• Nenhum resultado encontrado

Relatório Anual 2019 LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER 70 ANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Anual 2019 LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER 70 ANOS"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

LIGA NORTE

RIOGRANDENSE

CONTRA O CÂNCER

70 ANOS

(2)

2 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 3

Liga Norte Riograndense Contra o Câncer

RELATÓRIO

ANUAL 2019

Presidência

DIRETOR PRESIDENTE

Dr. José Américo dos S. Costa DIRETOR VICE-PRESIDENTE Dr. Leão Pereira Pinto

Superintendência 2019

SUPERINTENDENTE

Roberto Magnus Duarte Sales SUPERINTENDENTE ADJUNTO Ivo Barreto de Medeiros COORDENADOR EXECUTIVO Luciano Luiz da Silva Júnior TESOUREIRO

Ricardo José Curioso da Silva COORDENADOR DE PROJETOS Maciel de Oliveira Matias

COORDENADOR DE ENSINO E PESQUISA Edilmar de Moura Santos

Gestão Executiva

COORDENADOR EXECUTIVO Luciano Luiz da Silva Júnior

COORDENADORA DE EXPERIÊNCIA DO PACIENTE Karla Assunção de Carvalho Emerenciano COORDENADOR MÉDICO

Arthur Villarim Neto

COORDENADOR DE INFRAESTRUTURA Ricardo José Curioso da Silva

COORDENADOR DA ESCOLA DE ONCOLOGIA Edilmar de Moura Santos

Causa

Combater o câncer transformando

vidas.

Nossa Missão

Prestar assistência em saúde,

priorizando a oncologia, com

competência e filantropia.

Visão de Futuro

Ser o melhor centro de atenção, ensino

e pesquisa em oncologia no

norte-nordeste, até 2025.

Valores

Respeito ao ser humano, honestidade,

compromisso com fazer bem feito,

disposição em servir.

(3)

4 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 5

SUMÁRIO

70 Anos de Compromisso Humanitário ... 6 Colaboração da Sociedade e Voluntariado ... 8 Entrega da Comenda e Comemoração dos 70 Anos da Liga ... 10

Entrevista com Dr. Roberto Sales ...12

Nova Identidade da Liga ...14

Ensino, Pesquisa e Inovação ...16

Rede Feminina e Casa de Apoio ...18

Investimentos em 2019 ... 20

Quem Ajuda a Liga ...22

Desempenho da Liga 2019 ...25

Demonstrativo Financeiro ...29

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis para os Exercícios Encerrados em 31 de dezembro de 2019 e 2018 ...35

Relatório do Auditor Dependente sobre as Demonstrações Contábeis ...56

Staff 2019 ... 60

Corpo Clínico da Liga 2019 ...62

(4)

6 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 7Liga Norte Riograndense Contra o Câncer -

Fundada em 17 de julho de 1949, a Liga Contra o Câncer possui como missão o acolhimento aos pacientes e os oferece, além de tratamento e hospitalização, atenção, carinho e cuidado. Na ausência dos recursos tecnológicos e profi ssionais especializados à época, o acolhimento se consolidou como ferramenta fundamental para a construção de todo o seu legado. Apesar das adversidades e restrições, médicos, enfermeiros e voluntários se empenharam em desenvolver um trabalho diferenciado, guiados pela missão de proporcionar melhor qualidade de vida àqueles que se encontravam na luta contra a o câncer. Ao longo dos seus 70 anos, completados em 2019, a medicina evoluiu muito. A Liga acompanhou as constantes inovações tecnológicas e terapêuticas e se mantém na busca para oferecer o melhor aos seus pacientes, sempre. Como resultado deste trabalho, a instituição é hoje considerada o mais completo e avançado centro de tratamento

“A Liga se tornou um dos casos mais emblemáticos de instituição que consegue conjugar excelência ao compromisso filantrópico. Não é comum. E não é nada fácil manter isso. Mas, a cada ano, reafirmamos nossa missão de levar a todos, indistintamente, o melhor em atenção à saúde. Sempre.”, avalia Roberto Sales, Superintendente da Liga.

70 ANOS DE

COMPROMISSO

HUMANITÁRIO

Radioterapia

O setor de Radioterapia está entre os que mais evoluíram na instituição no ano de 2019. Dentre as principais ações, destacam-se a ampliação de dois consultórios para atendimentos de RXT, a desativação do acelerador nuclear 6/100, o início da reforma na sala do aparelho Clinac, a reforma na sala de preparo para a braquiterapia, a reforma na sala do acelerador Halcyon-E e a readequação na sala da física médica e do staff médico da radioterapia.

A Liga também investiu na atualização da tecnologia de seus aceleradores nucleares, através da aquisição de dois equipamentos; um a partir de recursos próprios e outro por meio de um programa do Ministério da Saúde.

A partir dessas aquisições, o Rio Grande do Norte está contemplado com assistência em oncologia, no tocante à Radioterapia, de maneira extremamente privilegiada. As medidas objetivam que, tendo ou não recursos, nenhum paciente precise sair do Estado para fazer o tratamento radioterápico mais sofi sticado existente no mercado.

“Na radioterapia, em particular nesses últimos dezoito meses, é como se tivesse passado um furacão em todos os espaços, tendo que ser tudo remontado. Hoje, nós temos uma sala muito boa, superequipada para reuniões clínicas. Um avanço imenso no nosso sistema de planejamento – porque radioterapia é algo muito complexo. Não basta ter supermáquinas. É preciso ter sistemas com capacidade de realmente conseguir executar planejamentos de radioterapia do mais simples ao mais complexo. E, nesse quesito, foi atualizado todo o sistema que nós já possuímos para uma última versão do sistema de planejamento. Aumentamos a capacidade desse sistema de atendimento justamente para dar resposta a uma demanda maior, tanto de tratamentos com alta tecnologia como no volume de tratamento”, avalia Rosa Najas, chefe do Setor de Radioterapia da Liga.

oncológico do Rio Grande do Norte, além de um dos mais bem equipados do país.

Apesar dos avanços tecnológicos ao longo dessas sete décadas, algumas coisas não mudaram na Liga: a sua essência acolhedora, o compromisso em cuidar (não apenas tratar a doença) e o desafi o de levar a todos, sem distinção, as melhores opções em tratamento contra o câncer. Seus principais pilares de trabalho são a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e os cuidados paliativos ao paciente.

A Liga Contra o Câncer é uma instituição sem fi ns lucrativos que alia atenção oncológica de alto padrão à elevada acessibilidade, principalmente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Reconhecida pelo Ministério da Saúde como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), a instituição presta ampla gama de serviços à sociedade, desde consultas médicas até as mais modernas técnicas em radioterapia.

(5)

8 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 9 8

Ações da Rede Feminina

A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer foi fundada pela Liga, em 1967, sob a liderança de Maria Alice Fernandes. Desde então, segue como exemplo de amor ao próximo, com diversas ações voltadas para os pacientes e acompanhantes. À frente da Casa de Apoio Irmã Gabriela, que acolhe pacientes carentes vindos do interior do Estado, o grupo de voluntárias realiza atividades como confecção de próteses mamárias para doação, e palestras durante o Outubro Rosa em diversas instituições e comunidades de Natal e do interior. As voluntárias da Rede Feminina realizaram diversos passeios com pacientes, além de aniversários e visitas sistemáticas ao Hospital Dr. Luiz Antônio, sempre levando uma palavra de conforto. Entre outras ações realizadas pela Rede, estão as campanhas de doação de alimentos, bazar de roupas, calçados, bijuterias e outros objetos, além do tradicional chá benefi cente. A fi m de se consolidar como a mais avançada referência em oncologia no

Rio Grande do Norte, atendendo cerca de 64% de pacientes do SUS, a Liga Contra o Câncer conta com o apoio direto de toda a sociedade e com uma rede de voluntários atuantes em todas as suas unidades, que colaboram das mais diversas formas. Conjugar excelência ao compromisso fi lantrópico não é um desafi o fácil. A Liga consegue cumprir essa tarefa com maestria há anos. Em 2019, foram destinados para a instituição R$ 2,3 milhões em recursos provenientes de emendas parlamentares e convênios com o Ministério da Saúde, resultado de uma demonstração inequívoca de compromisso institucional da bancada do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. Além disso, foram mais de R$ 3,3 milhões em doações de pessoas físicas, a maior parte arrecadada via conta da Cosern - um crescimento de 27,5% em relação ao ano anterior.

“A colaboração de toda a sociedade é fundamental para a Liga. Desde os mais de vinte e cinco mil doadores, que todos os meses doam via conta de energia, até os parlamentares que destinam emendas para a Liga atualizar equipamentos. Todos são indispensáveis para conseguirmos cumprir a nossa missão”, comenta Roberto Sales, Superintendente da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer.

COLABORAÇÃO DA SOCIEDADE

E VOLUNTARIADO

Porém, nem toda colaboração é apenas em verba. A Liga conta com uma rede de voluntários com ações realizadas em diversas unidades, atendendo pacientes e acompanhantes. Em 2019, por exemplo, podem ser citadas atividades como cinema para crianças, aula de idiomas, musicoterapia e apoio espiritual na Policlínica. No Centro Avançado de Oncologia (CECAN), é mantido um bazar de roupas, calçados e diversos outros itens doados. O valor arrecadado com as vendas das peças ajuda na compra de remédios e alimentos para alguns pacientes, selecionados pelo setor de Nutrição. Além disso, podem ser citadas ações como o Dia da Beleza, suporte espiritual e sessões de bingo, ocorridas nessa unidade.

