• Nenhum resultado encontrado

TRILHA DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRILHA DA APRENDIZAGEM"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

TRILHA DA

APRENDIZAGEM

6º ano

(2)

Olá moçada, tudo bem com vocês? O momento exige que fiquemos afastados, mas nada como a internet para nos colocarmos juntos novamente. Pensando em você, caro estudante, elaboramos uma série de atividades para você fazer, sem sair de sua casa. A partir de agora, iremos nos encontrar semanalmente com diversas atividades, informações, entretenimentos e outros. Vamos nessa?

Disciplinas: (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Inglês, Ensino Religioso, Arte e Educação Física)

6º ANO Conto: A Tigela de Madeira (Lição de Vida)

Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.

A família comia reunida à mesa.

Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa.

O filho e a nora irritaram-se com a bagunça. - "Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai", disse o filho. - "Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão”.

Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação. Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira.

(3)

Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair ao chão.

O menino de 4 anos de idade assistia a tudo em silêncio.

Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira. Ele perguntou delicadamente à criança:

--- "O que você está fazendo?".

O menino respondeu docemente:

--- "Oh, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu crescer".

O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho. Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos.

Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito. Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família.

Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.

Autor desconhecido.

Entendendo o conto: 01) Qual o título do texto?

_______________________________________________________________________

02) Quais são os personagens da história?

______________________________________________________________________

03) Os sinais da idade já prejudicavam aquele senhor. Copie do texto a parte que mostra como eram as suas mãos, os seus passos e o que acontecia quando ele ia comer:

04) O que diziam o filho e a nora com aquele pobre senhor?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

(4)

05) O que eles resolveram então fazer com ele para que ele não se sentasse mais à mesa? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

06) Numere os parágrafos, retire do sexto parágrafo duas palavras que você não conhece e copie-as abaixo junto ao seu significado.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

07) O menino assistia a tudo quieto e um dia o pai o perguntou o que ele tanto fazia. Qual foi sua resposta?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

08) A partir desse dia qual foi a decisão tomada por aquele casal?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

09) Você concorda com o último parágrafo? Justifique.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

10) Qual o gênero textual deste texto?

_____________________________________________________________________________

(5)

Processo prático

Decomposição simultânea em fatores primos, observe:

 Fazemos a decomposição simultânea

 Circulamos o fator que divide todos os números ao mesmo tempo( fatores comuns)

 Multiplicamos esses fatores comuns entre si .

 Fatores comuns 2x2x3 = 12

Logo, o maior divisor que divide 120 e 252 ao mesmo tempo é 12

O MDC será obtido com o produto de todos os fatores primos que são comuns às decomposições juntas.

Recordemos: Os divisores de um número natural, são todos os números naturais que ao dividirem tal número, resultarão em uma divisão exata, isto é, com resto igual a zero. Observe: Os divisores de 48.

D(48)= 1,2,3,4, 6,8,12,16, 24,48; Números que tornam a divisão possível. Atividades propostas

13) Em uma mercearia o proprietário deseja estocar, em quantidade iguais, 72 garrafas de água, 48 de suco e 36 de mel em caixas com o maior número possível de garrafas, sem misturá-las e sem que sobre ou falte garrafa. Qual deve ser a quantidade de garrafas por caixa?

11) Determine: a) Os divisores de 32:___________________ b) os divisores de 40;___________________ c) Os divisores comuns de 32 e40;_________

d) O maior divisor comum de 32 e 40._____; mdc( 32,40) = _________

12) Determine, usando o processo da decomposição simultânea em fatores primos( processo prático): a) mdc ( 30,45,60) 30,45,60 2 mdc( 30,45,60)=15 b) mdc ( 48, 72) 15,45,30 2 c) mdc ( 16,32,48) 15,45,15 3 3x5= 15 d) mdc ( 40,60,80) 5 , 15 ,5 3 5, 5, 5 5 e) mdc( 24,60) 1 ,1 ,1

(6)

mdc ( 72, 48, 36 ) =

14) Um marceneiro tem duas ripas de madeira, uma com 120cm de comprimento e outra com 180cm, e deve cortá-las em pedaços iguais para montar uma pequena estante. Sabendo que os pedaços devem ser do maior tamanho possível, qual deve ser o comprimento de cada pedaço?

