• Nenhum resultado encontrado

Centro Educacional SESC Cidadania Ensino Fundamental Anos Iniciais 5º ROTEIRO DE ATIVIDADES. - 5º Ano - PERÍODO DE 22/02 à 26/02

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Educacional SESC Cidadania Ensino Fundamental Anos Iniciais 5º ROTEIRO DE ATIVIDADES. - 5º Ano - PERÍODO DE 22/02 à 26/02"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Centro Educacional SESC Cidadania

Ensino Fundamental Anos Iniciais

5º ROTEIRO DE ATIVIDADES

- 5º Ano -

PERÍODO DE 22/02 à 26/02

Olá, garotada!

Lembrem-se sempre de acreditar na força dos seus sonhos, em todo o poder

que existe em vocês. Lembrem-se sempre de acreditar que vocês podem ir

além.

Equipe de professores do 5º ano: Fabrício, Fernanda, Glaucya, Hélio, Ingrid, Jussara, Lígia, Nayron, Patrícia, Rosane, Rosimeire.

(2)

SEGUNDA-FEIRA (22/02)

MATEMÁTICA - 1ª E 2ª AULAS

Conteúdo: Sistema de Numeração Egípcio e Romano. Comparação de números.

1º Momento:

Atenção para a correção das atividades que foram para casa!

Vamos relembrar como surgiram os números? Assista ao vídeo disponível em:

https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/origem-dos-numeros/

2º Momento:

Amplie o conhecimento sobre o Sistema de Numeração Egípcio e Romano. Abra o Livro Módulo I nas páginas 88 e 89.

Realize a comparação dos números, mas antes vamos assistir ao vídeo disponível em:https://youtu.be/2_0ZMZIOMTc

Leia o texto na p. 90 e realize as atividades propostas nas páginas 90 e 92. 3º Momento:

Livro Módulo I atividade 19 da página 93.

HISTÓRIA - 3ª E 4ª AULAS

Conteúdos: A sedentarização dos grupos humanos e o surgimento das cidades - Os nômades

da atualidade. 1º Momento

Abra o seu livro de História– MÓDULO I na página 205. Daremos continuidade aos estudos dos povos antigos. No primeiro capítulo iremos conhecer um pouco sobre os costumes e tradições dos povos antigos.

Agora você irá abrir nas páginas 206 e 207. Observe a imagem de abertura do capítulo observando cada detalhe. Esse é o rio São Francisco em Pernambuco, a paisagem mostra diferentes tipos de plantações que utilizam as águas do rio para a irrigação. Reflita sobre as questões propostas na página 207.

Na página 210 seção: “Em outras partes do mundo” leitura do texto “Os nômades de hoje''. Realizar atividade página 211

(3)

Revendo conteúdos trabalhados nas aulas anteriores, faça a leitura dos textos das páginas 208 e 209 realizando as atividades propostas.

LÍNGUA INGLESA - 5ª AULA

Conteúdo: “There Be” nas formas afirmativa e negativa.

Hello, my darlings! Vamos abrir nosso livro de Inglês na

Page 11:

1º passo: Observe o uso de “There is” para singular afirmativo, “There isn’t” para singular negativo, “There are” para plural afirmativo, e “There aren’t” para plural negativo.

2º passo: No exercício 2, circule o “There” adequado para completar corretamente as frases relacionadas aos continentes;

3º passo: No exercício 3, complete as frases o “There” adequado novamente de acordo com os estados do Brasil.

Page 12:

1º passo: Leia o textinho sobre o que os museus nos ensinam;

2º passo: No exercício 1, complete o texto falando sobre o Museu Catavento que fica em São Paulo, com os seguintes números: 2009 – 25 million – four – 250 – 700 – 80.

Have fun! 😊

Kisses, teacher Patrícia.

_____________________________________________________________________________

TERÇA-FEIRA (23/02)

MATEMÁTICA

- 1ª E 2ª AULAS

Conteúdo: Aproximações numéricas.

1º Momento:

Atenção para a correção das atividades que foram para casa!