Voluntários realizaram ações no Hospital Dr. Luiz Antônio, como a distribuição de mensagens positivas para pacientes em espera de consultas e o Dia da Beleza (para valorizar a autoestima de pacientes).

Uma vez por ano, é realizado um baile de debutantes para pacientes da Pediatria que estão completando quinze anos.

Seja em doações ou em ações dos voluntários, o apoio da sociedade é fundamental para que a Liga continue exercendo seu papel, afi rmando-se como referência no atendimento oncológico de excelência no Rio Grande do Norte.

(6)

10 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 11

A cada cinco anos, a Liga Contra o Câncer concede a Comenda da Honra ao Mérito a empresas e pessoas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da instituição ao longo de sua história. É uma maneira de demonstrar gratidão e reconhecimento a quem contribui para que a Liga seja referência no tratamento oncológico e colabora para a instituição continuar atendendo a sociedade de forma plena e acolhedora, com os mais modernos equipamentos e técnicas de tratamento.

A 3ª edição de entrega da Comenda aconteceu em julho de 2019, no hotel Holliday Inn, Natal/RN. A festa também marcou a comemoração dos 70 anos da Liga, fundada em 17 de julho de 1949. Toda a diretoria da entidade esteve presente.

ENTREGA DA

COMENDA E

COMEMORAÇÃO

DOS 70 ANOS

DA LIGA

Conheça os homenageados

da 3

a

edição

Anísio de Miranda Pereira

Associação Brasileira de Instituições

Filantrópicas de Combate ao Câncer – ABIFICC

Carlos Ernani Rosado Soares

Cleone Noronha

Celso Matias de Almeida

Crinaura Cabral Abreu

José Pinto Freire

Francisco Nunes Pinheiros Borges

George Antunes de Oliveira

Gilmar Amorim de Sousa

Laelson Freire Bezerra

Lindamar de Queiroz Torres

Kleber C. Nóbrega

Maria de Lourdes da Silveira Gonçalves

Maciel de Oliveira Matias

Marcelo Fernandes

Maria das Graças Dantas

Maria de Fátima S. do Nascimento

Marcos Alberto Arruda de Aquino

Rafael Huete da Motta

Regina Lúcia Oliveira Medeiros

Selma Angelo dos Santos Dias

Terezinha de Brito Medeiros

Teginete Bezerra Soares

Zenaide Maia C. Pereira dos Santos Durante o evento de celebração, além de

instituições parceiras, foram homenageados profissionais da saúde, voluntários, parlamentares, empresários e agentes públicos, por incentivarem e fomentarem a atuação da Liga Contra o Câncer, inclusive com investimentos.

Através de contribuições mensais, mais de 25 mil doadores colaboram com o financiamento do trabalho realizado pela Liga, fundamentais para o seu funcionamento. A fim de homenageá-los, foi criada a Ordem do Mérito em 2009, e se repete a cada cinco anos.

(7)

12 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 13

tância de diversificar os serviços. Mas para che-garmos a uma melhoria global, precisamos correr em estrutura, tecnologia e processos. E avança-mos nessas áreas também. Teavança-mos

em mente que é preciso ser melhor porque dependemos dos convê-nios privados. O SUS, que fica com cerca de 64% do volume de aten-dimento e é o compromisso maior da Liga, deixa pouco mais de 35% da receita, em função de uma re-muneração muito defasada. Sem

competitividade no privado, fechamos as portas. A Liga tem participação fundamental na formação de novos profissionais em diver-sas áreas da oncologia. Fale um pouco so-bre as ações em ensino, pesquisa e inova-ção desenvolvidas pela instituiinova-ção.

Desde 1989 que atuamos na área de ensino. Com o tempo, fomos entrando também em pesqui-sa e agora, recentemente, montamos uma célu-la para pensar em inovação. O conhecimento é a chave do desenvolvimento, e a Liga Ensino e Pesquisa é nossa unidade de aprofundamento e Quais as principais mudanças ocorridas na

Liga em 2019, visando garantir o futuro da instituição?

Em 2019, a Liga colocou em vigor um novo dese-nho organizacional, com o objetivo de dar mais agilidade à gestão operacional e criar mais tem-po e otem-portunidades para o desafiador trabalho de construção estratégica do futuro. A Superin-tendência ficou com a parte mais estratégica e institucional, e a Coordenação Executiva toca o dia a dia da operação; que não está mais estru-turada por unidades, e sim por áreas de respon-sabilidade. Foi um ano de aprendizado e de con-solidação de um novo modelo, mas também de encaminhamentos importantes. Uma das princi-pais mudanças já materializadas foi a definição de três áreas distintas de negócio, porém ao mesmo tempo integradas: a Atenção Oncológica, que é a origem da instituição; a Medicina Diagnóstica e a área de Ensino e Pesquisa. E para deixar isso edenciado foram lançadas novas identidades vi-sual e verbal.

Houve aprimoramento em estratégias e na gestão de uma forma mais ampla? Cite quais. Do ponto de vista estratégico, fizemos ajustes no plano macro, definido no final de 2018. Ficou ain-da mais evidente a necessiain-dade de avançar na qualidade de nossos serviços, dado o quadro de competição mais acirrada. E também a

ENTREVISTA COM O

DR. ROBERTO SALES

Superintendente da Liga Contra o Câncer

promoção do conhecimento. Nossa Escola é hoje a maior formadora de mão-de-obra especializa-da em oncologia no Rio Grande do Norte. E não

apenas em medicina, mas também em outras áreas da saúde, como enfermagem, por exemplo. E esta-mos constantemente avançando. Mas um destaque cada vez maior tem sido a pesquisa clínica. Temos obtido destaque até internacional, participando de estudos junto com grandes laboratórios globais na busca por avanços em novos protocolos e dro-gas contra o câncer.

“A Liga é uma instituição de direito privado. Não pertence ao Estado ou ao Município. Mas é um bem público do estado do Rio Grande do Norte, uma obra construída ao longo de setenta anos com a ajuda de ilustres e anônimos das mais di-versas camadas da sociedade. Nosso dever é continuar essa obra. O mundo está mudando em uma velocidade absurda e é um desafio imenso garantir lugar no futuro, no mercado.”

Roberto Sales

A Liga é uma obra construída ao longo de setenta anos com

a ajuda de ilustres e anônimos das mais diversas camadas da

(8)

14 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 15 14

Ao completar 70 anos, a Liga se comunica à sociedade a partir de novas diretrizes. A instituição traz em sua identidade visual e verbal a complexidade e o nível de excelência da atuação no tratamento oncológico.

Novas estratégias foram defi nidas em áreas de negócio distintas: Atenção Oncológica, Medicina Diagnóstica e Ensino, Pesquisa e Inovação. Além disso, adotou-se um novo desenho organizacional, que torna a estrutura administrativa mais ágil e mais profi ssional, como também a realização de investimentos maciços em tecnologia e na qualifi cação de suas equipes.

A nova forma de comunicação se fez necessária diante do redirecionamento da Liga rumo ao futuro. Assim, a identidade precisou unir algo que aliasse seu nível de excelência à modernidade, ao mesmo tempo conjugando compromisso social, acessibilidade e acolhimento, aspectos solidamente reconhecidos na Liga, a partir de seu elevado grau de competência técnico-científi ca. Assim, foram implementadas novas identidades visual e verbal em 2019. Do ponto de vista visual, criaram-se três novas marcas, com cores diferentes – Atenção Oncológica, Medicina Diagnóstica e Ensino e Pesquisa - que se completam em um todo. Um novo slogan complementa e resume a essência da Liga nessa trajetória: “O Melhor. Sempre”.

NOVA IDENTIDADE

DA LIGA

(9)

16 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 17 16

A Liga Contra o Câncer tem investido cada vez mais nas áreas de Ensino, Pesquisa e Inovação. A Oncologia é uma das ciências da Saúde que mais demanda conhecimento e requer atualização constante de profi ssionais e estudantes.

Sempre em busca do aperfeiçoamento no tratamento e focada em fornecer o acesso de novas terapias aos seus pacientes, a Liga inaugurou o Centro de Pesquisa Clínica em dezembro de 2019. A estrutura foi construída no Centro Avançado de Oncologia (CECAN) e possui mais de 250 m2 de área total,

equipada com quatro consultórios, farmácia, setor de quimioterapia, sala de coleta de sangue, processamento de amostras, área administrativa e arquivo. O Centro de Pesquisa Clínica deu andamento a 42 estudos somente em 2019, sendo 12 com recrutamento. Os estudos contemplam as mais diversas patologias: tratamentos para câncer de mama, próstata, pulmão, renal, cervical, mieloma múltiplo, síndrome mielodisplásica, todos com diversos mecanismos de ação.

Na área do Ensino, a Liga oferece cursos de pós-graduação, cursos livres, residências médicas e multiprofi ssionais em saúde para atenção ao câncer, visitas médicas ambulatoriais e hospitalares em suas unidades, que também servem de base para pesquisas voltadas para mestrados, doutorados e trabalhos de conclusão de curso (TCC), além dos eventos científi cos como congressos e simpósios, que juntos mobilizaram mais de 1.600 participantes em 2019.

