• Nenhum resultado encontrado

03 de junho de 2016 Ano 10 Número 88

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "03 de junho de 2016 Ano 10 Número 88"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

03 de junho de 2016

Ano 10

Número 88

(2)

2

Promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão,

intera-gindo de forma ética e produtiva com a comunidade para o desenvolvimento social e

tecnológico.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Apucarana

Diretor-Geral: Aloysio Gomes de Souza Filho

Assessoria de Comunicação: Diego Aparecido Maronese Patrícia Mara Gomes Soraya Hiromi Kanashiro www.utfpr.edu.br/apucarana

ascom-ap@utfpr.edu.br

Colaboração: Servidores, alunos e estagiários do câmpus Apucarana.

Edição e Diagramação:

Diego Aparecido Maronese diegomaronese@utfpr.edu.br Revisão:

Patrícia Mara Gomes patriciagomes@utfpr.edu.br

UTFPR oferece curso de extensão em parceria com AEAA ... 03

Exposição de trabalhos dos alunos de Engenharia Civil ... 04

Cineclube UTFPR ... 04

Projeto Novos Talentos – Visita à Exposição Internacional Da Vinci ... 05

Alunos do Hotel Tecnológico visitam o Parque Tecnológico e a Usina de Itaipú ... 06

Alunos e docente do câmpus Apucarana registram patente ... 07

Acompanhamento aos estudantes ... 07

Alunos de Engenharia Química realizam visita técnica ... 08

SIVALE lança 2ª edição do Apucarana Fashion Day ... 08

UTFPR no evento “Unimed na Praça” em Jandaia do Sul ... 09

Dia D no combate ao mosquito Aedes aegypti ... 09

Comissão de Combate ao Aedes Aegypti produz vídeo de concientização para concurso ... 12

Novos servidores ... 12

Por dentro da DIREC - PROEG ... 13

Vem aí... a 2º edição do Café Junino dos Servidores! ... 14

(3)

3

O Câmpus Apucarana da UTFPR, em par-ceria com a Associação dos Engenheiros e Arqui-tetos de Apucarana - AEAA, está oferecendo um curso de extensão sobre tecnologia BIM, que pos-sibilita criar digitalmente um ou mais modelos vir-tuais inteligentes.

A coordenação do curso, denominado “Aplicação do BIM na Arquitetura e Engenharia Civil”, está sob a responsabilidade da Divisão de Cursos de Capacitação Profissional - DICPRO.

BIM (Building Information Modeling) é um conceito tecnológico que cria um modelo

di-gital integrado, abrangendo todo o ciclo de vida da edificação. Segundo o coordenador da DICPRO, professor Fábio Freire, há carência de cursos como este, que já se tornou de fundamental importân-cia para capacitar os profissionais em tecnologias inovadoras.

A tecnologia oferece suporte ao projeto ao longo de todas as suas fases, permitindo melhor análise e controle dos processos, segundo o professor, que também é responsável pelas disciplinas de projeto arquitetônico do curso de Engenharia Civil. Quando concluídos, esses modelos gerados por computador contêm dados precisos e necessários para apoiar as fases da construção do empreendi-mento.

“Este tema é muito oportuno, uma vez que algumas empresas já estão optando pelo BIM, no momento que precisam atualizar seus processos de trabalho”, destaca o professor Fábio Freire, lembrando que assim que a economia brasileira retomar seu crescimento, este mercado será muito promissor para quem estiver capacitado.

O conteúdo do curso compreende conceitos e benefícios da aplicação do BIM para projetos multidisciplinares; informações sobre as ferramentas disponíveis no mercado que auxiliam no geren-ciamento e levantamento dos dados dos projetos; e visualização de todo o processo de implantação e integração da tecnologia, além de atividades práticas da modelagem em modelos tridimensionais inteligentes.

