• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO PARA TODOS? UMA REFLEXAO A PARTIR DE PLATÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO PARA TODOS? UMA REFLEXAO A PARTIR DE PLATÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Método e Metodologias do Ensino: teoria e prática em sala de aula 09 e 10 de fevereiro de 2017

Unioeste – Câmpus Marechal Cândido Rondon

1

EDUCAÇÃO PARA TODOS?

UMA REFLEXAO A PARTIR DE PLATÃO

Eli Schmidtke (UNIOESTE)1 Yaquelini Gomez Maidana (UNIOESTE)2 Nelsi Kistemacher Welter (Orientadora - UNIOESTE)3

Resumo: Platão nasceu no seio de antiga família nobre, em 428-7 a.C. Na juventude,

acalentou o desejo de ingressar na vida pública. O encontro com Sócrates, do qual se tornou discípulo, e o impacto do julgamento e condenação à morte do mestre (399 a.C.) foram decisivos na opção pela Filosofia. Em 387 a.C., fundou a Academia. Tantas propostas e formas para educar já foram e são apresentadas diariamente, mas nenhuma é tão radical quanto a de Platão, mas porque recorrer a esse autor? São aproximadamente 25 séculos de distância, mas a proposta continua a ser copiada, de forma medonha, mas copiada, então porque não recorrer ao original? Platão vê a sociedade como sendo reflexo das ações humanas, e para, ter uma sociedade justa é necessário que o indivíduo seja justo, que traga a justiça consigo. A educação é apresentada como a principal forma desse indivíduo alcançar esse objetivo, justiça. É necessário que a educação seja tratada com o máximo carinho, pois uma educação errada põe a perder toda a sociedade. Para a educação Platão propõe a criação de uma comunidade exclusiva, em princípio a criança ao nascer será encaminhada a um lugar especifico, onde ela será acompanhada por pessoas competentes conforme escrito na página 241: “E não porão à sua frente os chefes de menos valia, mas os que, pela sua experiência e idade, são capazes de ser bons chefes e pedagogos.”

Palavras-chave: Platão. Educação. Reflexão. Considerações iniciais

Nascido no seio de antiga família nobre, em 428-7 a.C., Platão viveu no período que sucede à morte de Péricles (429 a.C.), usufruindo dos benefícios da estabilidade política e do esplendor cultural de Atenas.

Na juventude, acalentou o desejo de ingressar na vida pública. O encontro com Sócrates, do qual se tornou discípulo, e o impacto do julgamento e condenação à morte do mestre (399 a.C.) foram decisivos na opção pela Filosofia. Em 387 a.C., fundou a

1

Graduando 4º. Ano filosofia. elischmidtke2000@yahoo.com.br.

2

Graduanda 1º.Ano filosofia. Jaque_Maidano@hotmail.com.

(2)

II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Método e Metodologias do Ensino: teoria e prática em sala de aula 09 e 10 de fevereiro de 2017

Unioeste – Câmpus Marechal Cândido Rondon

2 Academia e, em várias décadas de exercício do magistério e do ofício de escritor, Platão assegurou lugar de relevo na História da Filosofia e da Literatura. Faleceu em 347 a.C.

Tantas propostas e formas para educar já foram e são apresentadas diariamente, mas nenhuma é tão radical quanto a de Platão, mas porque recorrer a esse autor? São aproximadamente 25 séculos de distância, mas a proposta continua a ser copiada, de forma medonha, mas copiada, então porque não recorrer ao original?

Platão vê a sociedade como sendo reflexo das ações humanas, e para, ter uma sociedade justa é necessário que o indivíduo seja justo, que traga a justiça consigo. A educação é apresentada como a principal forma desse indivíduo alcançar esse objetivo, justiça. É necessário que a educação seja tratada com o máximo carinho, pois uma educação errada põe a perder toda a sociedade.

Para a educação Platão propõe a criação de uma comunidade exclusiva, em princípio a criança ao nascer será encaminhada a um lugar especifico, onde ela será acompanhada por pessoas competentes conforme escrito na página 241: “E não porão à sua frente os chefes de menos valia, mas os que, pela sua experiência e idade, são capazes de ser bons chefes e pedagogos.”

