• Nenhum resultado encontrado

Compêndio II - 3 Bimestre 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Compêndio II - 3 Bimestre 2021"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA E.E.E.F.M SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS ANO/SÉRIE: 6º ANO PROFESSOR(A): MARTA VILHENA e PRISCILA SENA

ALUNO (A): TURMA:

Compêndio II - 3° Bimestre 2021

ASSUNTO: AUDIÇÃO

A audição é um dos cinco sentidos do corpo humano e nos permite ouvir. Os seus principais órgãos são as orelhas (antes designadas “ouvidos”).

O fato de possuirmos uma orelha de cada lado da cabeça, nos ajuda a ter uma melhor percepção da localização da origem do som.

Apreciar uma música só é possível graças à audição

A audição é um sentido muito valioso que permite a nós captarmos as ondas sonoras e, consequentemente, ouvirmos tudo a nossa volta.

O órgão responsável por esse sentido é a orelha. Podemos dividi-la em três porções: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna.

ESTRUTURA DO OUVIDO:

A ORELHA EXTERNA é a nossa orelha, que, com o pavilhão auditivo, capta o som que passa pelo canal auditivo até chegar ao tímpano, onde começa a orelha média. Em nossa orelha externa, há glândulas sebáceas responsáveis pela secreção de cera. A função da cera é proteger nossas orelhas média e interna de micro-organismos e poeira que podem causar infecções, prejudicando nossa audição.

A ORELHA MÉDIA tem início no tímpano, e, quando o som chega a essa estrutura, ela imediatamente transfere esse estímulo aos ossículos que fazem parte dela: o martelo, a bigorna e o estribo. Também na orelha média há um canal flexível chamado de tuba auditiva, que permite a comunicação com a garganta. É nesse canal que ocorre a regulação da pressão em nosso ouvido. Se subirmos ou descermos uma serra, podemos perceber uma pressão dentro de nosso ouvido em razão da diferença da pressão atmosférica dentro do ouvido e fora dele. Se bocejarmos ou engolirmos saliva, ocorre a abertura das tubas igualando a pressão, e melhorando essa sensação de pressão no nosso ouvido.

Por fim, temos a ORELHA INTERNA, que é o local onde estão localizadas as células capazes de captar as vibrações sonoras e encaminhar o estímulo nervoso para o cérebro. Entre os componentes da orelha interna, podemos destacar a cóclea, sáculo, utrículo e canais

(2)

semicirculares. A cóclea, responsável pela audição, apresenta-se como um tubo enrolado cheio de líquido.

Agora que compreendemos a anatomia da orelha, vamos compreender como somos capazes de captar o som!

Imaginemos que alguém está falando com você. Ao falarmos, são produzidas ondas sonoras que serão captadas pela orelha externa do ouvinte e que causarão uma vibração no tímpano.

Essa membrana ao vibrar faz com que o martelo, a bigorna e o estribo também vibrem. Na orelha interna são encontradas as células sensórias capazes de transformar a vibração em impulso nervoso. A partir daí, este é levado até o cérebro, onde será processada a mensagem para, assim, percebemos os sons.

(3)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA E.E.E.F.M SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS ANO/SÉRIE: 6º ANO PROFESSOR(A): MARTA VILHENA e PRISCILA SENA

ALUNO (A): TURMA:

Compêndio II - 3° Bimestre 2021

ATIVIDADE

1) No homem, os canais semicirculares, órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio, estão localizados:

a) Na orelha interna;

b) No cerebelo;

c) Na orelha média;

d) Na orelha externa

2) A audição é um sentido ligado à percepção dos sons e está relacionada diretamente com o funcionamento adequado da orelha. Sobre esse sentido e o órgão responsável por ele, marque a alternativa incorreta:

a) A orelha é dividida em orelha externa, média e interna.

b) A orelha externa capta as ondas sonoras.

c) Na orelha interna encontra-se a membrana do tímpano.

d) A cóclea faz parte da orelha interna.

3) O órgão relacionado com a nossa audição é a orelha, que é composta por três regiões. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente a região onde se encontra o tímpano.

a) orelha externa.

b) orelha interna.

c) orelha intermediária.

d) orelha média.