No mesmo ano, foi criado o Escritório de Inovação, que se dedica a desenvolver e impulsionar ideias que solucionem demandas internas ou externas à instituição, voltado também à formação e à capacitação de empreendedores com visão inovadora para desenvolvimento de negócios. Uma das ações desenvolvidas pelo Escritório de Inovação foi a realização da chamada pública Conexão Startup Saúde, ocorrida em parceria com a

ENSINO, PESQUISA

E INOVAÇÃO

NÚMEROS:

7 Programas de Residência Médica: • Oncologia Clínica

• Cirurgia Oncológica • Oncologia Pediátrica

• Cirurgia de Cabeça e Pescoço • Mastologia

• Patologia • Radioterapia

1 Programa de Residência Multiprofi ssional em Atenção ao Câncer nas áreas de:

• Enfermagem • Farmácia • Nutrição

2 publicações internacionais

32 profi ssionais cursando a 2ª pós-graduação em Enfermagem Oncológica, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

75 alunos formados na Pós de Excelência operacional em Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein - SP

30 cursos livres realizados 42 estudos em andamento

80 alunos formados na área de Práticas de Imagem

5 Ligas Acadêmicas do curso de Medicina cadastradas para atividades teóricas e práticas hospitalares na Liga

1 parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

5 mil alunos se relacionaram com a Liga • 3.400 alunos nos cursos,

• 1.600 alunos em eventos

23 empresas inscritas na chamada púbica do projeto Conexão Startup Saúde, realizado pelo Escritório de Inovação da Liga:

• 11 selecionadas na 1a fase

• 6 selecionadas na 2a fase

• 2 escolhidas ao fi nal da seleção

2 ferramentas desenvolvidas por startups no Escritório de Inovação da Liga.

Unimed Natal. De 23 empresas inscritas, duas startups foras selecionadas e desenvolveram ferramentas inovadoras: a Plataforma de Assistência Remota (PAR), desenvolvido pela NUT, e o EasyScale.

A Plataforma de Assistência Remota (PAR) possibilita a captação de todos os sinais vitais de um paciente internado em UTI e os transmite, através do aparelho celular, a uma plataforma específi ca de checagem à distância. Já o EasyScale organiza as escalas de plantão de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, evitando perda de tempo com processos burocráticos. Ambos já estão em uso pela Liga e disponíveis para hospitais e ao mercado de uma forma geral.

(10)

18 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 19Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 19 18

REDE FEMININA

CAFEZINHOS SERVIDOS

• 76.155 Hospital Dr. Luiz Antônio; • 221.634 CECAN (Centro Avançado de

Oncologia);

• 18.065 Policlínica.

PRÓTESES

• 1.034 próteses mamárias para doação às

pacientes da Liga.

PALESTRAS NO “OUTUBRO ROSA”

• 50 instituições entre igrejas, escolas,

universidades, salões de beleza, lojas e empresas;

• 2.000 pessoas atingidas.

PASSEIOS

• 10 passeios com os pacientes, incluindo o

grupo dos laringectomizados do Hospital Dr. Luiz Antônio, em praias, parques, centro cultural, shopping centers;

• 127 pacientes participantes.

VISITA HOSPITALAR

• 2.069 visitas realizadas por voluntárias a

pacientes do Hospital Dr. Luiz Antônio;

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE

ALIMENTOS

• 4.674,110 kg de alimentos em

supermercados como Nordestão, Extra, Hiper e Carrefour;

• 2 campanhas por ano.

REDE FEMININA

E CASA DE APOIO

CASA DE APOIO

IRMÃ GABRIELA

138 pacientes acolhidos na Casa de

Apoio Irmã Gabriela

Principais cidades de origem

• 15 Caicó; • 13 Currais Novos; • 8 Parelhas; • 7 Jardim do Seridó; • 7 Assú; • 88 outros.

Sexo

• 44 masculino; • 94 feminino.

Diagnóstico

• Câncer de mama - 51; • Câncer de útero - 19; • Próstata - 14; • Cabeça e pescoço - 14; • Laringe - 08; • Outros - 32.

(11)

20 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 21Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 21

HOSPITAL DR. LUIZ ANTÔNIO (CENTRAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CENTRO CIRÚRGICO E FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO)

• R$ 16,5 mil - 3 Fotóforos; • R$ 27 mil - 1 Bisturi elétrico;

• R$ 32 mil - 1 Lavadora ultrassônica para

canulados (+ 30 litros);

• R$ 45 mil - 3 Camas Hospitalares elétricas; • R$ 105 mil - 1 Compressora de comprimidos; • R$ 80 mil - 1 Foco cirúrgico de teto com

câmera de vídeo.

POLICLÍNICA (CENTRAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS – CME)

• R$ 205 mil - 1 Autoclave a vapor.

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CIRÚRGICA E SERVIÇO DE NECROPSIA – (HLA/LIGA)

• R$ 16,5 mil - 1 Câmara de imunobiológico; • R$ 35 mil - 1 Processadora de tecidos; • R$ 20 mil - 2 Microscópios laboratoriais; • R$ 50,1 mil - 2 Micrótomos;

• R$ 31 mil - 1 Citocentrífuga;

• R$ 90 mil - 1 Colorador automático de lâmina; • R$ 64 mil - 2 Centrais de Inclusão de

parafi na;

• R$ 6,3 mil - 11 Arquivos de peças, lâminas,

blocos e fotografi as;

• R$ 85 mil - 1 Câmara Mortuária; • R$ 2 mil - 1 Serra de Autópsia.

CENTRO AVANÇADO DE ONCOLOGIA – CECAN (AMBULATÓRIO E RECEPÇÃO)

• R$ 27 mil - 1 Bisturi elétrico a partir de 200w; • R$ 10,5 mil - 1 Eletrocardiógrafo;

• R$ 35 mil - 28 Poltronas hospitalares; • R$ 27,6 mil - 69 Longarinas com 3 lugares. FARMÁCIA E ALMOXARIFADO CENTRAL

• R$ 140 mil - Máquina Unitarizadora de

Medicamentos.

PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À ATENÇÃO ONCOLÓGICA (PRONON) Reestruturação do serviço de alimentação e nutrição (Projeto Nutrindo pela Vida).

• R$ 209.650,00 - Investidos na aquisição

e confecção de mobiliário, equipamentos, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, entre outros, na reforma na cozinha e no refeitório do Hospital Dr. Luiz Antônio.

INVESTIMENTOS EM 2019

Convênios fi rmados com o Ministério da Saúde

EQUIPAMENTOS

PARA AS DIVERSAS UNIDADES E SERVIÇOS DA LIGA

OUTRAS FONTES

RECURSOS ORIUNDOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO / PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO - 21ª. REGIÃO

• R$ 3.468.735,67 - Captados em 2018 e

executados em 2019 em obras de ampliação da Policlínica, com a construção de uma moderna Unidade de Terapia Intensiva e do Centro de Recuperação Oncológica (CRO), aquisição de equipamentos e mobiliário e aquisição de equipamentos para o Centro Cirúrgico;

• R$ 4.500.000,00 - A ser investido na Nova

Unidade de Pediatria da Policlínica;

• R$ 39.666,66 - Investidos na aquisição de

materiais e instrumentais para as unidades da Liga;

• R$ 4.539.666,66 - Total destinado pelo MPT/

PRT – 21ª. Região, em 2019. NOTA POTIGUAR

• R$ 80.556,76 - Valor total recebido em 2019.

Ofi cinas Culinárias.

• 9 ofi cinas culinárias no período de agosto a

dezembro de 2019;

• 46 participantes.

Valor total.

• R$ 520.257,55 - Valor total aprovado em

(12)

22 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 23

QUEM AJUDA A LIGA

DETALHAMENTO DAS

DOAÇÕES - PRONON

Três projetos submetidos em anos anteriores ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON, do Ministério da Saúde, e aprovados, encontram-se em análise no Ministério da Saúde.

DESENVOLVER PARA TRANSFORMAR: Projeto de Capacitação e Qualificação dos profissionais da LNRCC. R$ 1.133.690,00

Banco do Brasil S.A. - R$ 433.690,00

Arosuco Aromas e Sucos Ltda (AMBEV) - R$ 300.000,00

Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S.A. (Santander) - R$ 200.000,00 Queiroz & Galvão Exploração e Produção - R$ 200.000,00

AMPLIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA E ATUALIZAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO DA LIGA NORTE

RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER. R$ 950.000,00

Banco Itaú/Unibanco - R$ 950.000,00

APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO RADIOTERÁPICO DA LIGA NORTE

RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER. R$1.621.440,49

Uber do Brasil Tecnologia LTDA - R$ 500.000,00

Midway S/A Credito e Financiamento e Investimento - R$ 498.940,49 Banco do Nordeste - R$ 200.000,00

Arosuco Aromas e Sucos LTDA (AMBEV) - R$ 150.000,00

Santander Brasil Administradora de Consórcio LTDA - R$ 150.000,00 Teleperformance CRM S/A - R$ 70.000,00

Hospital Vera Cruz S/A - R$ 50.000,00

Pessoa Física

Luc da Costa Ribeiro - R$ 2.000,00

(13)

24 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 25

PROJETOS E RELAÇÕES

INSTITUCIONAIS

SUBVENÇÕES

Parlamentares que destinaram recursos através

de emendas e Programa Ação, em 2019:

Valor total R$ 2.304.000,00

(dois milhões, trezentos e quatro mil reais).