mdc( 120, 180 ) =

15)Uma florista tem 100 rosas brancas e 60 rosas vermelhas e pretende montar o maior número de ramalhetes que contenha, cada um, o mesmo número de rosas brancas e o mesmo número de rosas vermelhas. Dessa forma, qual o maior número de

ramalhetes que a florista poderá montar? mdc(100, 60 ) =

CADEIA E TEIA ALIMENTAR

Os seres vivos de um ambiente se relacionam de várias

formas. Uma delas é pela alimentação. Ao ingerir alimentos, você participa de uma cadeia alimentar.

A cadeia alimentar pode ser representada por um esquema que mostra quem serve de alimento a quem.

Capim Capivara Onça-pintada

O exemplo acima mostra que o capim serve de alimento à capivara, que serve de alimento para a onça-pintada.

(7)

O capim e demais plantas, assim como algas e algumas bactérias, absorvem a luz solar e produzem açúcares e outras substâncias orgânicas por meio da fotossíntese. Esses organismos são chamados de produtores.

Nós, assim como outros animais e muitos outros seres vivos, não conseguimos utilizar diretamente a energia do Sol para produzir alimentos. Assim, obtemos essa energia indireta por meio do consumo de outros organismos. Os seres vivos que precisam ingerir outros para obter energia são chamados de consumidores.

Aqueles que se alimentam dos produtores são chamados consumidores primários; já os consumidores secundários ingerem consumidores primários, e assim por diante.

Veja na figura ao lado uma cadeia alimentar em que há: produtor (capim); consumidor primário (grilo); consumidor secundário (sapo); consumidor terciário (cobra) e consumidor quaternário (gavião).

Fonte: Google imagens

Os resíduos, como excretas e fezes, e outros resíduos de substâncias orgânicas, como animais e folhas mortos, sofrem a ação dos organismos chamados decompositores, representados por fungos e bactérias. Eles transformam a matéria orgânica em substâncias que são lançadas no ambiente e ficam novamente disponíveis para serem usados pelas plantas e por outros seres produtores.

Muitos animais têm uma alimentação variada. Algumas aves, se alimentam de

diferentes seres vivos (elas comem insetos quanto frutas), além de servirem de alimento para diversos outros. Como resultado, as diversas cadeias alimentares que existem em um ambiente cruzam e formam o que chamamos de teia alimentar.

A eliminação de alguns organismos de uma teia alimentar acaba prejudicando outros seres vivos. O que você acha que poderia acontecer se os pássaros, as aranhas, e outros animais que comem insetos fossem eliminados? Sem esses predadores, o número de insetos que se alimentam de plantas poderia aumentar

(8)

muito, e com isso, muitas plantações poderiam desaparecer, pois seriam

consumidas pelos insetos.

Como exemplo disto temos o recente caso da enorme nuvem de gafanhotos que estava na região da Argentina.

ECOSSISTEMA

Todos os seres vivos e os componentes não vivos de um ambiente (água, minerais do solo, gases, luz, etc), somados a todas as relações que existem entre esses elementos, formam um ecossistema.

A Mata Atlântica e o Pantanal Mato-Grossense são exemplos de ecossistemas. Mas também são exemplos de ecossistemas certos ambientes menores, como uma poça de água na mata ou a água acumulada em uma planta.

Flor bromélia com acúmulo de água em suas folhas.

Fonte: Google imagens

O conjunto de ecossistemas do planeta é conhecido como biosfera.

16) Um estudante disse a professora que iria encher um copo com água porque ele estava com sede e o copo estava vazio. Outro estudante disse então que, na realidade, o copo não estava vazio. Considerando o que aprendemos, o que este último estudante quis dizer?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

17) Um boi pastava capim e um carrapato preso à pele dele alimentava-se de seu sangue. Um pássaro que estava sobre o boi viu o carrapato e o comeu. Nesta cadeia alimentar, identifique o produtor e os consumidores (primário, secundário, etc).

