• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - dezembro - 2005

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - dezembro - 2005"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DIREITO GV

Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br Coordenador de Pesquisa e Publicações: José Rodrigo Rodriguez – Redação e edição: Ana Mara Machado – Criação e Editoração: FGVSP-DO/DEG Ano 2| número 17| Dezembro de 2005

Workshop de

pesquisadores

As reuniões ocorrem às quartas-feiras, das 14h30 às 17h, Rua Rocha, 233, 6º andar.

07/12/05 – Michelle Ratton Sanchez (Professora Direito GV): Discussão de parte do livro didático sobre simula-ções de casos em fóruns de negociação e cortes na área do direito internacio-nal.

O Workshop de Pesquisadores retoma-rá suas atividades em março de 2006.

LANÇAMENTOS

DIREITO GV

Cadernos Direito GV

Debate Público GVLaw

O Sistema de Justiça Brasileiro, A Produção de Informações e sua Utili-zação, São Paulo, março/2005, Luciana Gross Cunha (Professora DIREITO GV) e equipe.

Reflexões sobre o ensino do Direito,

São Paulo, maio/2005, José Rodrigo Rodri-guez e Flávia Portella Püschel.

1º Debate Público GVLaw - Reforma do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, São Paulo, junho/2005

I Simpósio OAB-SP e DIREITO GV so-bre Direito Empresarial e Novo Códi-go Civil, São Paulo, julho/2005.

Premissas do Projeto da Direito GV para Desenvolvimento do Material Didático: Disciplina Organização das Relações Privadas, São Paulo, setem-bro/2005. Maurício Portugal Ribeiro

Models Of Adjudication, São Paulo, no-vembro/2005.

Owen Fiss (Yale Law School)

LANÇAMENTOS DIREITO GV

No dia 30 de novembro foi realizado no Museu de Arte Moderna (Parque do Ibirapuera) o coquetel de lançamento das seguintes obras da Direito GV:

Revista Direito GV

REVISTA DIREITO GV – Número especial: ECONOMIC AND SOCIAL

REGULA-TION, ACCOUNTABILITY AND DEMOCRACY.

REVISTA DIREITO GV - número 1, maio 2005.

REVISTA DIREITO GV - número 2, jun/dez 2005.

Livros

LAVAGEM DE DINHEIRO E RECUPERAÇÃO DE ATIVOS: BRASIL,NIGÉRIA, REINO UNIDO E SUÍÇA

Maíra Rocha Machado (Professora DIREITO GV) e Domingos Fernando Refinetti; Co-auto-res: Maíra Rocha Machado e outros. Editora Quartier Latin

DIREITOS HUMANOS - ESTADO DE DIREITO E A CONSTRUÇÃO DA PAZ

Oscar Vilhena Vieira (Professor DIREITO GV); Co-autores: Ary Oswaldo Mattos Filho, Oscar Vilhena Vieira e outros. Editora Quartier Latin

DIREITO DA EMPRESA E DAS OBRIGAÇÕES E O NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO

Alexandre dos Santos Cunha (Pesquisador DIREITO GV); Co-autores: Alexandre dos Santos Cunha, Flávia Portella Püschel e outros. Editora Quartier Latin

COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA NA APLICAÇÃO DO DIREITO TRIBUTÁ-RIO

Daniel Monteiro Peixoto (Pesquisador DIREITO GV). Editora Quartier Latin

OFERTA PÚBLICA DE AÇÕES OBRIGATÓRIA NAS S.A.

Roberta Nioac Prado (Coordenadora do Núcleo de Empresas Familiares - DIREITO GV) Tag Along

DECADÊNCIA NO IMPOSTO SOBRE A RENDA: ESTUDO DE CASOS NO IRPJ

Eurico Marcos Diniz de Santi; Co-autores: Daniel Peixoto, Vanessa Rahal e outros; Série investigação e análise (Vol.1). Editora Quartier Latin

TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL E DOS MERCADOS FINANCEIRO E DE CA-PITAIS

Eurico Marcos Diniz de Santi, Fernando Aurelio Zilveti e Roberto Quiroga Mosquera (Coor-denadores do Curso de Direito Tributário - GVLaw). Co-autores: Roberto Quiroga Mosquera e outros. Editora Quartier Latin

TRIBUTAÇÃO DO SETOR COMERCIAL

Eurico Marcos Diniz de Santi, Fernando Aurelio Zilveti e Roberto Quiroga Mosquera (Coor-denadores do Curso de Direito Tributário - GVLaw). Co-autores: Daniel Monteiro Peixoto, Eurico Marcos Diniz de Santi e outros.