EMENDAS – EQUIPAMENTOS

R$ 100 mil - Senadora Fátima Bezerra;

R$ 400 mil - Deputado Felipe Maia;

R$ 100 mil - Senador Garibaldi Alves;

R$ 200 mil - Deputado Rogério Marinho;

R$ 100 mil - Deputado Walter Alves;

R$ 100 mil - Senadora Zenaide Alves.

PROGRAMA AÇÃO – EQUIPAMENTOS

R$ 800 mil - Senador Styvenson Valentim.

EMENDA INCREMENTO TETO

MAC – CUSTEIO

R$ 504 mil - Deputado Benes Leocádio.

APLICAÇÕES RADIOTERÁPICASS JANEIRO 30.727 FEVEREIRO 28.830 MARÇO 24.924 ABRIL 30.990 MAIO 34.115 JUNHO 30.267 JULHO 33.907 AGOSTO 32.378 SETEMBRO 27.920 OUTUBRO 27.714 NOVEMBRO 28.122 DEZEMBRO 31.643 TOTAL GERAL 361.537 CLÍNICA DE SUPORTE ONCOLÓGICO (C.S.O)S JANEIRO 771 FEVEREIRO 709 MARÇO 814 ABRIL 786 MAIO 778 JUNHO 753 JULHO 713 AGOSTO 764 SETEMBRO 736 OUTUBRO 749 NOVEMBRO 628 DEZEMBRO 702 TOTAL GERAL 8.903 CICLOS QUIMIOTERAPIA JANEIRO 3.483 FEVEREIRO 3.592 MARÇO 3.537 ABRIL 3.518 MAIO 3.524 JUNHO 3.573 JULHO 3.455 AGOSTO 3.576 SETEMBRO 3.595 OUTUBRO 3.623 NOVEMBRO 3.665 DEZEMBRO 3.669 TOTAL GERAL 42.810 CIRURGIAS JANEIRO 1.272 FEVEREIRO 1.255 MARÇO 1.101 ABRIL 1.311 MAIO 1.389 JUNHO 1.224 JULHO 1.363 AGOSTO 1.320 SETEMBRO 1.276 OUTUBRO 1.381 NOVEMBRO 1.230 DEZEMBRO 1.188 TOTAL GERAL 15.310 EXAMES PATOLOGIA CIRÚRGICA JANEIRO 2.632 FEVEREIRO 2.647 MARÇO 2.436 ABRIL 2.893 MAIO 2.823 JUNHO 2.530 JULHO 2.876 AGOSTO 2.847 SETEMBRO 2.767 OUTUBRO 2.698 NOVEMBRO 2.776 DEZEMBRO 2.430 TOTAL GERAL 32.355

DESEMPENHO DA LIGA 2019

CONSULTAS JANEIRO 11.253 FEVEREIRO 12.587 MARÇO 10.765 ABRIL 11.665 MAIO 11.305 JUNHO 10.779 JULHO 12.395 AGOSTO 12.268 SETEMBRO 12.379 OUTUBRO 11.915 NOVEMBRO 11.914 DEZEMBRO 11.165 TOTAL GERAL 140.385

(14)

26 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 27

DESEMPENHO DA LIGA 2019

PEQUENAS CIRURGIAS JANEIRO 393 FEVEREIRO 439 MARÇO 219 ABRIL 289 MAIO 458 JUNHO 362 JULHO 398 AGOSTO 428 SETEMBRO 469 OUTUBRO 488 NOVEMBRO 382 DEZEMBRO 401 TOTAL GERAL 4.726 PROCEDIMENTOS (OUTROS) JANEIRO 12.172 FEVEREIRO 11.518 MARÇO 11.278 ABRIL 12.690 MAIO 12.566 JUNHO 11.877 JULHO 13.760 AGOSTO 13.730 SETEMBRO 11.390 OUTUBRO 12.516 NOVEMBRO 11.277 DEZEMBRO 11.934 TOTAL GERAL 146.708 MEDICAMENTOS QUIMIOTERAPIA ORAL JANEIRO 2.300 FEVEREIRO 2.230 MARÇO 2.235 ABRIL 2.367 MAIO 2.383 JUNHO 2.259 JULHO 2.391 AGOSTO 2.397 SETEMBRO 2.384 OUTUBRO 2.471 NOVEMBRO 2.577 DEZEMBRO 2.012 TOTAL GERAL 28.006 INTERNAMENTOS JANEIRO 1.725 FEVEREIRO 1.587 MARÇO 1.480 ABRIL 1.727 MAIO 1.746 JUNHO 1.603 JULHO 1.716 AGOSTO 1.724 SETEMBRO 1.741 OUTUBRO 1.758 NOVEMBRO 1.588 DEZEMBRO 1.537 TOTAL GERAL 19.932 PRONTO-SOCORRO JANEIRO 635 FEVEREIRO 594 MARÇO 824 ABRIL 822 MAIO 863 JUNHO 808 JULHO 745 AGOSTO 704 SETEMBRO 714 OUTUBRO 765 NOVEMBRO 669 DEZEMBRO 721 TOTAL GERAL 8.864 EXAMES PATOLOGIA CLÍNICA JANEIRO 24.378 FEVEREIRO 23.662 MARÇO 24.397 ABRIL 26.436 MAIO 27.178 JUNHO 28.323 JULHO 29.091 AGOSTO 26.188 SETEMBRO 28.236 OUTUBRO 28.914 NOVEMBRO 25.665 DEZEMBRO 26.913 TOTAL GERAL 319.381

DESEMPENHO DA LIGA 2019

RETORNO JANEIRO 2.748 FEVEREIRO 3.147 MARÇO 2.528 ABRIL 3.307 MAIO 3.279 JUNHO 3.073 JULHO 3.159 AGOSTO 3.388 SETEMBRO 3.154 OUTUBRO 3.051 NOVEMBRO 2.941 DEZEMBRO 2.866 TOTAL GERAL 36.641 EXAMES DE IMAGEM (SADT) JANEIRO 12.426 FEVEREIRO 11.838 MARÇO 11.211 ABRIL 11.972 MAIO 11.860 JUNHO 10.830 JULHO 12.636 AGOSTO 12.372 SETEMBRO 12.293 OUTUBRO 12.669 NOVEMBRO 11.398 DEZEMBRO 10.776 TOTAL GERAL 142.281 MAMOGRAFIA JANEIRO 1.689 FEVEREIRO 1.441 MARÇO 1.514 ABRIL 1.434 MAIO 1.540 JUNHO 1.370 JULHO 1.626 AGOSTO 1.580 SETEMBRO 1.594 OUTUBRO 1.682 NOVEMBRO 1.532 DEZEMBRO 1.422 TOTAL GERAL 18.424 NO DE LEITOS JANEIRO 234 FEVEREIRO 234 MARÇO 234 ABRIL 234 MAIO 234 JUNHO 234 JULHO 234 AGOSTO 234 SETEMBRO 234 OUTUBRO 234 NOVEMBRO 234 DEZEMBRO 234 TOTAL GERAL 234 NO DE SERVIDORES JANEIRO 1.645 FEVEREIRO 1.651 MARÇO 1.656 ABRIL 1.666 MAIO 1.664 JUNHO 1.668 JULHO 1.694 AGOSTO 1.689 SETEMBRO 1.704 OUTUBRO 1.741 NOVEMBRO 1.742 DEZEMBRO 1.747 MÉDIA 1.689 PERCENTUAL ATENDIMENTO SUS JANEIRO 65,87% FEVEREIRO 66,23% MARÇO 63,83% ABRIL 62,00% MAIO 64,05% JUNHO 64,31% JULHO 64,60% AGOSTO 63,95% SETEMBRO 65,82% OUTUBRO 64,52% NOVEMBRO 62,39% DEZEMBRO 64,84% MÉDIA 64,36%

(15)

28 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 29

DESEMPENHO DA LIGA 2019

PACIENTES MATRICULADOS JANEIRO 2.960 FEVEREIRO 2.815 MARÇO 2.503 ABRIL 2.814 MAIO 2.846 JUNHO 2.632 JULHO 3.035 AGOSTO 3.044 SETEMBRO 2.989 OUTUBRO 2.929 NOVEMBRO 2.725 DEZEMBRO 2.368 TOTAL GERAL 33.660 MÉDIA 2.805 TOTAL GERAL DE PROCEDIMENTOS JANEIRO 106.915 FEVEREIRO 104.630 MARÇO 97.749 ABRIL 110.773 MAIO 114.267 JUNHO 108.261 JULHO 118.605 AGOSTO 114.084 SETEMBRO 109.054 OUTUBRO 110.712 NOVEMBRO 104.832 DEZEMBRO 107.957 TOTAL GERAL 1.307.839 APLICAÇÕES RADIOTERÁPICAS 361.537 C.S.O. 8.903 CICLOS QUIMIOTERAPIA 42.810 CIRURGIAS 15.310 CONSULTAS 140.385

EXAMES PATOLOGIA CIRÚRGICA 32.355

EXAMES PATOLOGIA CLÍNICA 319.381

INTERNAMENTOS 19.932 MEDICAMENTOS QUIMIOTERAPIA ORAL 28.006 PEQUENAS CIRURGIAS 4.726 PROCEDIMENTOS (OUTROS) 146.708 PRONTO-SOCORRO 8.864 RETORNO 36.641 SADT 142.281 TOTAL GERAL 1.307.839

LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER - BALANÇO PATRIMONIAL

ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2019 E 2018 - EM REAIS: R$ 1,00.