As iniciativas de extensão, que visam estabelecer uma relação mais próxima entre a Universi-dade e setor da construção civil, apoiadas pela coordenação do curso de Engenharia Civil, sob a chefia do professor Luiz Antonio Farani de Souza, possibilitam a abertura de vagas de estágio aos discentes e maior visibilidade do curso junto à comunidade local.

(4)

4

Foi realizada no último dia 21, no primeiro piso do Shopping Centro Norte, a segunda Exposi-ção de Projetos do curso de Engenharia Civil.

Organizada pelo Centro Acadêmico de En-genharia Civil e sob a supervisão dos professores Fábio Freire e Luiz Antonio Farani de Souza, coor-denador do curso, a exposição teve como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos na Ativida-de Prática Supervisionada - APS, da disciplina Ativida-de Expressão Gráfica, utilizando o software ArchiCAD

(Tecnologia BIM - Modelação da Informação da Construção).

Segundo os responsáveis, a disciplina de Expressão Gráfica utiliza metodologia de ensino -aprendizagem inédita nos cursos de Engenharia Civil da UTFPR, podendo ser considerada singular na utilização do processo BIM, em especial no emprego de tecnologias inovadoras aplicadas à tecnologia da construção civil e representação gráfica de projetos.

Exposição de trabalhos dos alunos de Engenharia Civil

No dia 24 de junho, foi realizada a segunda sessão do Cineclube UTFPR Apucarana, com a exibição de “Crash: no limite” e apresenta-ção/mediação do professor e sociólogo Marco Paccola.

Além do filme e da participação do professor Paccola, foram in-gredientes da noite o frio, o chá, a pipoca e um debate acalorado sobre os temas que a produção vencedora do Oscar 2006 suscitou: racismo, individualismo na sociedade moderna, multiculturalismo e limites do ser humano.

Conforme Paccola, “o filme causa incômodo no espectador, pois evidencia a reprodução de um preconceito velado, mas que se ex-pressa de forma intensa nas relações sociais cotidianas, perpetuando situações de discriminação que se realimentam”.

Na próxima sessão, será exibido o filme “Sociedade dos poetas mortos” (1990), com apresen-tação/mediação do debate da professora Elvira Barbosa da Silva. Em breve, anunciaremos a data e o local.

(5)

5

Mais uma atividade foi realizada no Projeto Novos Talentos do Câmpus Apucarana, com a visita de servidores à exposição internacional “Da Vinci – A Exibição”, acompanhando alunos e docentes da Edu-cação Básica do Colégio Estadual Nilo Cairo, no dia 18 de maio.

A exposição já passou por diversos países e foi montada no Centro de Eventos do Aurora Shopping da cidade de Londrina, ocupando uma área de 1000 m2

di-vididos em cinco ambientes. Nela, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer mais de 70 peças, sendo 44 destas interativas, criadas em colaboração com artesãos italianos responsáveis pela interpretação do antigo dialeto florentino.

Considerado um dos mais importantes artistas do Renascimento, Da Vinci se destacou em diversas áreas, entre elas, podemos citar a Matemática, a Geometria, a Mecânica, a Engenharia e as Artes.

Os especialistas que trabalharam no projeto deram vida às invenções e aparelhos projetados, porém, muitos dos quais não construídos por Da Vinci, por falta de tecnologia disponível na época. Além de peças interativas, a exposição traz as mais importantes pinturas de Leonardo da Vinci, entre elas as réplicas da Monalisa e a Santa Ceia.

Esse trabalho possui um caráter social que visa incen-tivar alunos da Educação Básica a ter maior contato com a cultura. Dessa forma, a parceria entre o Colégio Estadual Nilo Cairo e a UTFPR proporcionou, com recursos disponibilizados pelo Projeto Novos Talentos – Edital CAPES 55/12, a partici-pação de 70 alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Nilo Cairo.

Para a pedagoga do Colégio Estadual Nilo Cairo, pro-fessora Andréa Santolaia Lopes Coser, “a visita dos alunos na

exposição Da Vinci foi uma experiência marcante, pois todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e o trabalho desse gênio. Leonardo da Vinci com certeza era um homem muito a frente de seu tempo.” A professora Andréa ressalta ainda que a parceria feita com a UTFPR foi determinante para viabilizar a participação dos alunos na exposição.

