• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - maio - 2005

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - maio - 2005"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DIREITO GV

Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br

Coordenador de Pesquisa e Publicações: José Rodrigo Rodriguez – osé Rodrigo Rodriguezosé Rodrigo Rodriguez Redação e edição: Ana Mara Machado – Criação e Editoração: FGVSP-DO/DEG Ano 2| número 11 | Maio de 2005

Notícias

Banco Mundial, Ministério da Justiça e nova Lei de Falências:

O GVlaw iniciou a execução da parceria firmada com o Banco Mundial

para a capacitação de membros do Judiciário e do Ministério Público em

torno da nova Lei de Falência. Trata-se de experiência inédita que envolve

o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de São Paulo e Rio de Janeiro,

além do Banco Mundial, Ministério da Justiça e do próprio GVlaw.

Na primeira etapa do projeto, serão capacitados 90 juízes e

promo-tores do Rio de Janeiro e de São Paulo, responsáveis pela análise de

processos que representam 75% de todo o volume financeiro dos casos

falimentares brasileiros. A próxima etapa prevê a extensão do curso a

outras localidades e o desenvolvimento de uma vara-modelo

especia-lizada em tal matéria.

A professora Luciana Gross Cunha (DIREITO GV), a convite do professor

David Trubek, participará, dias 29 e 30 deste mês, do

Workshop on

Disputes and Development na Universidade de

Wiscon-sin – EUA

. A professora participará da mesa Case Studies of Courts

in Context: India, China, Latin America, representando a América Latina

juntamente a Joseph Thomé.

A Professora

Michelle Ratton Sanchez

(DIREITO GV) participou do

evento

“Grupo de Reflexão sobre Comercio Internacional

e Direitos Humanos”

, organizado pelo IDICID/Conectas nos dias

26 e 27 de abril. Na mesa

“Transparência e participação nos

processos de integração comercial”

, a Profa. Michelle

apre-sentou o texto

“Breves considerações sobre os mecanismos

de participação para ONGs na OMC”

. Link do evento: www.

conectasur.org/pt/noticia.

O Professor Dr.

Christian Joerges

, do Instituto Universitário

Eu-ropeu, Florença, Itália, esteve na DIREITO GV para o colóquio

“Free

Trade and the WTO: The Erosion of National and the

Bir-th of Transnational Governance”

e para a conferência seguida

de debate,

“What is Left of the European Economic

Cons-titution? A Melancholic Eulogy”

. Os eventos ocorreram,

res-pectivamente, nos dias 18 e 19 de abril, no Salão Nobre da Fundação

Getúlio Vargas de São Paulo.

No dia 29 de abril, o estagiário Rafael Francisco Alves (DIREITO GV)

apresentou o artigo

“A imparcialidade do árbitro no direito

brasileiro: entre a autonomia privada e o devido processo

legal”

no

V Foro de Derecho de La Universidad de Los

An-des

, sob a arguição dos professores Diego López e Juan Carlos Varón.

Workshop de

pesquisadores

As reuniões ocorrem às quartas feiras à tarde, das 14h30H às 17H. 04/05 - Diogo Rosenthal Coutinho (Pesquisador Direito GV): “Riscos da regulação instável nas indústrias de rede”

18/05 - José Rodrigo Rodriguez (Co-ord. de Pesquisas e Publicações Direi-to GV):“A Fragmentação da Figura do Juiz de Direito”

Revista DIREITO GV

A DIREITO GV já recebeu diversos artigos para sua revista. A Escola pretende lançar este ano uma publicação essencialmente acadêmica que aceitará artigos em português e castelhano (a critério do Editor, inglês) de pesquisadores do Brasil e do exterior. Todos os artigos serão obje-to de avaliação por pareceristas anônimos que não serão informados da identidade de seus autores. Será adotado o processo conhecido internacionalmente como blind review Os textos podem ser encaminhados em formato Word para o e-mail revistadireitogv@fgvsp.br ou pelo correio (aos cuidados do Editor-chefe José Rodrigo Rodriguez, Rua Pamplona, 227, 2º. Andar, São Paulo-SP, CEP 01405-000). Caso o texto seja enviado pelo correio, pede-se o envio de duas cópias impressas, uma delas sem identificação de autoria, além de um dis-quete com o artigo em formato Word. Os textos devem ter até 30 laudas de 2100 caracteres, redigidos conforme os padrões da ABNT. De-vem ser precedidos de resumos em português e inglês com até dez linhas, seguido de cinco palavras chave.

(2)

Publicações

• O Jornal Gazeta Mercantil de 14 de abril publicou no caderno Opinião o artigo do professor José Rodrigo Rodriguez

(DIREITO GV): “A reforma da CLT e a proteção do trabalhador”.