Nessa comunidade de crianças, os preceptores e ou professores devem ser os melhores, pois é nessa faixa etária que existe a possibilidade de ampliação, desenvolvimento, criação de capacidades, ou se não forem atendidas corretamente as necessidades da criança, acontecerá o contrário, tornando o indivíduo acomodado com a situação, onde o mesmo não busca a sua felicidade plena, apenas sobrevive. Em termos de educação, Platão, define que do momento do nascimento até irem para a escola como o mais trabalhoso de todos, podemos ler isso no texto da página 211 “... e à criação, quando ainda são novos, no tempo que medeia entre o nascimento e a educação, e que se me afigura ser o mais trabalhoso de todos? ...” Esse tempo que o autor se refere vai do nascimento até os dois anos, é um período que a criança normalmente executa suas funções fisiológicas como: dormir, alimentar-se e expelir. Onde estaria a dificuldade? A dificuldade não com o corpo, o corpo está em repouso, mas a alma não, está muito ativa, observando, sentindo e criando juízos sobre cada situação vivida. A criança está em pleno desenvolvimento, a alma está se preparando para atividades futuras, muitas decisões são tomadas nesse período, muitas funções são criadas, anuladas, desligadas, desenvolvidas, tudo em silêncio, o adulto não tem como remediar, é no silêncio que a criança se constrói, essa é a dificuldade, esse é o trabalho.

(3)

II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Método e Metodologias do Ensino: teoria e prática em sala de aula 09 e 10 de fevereiro de 2017

Unioeste – Câmpus Marechal Cândido Rondon

3

Educar brincando e brincando, educar

Por isso o autor propõe a retirada da criança para um mundo particular, onde é possível o desenvolvimento pleno daquele ser.

Vivendo nesse sistema as crianças além de terem o atendimento por pessoas altamente capacitadas. Também antecipariam o futuro, pois, essa mesma comunidade que hoje aprende, amanhã será a que ensinará. Eles não somente aprendem o conteúdo disponibilizado pelo sistema, também desenvolvem relações de afeto, de amizade, aprendem a socializar, compartilhar, e acima de tudo aprendem a conviver consigo mesmas.

Quais seriam as matérias, disciplinas, conteúdos, ou como descreve o autor, ciências, e principalmente a idade para que as crianças começassem a educação física, qual o momento certo para que utilizando-se dos recursos corpóreos adentrassem na educação propriamente dita. Não menos importante é a justificativa para a escolhas das ciências.

As ciências utilizadas para o aprendizado por ordem de importância são: 1) Cálculo e aritmética;

2) Geometria; 3) Estereometria; 4) astronomia.

O sistema de estudos é muito semelhante ao que temos hoje, essas ciências deveriam ser apresentadas ao aluno a partir dos dois anos de idade estendendo-se até os vinte anos. Além dessas matérias ainda seria ensinado a equitação com preparação para a guerra. O curioso é que Platão propõem uma comunidade, uma cidade feliz, onde a busca pela felicidade é o objetivo principal, então porque a guerra? Porque o homem não é apenas alma, ou somente corpo, é a junção de ambos, e o corpo tem suas prerrogativas para viver, e a guerra satisfaz tanto a alma quanto ao corpo.

O autor justifica a escolha das chamadas ciências, principalmente porque são responsáveis pelo desenvolvimento da alma, pois os números, assim como as formas geométricas, apesar de existirem, não são físicos, e somente são possíveis de acesso através do pensamento. Você pode representa-los através de signos e formas, mas eles não se encontram a disposição na natureza. O trabalho com números e formas geométricas é puramente intuitivo, necessitam da razão, do entendimento e da inteligência, para serem

(4)

II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Método e Metodologias do Ensino: teoria e prática em sala de aula 09 e 10 de fevereiro de 2017

Unioeste – Câmpus Marechal Cândido Rondon

4 manuseados. O trabalho, com essas ciências, desenvolve a alma e propiciam ao aluno maior capacidade intelectual para se lançar no estudo da dialética e da filosofia. O objetivo não é somente ensinar, para que o aluno tenha uma boa profissão, tenha uma vida feliz, mas também, e principalmente para governar, primeiro o governo de sua alma, depois o corpo, e o governo da sociedade, conforme o texto na página 351: “Mas, se um dia tiveres de facto de educar na prática aquelas crianças que educas e instruis em palavras, não consentirás, segundo creio, que sejam como simples quantidades irracionais, se tem de governar cidades e de ser senhores das altas instancias.”