Editora Quartier Latin

SEGURANÇA URBANA - O MODELO DA NOVA PREVENÇÃO

Theodomiro Dias Neto (Professor DIREITO GV) Editora Revista dos Tribunais

DIREITO PENAL BRASILEIRO (REEDIÇÃO)

(2)

Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br

Grupos de Estudo

Núcleo de Contratos

O Grupo de estudos em Direito dos Contratos, organizado por Flávia Püschel e Alessandro Octaviani e conta com a presença de integrantes da Direito GV e de colaboradores externos, realizou desde seu início 10 encontros, nos quais foram analisados 17 textos doutrinários e jurisprudenciais, contando com a presença de 39 colegas ao longo das reuniões.

O tema escolhido pelo grupo nessa primeira foi “a função social dos con-tratos”. Para o ano que vem, haverá duas atividades principais: (i) encon-tros com autores de textos discutidos no ano de 2005 e (ii) discussão de textos de autoria dos integrantes do grupo, visando à publicação de volume sobre a função social dos contratos.

Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, as atividades do ano de 2006 serão planejadas e organizadas, e gostaríamos de contar com a presença e colaboração de todos os interessados.

Grupo de Estudos e Leitura

Até o dia 13 de dezembro o grupo prossegue suas atividades, cujo escopo é o estudo da teoria geral do direito, em especial as leituras que abordam o tema das regras e dos princípios. As reuniões ocorrem às terças-feiras, das 12h às 14h, nas dependências da Direito GV. O livro de leitura é: “Las reglas em juego - Um examen filosófico de la toma de decisiones basada em reglas em el derecho y em la vida cotidiana”, de Frederick Schauer. Cada reunião corresponde à discussão de um capítulo do livro, previamente apresentado por um relator. Nos dias 29 de novembro, 06 e 13 de dezembro, leremos, respectivamente, os capítulos finais do livro, que serão relatados por Tathiane Piscitelli (Capítulo VII), Renata Seixa Vianna e Angela Donaggio (Capítulo VIII) e por fim, o Professor Eurico de Santi (Capítulos IX e X).

Estruturas Societárias e a Tributação

O grupo de Direito Tributário e Finanças Públicas, em parceria com o nú-cleo de Empresas Familiares, continua com suas reuniões às terças-feiras, das 10h30 às 12h, até o dia 13 de dezembro, na Direito GV, debatendo as estruturas empresarias e a reflexa tributação de suas operações, além da tributação das organizações sucessórias. O objetivo dos debates será propor curso diferenciado ao GVLaw, com abordagens de casos de planejamento tributário e sucessório, remunerações de sócios e administradores etc.

Pesquisadores

Pesquisador Rafael Francisco Alves (ralves@fgvsp.br)

Área de pesquisa: Contratos; Processo civil; Arbitragem, negociação, me-dição e conciliação; Legislação educacional da pós-graduação.

Temas de interesse: Teoria geral do processo; Processo civil e estratégia empresarial; Teoria geral dos contratos; Princípios do processo na arbi-tragem; Arbitragem e ordem pública; Independência e imparcialidade do árbitro; Pós-graduação em Direito no Brasil.

Pesquisas e atividades em andamento:

Elaboração do material didático de Contratos I; Elaboração do material didá-tico de Direito Processual Civil I; Pesquisa sobre o processo civil e a estratégia empresarial; Pesquisa sobre a imparcialidade do árbitro na lei 9.307/96.

Pesquisador Rafael Mafei Rabelo Queiroz (rafaelqueiroz@fgvsp.br)

Área de pesquisa: História do Direito.

Temas de interesse: História do Direito; Direito Penal; Criminologia; Meto-dologia Jurídica.

Pesquisas e atividades em andamento:

A chegada da doutrina da individualização da pena no Brasil, sua transi-ção da República Velha para a Era Vargas (até o Código Penal de 1940) e seu tratamento pelos penalistas da época (pesquisa de mestrado); Atualização da obra “Instituições de Direito Penal”, de Basileu Garcia. Pesquisa coletiva sob coordenação da Profª. Maíra Rocha Machado (Di-reito GV); Pesquisa exploratória sobre a história do di(Di-reito dos negócios no Brasil – legislação, jurisprudência e ensino jurídico (1820-1930). Pesquisa coletiva sob coordenação do Prof. José Reinaldo de Lima Lopes (em fase de aprovação); Tradução de trechos da obra “A History of Poli-tical Thought – The Middle Ages”, de Walter Ullman

Notícias

A DIREITO GV, com o apoio da BOVESPA, IBCG e Gazeta Mercantil, promoveu no dia 28 de novembro o I Encontro - Importância e “gargalos” da governança corpora-tiva no Brasil. O Evento ocorreu no Salão Nobre da Fundação Getúlio Vargas e contou com a presença dos palestrantes Ary Oswaldo Mattos Filho (Diretor da Direito GV), Alexandre Di Micelli da Silveira (Professor da FEA/USP, FIA e pesquisador do IBGC), José Guimarães Monforte (Presidente do IBGC), Roberta Nioac Prado (Coordenadora do Núcleo de Empresas Familiares da Direito GV) e Viviane Müller Prado (Professora Direito GV).