(4)

2º Momento:

Você sabe aproximar ou arredondar números para a dezena ou centena mais próxima? Tire suas dúvidas assistindo ao vídeo disponível em: https://youtu.be/nqpSt7ezOnE

OBS: é muito importante que você pause o vídeo para tentar realizar a atividade de arredondamento que está sendo proposta.

3º Momento: Agora é sua vez!

Faça a leitura e as atividades propostas nas páginas 94 a 97 do Livro Módulo I. 4º Momento:

Realize as atividades propostas no seu livro Módulo I páginas 98 e 99.

GEOGRAFIA - 3ª E 4ª AULAS

Conteúdo: Representações do Planeta Terra /Mapas

Na semana anterior estudamos como podemos localizar um determinado ponto no planeta Terra, as linhas imaginárias, paralelos e meridianos e como sua interseção forma uma coordenada geográfica. Agora vamos estudar as formas de representação do nosso planeta: o globo terrestre, as imagens de satélite e o planisfério ou mapa-mundi.

No decorrer dos nossos estudos aqui no 5º ano, serão utilizados diversos mapas trazendo muitas informações sobre vários assuntos. Para entender melhor as informações apresentadas nos mapas estudaremos sobre suas funções, seus elementos principais e como ele pode, de forma muito prática e dinâmica, apresentar dados.

1º Momento: Faremos a leitura do Texto Representações do Planeta Terra e discutiremos sobre as informações do texto.

2º Momento: Apresentação e análise do Atlas Geográfico Escolar. Conheceremos essa fonte tão importante de conhecimentos, analisaremos diversos mapas nele existentes, identificando seus elementos principais, diferentes informações apresentadas em cada um e suas características (Sugestões de mapas para análise: páginas 40 a 46).

Obs.: O Atlas Geográfico escolar está disponível para ser baixado so site do IBGE no endereço

https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=299345 .

INFORMÁTICA - 5ª AULA

Conteúdo: Ferramentas de desenho e o Paint 3D.

Olá galerinha, tudo bem com vocês?

Aqui é o professor Fabrício e venho convidá-los a entrar em um grande desafio junto comigo e para vencê-lo temos uma missão.

(5)

Hoje teremos mais uma aula de informática e o tema será ferramentas de desenho e usaremos o Paint 3D onde usaremos e aprenderemos a usar pincéis, objetos 2D, objetos 3D, etiquetas e a biblioteca de imagens que podemos usar para fazer desenhos dos mais variados tipos e modelos. Vocês serão desafiados a fazer durante o tempo da aula 5 desenhos diferentes: uma casa, uma escola, uma praça, um petshop e um desenho livre em que você pode escolher o que desenhar. Vamos juntos nessa missão?

_____________________________________________________________________________

QUARTA-FEIRA (24/02)

LÍNGUA PORTUGUESA - 1ª, 2ª E 3ª AULAS

Conteúdo: Livro Literário - Poemas - Sonetos

1º Momento: Nesta aula falaremos sobre um livro bem interessante que vocês já iniciaram a leitura na semana passada, ele vem junto com o seu material didático da FTD. O Livro Jardim de Versos é uma obra que traz uma seleção de 30 poemas muito bonitos, do autor escocês Robert Louis Stevenson, publicado em 1885. Nesses poemas, o autor, um adulto, fala com a voz de uma criança sobre seu cotidiano, suas brincadeiras e fantasias. É esse olhar cativante e a musicalidade dos versos que tornam esta obra um clássico da poesia para crianças!

Vamos ler juntos alguns poemas deste livro? Você pode sugerir aqui o poema que mais gostou do livro.

Você pôde observar que os poemas falam de diversos temas, têm diferentes estruturas; temos poemas rimados, poemas com apenas uma estrofe e outros com muitas. Então, percebemos que existem poemas de vários formatos e temas. Observe no livro as ilustrações, que acrescentam aos poemas um aspecto muito bonito.

Se você não terminou a leitura do livro, pode terminar em casa e não esqueça de preencher a ficha que vem dentro do livro Suplemento de Leitura, guardar em sua pasta e entregar para sua professora na semana de aula presencial.