(6)

6

Nos dias 04 e 05 de maio de 2016, a primeira turma graduada do Hotel Tecnológico participou da visita ao Parque Tecnológico e à Usina Hidrelétrica de Itaipu.

O objetivo da viagem foi conhecer o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que possui uma comunidade de aprendizagem caracte-rizada pela diversidade de vários cursos, pro-dução do conhecimento, pesquisa em várias áreas, geração de negócios, cooperação inte-rinstitucional, além da promoção do desenvol-vimento científico-tecnológico e a geração de novos empreendimentos.

O Parque Tecnológico articula com a formação de profissionais nos níveis técnico, superior e complementar devido à parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), possibilitando a interação, pesquisa e oportunidade entre brasileiros e sul-americanos. Durante a vi-sita técnica, foi possível conhecer o espaço integrado das universidades, os projetos de extensão e as empresas incubadas. A visita se estendeu, também, ao polo astronômico de Itaipu.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhe-cer toda a extensão da Usina Hidrelétrica Binacional, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A visita foi externa e interna, desta forma foi possível ver toda sua dimensão, a operação das máqui-nas e o acordo entre os dois países (Brasil e Paraguai) para uso da energia. O tour na usina permitiu conhecer o vertedouro, a barragem de enroscamento, a barra-gem lateral direita e a barrabarra-gem principal, além das

es-truturas internas, a barragem de concreto, condutos forçados, salas de monitoramento e a parte da unidade geradora. A guia da visita explicou as principais funções das estruturas visitadas e o caminho percorrido pela água desde sua entrada até sua saída.

A Usina de Itaipu é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, possuindo diver-sos programas voltados para a gestão de recurdiver-sos hídricos do mundo como: produção de orgânicos e práticas sustentáveis na agropecuária, cultivo e o uso de plantas medicinais e fitoterápicos de ação comprovadas, programa “Mais peixe em nossas águas” para os pescadores, programa “Coleta Solidá-ria” para melhorar a renda dos moradores, programa de sustentabilidade para as aldeias indígenas, programa do corredor da biodiversidade para a preservação da fauna e da flora nativa, programa

Alunos do Hotel Tecnológico de Apucarana e Londrina visitam o

Parque Tecnológico e a Usina de Itaipú

(7)

7

menores-aprendizes, e programa de turismo (19 milhões de pessoas visitaram Itaipu entre 1977 e 2014). Os 34 municípios da região fazem parte do programa “Cidades Sustentáveis”, sendo pioneiros na busca do desenvolvimento com base na territorialidade e juntos ganham ferramentas para garan-tir o crescimento econômico.

Os alunos foram acompanhados pelo Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, professor Rogério Marcos da Silva, a coordenadora do Hotel Tecnológico, professora Márcia Cristina Alves, e o responsável pelo De-partamento de Apoio e Projetos Tecnológicos, Luiz Henri-que Guimarães Ferreira. Também estiveram presentes os alunos e docentes do Hotel Tecnológico de Londrina.

No último dia 17, os alunos Guilherme Andreoli Gil e Lucas Mendes Pedro, acadêmicos do curso de Engenharia Química, juntamente com o professor Murilo Pereira Moisés, do departamento de Licenciatura em Química, efetuaram o registro de uma patente junto ao Instituto Nacional de Pro-priedade Intelectual - INPI.

A patente, intitulada “Processo para tratamento térmico de efluentes industriais e utilização

do efluente tratado como água de reabastecimento em caldeiras”, foi registrada sob o nº BR 10 2016

011144 7.

O Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT e Departamento de Propriedade Intelectual - DIPIN do Câmpus Apucarana agradecem o empenho dos envolvidos e parabenizam os inventores por mais esta conquista dentro da Instituição.