Em Platão o indivíduo é reflexo da sua alma assim como a sociedade é o reflexo do conjunto de indivíduos, assim se uma sociedade não é justa, é porque o indivíduo presente nessa sociedade não é justo, e a justiça só se obtém desenvolvendo a alma adequadamente através da educação, em princípio, mas a sociedade também tem a sua parcela de responsabilidade ao agir sempre com justiça e promovendo o bem comum.

A idade apropriada para começar os estudos é a partir dos dois anos, pois antes disso o sono domina o corpo e conforme escreve, e alerta, o autor na página 356: “... É que a fadiga e o sono são inimigos do estudo.” Como deveria ser o sistema de estudos? Em primeiro lugar respeitando as condições de cada um, a sequência nos estudos dependem unicamente da condição natural de cada um, conforme é superada uma etapa, a criança avança para a etapa seguinte. Os estudos são de forma leve, nunca pela brutalidade, sempre na brincadeira, pois é pela brincadeira que se fixa o conteúdo na alma do indivíduo, enquanto que a brutalidade, o excesso de regras, compromissos, hierarquia, comportamento, disciplina num primeiro momento não causam efeito positivo no indivíduo, mas o excesso acaba por ficar e dilacerar a alma, tornando o indivíduo não autônomo mas autômato. Se educarem as crianças pela brincadeira é possível perceber as tendências naturais de cada uma, referência a isso encontramos no texto da página 352: “... não eduques as crianças no estudo pela violência, mas a brincar, afim de ficares mais habilitado a descobrir as tendências naturais de cada um.”

É possível educar uma criança de outro modo? Haverá problemas? Não. A criança pode ser educada da forma convencional, com regras, disciplina, normas, salinhas, cadeirinhas e tudo mais, sim, mas o autor escreve na página 278 o que acontecerá: “Logo, ó Adimanto, diremos que as almas mais bem dotadas, se se lhes deparar uma educação má, se tornam extremamente perversas?” Apenas vamos salientar a diferença entre a educação chamada de boa e a má, enquanto que sobre perversidade falaremos em outro trabalho, o

(5)

II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Método e Metodologias do Ensino: teoria e prática em sala de aula 09 e 10 de fevereiro de 2017

Unioeste – Câmpus Marechal Cândido Rondon

5 quanto uma sociedade sofre onde impera o reino dos perversos, que em Platão são chamados de zangão com ferrão.

Considerações finais

A educação, pelo menos no PPP, de muitas escolas é definida pela busca da formação do homem ideal, pleno, autônomo. Esta tarefa cabe, prioritariamente, a equipe multidisciplinar presente em cada estabelecimento de ensino buscar: a melhor forma de abordagem, os melhores materiais, o melhor aperfeiçoamento. Eventos como este propiciam momentos de reflexão sobre as temáticas abordadas, e esse trabalho tem como objetivo ajudar na reflexão, que seja possível uma escola mais humana e menos regrada. Que quem venha para a escola tenha aptidão para o aprendizado e a escola esteja instrumentalizada para receber e fornecer o melhor para esse aluno.

Referências

PLATÃO. A República. Tradução Maria Helena da Rocha Pereira. 9ª Edição. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993.

Referências

Documentos relacionados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

gerenciamento do valor criado pela plataforma, o que depende do balanceamento das curvas de oferta (fornecedores) e curvas de demanda (consumidores). Conjugação das economias

É o nome usado para descrever empresas que prestam serviços financeiros, tendo na tecnologia seu grande diferencial — muitas delas, inclusive, não têm agências para atender

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à

Uma condição para o sucesso do trabalho é a lim- peza do local, porque qualquer fragmento, sujeira ou pó, por menor que seja, se depositará entre a superfície da lente e as camadas

thread corrente em estado de espera até que outra thread chame os métodos notify ou notifyAll liberando o

A implementação da pesquisa como prática de formação é difícil, mais pela concepção restrita dada à pesquisa pelas “comunidades científicas” do que pela

HOSPITAL MEMORIAL AMIU BOTAFOGO CENTRO OFTALMOLOGICO BOTAFOGO CLIN CIRURGICA SANTA BARBARA CLÍNICA MÉDICA NEMER CHIDID MEMORIAL TODOS OS SANTOS ASSIM - CENTRO MÉDICO CAMPO GRANDE