4) Não é um ossículo do ouvido humano:

a) Martelo b) Bigorna c) Estribo d) Tíbia

5) Marque x relacionando corretamente as estruturas a sua parte

correspondente:

(4)

DOENÇAS DA AUDIÇÃO

Alterações em qualquer parte da orelha podem ocasionar a perda auditiva. Quando o problema é relacionado com a orelha média ou externa, essas alterações podem ser corrigidas cirurgicamente. Quando a área afetada é a orelha interna, temos casos mais graves e normalmente irreversíveis.

É comum as pessoas acharem que a perda da audição está relacionada somente à perfuração do tímpano ou à exposição ao barulho intenso. Porém, a verdade é que existe uma série de doenças auditivas que também podem levar a essa condição.

Você sabia que a falta de atenção, a irritabilidade e, até mesmo, a depressão podem ser sinais da perda auditiva? Por isso, é preciso se manter atualizado e atento às enfermidades relacionadas para buscar ajuda profissional quando necessário.

Algumas pessoas possuem graves perdas auditivas e conseguem comunicar-se graças à linguagem de sinais. As perdas auditivas podem ser causadas por doenças genéticas, infecções virais e bacterianas, além do envelhecimento. No caso do envelhecimento, os hábitos de vida saudáveis e cuidados com pressão, colesterol e diabetes são essenciais, pois esses fatores podem acelerar a perda da audição.

Vamos conhecer algumas doenças relacionadas com a audição:

Doenças do Labirinto: geralmente chamamos labirintite, são doenças auditivas que afetam o labirinto, também conhecido como ouvido interno. Entre os principais sintomas estão: tontura, falta de ar, dor de cabeça e náusea. Elas podem ser causadas por diversos fatores, como por exemplo, diabetes, problemas emocionais, lesões no ouvido interno, consumo excessivo de álcool e tabaco, entre outros. O motivo deve ser identificado pelo médico para ser tratado adequadamente. Somente assim é possível evitar complicações que levem à perda auditiva.

Otite: A otite é uma infecção no ouvido médio (espaço com ar e que fica atrás do tímpano). Ela costuma ser dolorosa por conta da inflamação e do acúmulo de secreção nessa região. É causada por vírus ou bactérias e pode afetar um ou os dois ouvidos.

Geralmente, as crianças são as mais afetadas em razão da menor imunidade e do posicionamento das estruturas anatômicas relacionadas à audição. No entanto, qualquer pessoa está propensa a essa enfermidade. Ela causa dores, vermelhidão, inchaço e dificuldade auditiva.

Embora seja facilmente tratada, a otite pode se tornar crônica e levar à perda auditiva. Em casos extremos, é recomendada a cirurgia que drena o líquido e melhora consideravelmente a audição do paciente.

Doença de Méniere: Ela está relacionada a uma falha no sistema linfático, portanto, no mecanismo que regula a produção, circulação e/ou absorção do líquido do ouvido interno, impedindo que a drenagem ocorra corretamente. Dessa forma, pode ocasionar infecções e alergias que danificam o órgão.

Os sintomas são perda auditiva, pressão, inchaço e zumbido. Se não tratada, a condição afeta até mesmo o equilíbrio do paciente, levando a queixas de vertigem e náuseas.

Surdez: ausência ou diminuição considerável da audição;

Zumbido: ruídos que só a pessoa ouve, como “sons fantasmas”, que podem ser como som de abelhas ou chiados. Geralmente associado à perda auditiva.

PODEM AFETAR A AUDIÇÃO:

Exposição à sons muito altos;

Poluição Sonora;

Perfuração do tímpano;

Otite na orelha média;

Fratura dos ossos da orelha média;

Traumas com ferimentos na cabeça.

(5)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA E.E.E.F.M SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS ANO/SÉRIE: 6º ANO PROFESSOR(A): MARTA VILHENA e PRISCILA SENA

ALUNO (A): TURMA:

Compêndio II - 3° Bimestre 2021

ATIVIDADE

1- Identifique a qual doença auditiva está relacionada cada característica abaixo:

A) Está relacionada a uma falha no mecanismo que regula a produção, circulação e/ou absorção do líquido do ouvido interno:

______________________________________________

B) São ruídos que só a pessoa ouve, como "sons fantasmas":

______________________________________________

C) Afetam o ouvido interno, entre os principais sintomas estão: tontura, falta de ar, dor de cabeça e náusea:

______________________________________________

2- Responda:

A) Quais os sintomas da doença de Méniere?