Os interessados em registrar alguma patente, podem procurar a DIREC no bloco M, para ob-ter maiores informações dos procedimentos a serem seguidos.

Alunos e docente do câmpus Apucarana registram patente

Acompanhamento aos estudantes

No último dia 24, os serviços de Psicologia e Pe-dagogia do NUAPE realizaram uma reunião com alguns estudantes, para apresentar o resultado de pesquisa realizada entre os meses de março e abril relacionada ao rendimento escolar. O objetivo era levantar os possí-veis motivos para rendimento insatisfatório, bem como identificar necessidades de aprendizagem.

Como parte da proposta, foram discutidas as in-tervenções no âmbito do NUAPE que serão implemen-tadas ainda no 1º e 2º semestres deste ano.

(8)

8

SIVALE lança 2ª edição do Apucarana Fashion Day

Alunos de Engenharia Química realizam visita técnica

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apu-carana e Vale do Ivaí - SIVALE realizou o lançamento da segunda edição do Apucarana Fashion Day, no dia 19 de maio.

O evento ocorreu junto com a palestra “A morfologia do jeans”, na sede da Associação Comer-cial e Industrial de Apucarana - ACIA e contou com a presença de cerca de 100 pessoas, sendo a maior parte alunos do câmpus Apucarana da UTFPR.

A edição deste ano está prevista para o dia 16 de setembro, no Clube de Campo Água Azul, e terá como tema: “Da origem ao luxo”, fazendo alusão ao principal tecido que deverá ser utilizado na confecção dos looks, o jeans wear. Segundo a consultora de moda e integrante do grupo LACRIMO, Ana Balthazar, “o jeans é um tecido funcional, rústico, versátil e elegante ao mesmo tempo. Assim, os participantes do concurso terão diversas possibilidades de criação”.

A maior diferença em relação à edição anterior é que os participantes irão concorrer indivi-dualmente, e não mais em equipes. Outra novidade é a premiação para os três primeiros colocados. As inscrições estão abertas até o dia 10 de junho e os alunos interessados em participar pode-rão consultar o regulamento do concurso no site do SIVALE (www.sivaleapucarana.com.br), clicando sobre o banner do concurso.

No dia 17 de maio, os alunos do curso de En-genharia Química, juntamente com as professoras Ju-liana Guerra Sgorlon e Graciana Palioto, participaram de uma visita técnica organizada pela coordenação do curso ao alambique da Cachaçaria Companheira, localizada no município de Jandaia do Sul.

Fundada à mais de 17 anos, a Cachaçaria Companheira é uma empresa tradicional do norte do Paraná. De acordo com a responsável que acompa-nhou a visita, o clima propício encontrado na região favoreceu a produção de sua cachaça artesanal no-bre envelhecida em barris de carvalho e tonéis de imburana.

Segundo as professoras, a visita proporcionou aos estudantes conhecer o processo de pro-dução da cachaça artesanal, desde a recepção e moagem da cana-de-açúcar, fermentação do mosto, destilação da cachaça em torres de cobre, até a parte do envelhecimento da mesma.

(9)

9

Após o evento realizado no dia 02/04 no centro de Apucarana, um grupo de servidores e alunos do Câm-pus participou do “Unimed na Praça” em Jandaia do Sul, que ocorreu no dia 20/04.

Na oportunidade, a equipe apresentou para a população o projeto “Combate ao mosquito Aedes

Ae-gypti”, coordenado pelo professor Halison Correia

Go-lias, proporcionando aos visitantes a observação, através de microscópios, de todas as fases do inseto: o ovo, a larva, a pupa e o mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya, do zika vírus e da febre amarela.

Também participaram do planejamento, organização e divulgação, a técnica em enfermagem Michele de Paula Pavan e os professores Muriel de Souza Godoi e Rogério Marcos da Silva, que conta-ram com o apoio de outros professores e de vários acadêmicos que se empenhaconta-ram nesta prestação de serviço tão importante à comunidade.