• A pesquisadora Erica Gorga (DIREITO GV) publicou o artigo “Contratos, segurança jurídica e desenvolvi-mento” no boletim Instituto Tendências de Direito e Economia de abril.

Pesquisadores

Neste espaço são divulgados os planos de pesquisa individuais dos professores e pesquisadores da DIREITO GV, além de suas áreas de atuação e temas de interesse.

Professor José Reinaldo de Lima Lopes (jlopes@fgvsp.br)

Área de pesquisa: História do Direito; História da Filosofia do Direito; Teoria Geral do Direito; Sociologia Jurídica.

Temas de interesse: História do pensamento jurídico; História da cultura jurídica brasileira; Direitos sociais; Direitos sociais e Direito do Consumidor; Direitos sociais e justiça.

Pesquisas e atividades em andamento:

Projeto de livro de casos (consumidor); Organização de livro (cultura jurídica medieval); Pesquisa em história do direito brasileiro.

Professor Colaborador José Garcez Ghirardi (jgarcez@fgvsp.br)

Área de pesquisa: Arte e Direito.

Temas de interesse: literatura e cultura; literaturas em língua inglesa; teoria literária e ideologia; política, retórica e oratória sacra; formações discursivas literárias e políticas.

Pesquisas e atividades em andamento:

Crítica Literária no Brasil e construção de discursos sobre identidade; Relações entre escolhas retóricas e teorizações políticas na Inglaterra do século XVII.

Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br

Eventos

Ciclo de Palestras de Economia

Nascido da experiência das aulas do GVlaw, o ciclo foi organizado por Rogério Mori, professor da disciplina Economia Aplicada ao Direito do GVlaw. Para este primeiro semestre foram previstas cinco conferências, duas já realizadas. As próximas serão:

11/05, 19h - Elementos da Teoria Econômica do Contrato: Paulo Furquim, 19h - Elementos da Teoria Econômica do , 19h - Elementos da Teoria Econômica do 24/05, 19h - O Brasil em Setores: Fábio Silveira 09/06, 19h - Conjuntura Econômica: Rogério Mori Informações e inscrições: olivia@fgvsp.br.

FOCOS

Fórum Contexto Internacional e Sociedade Civil - é um evento que visa proporcionar um ambiente propício ao debate de tópicos relacionados às negociações inter-nacionais de interesse do Brasil, entre representantes governamentais e de entidades da sociedade civil orga-nizada, tais como associações de classe, instituições de ensino e pesquisa, entidades empresarias setoriais ou não e demais entidades representativas da sociedade civil brasileira.

Dias 24 e 25 de maio, Salão Nobre da FGV - Rua Itapeva, 432 - 4º andar

Temas de Direito Empresarial Norte-americano

A partir da segunda quinzena de maio, o GVlaw promo-verá uma série de três palestras sobre temas jurídicos relevantes para a atuação de empresas brasileiras no mercado norte-americano. Elas serão proferidas por Richard Strasser, consultor norte-americano radicado no Brasil há sete anos, graduado em Direito e em Eco-nomia pela Harvard University e mestre pela London School of Economics.

19/05, 19h – Contratos “Acidentais”?: Cartas de intenções, term sheets e emails, 19h – Contratos “Acidentais”?: Cartas de , 19h – Contratos “Acidentais”?: Cartas de 07/06, 19h - O que realmente mudou com a Lei Sarbanes-Oxley?, 19h - O que realmente mudou com a Lei , 19h - O que realmente mudou com a Lei 22/06, 19h - Novos “riscos jurisdicionais”: administrando riscos e custos vinculados a litígio , 19h - Novos “riscos jurisdicionais”: , 19h - Novos “riscos jurisdicionais”: nos EUA

administrando riscos e custos vinculados a litígio administrando riscos e custos vinculados a litígio

Informações e inscrições: olivia@fgvsp.br.

19/05 - Debate seguido de lançamento do livro: “O Brasil e os grandes temas do comércio internacional”, coordenado por Vera Thorstensen e Marcos Jank (Editora Aduaneiras), que conta com artigos dos integrantes do Núcleo de Direi-to Global DIREITO GV, Profa. Michelle RatDirei-ton Sanchez (DIREITO GV), Prof. Salem Hikmat Nasser (DIREITO GV), Barbara Rosenberg, Maria Carolina Mendonça de Barros e Rabih Ali Nasser.

O evento será no Salão Nobre da FGV, Rua Itapeva, 432, 4o. andar, das 17 às 19h.

Grupos de Estudo

Grupo de estudos em Direito dos Contratos

O grupo de estudos em Direito dos Contratos tem como objetivo mapear alguns dos principais conceitos contemporâneos do Direito dos Contratos, especificamente suas manifestações concretas em diversos tipos contratuais.

Será escolhido um conceito geral (função social do contrato, boa-fé objetiva etc.) e investigada sua recepção em tipos contratuais escolhidos (resseguro, previdência privada, contratos imobiliários etc.).

Dadas as especificidades de cada tipo contratual e a riqueza de detalhes e regulamentações incidentes, o grupo contará com a presença de advogados especializados nos diversos contratos, cuja função é justamente trazer o mais contemporâneo estado da arte da matéria. Haverá o estudo de textos doutrinários e decisões judiciais sobre o instituto escolhido, ao lado da elaboração de cada um dos especialistas nos contratos específicos, que apresentarão material para discussão que, eventualmente, será transformado em artigo para publicação. Após um período de discussões baseado em artigos ou outros materiais, estabelecer-se-á um prazo para a entrega de textos, visando a organização de livro a ser publicado. As reuniões serão quinzenais, realizadas na DIREITO GV, às terças-feiras, das 8:30 às 10:30, com início no dia 3 de maio. O grupo é aberto a todos os professores, pesquisadores e estagiários da DIREITO GV. Os interessados em participar do e-group devem encaminhar o pedido ao pesquisador de contratos Alessandro Octaviani aleoctaviani@fgvsp.br.

Núcleo de Direito Societário e Mercado de Capitais

As reuniões do núcleo são quinzenais, às terças feiras, das 8h30 às 10h.

O Núcleo coordenado pela Profª Viviane Muller Prado surgiu em meados de 2003 com o objetivo de ser um foro de debates sobre temas relevantes relacionados com o direito societário e o mercado de capitais brasileiro. Todos os interessados no tema da governança corporativa são muito bem vindos ao Núcleo.

Grupo de Estudos e Leitura

O grupo tem por objetivo principal o estudo da teoria geral do direito, aplicada ao direito tributário e outros ramos adja-centes. As reuniões ocorrem às quartas-feiras das 12h às 14h.

Segue cronograma de leituras:

04/05 - Capítulo 5 e Conclusões do livro “Ilícitos Atípicos”, de Manuel Atienza e Juan Ruiz Manero.

18/05 - Apresentação da estruturação dos conceitos de Abuso de Direito, Fraude a Lei e Desvio de Poder do livro “Ilícitos Atípicos” e debate desses conceitos em relação aos conceitos de Direito Tributário.

Grupo de Estudos de Direito Financeiro

O grupo de Direito Tributário e Finanças Públicas, reúne-se às terças-feiras, das 12h às 14h.

03/05 - Cap.7- Corrupção e produção de bens públicos. Autor: Marcos Fernandes Gonçalvez da Silva (FGV/EESP e EAESP) • 10/05 - Cap.8- Instituições e resultados fiscais do governo federal brasileiro. Autor: Paulo Roberto Arvate (FGV/ EESP e EAESP) • 17/05 - Cap.9- Incidência Tributária. Autores: Marcelo Littieri Siqueira (Secretário da Receita Federal) e Francisco S.

Ramos (PIMES-UFPE)

Referências

Documentos relacionados

: O jornal Valor Econômico publicou matéria sobre as leis de saneamento, com participação do professor Carlos Ari Sundfeld ( DIREITO GV ).. A reportagem foi replicada no site

O Núcleo de Tributação e Finanças Públicas da Direito GV apresentou em 26 de outubro no auditório da Escola os resultados parciais da pesquisa sobre a (in)correta destina- ção

Destaque para o texto de David Trubek: “Max Weber sobre Direito e Ascensão do Capitalismo”, trabalho de referência para os temas de Direito e Desenvolvimento e para especialistas na

: Desde o início de 2006, a Professora Maíra Rocha Machado participa de projeto de pesquisa sobre a internacionalização do direito coordenado pela Professora Mireille Delmas-

É também chamado de lançamento misto, pois exige a participação das duas partes na relação jurídica tributária (credor e devedor). Raramente vemos tributos sujeitos a

: FGV DIREITO SP RECEBEU PROFESSOR PORTUGUÊS PARA TRATAR DE DEFESA DA CONCORRÊNCIA E PARTICIPOU DE EVENTO SOBRE INFRAESTRUTURA A FGV DIREITO SP recebeu o professor Luis

: Anna Luiza Carvalhido, pesquisadora da FGV DIREITO SP, analisou o caso de racismo sofrido pelo goleiro Aranha, do Santos, em partida contra o Grêmio. O artigo foi publica- do

Examinamos os balanços patrimoniais do Instituto Criar de TV e Cinema (“Instituto”) em 31 de dezembro de 2007 e 2006, e as respectivas demonstrações dos superávits, das