(9)

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

18) Um agricultor utilizou um inseticida para eliminar insetos que atacavam a sua plantação de algodão. Como você explicaria a presença desse agrotóxico no corpo de algumas espécies de aves, já que aves não comem plantas do algodão?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

19) Como você explicaria o fenômeno da imensa nuvem de gafanhotos que se formou na região da Argentina e que quase se aproximava do Brasil?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM MAPA Para facilitar a leitura e melhor transmitir as

informações, existem alguns itens que são de extrema importância para que um mapa seja mais facilmente lido: trata-se dos elementos que compõem um mapa, aqueles que estão presentes na maioria dos mapas produzidos, servindo como instrumentos de leitura e análise. Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes

(10)

obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.

O título do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado. É a primeira coisa que uma pessoa deve observar ao ler um mapa.

A legenda, por sua vez, é a especificação do significado atribuído aos símbolos presentes nos mapas. Esses podem apresentar-se em forma de ícones, cores, áreas, entre outras formas de representação.

A escala, outro importante elemento, é a proporção matemática entre a área real e a sua respectiva representação cartográfica.

A orientação cartográfica indica os pontos cardeais que são necessários para que o leitor tenha uma correta noção da posição relativa da área indicada no mapa. Geralmente, ela apresenta-se nos mapas com uma seta apontando para o norte (N), mas também pode ser indicada por uma rosa dos ventos.

Já a projeção cartográfica, é a forma ou a base cartográfica que o autor do mapa utilizou para representar uma parte da Terra, que é esférica, em um plano. Assim, o autor deve sempre escolher o tipo de projeção cartográfica que menos prejudicar o seu trabalho em termos de distorções do espaço representado.

Fonte: Mundo Educação (https://mundoeducacao.uol.com.br/)

20) Relacione os elementos do mapa às suas respectivas definições: (1) Título (2) Escala (3) Legenda (4) Orientação

( ) Relação matemática entre o espaço real e a representação do espaço no mapa.

( ) Indica a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um elemento que indica o norte.

( ) Indica o tema que será retratado no mapa.

( ) Representa o significado dos símbolos que aparecem no mapa. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:

a) ( ) 2,1,4,3 b) ( ) 2,4,1,3 c) ( ) 4,2,1,3 d) ( ) 2,3,4,1

21) Assinale a alternativa incorreta a respeito da escala, um dos elementos de um mapa: a) ( ) Constitui a relação entre o espaço real e a representação no mapa.

(11)

b) ( ) Aponta a quantidade de vezes que o espaço real foi reduzido para ser representado no mapa.

c) ( ) A escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços. Já a escala numérica apresenta-se em números de uma divisão.

d) ( ) Quanto maior a área do terreno a ser representada, menor a redução necessária para que ele caiba em um espaço determinado.

22) Identifique no mapa abaixo os elementos que compõem um mapa e descreva-os.

Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6188/elementos-do-mapa _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

(12)

O que são Artes visuais?

Artes visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão. Uma arte visual está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.

O conceito de arte visual é muito amplo, envolvendo áreas como o teatro, dança, pinturas, colagens, gravuras, cinema, fotografia, escultura, arquitetura, moda, paisagismo, decoração, etc. As novas tecnologias também têm revolucionado o conceito de artes visuais, em áreas como o web design, que tem um grande impacto na sociedade atual. As artes visuais podem ser criadas através de várias ferramentas ou instrumentos, como o papel, madeira, gesso, argila, programas informáticos, máquinas de captação e reprodução de imagens como filmadoras ou máquinas fotográficas.

Tipos de artes visuais

As diversas formas de expressões visuais são os elementos chaves das artes visuais. Em cada expressão artística visual existe um significado em que o artista visa despertar a sensibilidade dos espectadores.