B) Cite três fatores que podem afetar a audição:

C) Quais as principais características da Otite? E por qual motivo as crianças são mais afetadas com essa doença?

(6)

ASSUNTO: SISTEMA SOLAR

Sistema Solar

O Sistema Solar é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites.

O Sistema Solar é composto por oito planetas e localiza-se na Via Láctea.

O Sistema Solar, localizado na galáxia Via Láctea, consiste no conjunto de planetas, planetas anões e diversos outros astros do Universo, como asteroides, meteoros, cometas, satélites, entre outros. O Sol é a estrela central desse sistema, exercendo intenso domínio gravitacional sobre os demais corpos celestes.

Origem

O Sistema Solar formou-se há cerca de 4,7 bilhões de anos. Contudo, sua origem ainda é questionada, visto que não há uma teoria que satisfaça inteiramente todas as questões que perpassam a formação do Sol e dos planetas. Entretanto, atualmente, há uma teoria mais aceita entre a comunidade científica e astronômica: a teoria da nebulosa solar.

Essa teoria foi formulada inicialmente por René Descartes no ano de 1644, sendo reformulada por Immanuel Kant em 1775 e, depois, por Pierre-Simon de Laplace em 1796. A teoria formulada por Laplace supunha hipoteticamente que o Sol formou-se a partir da rotação de uma nuvem que ao se contrair com influência da gravidade, aumentou sua velocidade entrando, então, em colapso. Assim, o sol formou-se devido à concentração central da nebulosa e os planetas formaram-se a partir dos remanescentes da nuvem molecular em colapso.

Acredita-se que o Sistema Solar tenha surgido a partir do colapso de uma nebulosa

Essa teoria foi aperfeiçoada, continuando baseada no fato de o Sol e os planetas terem sido formados quase simultaneamente. Para a teoria, o Sol teve sua formação no centro da

(7)

nebulosa. Os planetas que se formaram nas regiões mais externas, onde a temperatura é menor e as substâncias voláteis, condensaram-se.

Já os planetas formados em regiões mais internas, onde a temperatura é maior e as substâncias mais voláteis, perderam-se. Essa circunstância explica a classificação dos planetas em gasosos e rochosos.

Quantos planetas existem no Sistema Solar?

Atualmente, o Sistema Solar é oficialmente constituído por oito planetas e cinco planetas anões.

O Sistema Solar é composto por oito planetas e cinco planetas anões.

Astros do Sistema Solar

Além dos planetas, há no Sistema Solar outros astros. Segundo a União Astronômica Internacional, com exceção dos satélites que orbitam o Sol, deverão ser designados como:

pequenos corpos do Sistema Solar esses corpos que apresentam dimensões inferiores aos planetas e aos planetas anões.

São eles, segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas:

Asteroides: corpos que apresentam movimento próprio, a maioria já catalogada apresenta órbitas elípticas e encontra-se no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

Cometas: corpos constituídos por uma parte sólida chamada de núcleo que é formado por gelo e impurezas. Sua forma é irregular, e são bastante extensos. São compostos especialmente por água, e, conforme se aproxima do Sol, o gelo existente no núcleo sofre evaporação, ejetando grãos de poeira que acabam por refletir a luz solar, dando, então, o aspecto brilhoso ao cometa.

Eles possuem caudas, que são prolongamentos da nuvem de gás e poeira.

Meteoros, meteoroides e meteoritos: o meteoro corresponde ao fenômeno luminoso observado durante a passagem de um meteoroide na atmosfera. Os meteoroides correspondem a restos de cometas ou fragmentos oriundos de asteroides. Os meteoritos são meteoroides que sobrevivem ao adentrarem a atmosfera e atinge o chão.

Planetas

Os oito planetas existentes no Sistema Solar são classificados segundo as suas posições em relação ao Sol. A ordem dos planetas é:

Sol → Mercúrio → Vênus → Terra → Marte → Júpiter → Saturno → Urano → Netuno

Eles podem ser classificados em:

→ Planetas telúricos, terrestres ou rochosos: são os quatro planetas mais próximos do Sol:

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. São caracterizados por serem constituídos de rochas, ferro e

(8)

metais pesados e por possuírem maior densidade, visto que os materiais densos possuem tendência a estarem mais próximos ao Sol.