No dia 11/05 a Comissão Permanente de Prevenção à Proliferação do Mosquito Aedes aegypti e suas viroses, bem como os participantes do Projeto “UTFPR no Combate ao Aedes”, realizaram o dia D de Combate ao mosquito no Câmpus Apucarana. Durante todo o dia, várias ações foram realizadas:

Espaço de convivência entre os blocos “C” e “D”

• Mostra sobre o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti: além de cartazes explicativos, a comunida-de do câmpus pôcomunida-de visualizar todas as fases do ciclo: ovos (com auxílio da lupa), larvas, pupas e o próprio mosquito; • Exposição sobre o surgimento e o histórico do zika vírus

no Brasil e no mundo;

• QUIZ: A comunidade universitária pôde testar seus conhe-cimentos sobre o assunto... confira o resultado do quiz no final da notícia.

UTFPR no evento “Unimed na Praça” em Jandaia do Sul

(10)

10

Auditório

• Palestra com os servidores terceirizados: apresentação de fatos sobre o mosquito Aedes aegypti, seu ciclo de vida, as doenças causadas pelo mesmo e suas formas de contágio, mas principalmente buscando sensibilizar a respeito dos cui-dados e ações necessárias para se combater a proliferação do mosquito.

Em toda a área do câmpus

• Gincana: foram espalhados pelo câmpus alguns objetos como copos plásticos, tampas de garrafas, sacos plásticos, dentre outros que, ao acumularem água, podem se tornar focos do mosquito. Servidores, alunos e visitantes que encontravam estes objetos notaram que havia um papel parabenizando pela sua ação de prevenção. Estes objetos eram trocados por prêmios: bolsa porta moedas ou capa de celular com slogan da UTFPR, confeccionados por docente e alunos do curso de Design de Moda, ou ainda por bombons.

Durante todo o dia, profissionais da imprensa local realiza-ram a cobertura das atividades no câmpus, entrevistando os orga-nizadores e registrando todas as ações. A reportagem sobre o pro-jeto, sob autoria de Renan Vallim e cobertura fotográfica de Sérgio Rodrigo, foi publicada no dia 12/05, no caderno CIDADES do jornal Tribuna do Norte e no portal TNonline.

Também em visita ao câmpus, Dani Ctkanitz, da rádio 98 FM, entrevistou o professor Halison e a técnica de enfermagem Michele sobre a implantação do pro-jeto e a importância da difusão do conhecimento no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Lembramos que esse trabalho de combate não pode ser algo momentâneo, e a participação de todos nessa luta, junto a UTFPR no combate ao mosquito Aedes aegypti, deve se transformar em um hábito!

Juntos vamos acabar com o mosquito! Resultado do Quiz:

Dia D no combate ao mosquito Aedes aegypti – UTFPR Apucarana

1) Todo mosquito preto e branco é o Aedes aegypti. MITO

Existem centenas de mosquitos preto e branco.

2) O mosquito Aedes aegypti pica principalmente à noite. MITO

(11)

11

3) O mosquito Aedes aegypti consegue voar até 200 m. VERDADE 4) No frio o mosquito Aedes aegypti não se reproduz. MITO

Pesquisas vêm demonstrando que mesmo em baixas temperaturas o mosquito tem se proliferado.

5) A picada do mosquito Aedes aegypti é indolor. VERDADE

Ao picar o mosquito libera uma substância que adormece o local da picada.

6) Os sintomas do zika e da dengue são iguais. MITO

7) O mosquito Aedes aegypti pode picar todas as regiões do corpo, principalmente, os membros

in-feriores. VERDADE

8) O mosquito Aedes aegypti é capaz de transmitir 4 espécies de vírus. VERDADE

O vírus são os que causam a Dengue, a Febre Chikungunya, a Zika e a Febre Amarela.

9) Tanto o mosquito Aedes aegypti macho, quanto a fêmea, se alimentam de sangue. MITO

Somente a fêmea se alimenta de sangue, o macho se alimenta de seiva e néctar.