São consideradas artes visuais os seguintes tipos de artes:

•Desenho: toda produção e representação artística de obras formada por linhas, pontos e formas bidimensionais;

•Pintura: técnica de aplicação de pigmentos em superfícies a fim de colorir, que pode ser profissional ou amadora;

•Gravura: técnica artística que imprime várias cópias mediante uma matriz artesanal;

•Fotografia: processo de reprodução de diversos tipos de imagens com variadas finalidades, como o fotojornalismo e a fotografia artística;

•Cinema: é a técnica audiovisual de reprodução de imagens em movimento, como os filmes e documentários;

•Escultura: representação de formas espaciais com a utilização de várias técnicas, como a fundição;

•Arquitetura: refere-se às técnicas de organização de espaços para projetar edificações;

•Novela: produção narrativa artística baseada na realidade ou na ficção, que pode ser reproduzida na TV, rádio ou na literatura;

•Moda: a moda apresenta opiniões, tendências comportamentais e estilos de vestuários, que se modifica em cada época histórica;

•Decoração: técnica utilizada na composição e decoração de diversos espaços sociais;

(13)

As artes visuais é um importante meio de comunicação e expressão, pensando nisso faça um desenho expressando seus pensamentos e sentimentos com relação ao momento de distanciamento social e pandemia que estamos vivendo individualmente e coletivamente. Seu desenho pode conter colagens etc. Seu desenho é autoral, ou seja, você pode expressar através dele aquilo que você pensa!

(14)

Você deve ter visto recentemente o filme MULAN, esse filme é ambientado na China Antiga...

Quando falamos na China, se pensarmos em bens culturais, lembraremos da Muralha da China, grande monumento que é um dos patrimônios culturais da UNESCO. Já ouviu falar dela? Ela aparece em filmes como A grande Muralha (2017), The Karatê Kid (2010),

Se olharmos pelo viés econômico, lembraremos que hoje, ela representa a segunda maior economia do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos da América. Já ouviu falar da Rota da Seda? Não?! Mas com certeza deve ter ouvido, tem, ou conhece quem possua aparelhos das marcas Xiaomi, Huawei e Meizu. Já observaram em sua casa quantos objetos do dia a dia que você possui que são importados desse país? Leia os textos a seguir, copie e responda às atividades no caderno (além de respondê-las pelo Classroom!):

TEXTO 1:

Muralha da China

A Muralha da China ou Grande Muralha é uma construção que tem 21.196 quilômetros de comprimento. Tem a altura de 8 metros e mede 4 metros de largura. Ela começa na província de Gansu e termina no Golfo de Bohai. Tendo em conta a sua grandiosidade arquitetônica e sua história, é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Por esse motivo, é uma das principais atrações turísticas da China, recebendo mais de 4 milhões de visitas por ano.

A Muralha da China é tão extensa que pode aparecer em imagens de radar tiradas em órbita terrestre baixa. Mas, ao contrário do que já foi divulgado por muitos, ela não pode ser vista da Lua. A Grande Muralha atravessa vales e montanhas ao longo de 11 províncias do país e das regiões autônomas da Mongólia Interior e da Nacionalidade Hui de Ningxia.

História

A Muralha da China foi construída para consolidar o império de Qin Shihuang. Antes de ter ganhado o controle da China, os estados chineses tinham cada qual sua muralha. Para mostrar que a China era uma só, o

(15)

primeiro imperador chinês - Qin Shihuang - ordenou a construção da Grande Muralha, a qual foi feita ao longo de quatro dinastias: Zhou (1046 a 256 a.C.), Qin (221 a 207 a.C.), Han (206 a.C. até 220 d.C.) e Ming (1368 a 1644).

Ela tinha como objetivo proteger o país dos invasores e também ocupar homens desordeiros e soldados que com o fim das guerras ficavam sem trabalho. Cerca de 300 mil desses trabalhadores, que totalizavam mais de um milhão de homens, morreram em decorrência das condições de trabalho. A obra somente ficou pronta há cerca de 2200 anos, ou seja, centenas de anos depois do seu início, até porque esteve parada durante algum período.

[A imensa muralha possui milhares de torres de observação, passagens internas e tocheiros que eram usados para comunicar rapidamente um ataque inimigo. Posicionados nas torres, as sentinelas avisavam do perigo acendendo tochas, usando bandeiras coloridas e sinais de fumaça; A mensagem ia de um extremo a outro da China em questão de horas.]

Na dinastia Han, o imperador Liu Bang utilizou a construção não só como proteção militar, mas também para regular o comércio da seda. Ao longo das dinastias, a construção foi reparada, mas nenhum esforço de manutenção foi tão forte até 1980.

