenvolvim ent o hum ano. Paidéia (Ribeirão Pret o), 2007.

FEDRIZZI, Beat riz. Paisagism o no pát io escolar . Port o Alegre: UFRGS, 1999.

FERREIRA, A. de F. & M ELLO, M . G. Arquit et ura Escolar Paulist a anos 1950 e 1960. São Paulo – SP: FDE, 2006.

GRAÇA, Valéria Azzi Collet. Ot imização de projet os arquit et ônicos considerando parâmet ros de confort o ambient al: o caso sãs escolas da rede est adual de São Paulo. Dissertação (M estrado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2002

KOWAUCHIN, P. A linguagem dos ambient es escolares: uma leit ura sist êm ica, uma visão prospect iva . Tese de dout oramento, FAU-USP, 1995.

M INISTERIO DO TRABALHO, Norma regulamentadora no 15: at ividades e operações insalubres. 1978.

(60)

SÃO PAULO. Decreto Estadual nº 46.076 do Corpo de Bombeiros, de 31 de agost o de 2001. Inst it ui o Regulament o de Segurança cont ra Incêndio das edificações e áreas de risco.

SOUZA, Rosa Fát ima. Tem plos de civilização. A implant ação da escola prim ária graduada no Est ado de São Paulo (1890 -1910). São Paulo: UNESP, 1998.

M ELATTI, Sheila Persia do Prado Cardoso. A arquit et ura escolar e a prát ica pedagógica. Dissertação (M est rado em Educação e Cult ura) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina, 2004.

A ESCOLA-PARQUE: OU O SONHO DE UM A EDUCAÇÃO COM PLETA(EM EDIFÍCIOS M ODERNOS) POR M ARIA ALICE JUNQUEIRA BASTOS. Disponível em: <ht t p:/ / w w w .revist aau.com.br/ arquit et ura-urbanism o/ 178/ imprime122877.asp>. Acesso em 04 de abril de 2010.

A VIRADA DO SÉCULO – O CEU. Disponível em: <ht t p:/ / w w w .aprenda450anos.com.br/ 450anos/ escola_cidade/ 6_ceu.asp >. Acesso em 04 de abril de 2010.

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIM ENTO DA EDUCAÇÃO. Disponível em <ht t p:/ / w w w .fde.sp.gov.br > Acesso em 15 de abril de 2010.

GEOPORTAL. Disponível em <ht t p:/ / w ww .geoport al.com .br > Acesso em 07 de junho de 2010.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO – SECRETARIA DA CULTURA. Disponível em <ht t p:/ / w w w .cult ura.sp.gov.br/ > Acesso em 07 de junho de 2010.

LABORATÓRIO DE EFICIENCIA ENERGETICA EM EDIFICAÇÕES – UFSC. Disponível em <w w w .labeee.ufsc.br > Acesso em 15 de abril de 2010.

OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA. Disponível em

<ht t p:/ / w w w .pref eit ura.sp.gov.br/ cidade/ secret ar ias/ desenvolviment o_urbano/ sp_urbanismo/ operacoes_urbanas/ agua_branca/ index.php?p=19589 > Acesso em 10 de abril de 2010.

PARQUE ESCOLA SALVADOR - CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO. Disponível em: <ht t p:/ / ww w .escolaparquesalvador.com .br/ escolaclasse.ht m l >. Acesso em 23 de março de 2010.

PLANO REGIONAL ESTRATÉGICO DA SUBPREFEITURA DA LAPA. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Desse modo, o Plano de Ação construído procurou focar na atuação da equipe diretiva das UEs – especificamente no gestor escolar e no supervisor educacional

4 Autarquia Federal responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC), o FUNDEB substituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

Diante do relato do Professor 1, percebe-se que a escola oferece uma sala de recursos com variedade de matérias pedagógicos, como jogos e livros. Contudo, o espaço e o número de

Tais orientações se pautaram em quatro ações básicas: apresentação dessa pesquisa à Secretaria de Educação de Juiz de Fora; reuniões pedagógicas simultâneas com

Os esforços para cont rolar a form ação de subprodut os, at ravés da m odificação de seus t ipos e de suas concent rações est ão focados principalm ent e em : selecionar o

Sist em at ização da assist ência de enfer m agem : v islum br ando um cuidado int erat ivo, com plem ent ar e m ult iprofissional. St rauss A,

Essa solução veio para at ender ao grande núm ero de am bient es de consum o, aum ent ar a chance de cont at os com o usuário nessa nova m odalidade de