ATIVO NOTA 2019 2018

CIRCULANTE 4 42.803.697 39.389.539

CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 5 13.610.418 16.669.032 CLIENTES 6 16.814.510 14.689.054 CARTÕES DE CRÉDITO 7 2.044.139 1.911.907 CONVENIOS E SUBVENÇÕES A RECEBER 8 4.020.358 2.209.758 CRÉDITOS E VALORES 9 3.247.018 764.570 ESTOQUES 2.872.759 3.094.055 DESPESAS ANTECIPADAS 194.496 51.164

NÃO CIRCULANTE 56.997.546 42.637.371

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 249.219 149.376 OUTROS CRÉDITOS 154.733 15.000 EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS 94.486 134.376 INVESTIMENTOS 6.524 6.524 PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS SOCIEDADES 6.524 6.524 IMOBILIZADO 10 56.741.803 42.481.470 BENS EM OPERAÇÃO 81.865.873 83.674.092 IMOBILIZADO EM ANDAMENTO 7.444.599 1.122.909 (-) DEPRECIAÇÃO ACUMULADA (32.568.669) (42.315.530) TOTAL DO ATIVO 99.801.243 82.026.910 ATIVO COMPENSATÓRIO 11 290.779 1.444.876

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO

As demonstrações financeiras são auditadas para fins de publicação anualmente, além disso, a Liga possui contrato com uma auditoria externa (CASS Auditores), onde avaliam continuamente nossos processos e fluxos de documentação.

DEMONSTRATIVO CONTÁBIL

Dados referentes ao exercício: 2019 e 2018

Receita anual total da entidade em 2019 (em R$): 199.726.961 Classificação da Entidade: Saúde

Contador Responsável:

RUI CADETE CONSULTORES E AUDITORES ASSOCIADOS CNPJ: 24.519.969/0001-31

CRC: 107-O

Média de atendimentos SUS

64,36%

Total geral de procedimentos

(16)

30 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 31

LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER - BALANÇO PATRIMONIAL

ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2019 E 2018 - EM REAIS: R$ 1,00.

PASSIVO

NOTA

2019

2018

CIRCULANTE 37.382.615 35.974.746 EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS 12 6.808.385 4.722.129 FORNECEDORES 8.621.702 9.172.327 OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS 13 997.921 830.367 OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS 14 8.065.087 7.540.296 PARCELAMENTOS DE TRIBUTOS 3.6 106.895 103.676 SUBVENÇÕES E ASSISTÊNCIAS GOVERNAMENTAIS A REALIZAR 15 10.964.740 9.651.814 CONTRATO DE MUTUO - RESSONÂNCIA 258.038 258.038

OUTRAS OBRIGAÇÕES 1.559.847 3.696.099

NÃO CIRCULANTE 12.785.706 11.049.040

EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS 12 11.146.736 9.043.357 PARCELAMENTOS TRIBUTÁRIOS 14 383.781 492.459 PROVISÕES PARA CONTINGÊNCIAS 16 588.600 588.600 CONTRATO DE MUTUO - RESSONÂNCIA 15 666.589 924.623

PATRIMÔNIO LÍQUIDO 49.632.922 35.003.125

PATRIMÔNIO SOCIAL 17 27.991.458 18.144.634

RESERVAS DE REAVALIAÇÃO 17.2 9.326.428 9.840.496 SUPERÁVIT DO EXERCÍCIO 17.3 12.315.036 7.017.995

TOTAL DO PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO 99.801.243 82.026.910 PASSIVO COMPENSATÓRIO 11 290.779 1.444.876

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER - DEMONSTRAÇÃO DO

SUPERÁVIT/DÉFICIT PARA O EXERCÍCIO ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO

DE 2019 E 2018 - EM REAIS: R$ 1,00.

DISCRIMINAÇÃO NOTA 2019 2018

RECEITAS OPERACIONAIS 199.726.961 174.152.589

ATIVIDADES COM RESTRIÇÃO 4.546.509 1.282.740 SUBVENÇÕES 18.1 4.546.509 1.282.740 ATIVIDADES SEM RESTRIÇÃO 195.180.452 172.869.848 RECEITA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - SUS 18.2 58.938.806 55.582.699 RECEITA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - PLANOS DE SAÚDE 18.2 115.651.486 100.134.932 RECEITA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA 7.701.989 5.025.816 DOAÇÕES 18.1 3.512.014 3.694.587 RECUPERAÇÃO DE GLOSAS 653.734 1.951.723 RECEITA - REDE FEMININA 299.142 284.155 OUTRAS RECEITAS DIVERSAS 18.3 8.423.280 6.195.936

RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA 199.726.961 174.152.589

CUSTOS MÉDICOS HOSPITALARES 19 (151.214.461) (133.653.022)

MATERIAIS E MEDICAMENTOS (57.588.589) (50.460.489) CUSTOS COM PESSOAL PRÓPRIO (32.559.651) (29.781.410) SERVIÇOS MÉDICOS E HOSPITALARES - TERCEIROS (38.577.375) (35.559.859) DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO (594.403) (506.688) CUSTOS DIVERSOS (21.894.443) (17.344.577)

RESULTADO OPERACIONAL BRUTO 48.512.500 40.499.567

DESPESAS OPERACIONAIS (34.361.793) (31.227.010)

DESPESAS ADMINISTRATIVAS (34.361.793) (31.227.010)

DESPESAS COM PESSOAL PRÓPRIO (23.679.872) (22.189.637) DESPESAS C/ GLOSAS (2.246.008) (2.167.186) DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO (3.368.281) (2.871.230) DESPESAS TRIBUTÁRIAS (292.247) (416.399) DESPESAS - REDE FEMININA (173.661) (67.305) DESPESAS COM EDUCAÇÃO E PESQUISA (738.000) - DESPESAS GERAIS (3.863.725) (3.515.254)

RESULTADO FINANCEIRO LÍQUIDO (1.835.671) (2.254.562)

DESPESAS FINANCEIRAS (4.506.380) (2.530.929) RECEITAS FINANCEIRAS 2.670.709 276.367

RESULTADO OPERACIONAL 12.315.036 7.017.995

(17)

32 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 33

LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER - DEMONSTRAÇÃO DAS

MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO PARA O EXERCÍCIO ENCERRADO EM

31 DE DEZEMBRO DE 2019 E 2018 - EM REAIS: R$ 1,00.

ATIVO NOTA PATRIMÔNIO SOCIAL REAVALIAÇÃORESERVA DE SUPERÁVIT/ DEFICIT TOTAL SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 10.206.807 10.354.564 7.641.281 28.202.652 INCORPORAÇÃO DO SUPERAVIT EXERCÍCIO ANTERIOR 17.1 7.641.281 - (7.641.281) - REALIZAÇÃO DA RESERVA DE REAVALIAÇÃO (DEPRECIAÇÃO) 514.068 (514.068) - - DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO DE BENS DOADOS (553.357) - - (553.357) AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES 335.835 - - 335.835 SUPERAVIT/DÉFICIT DO EXERCÍCIO - - 7.017.995 7.017.995 SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2018 18.144.634 9.840.496 7.017.995 35.003.125 INCORPORAÇÃO DO SUPERAVIT EXERCÍCIO ANTERIOR 17.1 7.017.995 - (7.017.995) - REALIZAÇÃO DA RESERVA DE REAVALIAÇÃO (DEPRECIAÇÃO) 514.068 (514.068) - - DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO DE BENS DOADOS (274.608) - - (274.608) AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES 2.589.369 - - 2.589.369 SUPERAVIT/DÉFICIT DO EXERCÍCIO - - 12.315.036 12.315.036 SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2019 27.991.458 9.326.428 12.315.036 49.632.922 MUTAÇÕES DO PERÍODO 9.846.824 (514.068) 5.297.041 14.629.798

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER - DEMONSTRAÇÃO DOS

FLUXOS DE CAIXA PARA O EXERCÍCIO ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO

DE 2019 E 2018 - EM REAIS: R$ 1,00.