Apesar disso, a Grande Muralha está em deterioração. Isso porque é feita uma má restauração da sua construção cujos materiais utilizados variam conforme a sua localização. Pode-se dizer que parte dela é feita de blocos de pedras, taipas e tijolos. Outro fator que propicia a sua ruína é a depredação e o roubo de tijolos. Segundo estudiosos, cerca de 14 mil quilômetros podem estar em risco.

A muralha liga quase mil fortes. Por isso, ao longo dela existem janelas e troneiras (espaços onde são colocadas bocas de canhão). Há, ainda, plataformas que serviam para atacar inimigos e torres de almenara a partir das quais eram feitas as comunicações entre os militares. (https://www.todamateria.com.br/muralha-da-china/)

_________________________

Se não viu e quiser ver a primeira versão de 1998, aqui está o link:

https://drive.google.com/file/d/1tXiOplG5cOFeu85Bxip0VVRH1wZygEh-/view?usp=sharing Leia mais sobre o filme: https://www.chinalinktrading.com/blog/mulan-aula-de-cultura-chinesa/

(16)

TEXTO 2

A Rota da Seda

As Rotas da Seda eram uma série de rotas interconectadas através do sul da Ásia e eram usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa. Os meios de transporte que rodeavam tais rotas eram as caravanas e embarcações oceânicas que faziam a ligação do Oriente e a Europa. No início, a rota ligava a cidade de Chang'an na China até Antioquia na Ásia menor, porém sua influência foi aumentando chegando até a Coreia e o Japão, formando assim a maior rede comercial do Mundo Antigo. Essas rotas não foram importantes somente para o crescimento e desenvolvimento de regiões e de grandes civilizações como o Egito Antigo, a Mesopotâmia, a China, a Pérsia a Índia e Roma, elas foram importantes também para fundamentar o início do mundo moderno.

A rota da seda continental se divide em rotas do sul e do norte, por causa de importantes centros comerciais que se encontram no norte e no sul da China. A rota do norte atravessava todo o Leste Europeu (os mercadores criaram até mesmo cidades na Bulgária), a península da Crimeia, o Mar Negro, o Mar de Marmara, chegando aos Bálcãs e por fim, a Veneza. A rota do Sul percorre o Turcomenistão, a Mesopotâmia e a Anatólia. Chegando nesse ponto, tal rota se divide em rotas que levam a Antioquia (na Anatólia meridional, que é banhada pelo mar Mediterrâneo), ou ao Egito e ao Norte da África.

A rota da seda marítima estende-se a China Meridional (atualmente Filipinas, Brunei, Sião e Malaca) até destinos como Ceilão, Índia, Pérsia, Egito, Itália, Portugal e até a Suécia. No dia 7 de setembro de 2005, foi confirmado que o Departamento de Patrimônio Histórico de Hong Kong pretende propor a Rota Marítima da Seda como Patrimônio da Humanidade.

Mas falar em Rota da Seda sem procurarmos entender o que é a seda é completamente difícil. No passado remoto, os Chineses aprenderam a fabricar a seda a partir da fibra branca dos casulos dos bichos da seda. Só os Chineses sabiam como fabricá-las e mantinham esse segredo muito bem guardado. Quando eles começaram a fazer contato com cidades ocidentais, encontraram pessoas dispostas a pagar muito caro por esse produto.

(17)

Um lado muito positivo desse processo de produção da seda, e principalmente de todas essas rotas dedicadas ao transporte dela, foi que os dois lados (tanto a China produtora, quanto o ocidente como mercado consumidor) aprenderam muito sobre essas diversas culturas e isso fez com que expandissem suas ideias sobre o mundo. (https://www.infoescola.com/historia/rota-da-seda/)

Leia sobre A nova rota da seda em: https://super.abril.com.br/sociedade/a-nova-rota-da-seda/

TEXTO 3

China é o principal parceiro comercial do Brasil

A China é a maior economia do Brics, com um PIB cerca de US$ 15 trilhões. No plano mundial, o PIB da China só é menor que o dos Estados Unidos. No comércio exterior do Brasil, a China ocupa o primeiro lugar como destinatário das exportações brasileiras e também o primeiro lugar entre os países que mais vendem para o mercado brasileiro.

De janeiro a outubro, as exportações brasileiras para a China chegaram a US$ 51.53 bilhões, enquanto as importações daquele país atingiram US$ 30.07. Isso significa que o Brasil teve um saldo comercial de US$ 21.45 bilhões com a China nos dez primeiros meses de 2019.

A China figura entre as principais fontes de investimento estrangeiro direto no Brasil, com destaque para o setor de infraestrutura (sobretudo na geração e transmissão de energia e nas áreas portuária e ferroviária) e para o setor de óleo e gás, com participação importante nos setores financeiro, de serviços e de inovação.

Diversos bancos chineses atuam no Brasil, e o Banco do Brasil conta com agência em Xangai, desde maio de 2014. Trata-se da primeira agência de um banco latino-americano na China. Em junho de 2015, os países decidiram criar o Fundo de Cooperação Brasil-China para Expansão da Capacidade Produtiva, no valor de US$ 20 bilhões, com vistas a fomentar investimentos em infraestrutura e logística, energia, mineração, manufaturas e agricultura.

(18)

Alta tecnologia

Em 1988, foi estabelecido o Programa CBERS (sigla em inglês para "Satélite de Recursos Terrestres Brasil-China") visando a construção e lançamento de satélites – projeto pioneiro entre países em desenvolvimento no campo da alta tecnologia. Foram lançados, desde então, cinco satélites (1999, 2003, 2007, 2013 e 2014). Em 2013, foi assinado o Plano Decenal de Cooperação Espacial 2013-2022, que prevê a continuidade do Programa CBERS e amplia a cooperação espacial a outros setores, como satélites meteorológicos, serviços de lançamento e formação de pessoal. O sexto satélite, o CBERS 04-A, tem lançamento previsto para dezembro de 2019. Brics

O presidente chinês, Xi Jinping, está em Brasília, para participar hoje (13) e amanhã da 11ª Reunião de Cúpula do Brics. Na manhã de hoje, Xi Jiping se reuniu com presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Itamaraty. Na ocasião, foram assinados acordos nas áreas de política, economia, comércio,

agricultura, inspeção sanitária, transporte, saúde e cultura.

Observação: BRICS é um termo utilizado para designar o grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

(https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-11/china-e-o-principal-parceiro-comercial-do-

brasil#:~:text=A%20China%20%C3%A9%20a%20maior,cerca%20de%20US% 24%2015%20trilh%C3%B5es.&text=No%20com%C3%A9rcio%20exterior%20d o%20Brasil,vendem%20para%20o%20mercado%20brasileiro.)

(19)

TEXTO 4 – LEITURA DE IMAGENS

De acordo com o texto 1, responda:

23) Com qual intenção a Muralha foi construída?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 24) De que forma as sentinelas comunicavam um ataque inimigo?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 25) Quais os meios de comunicação usados para transmitir um ataque inimigo hoje?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 26) Porque a muralha se encontra em estado de deterioração ou ameaçada de destruição?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

(20)

De acordo com o texto 2, responda: 27) O que era a Rota da Seda?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 28) Para que fins a Rota da Seda era utilizada?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

29) Porque essa rota era importante?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

30) De acordo com o texto: A nova Rota da Seda e as imagens dos mapas cima, qual o objetivo da China em empreender uma nova rota da seda?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

De acordo com os Textos 3 e 4, responda:

31) A imagem da casa, no canto superior direito, mostra o que de fato acontece em muitas casas brasileiras?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 32) Quais dos itens listados na imagem você possui na sua casa que são de origem chinesa?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

33) Você acha que a China vai conseguir dominar economicamente o mundo? Porquê?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

(21)
(22)
(23)

35) Combine a palavra e as figuras no quadro com as imagens abaixo, em seguida, encontre-os no caça-palavras.

(24)

O boliche surgiu por volta no século III na Alemanha, mas há indícios de um esporte parecido praticado pelos egípcios 7 mil anos atrás ou pelos índios da Polinésia nos séculos seguintes. Na Inglaterra, um outro jogo semelhante também era praticando. O esporte era praticado na grama e tinha por objetivo colocar a bola o mais perto possível do alvo, sem derrubá-lo.