→ Planetas jovianos, gigantes ou gasosos: são os quatro planetas mais distantes do Sol:

Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São maiores que os planetas telúricos em termos de dimensão.

São caracterizados por serem formados por gases como hélio e hidrogênio. São menos densos, por isso mais afastados do Sol. Há evidências de que esses planetas possuem um núcleo rochoso, contudo, não apresentam uma superfície definida. Todos apresentam vários satélites naturais e sistemas de anéis.

As principais características de cada planeta são:

1. Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Esse planeta é capaz de refletir cerca de 12% da luz solar, sendo um dos astros mais brilhantes vistos da Terra. Encontra-se a cerca de 57.910.000 km do Sol.

Sua superfície é repleta de crateras, enquanto seu núcleo é rico em ferro, e a espécie de atmosfera existente no planeta é composta, em sua maioria, por hélio (98%) e hidrogênio (2%).

A temperatura do planeta durante o dia atinge 430ºC.

2. Vênus

Vênus é o segundo planeta em relação ao Sol, conhecido também como Estrela D'alva, por ser, muitas vezes, um dos astros mais brilhantes no céu no período da noite. Encontra-se a aproximadamente 108.200.000 km do Sol. Possui características semelhantes às da Terra como tamanho e massa, mas difere-se nas condições que propiciam a vida.

Possui uma atmosfera 92 vezes mais densa que a atmosfera terrestre, estando o planeta quase sempre envolto por nuvens. Essa atmosfera é composta especialmente por CO2, o que contribui para que a temperatura do planeta chegue a 460ºC.

3. Terra

A Terra é o planeta que mais se difere dos demais, visto suas condições e características que permitem a existência de vida. O planeta encontra-se a uma distância favorável do Sol, cerca de 149.600.000 km. Seu dinamismo proporcionado pela radiação solar, forças da maré e o calor proveniente do seu núcleo o tornam um planeta único no Sistema Solar.

Sua temperatura média é de 14ºC, e apenas 60% da energia solar é absorvida. A atmosfera terrestre é atualmente composta por gases como nitrôgenio, oxigênio, gás carbônico e vapor d'água. Sua estrutura interna é composta por núcleo, manto e crosta terrestre. Possui um satélite natural, a Lua, com rotação sincronizada à da Terra.

4. Marte

Marte é o quarto planeta segundo à distância do Sol. Encontra-se a aproximadamente 227.940.000 km dessa estrela. Esse planeta possui o clima mais parecido com o da Terra, assim como o seu movimento de rotação.

A observação da sua superfície levou alguns cientistas a considerarem possível existência de formas de vida no planeta. Sua superfície é caracterizada pela presença de crateras e poeira que é composta por magnetite, que confere ao solo marciano uma cor avermelhada.

O solo do planeta é rico em ferro e silício. A atmosfera do planeta é menos espessa que a da Terra, sendo constituída especialmente por CO2, nitrogênio, vestígios de oxigênio, monóxido de carbono e vapor d'água. As temperaturas no planeta podem variar entre -76ºC e -10ºC.

5. Júpiter

Júpiter é conhecido como o “gigante gasoso”, sendo o maior planeta do Sistema Solar, além do planeta com maior velocidade de rotação. Encontra-se a aproximadamente 778.330.000 km do Sol. Sua aparência apresenta tons de vermelho, laranja, marrom e amarelo.

Apesar de ser o planeta de maior massa, ele não é o mais denso, visto que é composto por gases, especialmente hélio e hidrogênio. Acredita-se que o planeta possua um núcleo rochoso e não se sabe ao certo se possui uma superfície definida. No ano de 1979, descobriram que Júpiter apresenta um sistema de anéis.

6. Saturno

Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, estando a aproximadamente 1.429.400.000 km do Sol. O planeta gasoso é conhecido por seus anéis e acredita-se que esses

(9)

são compostos por gelo, devido ao seu intenso brilho, podendo refletir até 80% da luz solar. O planeta possui um único grande satélite conhecido como Titã.

A atmosfera do planeta é constituída, principalmente, por hidrogênio e hélio. A densidade do planeta é bastante inferior à da Terra, por causa da sua composição. Há indícios de que o planeta possua um núcleo sólido, assim como Júpiter.