2º Momento: Agora, vamos conhecer um estilo de poema muito interessante e muito importante a vários séculos. Esse estilo de poema existe desde o séc. XIV, tem uma estrutura muito específica e visualmente é muito bonito. Estamos falando do Soneto.

(6)

Passar o vídeo: O QUE É SONETO ?

https://youtu.be/FqXA7cn6osY

Abra seu livro - Módulo I nas páginas 10 e 11; antes de ler os poemas vamos observar a estética e estrutura desses sonetos. Os sonetos têm 14 versos divididos em 4 estrofes, observe também que cada verso tem quase o mesmo tamanho, vamos anotar? Agora, faremos uma leitura coletiva, entender o que estes textos nos dizem e analisar as rimas presentes em cada poema.

3º Momento: *Responder às atividades do livro MÓDULO I, páginas 12 e 13.

EDUCAÇÃO FÍSICA - 4ª e 5ª AULAS

Conteúdo: Fundamentos do Futebol/ futsal

Olá! Prepare a sua bola porque hoje você terá mais desafios envolvendo chutes e habilidades relacionadas ao futebol. Veja a imagem abaixo e leia atentamente:

Agora vamos aos desafios de hoje:

1 – Em um espaço seguro, coloque três objetos distantes entre si para que você possa fazer zigue-zague conduzindo a bola com os pés. Podem ser cadeiras, ou você pode marcar o chão com uma fita adesiva, ou outro objeto que você preferir (mas que seja resistente e não possa quebrar se você chutar, tudo bem?).

2 – Fique em frente a uma parede e chute a bola para que ela rebata na parede e volte pra você. Tente fazer esse exercício repetidas vezes, com cuidado para não chutar muito forte.

E então? Quantas vezes seguidas você conseguiu rebater a bola na parede? Anote o resultado para que nas próximas tentativas você possa melhorar cada vez mais! Um grande abraço e até a próxima aula!

(7)

____________________________________________________________________________

QUINTA-FEIRA (25/02)

CIÊNCIAS - 1ª E 2ª AULAS

Conteúdo: Sob a Luz das Estrelas - O Mapa do Céu - O Universo

1º Momento:

Em nossa exploração, vamos continuar investigando os céus. Para compreender melhor esse conteúdo que iremos estudar vamos assistir ao vídeo com o link logo abaixo:

https://youtu.be/od65S4pJTlo

Agora vamos realizar a leitura do texto na página 161 em nosso livro de Ciências marcando no texto as partes mais importantes. Observem no canto direito da Carta celeste um quadradinho explicativo para melhor compreender a carta celeste.

➔ Vamos observar na carta Celeste as constelações de: ★ Cão maior;

★ Cão menor; ★ Leão; ★ Pégaso 2º Momento:

Explorando o Universo, em nosso livro na página 162 vamos compreender e entender o que é uma galáxia, marcando com lápis de cor ou marca texto o conceito de galáxia.

https://youtu.be/oJvgMvcSlNQ

3º Momento:

Agora vamos relembrar Como Tudo começou, vamos lembrar o que aprendemos nas aulas anteriores sobre a teoria do Big Bang.Vamos realizar uma leitura do texto nas páginas 164 e 165. Realizando as atividades no livro até a página:167

Assistiremos ao vídeo para recapitular o que é a teoria do Big Bang.

https://www.youtube.com/watch?v=JfrNqY8588Y

CIÊNCIAS

- 3ª AULA

Conteúdo: Sob a Luz das Estrelas. Ciências é Coisa de Menina

1º Momento:

(8)

Para essas profissões qualquer gênero masculino ou feminino pode atuar. Vamos explorar o texto em nosso livro na página: 168 e executar a atividade na página: 169.

2º Momento:

Assista ao vídeo do livro: O Menino que quebrou o tempo. De: José Maviael Leya. Link: https://youtu.be/sbGifYq_FJI

3º Momento: Atividade Extra:

Liste em seu caderno os pontos principais deste conteúdo que estudamos: Sob a Luz das

Estrelas. Você pode realizar esta atividade usando seu livro, as parte que marcamos mais

importantes ou ir na páginas: 170 e 171.