DISCRIMINAÇÃO

2019

2018

SUPERÁVIT DO EXERCÍCIO 12.315.036 7.017.995 AJUSTES PARA CONCILIAR O RESULTADO ÀS DISPONIBILIDADES GERADAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL

DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO (9.472.253) 3.377.918 DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO DE BENS DOADOS (274.608) (553.357) AJUSTE DE EXERCÍCIOS ANTERIORES 2.589.369 335.835 PERDAS ESTIMADAS NO RECEBIMENTO DE CRÉDITOS 1.098.467 1.648.413

REDUÇÃO (AUMENTO) DE ATIVOS (6.516.984) (6.260.732)

CONTAS A RECEBER (5.166.755) (6.244.161)

ESTOQUES 221.296 (90.013)

CRÉDITOS E VALORES A RECEBER (2.482.448) (334.637)

DESPESAS ANTECIPADAS (143.332) (10.815)

OUTRAS CONTAS A RECEBER 1.054.255 418.895

AUMENTO (REDUÇÃO) DE PASSIVOS (787.065) 11.400.578

FORNECEDORES (550.624) 1.247.261

TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS A RECOLHER 62.095 10.437 SALÁRIOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS 524.791 43.385

OUTRAS CONTAS A PAGAR (823.326) 7.521.365

OBRIGAÇÕES DO PASSIVO NÃO CIRCULANTE - 2.578.130

DISPONIBILIDADES LÍQUIDAS GERADAS PELAS

ATIVIDADES OPERACIONAIS (1.048.037) 16.966.650

(18)

34 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 35

DISCRIMINAÇÃO

2019

2018

FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTO (4.513.472) (3.153.342)

ADIÇÕES AO IMOBILIZADO (4.513.472) (3.153.342)

FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO 2.502.895 (3.550.187)

CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS 40.828.003 46.419.765 LIQUIDAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS (38.325.108) (49.969.952)

AUMENTO (REDUÇÃO) NAS DISPONIBILIDADES E APLICAÇÕES

FINANCEIRAS (EQUIVALENTE A CAIXA) (3.058.614) 10.263.121 DEMONSTRAÇÃO DA VARIAÇÃO NAS DISPONIBILIDADES E APLICAÇÕES FINANCEIRAS

(EQUIVALENTE A CAIXA)

NO INÍCIO DO PERÍODO 16.669.032 6.405.911

NO FINAL DO PERÍODO 13.610.418 16.669.032

AUMENTO (REDUÇÃO) NAS DISPONIBILIDADES E APLICAÇÕES

FINANCEIRAS (EQUIVALENTE A CAIXA) (3.058.614) 10.263.121

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

1. CONTEXTO OPERACIONAL

A LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER – LNRCC, fundada em 17 de julho de 1949, declarada de utilidade pública pela Lei Federal nº 86.871, de 25 de janeiro de 1982, Lei Estadual nº 157, de 05 de outubro de 1949 e pela Lei Municipal nº 3.254, de 26 de outubro de 1981, é uma associação privada sem fins lucrativos, de caráter científico-social-filantrópico, com personalidade jurídica de direito privado. Sua matriz e sede administrativa, está localizada na Avenida Miguel Castro, 1355, no Bairro de Nossa Senhora de Nazaré.

Em janeiro de 2019 a LNRCC aprovou a reforma do seu Estatuto Social, incluindo em seus objetivos sociais, uma maior abrangência de atividades, com objetivos voltados para as Áreas de Saúde, Educação, Pesquisa, Assistência Social, Áreas Cultural, Beneficente e Social, sendo a Área de Saúde, a sua atividade preponderante, os quais destacamos:

• Área de Saúde: desenvolver atividades de atenção à saúde humana em Oncologia, atuando na

prevenção, diagnóstico tratamento e cuidados paliativos, de forma sistemática e por todos os meios científicos e sociais ao seu alcance; e desenvolver atividades de atenção à saúde humana nas demais especialidades médicas, prestando serviços de baixa, média e alta complexidades;

• Área de Educação: desenvolver atividades de educação de nível superior e técnico, residência

médica, residência multidisciplinar, pós-graduação lato sensu e “strictosensu”, estágios curriculares, cursos de aprimoramento e atualização, simpósios, jornadas, congressos, bem como toda e qualquer atividade relacionada ao ensino, pesquisa e extensão;

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

PARA OS EXERCÍCIOS ENCERRADOS

EM 31 DE DEZEMBRO DE 2019 E 2018

(19)

36 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 37

• Área de Pesquisa: desenvolver atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento experimental

em ciências físicas e naturais, pesquisa e desenvolvimento em bioquímica, farmácia, laboratório de pesquisa física, de pesquisa química;

• Área de Assistência Social: desenvolver atividades relacionadas à saúde humana e serviços sociais. • Áreas Cultural, Beneficente e Social Incentivar a criação e promover a manutenção de centros

com idênticas finalidades; estabelecer cooperação, acordos e convênios com os poderes públicos, entidades autárquicas e fundacionais, pessoas físicas e demais instituições nacionais e estrangeiras, públicas ou privadas, inclusive congêneres, no intuito de melhor desenvolver a luta de combate ao câncer, sendo-lhe lícita a obtenção de qualquer forma de ajuda, doação e colaboração, no atendimento de seus objetivos, desde que não proibida por lei.

Para consecução de seus objetivos sociais a LNRCC possui em pleno funcionamento quatro Unidades Hospitalares, das quais três estão situadas em Natal/RN, sendo elas: o Hospital Dr. Luiz Antônio, localizado no Bairro das Quintas à Rua Dr. Mario Negócio nº 2267, a Policlínica, localizada no Bairro do Alecrim à Rua Silvio Pelico,181, e o CECAN situado no Bairro de Dix Sept Rosado à Avenida Miguel Castro, 1355, ALA ‘A’. No município de Caicó, está localizado o Hospital de Oncologia do Seridó, situado à Avenida Dr. Carlindo Dantas no centro da cidade, abrangendo os atendimentos da população daquela Região e proximidades.

No âmbito da Assistência Social, buscando oferecer melhores condições ao tratamento dos pacientes vindo do interior, a LNRCC possui uma unidade de albergamento, a Casa de Apoio ao Paciente com Câncer Irmã Gabriela, localizada no Bairro da Quintas em Natal/RN à Rua Luiz Fernandes, 185, cuja finalidade é a de fornecer acomodações a esses pacientes, durante a fase de tratamento.

As atividades das áreas de Educação (Ensino) e Pesquisa anteriormente desenvolvidas através do DEPECOM – Departamento de Ensino e Pesquisa Comunitária, criado em 1989, que passou em 2018 a ser denominado ESCON – Escola de Oncologia, estão localizadas na Avenida Miguel Castro, 1355 no Bairro Nossa Senhora de Nazaré, sendo uma Unidade de Ensino voltada para a área de Residência Médica, Residência Multiprofissional em Saúde, Pós-Graduação na área de Enfermagem em Oncologia, Cursos de Capacitação nas área de enfermagem, farmácia, fisioterapia, Nutrição e Psicologia, além de diversos eventos voltados para área de oncologia, assim como o desenvolvimento de bolsas através do Programa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq.

O Centro de Pesquisa Clínica da LNRCC é uma unidade de pesquisa clínica dedicada à investigação na área oncológica. Contando com uma equipe multidisciplinar, especializada e altamente qualificada, tendo como principal objetivo a atenção individualizada de cada paciente participante da pesquisa e um corpo de investigadores clínicos atuando em parceria técnico-cientifica regulamentada na área

oncológica, desenvolve todas as etapas de um Estudo Clínico. Com mais de 13 anos de experiência, apresenta infraestrutura, logística e suporte tecnológico que possibilitam conduzir estudos clínicos dentro de condições ideais, seguindo rigorosamente o manual de Boas Práticas Clínicas (BPC) ou Good Clinical Practice (GCP), elaborado pela International Conferenceon Harmonisationof Technical Requirements for Registrationof Pharmaceuticals for Human Use (ICH), além das diretrizes e normativas nacionais regulamentadas pelo Conselho Nacional de Saúde, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Ministério da Saúde.

O setor de Pesquisa Clínica da LNRCC possui atualmente 42 trabalhos em andamento e outros já premiados internacionalmente, entre eles estudos com pesquisas voltadas para tratamento com imunoterapias, inclusive um dos maiores avanços em terapia sistêmica na atualidade, estudos em que os resultados regem condutas novas no tratamento do câncer e se revertem em beneficio para a sociedade. Atualmente, com base no número de pacientes recrutados e incluídos em estudos, estamos entre as três maiores instituições de pesquisa clínica no Brasil. Podemos afirmar, com tranquilidade, que os maiores pesquisadores clínicos do mundo são parceiros da LNRCC. Mantemos pesquisas conjuntas com instituições de diversos países, entre eles as Universidades de Oxford, na Inglaterra, e de Sorbonne na França. São estudos que possibilitam o acesso a novos tratamentos, todos de ponta no cenário mundial, que muitas vezes não são viabilizados pelos SUS.

A LNRCC é uma entidade que faz jus ao Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, por atender aos requisitos previstos na Lei 12.101/2009 alterada pela lei 12.868/2013, e no Decreto 8.242 de 23 de maio de 2014, tendo sua certificação renovada para o período de 01.01.2019 a 31.12.2021, através da portaria do 1.930 de 12 de dezembro de 2018 do Ministério da Saúde pela prestação anual de serviços ao SUS – Sistema Único de Saúde, no percentual mínimo de 60%.

2. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 2.1. Declaração de Conformidade

As demonstrações contábeis estão sendo apresentadas de acordo com as práticas contábeis aplicáveis às pequenas e médias empresas (NBC TG 1000), em consonância com a ITG 2002 (R1) Interpretação Técnica Geral – Entidade sem Finalidade de Lucros, norma que regulamenta a contabilidade das Entidades do terceiro setor e com a NBC TG 07 (R2) – Subvenção e Assistência Governamentais e com as disposições contidas na regulamentação determinada pelo decreto 8.242 de 23 de maio de 2014, que regulamenta a Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009 alterada pela lei 12.868, de 15 de outubro de 2013, para dispor sobre o processo de certificação das entidades beneficentes de assistência social e sobre procedimentos de isenção das contribuições para a seguridade social, pelo decreto 4.327/02

(20)

38 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 39

que dispõe sobre a concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS para instituições de saúde, bem como à legislação complementar no que lhe é aplicável.

A Demonstração do Fluxo de Caixa foi elaborada pelo método indireto de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 03 (R3) – Demonstração do Fluxo de Caixa.

As Demonstrações Contábeis, incluindo as Notas Explicativas, estão apresentadas adotando-se como expressão monetária a “unidade de reais” de forma comparativa ao exercício anterior. A Diretoria Executiva da Entidade autorizou a emissão dessas demonstrações contábeis em 28 de abril de 2020. 2.2. Base de Preparação

As demonstrações contábeis foram preparadas com base no custo histórico como base de valor. Porém, a preparação de demonstrações contábeis elaboradas com base nas normas de contabilidade vigentes, requer o uso de certas estimativas contábeis críticas e também o exercício de julgamento por parte da administração da Entidade no processo de aplicação das políticas contábeis. As áreas que requerem maior nível de julgamento e possuem maior complexidade, bem como as áreas nas quais as premissas e estimativas são significativas para as demonstrações contábeis estão divulgadas na nota 2.3

2.3. Estimativas e Julgamentos contábeis

As estimativas e julgamentos contábeis são continuamente avaliados pela administração da Entidade e baseiam-se na experiência histórica e em outros fatores, incluindo expectativas de eventos futuros, consideradas razoáveis para as circunstâncias.

A determinação dessas estimativas levou em consideração experiências de eventos passados e correntes, pressupostos relativos a eventos futuros e outros fatores objetivos e subjetivos. Os Itens sujeitos à estimativa incluem: a provisão para perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa e a provisão para demandas judiciais.

3. PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS

3.1 – Caixa e Equivalentes de Caixa - incluem os saldos de caixa, bancos, aplicações e fundos de investimentos de liquidez imediata e são demonstrados ao custo acrescido dos rendimentos auferidos até a data de encerramento do balanço. Os valores estão classificados de acordo com a ITG 2002 (R1) em recursos sem restrição que se referem aos valores próprios da Instituição e os recursos com restrição que são decorrentes dos valores recebidos de convênios e subvenções.

3.2 – Estoques - é representado na sua maior relevância por materiais médicos e medicamentos, avaliados pelo custo médio de aquisição que não excede ao valor líquido de realização.

3.3 – Ativo Imobilizado - demonstrado ao custo histórico para os bens adquiridos a partir de 1º janeiro de 1996, e os anteriores, corrigidos monetariamente até 31 de dezembro de 1995. A depreciação é calculada pelo método linear a taxas que levam em consideração a vida útil-econômica dos bens. 3.4 – Demais Ativos - os ativos estão demonstrados pelos valores de realização incluindo quando aplicáveis os rendimentos e as variações monetárias auferidas até as datas dos balanços, e a provisão para perdas considerando as expectativas de realização.

3.5 – Passivo Circulante e Não Circulante - são registrados pelos valores conhecidos ou calculáveis acrescidos, quando aplicável dos correspondentes encargos e variações monetárias incorridas até as datas dos balanços.

3.6 – Subvenções e Assistências Governamentais a Realizar - representam a obrigação assumida pela Entidade decorrente dos recursos recebidos de contribuições e subvenções governamentais, para realização no exercício subsequente, conforme objetos específicos pactuados, reconhecidos com base na NBC TG 07 (R2) – Subvenção e Assistência Governamentais. A contrapartida desta obrigação encontra-se nas disponibilidades da Instituição classificados como recursos com restrição, e/ou em “Convênios a Receber”.

3.7 – Apuração do superávit/déficit - as receitas e despesas são contabilizadas pelo regime de competência, incluindo os rendimentos financeiros, variações monetárias e cambiais, incidentes sobre ativos e passivos circulantes e não circulantes, bem como os efeitos de ajustes de ativos para o valor de realização, quando aplicável.

3.8 – Doações - as doações recebidas para projetos específicos são registradas no passivo circulante e revertidas ao superávit conforme execução dos projetos. As doações não específicas destinadas ao custeio normal das operações, são registradas como receitas de doações.

3.9 – Receitas de Subvenções - representam no resultado do exercício a realização dos recursos recebidos de entidades governamentais, reconhecidas como receitas no superávit à medida em que os recursos recebidos são aplicados nos fins contratados nos respectivos Termos de Convênios firmados com a Instituição nos moldes da NBC TG 07 (R2).

(21)

40 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 41

APRESENTAÇÃO ANALÍTICA DOS PRINCIPAIS

GRUPOS DE CONTAS

4. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

Consistem em numerário disponível na Entidade, existentes em caixa, bancos e aplicações financeiras e compreendem:

DISCRIMINAÇÃO 2019 2018

CAIXA 25.113 22.028 BANCOS-RECURSOS SEM RESTRIÇÃO 569.435 6.511.810 BANCOS-RECURSOS COM RESTRIÇÃO 87.857 2.159.039 APLICAÇÕES- RECURSOS SEM RESTRIÇÃO 6.072.105 2.196.576 APLICAÇÕES- RECURSOS COM RESTRIÇÃO 6.855.907 5.779.579

TOTAL 13.610.418 16.669.032

Em 31 de dezembro de 2019, apresentamos os saldos que constam nas aplicações de recursos com restrições: DISCRIMINAÇÃO 2019 2018 CONVENIO 837198/2016 - 43.442 CONVENIO 799668-2013 679.439 654.436 CONVENIO 801806-2014 - 119.877 CAPTAÇÃO PRONON 1.483.827 1.457.442 CONVENIO PRT - 3.006.838 CONVENIO PRT PEDIATRIA 2.491.377 - CONVENIO PRONON 25000.015985/2018-36 1.646.687 - CONVENIO 824117-2015 - 118.747 CONVENIO PRONON CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

PROFISSIONAL 33.770 33.229 CONVENIO PRONON NUTRINDO PELA VIDA 262.456 - PROJETOS DIVERSOS 258.351 345.568

TOTAL 6.855.907 5.779.579

5. CLIENTES

Representam os valores a receber do Sistema Único de Saúde e das Operadoras de Planos de saúde, decorrentes das prestações de serviços de atendimentos médico-hospitalares. A Provisão para perdas sobre créditos foi constituída com base na expectativa de realização desses ativos, considerando a

inadimplência superior a 180 dias passível de recuperação ou de recursos de glosa. Nos saldos dos balanços encerrados em 31 de dezembro, estão compostos dos valores abaixo demonstrados:

DISCRIMINAÇÃO 2019 2018

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) 5.013.916 5.185.079 OUTROS CONVÊNIOS 14.851.217 11.456.131 ( - ) PERDAS ESTIMADAS COM CRÉDITOS DE LIQUIDAÇÃO

DUVIDOSA (3.050.623) (1.952.156)

TOTAL 16.814.510 14.689.053

6. CARTÕES DE CRÉDITO

Constituem os valores a receber das operadoras de cartões de crédito decorrentes dos atendimentos médico-hospitalares, pagos por pacientes particulares, conforme detalhamos os saldos por operadora, na data de encerramento do exercício:

DISCRIMINAÇÃO 2019 2018 MASTERCARD 937.276 823.320 REDESHOP 35.355 4.478 VISA 603.634 518.718 VISA ELECTRON 47.957 46.117 AMERICAN EXPRESS 20.243 12.237 CIELO CRÉDITO 0 9.629 HIPERCARD 361.831 409.482 ELO 37.152 33.451 REDECARD - REDE FEMININA 0 50.926 DEMAIS BANDEIRAS 691 3.548

TOTAL 2.044.139 1.911.906

O saldo a receber da rubrica da “Redecard – Rede Feminina” foi reclassificado para a apresentação de acordo com as devidas bandeira da rede de cartões.

7. CONVÊNIOS E SUBVENÇÕES A RECEBER

Representam os valores a receber de Entes Governamentais decorrentes dos Convênios firmados com a LNRCC, cujos recursos são contabilizados de acordo com os critérios definidos na NBC TG 07 de Subvenção e Assistência Governamentais. Em 31 de dezembro de 2019, os saldos referem-se aos recursos de convênios assinados com o Ministério da Saúde pendentes de repasse, conforme descrito a seguir:

(22)

42 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 43 DISCRIMINAÇÃO 2019 2018 CONVENIO 851429/2017 499.998 499.998 CONVENIO 848584/2017 209.760 209.760 CONVENIO 848585/2017 150.000 150.000 CONVENIO 852411/2017 150.000 150.000 CONVENIO 868142/2018 100.000 100.000 CONVENIO 868144/2018 100.000 100.000 CONVENIO 868146/2018 100.000 100.000 CONVENIO 870032/2018 300.000 300.000 CONVENIO 870036/2018 100.000 100.000 CONVENIO 870039/2018 200.000 200.000 CONVENIO 870047/2018 100.000 100.000 CONVENIO 870049/2018 100.000 100.000 CONVENIO 870051/2018 100.000 100.000 CONVENIO 886405/2019 100.000 - CONVENIO 886410/2019 205.000 - CONVENIO 888128/2019 400.000 - CONVENIO 888132/2019 105.000 - CONVENIO 888136/2019 100.500 - CONVENIO 888138/2019 100.100 - CONVENIO 895570/2019 800.000 - TOTAL 4.020.358 2.209.758

Do saldo apresentado em 2019, o montante de 1.610.800, refere-se a sete (7) novos convênios firmados no exercício corrente, tendo como finalidade a aquisição de equipamento e material permanente para unidade de Alta Complexidade em Oncologia e para a unidade de atenção especializada em saúde, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS.