7. Urano

Urano é um planeta de pouca luminosidade e encontra-se a cerca de 2.880.990.000 km do Sol. Apresenta massa menor que Júpiter, porém apresenta um núcleo mais denso, o que possibilita dizer que talvez possua um núcleo rochoso.

Urano foi descoberto em 1781. O planeta possui anéis que foram descobertos em 1977, e são bastante opacos à luz. O planeta possui cerca de 27 satélites naturais e cerca de 27 luas. Sua atmosfera é composta por hidrogênio, hélio e metano, sendo esse último o responsável pela sua cor azulada. A temperatura no planeta é de aproximadamente -218ºC.

8. Netuno

Netuno é o planeta mais recentemente descoberto. Sua presença foi notada no ano de 1845.

Encontra-se a aproximadamente 4.504.300.000 km do Sol. O planeta possui características semelhantes às de Urano em termos de massa e composição atmosférica. Sua atmosfera é composta por hidrogênio, hélio e metano, e possui temperatura média de -218ºC. Acredita-se que seu interior seja semelhante também ao de Urano.

(10)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA E.E.E.F.M SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS ANO/SÉRIE: 6º ANO PROFESSOR(A): MARTA VILHENA e PRISCILA SENA

ALUNO (A): TURMA:

Compêndio II - 3° Bimestre 2021

ATIVIDADE

1- Sistema Solar é o termo que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?

A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.

B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e Netuno.

C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e Netuno.

E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

2- Os planetas do Sistema Solar podem ser classificados conforme a sua composição. Com base nessa classificação, pode-se afirmar que são planetas rochosos:

A) Terra, Marte, Urano e Netuno.

B) Terra, Marte, Saturno e Plutão.

C) Vênus, Marte, Saturno e Urano.

D) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

E) Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

(11)

ASSUNTO: AS CAMADAS DA TERRA SISTEMA TERRESTRE

Entenda como funciona o sistema terrestre e as suas “esferas”: a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera.

A terra é composta por um conjunto complexo de elementos naturais e transformados

A estrutura interna da Terra, que apresenta a litosfera como parte superficial, é dividida basicamente nas camadas crosta, manto e núcleo.

Acima da litosfera, estão as camadas gasosa (atmosfera) e líquida (hidrosfera). Já o conjunto de todos os ecossistemas do planeta forma a biosfera.

Camadas da Terra

As camadas crosta, manto e núcleo formam a estrutura interna da Terra.

Estrutura terrestre Crosta terrestre

A Terra é um planeta terroso, telúrico. A superfície dessa massa sólida recebe o nome de crosta, composta por rígidos blocos denominados placas tectônicas.

Sua espessura não é regular, pode variar de 0 a 40 km entre continentes e oceanos. A Descontinuidade de Mohorovicic é a região entre a crosta terrestre e a próxima camada, que é o manto.

(12)

Manto

O manto é uma das camadas da parte sólida da Terra. Começa 30 quilômetros após a litosfera e atinge até 2,9 mil quilômetros.

A temperatura no manto chega a 2000ºC e, por isso, os metais e rochas que o compõe permanecem em estado líquido em um fenômeno denominado magma.

Essa camada é subdividida em manto superior, uma região fria e pastosa, e manto inferior, quente e liquefeito. A Descontinuidade de Gutenberg é a região entre o manto e a próxima camada, que é o núcleo.

Núcleo

O núcleo da Terra é a região de maior concentração de calor, chegando a 6000º. Essa camada é composta por 80% de ferro e os demais 20% por chumbo, urânio e potássio. O núcleo é dividido em núcleo interno e núcleo externo.

No núcleo externo, os elementos ainda estão em estado líquido, como o ferro em consistência semelhante à água. Já no núcleo interno os materiais permanecem em estado sólido por sofrerem a influência do campo gravitacional.

O nosso planeta reúne todos os elementos necessários para a composição da vida e, ao menos por enquanto, ele é o único corpo celeste presente no universo a apresentar essas características. Dessa forma, o sistema terrestre equivale justamente a essa combinação dos elementos naturais do nosso planeta, bem como à maneira com que eles interagem entre si.

Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.

Atmosfera: é a camada de ar que envolve o nosso planeta. Ela é composta por gases – com destaque para o oxigênio, o nitrogênio e outros – e também é a camada responsável pela proteção do planeta, bem como pelas transformações climáticas.