10) As larvas do mosquito Aedes aegypti se desenvolvem tanto em água limpa quanto suja. VERDADE

(12)

12

A Comissão Permanente de Prevenção à Proliferação do Mosquito

Aedes aegypti do Câmpus Apucarana,

juntamente com servidores e alunos, produziu um vídeo de concientização apresentando o trabalho que vem sen-do realizasen-do no câmpus, o qual está participando do concurso “Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes

ae-gypti”.

O concurso, promovido pelo Ministério da Educação, é voltado a

todo o sistema educacional brasileiro. Esta iniciativa objetiva originar ações que promovam o comba-te ao mosquito Aedes aegypti e suas consequências, principalmencomba-te o Zika Vírus. O concurso escolhe-rá vídeos de até 90 segundos que apresentem de forma criativa o trabalho desenvolvido nas escolas brasileiras.

A coordenação dos trabalhos de produção e edição do vídeo ficaram sob a responsabilidade do professor Muriel Godoi, que contou com a colaboração de todos os membros da comissão e alu-nos que participam do projeto.

De acordo com o professor Muriel, serão selecionados 3 vídeos por modalidade/estado. Es-ses vídeos vão para uma etapa nacional e os melhores receberão um certificado para os membros da equipe e uma placa alusiva para a Instituição, entregue em uma cerimônia em Brasília. Além disso, os vencedores participarão de um curso de formação sobre o combate ao mosquito, com ênfase nos espaços escolares.

Comissão de Combate ao Aedes Aegypti produz vídeo de concientização

para concurso do MEC

Novos servidores

Neste último mês, o câmpus recebeu um servidor removido do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR:

- Leonardo Bruno Garcia Campanhol, docente, para a Coordenação de Engenharia Têxtil. Seja muito bem-vindo!

(13)

13

Por dentro da

DIREC

Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias

Para maiores informações, entre em contato conosco através dos links:

Existe um setor ligado ao

DEPEC na DIREC

chamado Programa de

Egressos - PROEG

Departamento de Estágios e Cursos de Qualificação Profissional – DEPEC Divisão de Estágios e Empregos -DIEEM Divisão de Cursos de Qualificação Profissional - DICPRO Programa de Egressos -PROEG

O PROEG é a sigla do PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO vinculado à PROREC via DIREC pelo Departamento de Estágios e Cursos de

Qualificação Profissional de cada Câmpus da UTFPR. O PROEG visa acompanhar os

egressos dos Cursos Regulares da UTFPR, compreendendo atividades de

acompanhamento durante os dois primeiros anos do egresso, compatibilidade do perfil do egresso

com o mercado de trabalho, divulgação de oportunidades intra e

extra Câmpus a esses egressos, dentre outros.

O PROEG está sob responsabilidade do servidor Ivan José Coser, formado em Matemática pela UNIOESTE. Possui especialização no Ensino de Matemática para 1º e 2º graus pela Universidade Paranaense UNIPAR.

Mestre pela UEL (PROFMAT/CAPES/SBM). Atualmente exerce a função de Diretor de Graduação e Educação Profissional do Câmpus

(14)

14

Vem aí... a 2ª edição do CAFÉ JUNINO DOS SERVIDORES!!!

Chegou o mês de junho e, com ele, o clima das festividades e a culinária típica do período! Vamos aproveitar o momento para promover maior integração entre os servidores do câm-pus, realizando mais uma edição do Café Junino.

Será no próximo dia 15/06 (quarta-feira), na cantina dos servidores, em 3 turnos, para que todos possam participar:

• Manhã: 10h • Tarde: 15h30min • Noite: 21h

Convidamos os participantes a trazer um prato típico ou bebida, para compartilhar com os demais.

(15)
(16)
(17)
(18)

Referências

Documentos relacionados

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

Navegando por mares e oceanos desconhecidos pelos Europeus, os Portugueses descobriram ilhas no Atlântico, contornaram África e chegaram à Índia e ao Brasil..

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente