• Nenhum resultado encontrado

A CHAMADA AO ARREPENDIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A CHAMADA AO ARREPENDIMENTO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A CHAMADA AO ARREPENDIMENTO

Vítor Quinta Dez.2006; revisto em Jul.2010

Todos nós já ouvimos falar de arrependimento…e, por ventura, já tivemos esse sentimento alguma vez na nossa vida em relação a factos passados dos quais nos sentimos directamente responsáveis e que hoje lamentamos que tenham sucedido. Pois… acontece a todos.

Mas, quando O Deus Criador, Senhor YHWH, chama o ser humano ao arrependimento Ele está a pedir ao homem muito mais do que um mero arrependimento sobre algum ou alguns factos passados da sua vida. Ele está a pedir o “retorno” dessa alma aos Seus caminhos (o que em hebraico se designa por “teshuvah”). Ele está a pedir que o homem se deixe transformar por dentro, por acção da Sua Palavra. Em que consiste então o insistente pedido de “retorno” a que Deus constantemente chama o homem? É o que vamos procurar analisar neste breve trabalho.

Desde muito cedo o ser humano adquire a capacidade de decidir o seu próprio caminho e a fazer escolhas na sua vida, pois Deus dotou-o de livre arbítrio. Só assim o ser humano pode ser responsabilizado pelas suas obras/acções1. É

evidente que, no início da vida de um ser humano, enquanto é criança, esta deve ser ensinada pelos pais no caminho em que deve andar. É nesta fase da vida que os princípios sãos devem ser inculcados, para que fiquem como orientação para toda a sua vida. Diz-nos ainda hoje a sabedoria de Salomão em Provérbios 22:6 – “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Assim foi desde o princípio dos tempos e assim deveria continuar a ser hoje. Porém, a maior dos pais de hoje já não colheram esses ensinamentos da geração anterior, pelo que é difícil que os jovens façam escolhas sãs nas suas vidas. Assim, o seu coração/mente é presa fácil das múltiplas solicitações mundanas e empurrado para o que não deve fazer.

1

Lembremos a passagem que se encontra em Apocalipse 20:12-13 – “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se

(2)

Para que o ser humano não possa mais tarde invocar que desconhecia o propósito com que Deus o criou e dotou de inteligência, Deus deu ao homem instruções sobre a forma como deveria viver perante Ele, para que lhe fosse bem, a ele e à sua descendência. Porém, desde cedo, o homem escolheu o seu próprio caminho e virou as costas às propostas do Criador. Ora tal atitude tem um preço, tanto a nível individual como colectivo.

Porque razão ainda hoje o homem necessita de ser instruído nos conselhos e instruções de YHWH, na Sua Lei/Torá? R.: porque, se não o fizer, o homem escorrega facilmente para o erro, para a desobediência (pecado = iniquidade = transgressão da Lei/Torá), o que terá consequências terríveis.

As instruções divinas (forma de conduta nesta vida) não devem ser entendidas e seguidas somente a nível individual mas igualmente colectivo, como povo, nação. Porque a consequência da desobediência são as maldições e, por fim, a morte. Ao passo que a obediência à Sua vontade, expressa na Sua Lei/Torá, significa vida, e vida abundante: vida eterna.

Em cada momento, o homem é assim colocado perante dilemas, desafios e provas. A escolha que faça nesse momento ditará o resultado. Olhe-se agora para o estado do mundo e veja-se que as escolhas do homem têm sido más continuamente. Por isso se pergunta: até quando irá Deus suportar este estado de coisas? A resposta é bem simples: Deus tem um plano para a humanidade que vem sendo integralmente cumprido de acordo com os tempos que Ele mesmo determinou. Por isso podemos concluir pelas Escrituras e pelas profecias que o tempo do governo do homem sobre tudo o que Deus criou está a chegar ao fim.

Agora também se pergunta: será que o homem de hoje (néscio, vão, materialista, egoísta, etc., etc.) compreende o que aqui lhe é dito? Só alguns poderão compreender…

Se olharmos para as calamidades que assolam o mundo e para aquelas que profeticamente ainda não ocorreram, vemos que os dias do castigo e do julgamento das nações se aproxima a passos rápidos, porque se está a esgotar o tempo dado por Deus ao homem. Mas, ao aceitarmos esta verdade, estamos a aceitar também que a vinda gloriosa do Rei Yeshua está para muito breve. Não entanto, o mundo não se apercebe destas coisas e continua a sua vidinha do costume. Daí que valha a pena lembrar o que O Senhor Yeshua nos deixou dito em Mateus 24:37-39 – “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem”. A Sua vinda vai apanhar a humanidade a “dormir”, completamente alienada dos verdadeiros valores da vida…

(3)

O Supremo Juiz está às portas e a humanidade não se apercebe do que lhe está para cair em cima. E o que é que está para vir? R.: Ao falar especificamente para a terra de Israel, Deus anuncia o castigo que virá igualmente sobre todos os outros povos, sobre toda a rebeldia e males que povoam o coração/mente do homem, onde quer que este habite. Vem o fim anuncia-nos Ele! – Ezequiel 7:2-10a – “E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor YHWH acerca da terra de Israel: Vem o fim, o fim vem sobre os quatro cantos da terra. Agora vem o fim sobre ti, e enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos, e trarei sobre ti todas as tuas abominações. E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti, mas porei sobre ti os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu sou YHWH. Assim diz o Senhor YHWH: Um mal, eis que um só mal vem. Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem. A manhã vem para ti, ó habitante da terra. Vem o tempo; chegado é o dia da turbação, e não mais o sonido de alegria dos montes. Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas abominações. E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti; conforme os teus caminhos, assim te punirei, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu, YHWH, é que firo. Eis aqui o dia, eis que vem…”.

Mas o homem continua surdo ao chamamento de Deus. Por isso não se arrepende. E, se não se arrepender, não será poupado quando a ira de Deus se abater sobre a humanidade. O homem de hoje procura só o seu bem-estar material e a riqueza terrenas. Mas, o profeta alerta no verso 19 – “A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu ouro será removido; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor de YHWH; eles não fartarão a sua alma, nem lhes encherão o estômago, porque isto foi o tropeço da sua iniquidade”. Hoje o mundo é dominado pelo dinheiro. Esta é uma das causas do seu tropeço …e queda.

Desastre sobre desastre virá, diz-nos ainda o profeta em Ezequiel 7:25-27 – “Vem a destruição; eles buscarão a paz, mas não há nenhuma. Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; então buscarão do profeta uma visão, mas do sacerdote perecerá a lei e dos anciãos o conselho. O rei [o dirigente] lamentará, e o príncipe se vestirá de desolação, e as mãos do povo da terra se conturbarão; conforme o seu caminho lhes farei, e conforme os seus merecimentos os julgarei; e saberão que eu sou YHWH”. Se olharmos atentamente para estas palavras de Deus vemos que elas se cruzam com toda a profecia que nos está anunciada em Apocalipse.

Este cenário terrível que traduz o derramamento da ira do Altíssimo Deus sobre toda a Terra, é corroborada pelas palavras de muitos outros profetas de YHWH e pelas palavras do próprio Cristo. Lembremos algumas:

(4)

• Zacarias 13:8-9 – “E acontecerá em toda a terra, diz YHWH, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: YHWH é o meu Deus”. Podemos hoje imaginar o que significará a morte de 2/3 dos humanos da face da terra…e a destruição que acompanhará esses acontecimentos? Só uma fértil imaginação poderá hoje antever o que serão esses dias próximos, pois nem no auge da 2ª Guerra Mundial houve tamanha calamidade. Por isso O Senhor Yeshua disse que se aqueles dias não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria – Mateus 24:22; Marcos 13:20. Porém, esses dias terríveis serão abreviados por uma só razão: por amor dos escolhidos de Deus. Basta pensar que o poder destruidor das armas de hoje não se comparam às que foram utilizadas durante a 2ª Guerra Mundial.

• Joel 1:15 – “Ai do dia! Porque o dia de YHWH está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso”.

• Sofonias 1:2-3 – “Hei-de consumir por completo tudo de sobre a

[face da] terra, diz YHWH. Consumirei os homens e os animais,

consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços juntamente com os ímpios; e exterminarei os homens de sobre a terra, diz YHWH”.

• Isaías 24:6 – “Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam”. E porque razão vem O Senhor com tamanho castigo sobre a humanidade? A resposta é-nos dada no verso anterior: “Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna”.

• Diz-nos também o autor da carta aos Hebreus em 10:31 – “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

Contudo, O Senhor poupará aqueles que O servem e que O amam e esperam a Sua redenção. Entre várias passagens que nos revelam a misericórdia de Deus para os que se arrependeram dos seus caminhos errados e voltaram para O Senhor e para os Seus caminhos (a Sua Lei/Torá), Deus se apiedará deles e os tratará como o pai que ama os seus filhos. E.g. Malaquias 3:17 – “E eles serão meus, diz YHWH dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve”.

(5)

O chamado “Dia do Senhor” será um dia muito comprido (um ano?) e serão dias de aflição2 para muitos, mas de salvação para o remanescente de Israel –

o povo que buscou a salvação através do arrependimento e do “retorno” (“teshuvah”) aos caminhos do Senhor, e da entrega dos seus corações/mentes na mão de Yeshua, O Cristo: Malaquias 4:1-3 diz-nos: “Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha [para o fogo]; e o dia que

está para vir os abrasará, diz YHWH dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz YHWH dos Exércitos”.

O Senhor YHWH diz-nos ainda em Malaquias 3:18 – “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”. A diferença entre o justo e o ímpio é uma só: o justo anda nos caminhos de YHWH (nas veredas antigas, i.e. a Sua Lei/Torá) e foi baptizado pela fé na morte de Yeshua, enquanto o ímpio não se arrependeu dos seus pecados. Por isso ele morrerá em seus pecados e será destruído.

Hoje estamos a viver o tempo final de que de Yeshua falou em Mateus 24:34, o tempo da geração dos sinais do fim. A geração que viu a figueira (Israel) renascer e renovar os seus ramos em 1948 e 1967 (marcos históricos e proféticos).

Apesar de tudo, Deus é paciente e misericordioso e ainda hoje chama o homem ao arrependimento, à salvação por Seu Filho Yeshua, e a que o homem volte a andar segundo a Sua instrução: a Sua Lei/Torá:

• Isaías 1:16-20 – “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos actos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem [aprendei a Minha Lei e caminhai nela]; procurai o que é

justo [a Minha Lei]; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai

da causa das viúvas. Vinde então, e argui-me, diz YHWH: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca de YHWH o disse”. Notemos os sublinhados.

(6)

• Joel 2:12-13 – “Ainda assim, agora mesmo diz YHWH: Convertei-vos a mim de todo o Convertei-vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos a YHWH vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal”. Agora mesmo, o homem pode chegar a Deus e à Sua salvação: Yeshua, O Filho.

A possibilidade de salvação depende somente do homem. Deus continua o Seu insistente apelo a que o homem o “ouça” e volte para o caminho da vida. Só depende do próprio homem. Diz-nos a Palavra de Deus: “salvai-vos desta geração perversa, idólatra e corrompida”.

Aquele que “ouve” o apelo de Deus segue o conselho do apóstolo Pedro, enquanto é tempo: Actos 2:37-40 – “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa”. Na realidade, o perdão dos nossos pecados é alcançado em Yeshua, O Cristo, através do nosso arrependimento e “retorno” (“teshuvah”) aos caminhos que Ele propôs ao homem desde o princípio – a Sua Lei/Torá. Este arrependimento implica uma entrega através do baptismo e da santificação, sem o que ninguém verá o Senhor: Hebreus 12:14. Só um coração/mente convertido pode encontrar o caminho da salvação por Yeshua. Depois, pela fé, esta alma facilmente abraçará o caminho que Deus lhe propõe: caminhar na Sua Lei/Torá, a mesma que será gravada no coração dos que viverem no Reino milenar do Cristo, conforme a Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:10; 10:16, a “nova aliança” que Ele fará com o Seu povo – Israel.

Na realidade, o acto do baptismo em Nome de Yeshua, é o selo do arrependimento do homem que a partir dali nasceu de novo, em Cristo.

O tempo da salvação é hoje. O tempo do arrependimento verdadeiro é hoje…i.e. quando “ouvimos” a Sua voz e deixamos que Ele entre no nosso coração/mente para tomar conta de nós e nos conduzir no caminho bom, o da vida eterna. Se adiarmos esta nossa decisão estaremos a jogar no escuro, pois não sabemos se cá estaremos amanhã…o tempo da salvação é HOJE.

Por tudo isto necessitamos de Um Salvador – O Senhor Yeshua, pois por Ele e para Ele são todas as coisas. Lembremos que todos temos que comparecer perante o tribunal de Cristo – 2.Coríntios 5:10. Desse tribunal divino não haverá recurso.

(7)

Perante tudo o que já se disse (e muito ficou por dizer) que resta ao homem? Arrepender-se a aceitar a oferta gratuita do Deus Criador. Desse passo dependerá a sua vida…ou morte…eternas.

Referências

Documentos relacionados

• Os alimentos congelados não precisam ser descongelados antes de fritar, porém, é indicado que sejam previamente secos, para evitar respingos de óleo.. • Troque o

Aquela expressão terna, decisiva e misericordiosa de Deus – completamente envolta pela graça e que só encontra razões em Deus e nunca em nós – de não mais nos rejeitar por

Paulo evidenciou sinais claros de uma verdadeira conversão pessoal com “arrependimento para com Deus” e “fé no Senhor Jesus Cristo” (At 20.21); e, como

Alertar o capixaba para os riscos da entrega do pré-sal ao capital estrangeiro e também sobre os prejuízos da venda dos campos terrestres para o desenvolvimento econômico e social

CTLG Idade Sexo Animal Rgn Peso GPD Prenha Parida Insc..

O estudo avaliará os motivos do grande diferencial persistente entre as taxas de juro dos depósitos e as taxas de juro dos empréstimos, e das taxas bancárias elevadas no

O ministério de João era chamar o povo de Deus ao arrependimento (pois eles haviam se afastado do Senhor), afim de que Ele pudesse lhes enviar o seu Messias. Este

Remorso  não  produz  frutos  de  arrependimento. O remorso  não modifica  internamente,  mas  produz  insegurança,  medo  e  fuga.  Muita  gente  vai  para