Litosfera: também chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida do nosso planeta, sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de relevo. É nela que habitamos, construímos nossas sociedades, cultivamos nossos alimentos e realizamos nossas práticas econômicas.

Hidrosfera: é a camada de água da Terra, sendo composta pelos rios, lagos, oceanos e mares, além da umidade presente e que também influencia o clima. A existência de água no nosso planeta é de vital importância para a manutenção da vida.

Biosfera: é a camada da vida, envolvendo todos os seres que habitam o nosso planeta, o que inclui obviamente os seres humanos. A biosfera só pode existir a partir da combinação das demais esferas acima mencionadas. Observe a figura a seguir:

A integração da biosfera com os demais elementos do sistema terrestre

O mais importante, ao estudarmos a composição do sistema terrestre, é termos em mente que eles não são “estáticos”. Pelo contrário, são elementos bastante dinâmicos, de modo que um interfere sobre o outro. Exemplo: a água das chuvas altera o relevo, que altera a composição da superfície e, a depender de suas formas, influencia até o clima, e assim sucessivamente.

(13)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA E.E.E.F.M SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS ANO/SÉRIE: 6º ANO PROFESSOR(A): MARTA VILHENA e PRISCILA SENA

ALUNO (A): TURMA:

Compêndio II - 3° Bimestre 2021

ATIVIDADE

1- A crosta terrestre é a menor camada em espessura do planeta Terra. Ela é dividida nas porções continentais e oceânicas e possui um papel fundamental no desenvolvimento das atividades humanas. A crosta terrestre também é chamada de:

A) biosfera.

B) litosfera.

C) mesosfera.

D) troposfera.

E) endosfera.

2- Comparando a forma de um pêssego com a da Terra, quais são as camadas do interior da terra, imaginando o caroço, a polpa e a casca do pêssego.

A) Caroço – Litosfera; Polpa – Manto; Casca – Núcleo.

B) Caroço – Núcleo; Polpa – Manto; Casca – Litosfera.

C) Caroço – Manto; Polpa – Hidrosfera; Casca – Litosfera.

D) Caroço – Manto; Polpa – Núcleo; Casca – Litosfera.

3- Entre as camadas terrestres abaixo relacionadas, assinale aquela que necessita da combinação harmônica de todas as demais:

A) hidrosfera B) litosfera C) biosfera D) atmosfera

4- Observe as alternativas abaixo e marque aquela que melhor define a biosfera:

A) Parte sólida formada a partir das rochas.

B) Porção do planeta constituída por água.

C) Conjunto de todos os ecossistemas do planeta.

D) Conjunto de organismos de uma mesma espécie do planeta.

E) Camada de ar que envolve a Terra.

5- A biosfera é o meio em que a vida se desenvolve em uma combinação dos elementos da:

A) biosfera, litosfera e hidrosfera;

B) atmosfera, litosfera e biosfera;

C) atmosfera hidrosfera e biosfera;

D) atmosfera, litosfera e hidrosfera;

E) biosfera, atmosfera e hidrosfera.

Referências

Documentos relacionados

1) Assinale a alternativa que represente corretamente a energia cinética de um veículo de 1000 kg de massa que se move a uma velocidade constante de 3 m/s.. Calcule o módulo da

Questão 3: Copie o quadro abaixo no seu caderno e substitua cada ícone por palavras da questão 1.. Questão 6: Copie o quadro em seu caderno e substitua cada ícone

Uma manhã destas, quando já não houver aulas e os meninos estiverem a brincar na piscina, o Muno pegará na sua mochila e na sua gabardina e partirá para longe, para explorar

a) O texto acima tem o objetivo de motivar as pessoas. b) Tem-se três expressões adverbiais nesta imagem. c) Há um advérbio de modo e outro de instrumento neste texto. d)

Já no exemplo d o adjetivo atento apresenta uma complementação (aula) que também é feita por meio da preposição “a”, mas neste caso ocorre a fusão da preposição

Muitos países do Oriente Médio enfrentam sérios problemas estruturais e de acesso a serviços, o que pode variar de um para o outro. No entanto, eles partilham um desafio

Em uma PA finita com número de termos ímpar, o termo central será igual a média aritmética do primeiro termo com o último termo... Esse cálculo é expresso através da fórmula

O maior satélite natural do Sistema Solar é Ganimedes, lua do planeta Júpiter.. Curiosidades sobre o Sistema Solar