ENSINO RELIGIOSO - 4ª AULA

Conteúdo: Linha do tempo

1º Momento

Roda de conversa, contemplando as indagações do livro Empreendedorismo e Projeto de Vida na página 10.

Agora faremos a leitura coletiva das páginas 10 e 11, explorando a interpretação do texto e refletindo sobre o assunto.

Vamos entender um pouquinho melhor a função da linha do tempo?

Assista ao PowerPoint “Linha do tempo”, nele podemos identificar imagens de linhas do tempo variadas, podemos perceber as semelhanças na leitura das imagens apresentadas, ou seja, o que há em comum entre as linhas do tempo, quais sejam: a organização por datas dos acontecimentos marcantes, em um determinado momento histórico, com espaço entre si proporcionalmente à distância de tempo entre eles.

2º Momento

Que tal construir sua linha do tempo? Em uma folha de A-3 ou cartolina construa sua linha do tempo seguindo as orientações da folha. Este trabalho será avaliado compondo uma N2 de Ensino Religioso interdisciplinar com História do primeiro trimestre.

O que é uma linha do tempo?

Uma linha do tempo é uma representação visual de uma sequência cronológica de eventos de uma história, um processo ou um histórico. Apresentada em formato horizontal ou vertical, a linha do tempo fornece ao usuário uma forma simplificada de entender como variados eventos, pessoas e ações desempenharam ou desempenham um papel em qualquer processo ou durante qualquer período de tempo.

Tipos de linhas do tempo

Você pode escolher entre várias opções e formatos de linhas do tempo para visualizar suas informações. Veja alguns tipos comuns de linhas do tempo

Linha do tempo horizontal: linhas do tempo horizontais apresentam informações em ordem

(9)

Linha do tempo vertical: em linhas do tempo verticais, a informação é apresentada

cronologicamente, com o primeiro evento no topo da página e o último na parte inferior. Os eventos e outras informações são adicionados por meio de ramificações horizontais nos dois lados da linha do tempo.

Linha do tempo cronológica: linhas do tempo cronológicas descrevem uma ordem específica de

eventos, e geralmente começam com o primeiro evento possível no lado esquerdo, e o mais recente no lado direito. São ótimas para visualizar eventos históricos.

Linha do tempo de gráfico de Gantt: a linha do tempo de gráfico de Gantt é um gráfico de barras

horizontais usado para monitorar o andamento de um projeto de forma visual ao longo do tempo. É ideal para gerenciar projetos de qualquer tamanho, bem como para coordenar tarefas e suas durações, datas e recursos.

Componentes de uma linha do tempo

As linhas de tempo são compostas por quatro componentes básicos:

Datas: marcam quando um evento específico ocorre em uma linha do tempo Descrições: descrevem um determinado evento

Cabeçalhos (opcional): fornecem mais contexto a uma linha do tempo quando adicionados ao

lado de uma descrição

Imagens (opcional): promovem interesse visual e acrescentam informações.

Agora que você já sabe como fazer uma linha do tempo. Mãos à obra na atividade proposta. Capriche!

MÚSICA- 5ª AULA

Conteúdo: Gosto e preferências

Gosto

é como nós definimos nossas preferências nas diversas áreas da nossa vida. Na arte, o

resultado de uma experiência estética (observar alguma coisa e formar uma opinião sobre ela) define o que é “belo”, de acordo com o gosto de quem passou por essa experiência. Na aula dessa semana vamos discutir sobre o conceito de gosto e como ele varia entre as pessoas. Veremos também como é importante respeitar os gostos diferentes dos nossos.

1 - Observe as expressões contidas nos balões;

2 - Tente lembrar de situações nas quais você já ouviu essas expressões; 3 - Pense sobre os possíveis significados para a palavra gosto;

4 - Pense se você já ouviu outras frases ou expressões com essa palavra; 5 - Pense e responda: você acha que gosto se discute?

6 - Leia o texto e responda o exercício;

7 - Observe as diferenças de gostos entre você e a pessoa escolhida;

8 - Pense: sempre vamos encontrar pessoas com gostos diferentes dos nossos, isso é normal e

é até bom (imagine se todos gostassem de uma coisa só... não haveria opções diferentes de sabores, cores, modelos de roupas, etc!). Precisamos aprender a conviver com as pessoas apesar

(10)

dos diferentes gostos. Mesmo não concordando com o que ela gosta, devemos respeitá-la como pessoa e tentar conviver de forma pacífica apesar das diferenças!

________________________________________________________

SEXTA-FEIRA (26/02)

ARTE - 1ª e 2ª AULAS

Conteúdo: Processo de criação. (Interdisciplinar com geografia)(Atividade avaliativa em

Artes e Geografia)

Na aula anterior de Geografia , aprendemos sobre localização. Sobre o Universo, e tudo que faz parte dele.

Agora é hora de pôr em prática nosso conhecimento montando um livreto sobre localização, para isso assista o PowerPoint ( Onde estamos) e siga as orientações da professora.

LÍNGUA PORTUGUESA - 3ª E 4ª AULAS

Conteúdo: Poemas e acentuação gráfica

1º Momento: Depois de ter lido vários poemas, chegou a hora de praticar!

Agora, ponha em ação tudo o que você aprendeu sobre poemas. Escolha um tema para produzir um poema de um assunto do seu interesse.

Tem gosto para tudo. Não é mesmo?

Quanto mau

gosto! Gosto não

se discute.

Isso é de gosto bastante duvidoso.

Ele tem muito bom gosto.

Caiu no gosto do

povo.

Tem para todos os gostos.

(11)

Escreva um poema com a quantidade de versos e estrofes que você achar melhor, você pode usar rimas ou não. Não esqueça de dar um título ao poema. Utilize a folha de Atividade - Meu

Poema para escrever.

Ilustre seu poema com desenhos relacionados a sua escrita.

Esse poema deverá ser guardado em sua pasta para ser entregue para a professora, depois que ela corrigir, você fará a declamação do poema para sua turma na próxima semana.

2º Momento: Refletir sobre a linguagem, observando os acentos gráficos das palavras oxítonas e proparoxítonas.

Assistir ao vídeo Bio é vida - Português - acentuação de palavras - oxítonas:

https://youtu.be/ads9LWzL9X8

E ao vídeo Bio é vida - Português - acentuação de palavras – proparoxítonas

https://youtu.be/orsH9fEAk04

3º Momento: *Fazer as atividades do livro Módulo I, páginas 20 e 21.

XADREZ - 5ª AULA

Conteúdo: Abertura e Xeque mate

Boa tarde, meus queridos!

Essa semana vamos estudar os PRINCÍPIOS DA ABERTURA E A RESOLUÇÃO

DE XEQUE - MATE EM 1 LANCE.

Referências

Documentos relacionados

Informática - 3º Trimestre para o grupo II, e para os alunos on-line, iremos fazer uma revisão do uso das ferramentas do editor de textos Word, aplicados ao conteúdo

Realizar essa operação é muito fácil, e para você entender melhor, acompanhe as explicações das páginas 142 e 146 do seu livro Módulo 3 e depois assista ao vídeo:

Compete ao Presidente da República, dentro da liberdade interpretativa que decorre de suas atribuições de Chefe de Estado, para caracterizar a natureza dos delitos, apreciar o

Centro Educacional SESC Cidadania Ensino Fundamental Anos Iniciais 3º Roteiro de Estudos – 2º Ano – 31/01 a 04/02/2022!. Queridas crianças

seguida, finalizaremos nossos estudos sobre “Estratégias para calcular multiplicações e divisões.” Para isso, realizaremos as atividades das páginas 98 a 100 do

Na aula de hoje vamos conhecer a história dos povos africanos antes da chegada dos europeus no século XV... Produzido por Thomas Roeber e Floris

O Roteiro para o desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório II: anos iniciais do Ensino Fundamental(1º ao 5º ano) do curso de Licenciatura em Pedagogia em EaD da

No texto, alguns Temas Ideacionais (por escolhas lexicais intencionais, que estão sublinhadas na constituição do Tema grifado em negrito) apresentam também juízo de valor por parte