A convite da Procuradoria-Geral do Banco Central, o Prof. Jean Paul C. Veiga da Rocha (Direito GV) proferirá a palestra “Direito público e política econômica: a jurisprudência constitucional sobre o poder normativo do Conselho Mo-netário Nacional e do Banco Central”, no dia 12 de dezembro, na sede do Banco Central em Brasília. Um artigo do professor com o mesmo título será publicado na Revista de Direito Público da Economia n. 12, em janeiro de 2006.

O pesquisador Rafael Francisco Alves (Direito GV) participou do XIV Congresso do

Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI),

ocorrido em Fortaleza-CE, nos dias 03 a 05 de novembro, discutindo o tema: A

pós-gra-duação em direito - Contribuição à pesquisa contemporânea no Brasil.

A Professora Marcia Carla Pereira Ribeiro (Direito GV), proferiu conferência no dia 12 de novembro, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná sobre o tema “Função So-cial do Contrato e da Empresa”. Os participantes foram os alunos da Pós Graduação em Direito Civil oferecido por aquela instituição.

A pesquisadora-júnior Luiza Saito Sampaio (Direito GV) venceu o VI Concurso

Na-cional de Monografias sobre Defesa da Concorrência, na categoria gradução,

com o trabalho, “Sinergia entre defesa da concorrência e comércio interna-cional”.

O pesquisador Rafael Vanzella (Direito GV), participou como coordenador de mesa de Direito Civil no 13º Simpósio de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) realizado na FFLCH em 08 de novembro.

Publicações de Professores e

Pesquisadores

Foi lançado, pela Editora Malheiros, o livro Parcerias Público-Privadas, coordenado pelo Professor da Direito GV, Carlos Ari Sundfeld, e publicado no âmbito do convênio científico mantido pela Sociedade Brasileira de Direito Público com a Direito GV. O livro é resultado de um projeto de pesquisa sobre o tema realizado de 2003 a 2005 e inclui estudos sobre as experiências brasileira e estrangeira com concessões e outras formas de parcerias, nos diversos setores de infra-estrutura.

O professor Oscar Vilhena Vieira (Direito GV) publicou o artigo “Inimigo imagi-nário” no jornal Folha de São Paulo do dia 25 de novembro, Caderno Folha Opinião – tendências e debates.

A pesquisadora Roberta Nioac Prado (cordenadora do Núcleo de Governança e Pla-nejamento Jurídico nas Empresas Familiares da Direito GV e do GVLaw), publicou o artigo

“A importância da governança” no Jornal Gazeta Mercantil de 24 de Novembro,

Caderno Finanças & Mercados - Pág. 3

Referências

Documentos relacionados

A DIREITO GV participou da Comissão de Avaliação do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, pro- movido em 17 de setembro pelo grupo O Estado de S.Paulo,

A parceria firmada entre a DIREITO GV e o grupo Estado para a cobertura da Ação Penal 470, que julga os acusa- dos no processo do Mensalão, começou em 2 de agosto com a publicação de

Se a informação for analisada segundo o nível de renda, entre os que ganham até 2 salários mínimos, 73% afir- mam que a possibilidade de conciliação contribui para o aumento

: O jornal Valor Econômico publicou matéria sobre as leis de saneamento, com participação do professor Carlos Ari Sundfeld ( DIREITO GV ).. A reportagem foi replicada no site

O Núcleo de Tributação e Finanças Públicas da Direito GV apresentou em 26 de outubro no auditório da Escola os resultados parciais da pesquisa sobre a (in)correta destina- ção

Destaque para o texto de David Trubek: “Max Weber sobre Direito e Ascensão do Capitalismo”, trabalho de referência para os temas de Direito e Desenvolvimento e para especialistas na

: Desde o início de 2006, a Professora Maíra Rocha Machado participa de projeto de pesquisa sobre a internacionalização do direito coordenado pela Professora Mireille Delmas-

Superintendência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais.. Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco