• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - setembro - 2005

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - setembro - 2005"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DIREITO GV

Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br Coordenador de Pesquisa e Publicações: José Rodrigo Rodriguez – Redação e edição: Ana Mara Machado – Criação e Editoração: FGVSP-DO/DEG Ano 2| número 14 | Setembro de 2005

Notícias

A Direito GV realizou entre os dias 13 e 14 de julho, o Seminário “Técnicas para o ensino do Direito: a experiência do método do caso”. O evento contou com a participação de professores e pesquisadores dos Estados Pará, Espírito Santo, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, interessados em discutir o papel transformador que metodologias alternativas de ensino podem ter para o ensino jurídico brasileiro. O encontro busca promover odiálogo de longo prazo sobre inovação pedagógica no Brasil e na América Latina.

A Professora Viviane Müller Prado (Direito GV) ganhou o segundo lugar no concurso de monografias Prêmio José Lamartine Corrêa de Oliveira Lyra, promovido pela OAB/PR. A professora participou do concurso com o trabalho “Pessoa Jurídica Dependente”. A Direito GV e o IBRADEMP (Instituto Brasileiro de Direito Empresarial) realizaram no dia 9 de agosto na FGV o evento Reforma e autonomia do Banco Central e concentração no sistema financeiro. O professor Jean Paul C. Veiga da Rocha (Direito GV) participou como debatedor do painel “O Problema da Autonomia dos Bancos Centrais”.

Após o evento houve o coquetel de lançamento do livro: Bancos Centrais no Direito Compa-rado - O Sistema Financeiro Nacional e o Banco Central do Brasil (O regime vigente e as propostas de reformulação), de autoria do Prof. Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa. O professor Salem Hikmat Nasser e a pesquisadora Mônica Steffen Guise, do Núcleo de Direito Global da EDESP participaram do III Congresso Brasileiro de Direito Internacional, realizado em Curitiba, entre os dias 24 e 27 de agosto de 2005. Na ocasião, apresentaram seus trabalhos, respectivamente, “Jus cogens: ainda esse desconhecido” e “Trips e saúde pública: por uma interpretação mais humana do acordo”.

No último dia 23, o Núcleo Crime e Economia (Direito GV) e o Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (ILANUD) promoveram mesa redonda com o Prof. de Direito Penal da Universidade de Sevilla Pablo Olavide, Dr. Al-fonso Galán Muñoz, reconhecido especialista em fraudes praticadas mediante Sistemas Informáticos. O professor abordou tanto os desafios específicos que o tema impõe à dogmática penal tradicional, quanto outras questões que ele suscita, comuns às formas de controle penal da atividade econômica. A discussão contou também com a presença do Professor Paulo Busato, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como debatedor.

Entre os dias 24 e 27 de agosto, a professora Michelle Ratton Sanchez (Direito GV) par-ticipou do “First Global International Studies Conference” em Istambul, Turquia, (Mais informações em http://www.isanet.org/istanbul/). A professora apresentou trabalho sobre Participação da Sociedade Civil no Mercosul (a parte inicial do artigo está disponível em http://www.edesp.edu.br/artigos/).

A professora Michelle Ratton Sanchez (Direito GV) participou do Seminário temático Novos atores nos processos de integração: Perspectivas de colaboração e protagonismo, realiza-do no dia 22 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina com o texto: “As possibilida-des de participação da sociedade civil no MERCOSUL”.

Em 22 de agosto, o GVlaw e o FGV online lançaram o FGV Advocacia Cível, um curso de espe-cialização presencial mediado por tecnologia. Nesse curso, o professor titular de cada disciplina prepara todo o material didático das aulas, transmitidas ao vivo, via satélite, para todos os locais onde houver uma turma do FGV Advogado Cível. Na sala de aula, o professor local desenvolve presencialmente o conteúdo, estimula debates, tira dúvidas e acompanha os exercícios, agregan-do sua experiência para a consolidação agregan-dos conhecimentos agregan-dos alunos. Nesse primeiro momento, foram montadas turmas em Belo Horizonte, Belém, Curitiba, Goiânia e Manaus.

O professor José Reinaldo de Lima Lopes (Direito GV) participou do Seminário Acesso à Justiça, realizado pela Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro, RJ) em 17 de junho. No mês de julho, o professor José Reinaldo de Lima Lopes (Direito GV) participou da mesa de debates “Política de arquivos públicos no Brasil”, no XIX Congresso Brasileiro de História (Universidade Estadual de Londrina, PR).

O pesquisador Rafael Francisco Alves (Direito GV) participou do VI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares, de 24/08/05 a 26/08/05, no Hotel Pestana, Salvador, Bahia. O evento é realizado pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP).

Workshop de

pesquisadores

As reuniões ocorrem às quartas-feiras, das 14h30 às 17h, Rua Rocha, 233, 6º andar.

21/09 - Caio Mário S. Pereira Neto (Re-lações Internacionais Direito GV): “De-velopment Theory and Foundations of Universal Access Policy”.

Já está à venda o

primeiro número da

Revista DIREITO GV

Informamos a todos que o n. 1 da Revista Direito GV está à venda nas livrarias Cul-tura (Conjunto Nacional e Shopping Villa-Lobos), FNAC - Paulista, Blanco e Bocato e A casa do livro jurídico (também pelo site: www.acasadolivrojuridico.com.br).

Direito GV Abre

Inscrições

A Escola de Direito de São Paulo da Fun-dação Getulio Vargas - DIREITO GV, abriu, dia 23 de agosto, as inscrições para as provas do seu segundo Vestibular. As ins-crições têm data de encerramento previs-ta para 05 de outubro.

As provas da 1ª fase ocorrerão nos dias 13 e 14 de novembro e a 2ª fase (exame oral) em um dia a ser agendado entre 12 e 19 de dezembro de 2005.

(2)

Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br

Grupos de Estudo

Grupo de Estudos e Leitura

Tem por objetivo o estudo da teoria geral do direito aplicada ao direito tributário e outros ramos adjacentes. As reuniões ocorrem em terças-feiras alternadas, das 12h às 14h, nas dependências da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (Rua Rocha, 233). O livro que estudaremos na retomada de nossas atividades neste se-gundo semestre será: “Las reglas em juego - Um examen filosófico de la toma de decisiones basada em reglas em el derecho y em la vida cotidiana”, de Frederick Schauer.

Grupo de Estudos de Direito Financeiro/ Finanças Públicas

Prosseguindo na edificação de novos paradigmas para o estudo do direito financeiro, relacionando direito e economia na criação de me-canismos de controle do gasto público, o grupo de Direito Tributário e Finanças Públicas reune-se às terças-feiras (alternadamente com o grupo de estudos e leitura), das 12h às 14h, nas dependências da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (Rua Rocha, 233). As atividades foram retomadas no mês de agosto com a continuação da leitura do livro “Economia do Setor Público” de Ciro Biderman e Paulo Arvate, ambos professores da FGV/ EESP e EAESP.

Núcleo Crime e Economia

O projeto tem por objetivo o estudo do modelo de regulação penal de determinadas áreas ligadas à atividade empresarial, sob dois aspectos. O primeiro deles busca identificar como o direito penal organiza sua forma de intervenção, isto é, quais são os fenômenos mais recorrentes quando se trata de incriminar condutas e que tipo de tratamento esses delitos recebem no interior do sistema. O segundo aspecto refere-se à forma de relacionamento entre as esferas penal e administrativa – como se dá a relação entre o que cada uma das esferas define como ilícito e, ainda, como se operacionaliza a comu-nicação entre elas.

Interessados em participar entrar em contato com vannucci@fgvsp.br.

Publicações de Professores e

Pesquisadores

A pesquisadora Érica Gorga (Direito GV), publicou o artigo “Contratos de soja verde estão ameaçados”, em co-autoria com Christiane Rezende e Decio Zylbersztajn, na “Agro-analysis - A Revista de Agronegócios da FGV” - vol. 25, nº 7, julho 2005.

No mês de setembro serão lançados pela editora Quartier Latin os livros de Tributação do Setor Comercial e Tributação Internacional e dos Mercados Financeiro e de Capitais, coordenados pelos professores Eurico de Santi,Roberto Quiroga Mosquera e Fernando Zilveti. As obras consolidam o material que será utilizado no curso de Especialização de Direito Tributário do GVLaw. Incluem casos, indicação de legislação, bibliografia, material de apoio e textos de diversos autores, escritos exclusivamente para os livros.

Mandem seus artigos para a

Revista DIREITO GV!