As regras atuais foram criadas em 1875, com o surgimento da Associação Nacional de Boliche dos Estados Unidos. A entidade não durou muito tempo, assim como a sua sucessora, a União Americana de

Boliche Amador. Ambas, entretanto, ajudaram a consolidar o esporte nos Estados Unidos e a “exportar” a modalidade de 10 pinos para a Europa.

(25)
(26)

Você pode fazer um jogo de boliche com garrafa pet e divertir os seus filhos com um jogo barato e sustentável. E você pode fazer este jogo também para os amiguinhos de seus filhos ou para os seus vizinhos, caso você tenha muitas garrafas descartáveis em casa e não saiba o que fazer com elas.

Para fazer este divertido brinquedo você irá precisar de:

.10 garrafas pet com tampas (ou o número de garrafas de sua referência para montar o seu jogo);

. Tintas acrílicas com 10 cores diferentes entre si ou todas as tintas acrílicas da mesma cor, caso você prefira um jogo com cor única;

.1 bola pequena de plástico.

Comece lavando muito bem todas as garrafas pet que você for utilizar em seu jogo,

(27)

com água e sabão, e secando-as muito bem também, antes de continuar com a confecção de seu jogo.

Em seguida, coloque um pouco de tinta acrílica dentro de cada garrafa, somente para cobrir o fundo da garrafa pet escolhida. E aqui, como já foi mencionado anteriormente, você pode fazer o seu jogo com uma única cor, ou você pode fazer o seu brinquedo com uma garrafa com uma cor diferente.

Em seguida, coloque um pouco de tinta acrílica dentro de cada garrafa, somente para cobrir o fundo da garrafa pet escolhida. E aqui, como já foi mencionado anteriormente, você pode fazer o seu jogo com uma única cor, ou você pode fazer o seu brinquedo com uma garrafa com uma cor diferente.

E está pronto! Então, separe a bola de plástico, posicione as garrafas em formato de boliche e jogue à vontade.

Fontes: https://impulsiona.org.br/ https://www.reciclagemnomeioambiente.com.br/como-fazer-jogo-de-boliche-com-garrafapet/ Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=n_x4PWa1ey8 https://www.youtube.com/watch?v=lX7mIsM0s2c

36) Qual é o objetivo do jogo de boliche?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

37) Quais os nomes das jogadas do Boliche?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

(28)

38) Quais as medidas da pista de Boliche?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

39) O que é e qual a medida da área de approach?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

40) Sobre a bola de Boliche:

a)Qual é seu peso?

_______________________________________________________________

b)Qual sua circunferência?

_______________________________________________________________

c) Cite dois materiais usados para fazer uma bola de Boliche:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

EQUIPE RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO MATERIAL: PROFESSORES

E GESTORES DO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS FINAIS DA ESCOLA

MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS (EMMA).

Referências

Documentos relacionados

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

• Application window shortcut key (Tecla de atalho de janelas de aplicações): para abrir um menu rápido de opções no Auto Mode (Modo Automático) e no Easy Arrange. •

IV. à distância entre as partículas. Duas esferas igualmente carregadas, no vácuo, repelem-se mutuamente quando separadas a uma certa distância. Duas cargas

Disse que os danos materiais requeridos pelo autor, qual seja, a restituição da integralidade do valor pago pela passagem não merece prosperar pois o trecho não cumprido foi

O Tableau está em constante evolução, e um exemplo disso é o recurso totalmente novo Dashboard Starters do Tableau Online, que permite às marcas e aos profissionais de

Condensação pode ocorrer quando um reservatório contendo um vapor tem sua parede resfriada, como ilustrado na Figura 5.1, na qual também são ilustrados os perfis de velocidade e

As refinarias de petróleo são áreas muito vulneráveis aos balões e suas equipes de serviço promovem uma verdadeira ação de guerra para monitorar a movimentação de balões sobre

Relatamos um caso atendido em nosso Ambulatório de Transtornos Afetivos, do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SEPIA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de