8. CRÉDITOS E VALORES

Neste grupo os saldos apresentados referem-se aos adiantamentos a fornecedores, a empregados, e outros créditos, conforme demonstrado:

DISCRIMINAÇÃO 2019 2018

ADIANTAMENTO A FORNECEDORES 477.323 266.480 ADIANTAMENTO A PESSOAL PRÓPRIO 523.135 263.133 TRIBUTOS A RECUPERAR (A) 1.377.971 - OUTROS CRÉDITOS (B) 868.588 234.957

TOTAL 3.247.018 764.570

(a) Registro do crédito tributário decorrente do ganho da ação judicial promovida pela LNRCC objetivando o reconhecimento da sua imunidade tributária relativa ao PIS incidente sobre a Folha de Pagamento dos seus empregados. O valor registrado no exercício 2019 corresponde ao PIS incidente sobre a folha recolhidos nos últimos cinco anos.

(b) O aumento significativo neste grupo ocorreu devido ao registro dos valores a receber dos alunos matriculados na segunda turma de MBA ministrado na ESCON em parceria com Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein através de contrato firmado com entre as partes, objetivando atender ao regime de competência.

9. ESTOQUES

Os estoques estão avaliados conforme descrito na nota 3.2, sendo representado pelo grupo “farmácia” o qual abrange os medicamentos e materiais hospitalares, e o grupo de “materiais de almoxarifado e diversos”, apresentando em 31.12.2019 os seguintes saldos:

DISCRIMINAÇÃO 2019 2018

FARMÁCIA 2.368.735 2.821.621 MATERIAIS DE ALMOXARIFADO E DIVERSOS 504.024 272.433

(23)

44 Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - 45

10. ATIVO IMOBILIZADO

Representam os bens móveis e imóveis da Instituição, em operação, assim como as imobilizações em andamento, cujos saldos e movimentações ocorridas, apresentamos a seguir:

MOVIMENTAÇÕES 2019 IMOBILIZADO LÍQUIDO IMOBILIZADO TX SALDO EM 31/12/2018 ADIÇÕES BAIXAS SALDO EM 31/12/2019 DEPRECIAÇÃO ACUMULADA SALDO EM 31/12/2019

BENS EM OPERAÇÃO 83.674.092 36.117.047 37.925.265 81.865.873 (32.568.669) 49.297.204 INSTALAÇÕES DIVERSAS 10% 3.843 - 3.843 - - - IMÓVEIS 4% 11.777.347 - - 11.777.347 (4.548.073) 7.229.274 IMÓVEIS - DOAÇÃO 4% 1.153.327 - - 1.153.327 (457.486) 695.841 EQUIP. P/ PROC. DE DADOS 20% 2.107.043 658.887 279.859 2.486.072 (1.298.206) 1.187.865 INSTALAÇÕES 10% 22.474 44.614 22.474 44.614 (510) 44.103 MÁQ, APAR. EQUIPAMENTOS 10% 31.138.949 3.745.034 31.121.116 3.762.867 (1.522.567) 2.240.300 MÁQ, APAR. EQUIPAMENTOS DOADOS 10% 2.787.490 - 2.787.490 - - - MÁQ, APAR. EQUIPAMENTOS HOSPITALARES 10% - 24.680.758 11.525 24.669.233 (12.333.590) 12.335.643 TERRENOS - 7.075.879 2.303.000 - 9.378.879 - 9.378.879 PRÉDIOS 4% 51.000 - - 51.000 (18.360) 32.640 MÓVEIS E UTENSÍLIOS 10% 3.810.584 624.270 3.268.287 1.166.567 (317.124) 849.442 MÓVEIS E UTENSÍLIOS HOSPITALARES 10% - 1.759.865 16.828 1.743.037 (489.039) 1.253.998 SOFTWARE 20% 221.785 2.130.045 187.480 2.164.350 (98.275) 2.066.076 VEÍCULOS 20% 725.042 145.880 52.470 818.452 (521.897) 296.555 VEÍCULOS - DOADOS 20% 145.880 - 145.880 - - - BENFEITORIAS EM IMÓVEIS PRÓPRIOS 4% 9.773.682 - - 9.773.682 (2.735.810) 7.037.872 INSTAL. SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO 10% 13.000 - 13.000 - - - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 10% 15.015 - 15.015 - - - ACERVO - 24.694 - 24.694 (2.609) 22.084 IMÓVEIS DE REAVALIAÇÃO 4% 7.139.888 - - 7.139.888 (4.569.703) 2.570.185 IMÓVEIS DE REAVALIAÇÃO - DOADOS 4% 5.711.865 - - 5.711.865 (3.655.419) 2.056.446 IMOBILIZADO EM ANDAMENTO 1.122.909 13.906.509 (7.584.819) 7.444.599 - 7.444.599 TOTAL 84.797.000 50.023.556 45.510.084 89.310.472 (32.568.669) 56.741.803

O saldo das imobilizações em andamento em 2019 é representado na sua maior relevância pelos custos da obra com a ampliação da Policlínica (R$ 1.771.889) e clinac al cecan (R$ 1.252.561), bem como os adiantamentos a fornecedores (R$ 2.754.641), para aquisição de imóveis e de equipamentos hospitalares.

MOVIMENTAÇÕES 2018 IMOBILIZADO LÍQUIDO IMOBILIZADO TX SALDO EM 31/12/2017 ADIÇÕES BAIXAS 31/12/2018SALDO EM DEPRECIAÇÃO ACUMULADA SALDO EM 31/12/2018

BENS EM OPERAÇÃO 78.057.156 5.616.936 - 83.674.092 (42.315.530) 41.358.561 INSTALAÇÕES DIVERSAS 10% 3.843 - - 3.843 (3.368) 474 IMÓVEIS 4% 10.178.719 1.598.628 - 11.777.347 (4.196.805) 7.580.542 IMÓVEIS - DOAÇÃO 4% 1.153.327 - - 1.153.327 (411.353) 741.974 EQUIP. P/ PROC. DE DADOS 20% 1.995.857 111.187 - 2.107.043 (1.878.295) 228.748 INSTALAÇÕES 10% 21.552 952 - 22.474 (21.561) 913 MÁQ, APAR. EQUIPAMENTOS 10% 28.706.496 2.432.453 - 31.138.949 (20.759.428) 10.379.521 MÁQ, APAR. EQUIPAMENTOS - DOADOS 10% 2.787.490 - - 2.787.490 (1.936.555) 850.935 TERRENOS - 6.375.879 700.000 - 7.075.879 - 7.075.879 PRÉDIOS 4% 51.000 - - 51.000 (16.320) 34.680 MÓVEIS E UTENSÍLIOS 20% 3.349.772 460.812 - 3.810.584 (2.289.879) 1.520.705 SOFTWARE 20% 221.785 - - 221.785 (221.785) - VEÍCULOS 20% 412.534 312.508 - 725.042 (250.758) 374.284 VEÍCULOS - DOADOS 20% 145.880 - - 145.880 (145.880) - BENFEITORIAS EM IMÓVEIS PRÓPRIOS 4% 9.773.682 - - 9.773.682 (2.344.862) 7.428.819 INSTAL. SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO 10% 13.000 - - 13.000 (13.000) - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 10% 14.618 397 - 15.015 (14.629) 387 IMÓVEIS DE REAVALIAÇÃO 4% 7.139.888 - - 7.139.888 (4.284.108) 2.855.780 IMÓVEIS DE REAVALIAÇÃO - DOADOS 4% 5.711.865 - - 5.711.865 (3.426.944) 2.284.921 IMOBILIZADO EM ANDAMENTO 966.206 2.564.444 (2.407.741) 1.122.909 - 1.122.909 TOTAL 79.023.362 8.181.380 (2.407.741) 84.797.000 (42.315.530) 42.481.470

Referências

Documentos relacionados

Figura 7: Efeito hipotensor do TERPY (A-B) ou NPS (C-D) (variação da Pressão Arterial Média em porcentagem - Δ PAM %) em ratos normotensos Wistar (WST) e espontaneamente

Como nosso interesse foi verificar a influência Tupí nos nomes de espécies de peixes, selecionamos como fonte de pesquisa sobre o léxico Tupí, duas obras de natureza lexicográfica, a

RESPONSABILIDADE CIVIL – Dano moral – Vício de qualidade em veículo – Defeito não sanado no prazo de trinta dias, cabendo ao consumidor a escolha entre a substituição do

O curso de pós-graduação lato sensu em Direito Constitucional e Administrativo no setor público é destinado aos profissionais com formação acadêmica em nível superior atuantes

Apresentar os Conceitos e Fundamentos da Área de Segurança de Informações; Políticas, Padrões e Procedimentos de Segurança; Segurança de Sistemas Operacionais; Segurança Física

Histórico da legislação sobre o trabalho rural no Brasil; O rurícola frente a CF?88; Lei 5889/73 e as especificidades do trabalho no meio rural; Critério para enquadramento

incerta. c) É uma técnica utilizada para detectar depósitos imunes nos tecidos, de um único estágio, requerendo o tecido lesional ou perilesional do paciente. d) Nos

Download de informações adicionais do produto, tais como fichas técnicas, sob www.bischoff-schaefer.de N + F Perfil de cofragem. N + F placa de chanfro com toda a volta