A Revista Direito GV continua aberta para receber artigos de todas as áreas do direito. Qualquer interessado pode enviar seu texto. Não é necessário fazer nenhum contato prévio com a revista. O único critério para a publicação é qualidade acadêmica.

Os textos serão submetidos à avaliação de dois pareceristas, aos quais não será revelada a identidade de seu autor. Este, também não terá acesso ao nome dos pareceristas, selecionados dentre os mem-bros do conselho editorial ou dentre os professores que constam da lista publicada na contra-capa do n.1 da Revista Direito GV. Em caso de necessidade, serão escolhidos pareceristas ad hoc. O processo de recebimento e seleção de artigos será contínuo. Os textos podem ser enviados em qualquer época do ano e serão publicados, após aprovação, conforme o espaço disponível em nossas edições semestrais.

Os textos devem ter até 30 laudas de 2100 caracteres, redigidos conforme os padrões da ABNT. Devem ser precedidos de resumos em português e inglês com até dez linhas, seguido de cinco palavras chave, além da tradução do título para o inglês. Textos maiores poderão ser aceitos para avaliação, a critério do Editor.

Pedimos que seja utilizado o formato WORD. Os textos podem ser enviados para o e-mail revistadireitogv@fgvsp.br ou pelo correio, aos cuidados do Editor-chefe José Rodrigo Rodriguez para a Rua Rocha 233, 7º. Andar São Paulo-SP, CEP 01331-050.

Caso o texto siga pelo correio, pede-se o envio de duas cópias impressas, uma delas sem identifi-cação de autoria, além de um disquete com o artigo em formato Word.

Pesquisadores

Pesquisador Guilherme Figueiredo Leite Gonçalves (ggoncalves@fgvsp.br) Área de pesquisa:Sociologia do Direito.

Temas de interesse:História do Direito; Teoria Geral do Direito; Filosofia do Direito; Teoria Geral dos Sistemas.

Pesquisas e atividades em andamento:

• Elaboração de material didático para as disciplinas de Direito Constitucional e Teoria da Constituição. • Tradução do livro “Direito e Tempo: apontamentos para uma teoria da memória do direito”, de Raffaele De Giorgi. • Publicações: Artigos: “O Iluminismo sociológico e os paradoxos da democracia” e “Do juiz-político ao juiz-eficiente

qual a função do direito?”.

Pesquisador Rafael D. F. Vanzella (rvanzella@fgvsp.br) Área de pesquisa: Direito Privado.

Temas de interesse: História do pensamento jurídico, em especial do movimento codificador; Teoria geral do direito privado, em especial teoria do patrimônio; Direito privado patrimonial, em especial direito da propriedade e direitos reais; Pensamento jurídico e modelos dogmáticos de Augusto Teixeira de Freitas e de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda.

Pesquisas e atividades em andamento:

• Elaboração de material didático para as disciplinas Direito da Propriedade e Direito das Obrigações;

• Elaboração de caso sobre a relação entre direito civil, direito penal e direito administrativo como parâmetro para decisão de política legislativa no contexto dos modelos de responsabilidade por danos ambientais;

• Projeto de pesquisa sobre direito de propriedade e tipicidade dos direitos reais;

• Publicação (em andamento): artigo “Comunhão unitária como modelo dogmático para a aplicação do princípio da função social do contrato”;

• Elaboração de projeto para a tradução do livro “Teoria giuridica della circolazione”, de Francesco Carnelutti.

Programa de

Capacitação Estatal 2005

Referências

Documentos relacionados

: O portal IG publicou uma matéria sobre os 25 anos da Constituição Federal de 1988 e citou o evento que a DIREITO GV promoveu na mesma data.. O professor Oscar

“Nosso objetivo, como uma Escola de Direito, é abrir espaço para que as diversas vozes interessadas no aprofundamento da democracia e na ampliação dos direitos possam dialogar

negócios, o Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da DIREITO GV, com apoio da Buscapé Company, realizou em São Paulo, em 17 e 18 de maio, o evento “A Estratégia do Novo

Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO GV, passou a ser o único brasileiro a integrar o Conselho Mundial da Human Rights Initiative, responsável pela orientação de toda a

A DIREITO GV participou da Comissão de Avaliação do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, pro- movido em 17 de setembro pelo grupo O Estado de S.Paulo,

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on