• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 43/XII/ 1.ª SL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 43/XII/ 1.ª SL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aos 02 dias do mês de Maio de 2012, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 11 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante desta ata, com a seguinte Ordem do Dia:

10:00

1. Informações;

2. Apreciação e votação da Ata n.º 42, relativa ao dia 18 de Abril;

3. Discussão e votação do Parecer sobre o Projeto de Lei n.º 187/XII (1.ª) CDS-PP, sobre

«Regime de comparticipação de medicamentos destinados a portadores de ictiose» - Relator: Deputado Ricardo Baptista Leite;

4. Discussão e votação do Relatório Final sobre a Petição n.º 73/XII (1.ª), em que «Solicitam a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente no Centro de Saúde de Torre de Moncorvo e o reforço dos meios humanos e técnicos, de forma a garantir que os serviços prestados nos cuidados primários e diferenciados estejam ao nível das exigências que a lei estabelece e que o direito e a saúde impõem» - Relatora: Deputada Manuela Tender;

5. Distribuição da Petição n.º 118/XII (1.ª) dos Utentes de Saúde dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, em que «Solicitam a manutenção em atividade plena da Unidade Hospitalar de Alcobaça» e da Petição n.º 121/XII (1.ª) da Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Vizela, em que «Solicitam o prolongamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde, durante a semana e a sua reabertura aos sábados, domingos e feriados»;

6. Votação da Redação Final do PJR nº. 246/XII (1.ª) que «Recomenda ao Governo a adoção de medidas tendentes ao combate da obesidade infanto juvenil em Portugal»;

7. Apreciação e votação do Requerimento do Partido Socialista que propõe uma visita de trabalho ao Hospital Espirito Santo, em Évora;

8. Apreciação e votação do Requerimento do Partido Socialista a solicitar a audição urgente do Senhor Ministro da Saúde ou, em sua representação, um dos Secretários de Estado, sobre a «Questão do acesso dos doentes portugueses ao Tafamidis»;

9. Outros Assuntos.

10:45 - Audição, a requerimento do Partido Socialista, do Presidente da ACSS, Prof. Doutor João Carvalho das Neves, com o objetivo de «Analisar e discutir matérias como pagamentos em atraso aos Hospitais relativos aos Contratos Programa, ponto da situação dos Orçamentos dos Hospitais para 2012, regras de aplicação da Lei dos Compromissos e pagamento de horas extraordinárias.

___________________

(2)

2. Apreciação e votação da Ata n.º 42, relativa ao dia 18 de Abril

A ata n.º 42, relativa ao dia 18 de Abril de 2012, foi aprovada por unanimidade, registando-se a ausência do PEV.

3. Discussão e votação do Parecer sobre o Projeto de Lei n.º 187/XII (1.ª) CDS-PP, sobre «Regime de comparticipação de medicamentos destinados a portadores de ictiose» - Relator: Deputado Ricardo Baptista Leite

O Deputado João Serpa Oliva pediu a palavra para felicitar o Deputado Ricardo Baptista Leite pelo excelente Parecer sobre o PJL 187 e para informar que o diploma foi retirado do agendamento do Plenário, eventualmente, para que possa ser colmatado de possíveis lacunas. Assim, sugeriu que a discussão e votação do Parecer fossem adiadas.

O Deputado Manuel Pizarro reconheceu que o assunto é particularmente pertinente e considerou o Parecer bem fundamentado, elogiando o seu Relator.

A discussão e votação do Parecer sobre o Projeto de Lei n.º 187/XII (1.ª), do CDS-PP, foram adiadas.

4. Discussão e votação do Relatório Final sobre a Petição n.º 73/XII (1.ª), em que «Solicitam a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente no Centro de Saúde de Torre de Moncorvo e o reforço dos meios humanos e técnicos, de forma a garantir que os serviços prestados nos cuidados primários e diferenciados estejam ao nível das exigências que a lei estabelece e que o direito e a saúde impõem» - Relatora: Deputada Manuela Tender

A Deputada Manuela Tender apresentou o Relatório Final da Petição nº 73/XII (1.ª), que foi

subscrita por 4235 assinaturas. A Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Torre de Moncorvo

pretende a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente daquele Centro de Saúde e o

reforço dos meios humanos e técnicos, de forma a garantir que os serviços prestados nos cuidados

primários e diferenciados estejam ao nível das exigências que a lei estabelece e que o direito e a

saúde impõem. Deu conta das diligências efetuadas pela Comissão e fez uma análise detalhada

dos factos elencados pelos peticionários. Referiu que foi consultado o Ministro da Saúde sobre a

pretensão dos peticionários, tendo sido prestada informação sobre as condições em que está a

funcionar atualmente o Centro de Saúde de Torre de Moncorvo, encontrando-se em curso a

reavaliação da implementação da rede de urgência. Deu ainda informação nomeadamente sobre

as condições de acesso e de resposta na emergência pré-hospitalar e sobre as urgências

hospitalares nas suas diversas patologias e valências e os SAP. Na parte respeitante à opinião da

(3)

Relatora, manifestou estranheza pelo facto de a Câmara ter assinado um protocolo preconizando o encerramento do SAP e a presente petição ter sido dinamizada apenas quatro anos depois, a escassos meses das últimas eleições legislativas, que conduziram à substituição do anterior Governo. Foi de Parecer que a Petição está em condições de ser enviada para Plenário para discussão, ficando arquivada em Comissão.

O Deputado Manuel Pizarro elogiou o esforço da Relatora. Sublinhou que o problema tem mais a ver com a localização do serviço de urgência básica do que com o SAP e até percebe que as populações tenham um sentimento de perda, mas que tal não se concretizou. Pediu à Relatora que transferisse o último parágrafo da parte referente à «Análise da Petição» para a parte da «Opinião da Relatora», de modo a permitir uma votação favorável por parte do PS.

Os Deputados Paula Santos e João Semedo cumprimentaram a Relatora pela análise detalhada com que foi elaborado o Relatório da Petição e concordaram com a sugestão apresentada pelo Deputado Manuel Pizarro, a qual foi aceite pela Deputada Relatora.

O Relatório Final da Petição n.º 73, já com a alteração sugerida pelo PS, foi colocado à votação, tendo sido aprovado por unanimidade, endereçando a Presidente felicitações à Relatora pelo excelente trabalho.

5. Distribuição da Petição n.º 118/XII (1.ª) dos Utentes de Saúde dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, em que «Solicitam a manutenção em atividade plena da Unidade Hospitalar de Alcobaça»

e da Petição n.º 121/XII (1.ª) da Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Vizela, em que

«Solicitam o prolongamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde, durante a semana e a sua reabertura aos sábados, domingos e feriados»

Segundo a grelha de distribuição utilizada na Comissão, as Petições n.º 118/XII (1.ª), sobre manutenção em atividade plena da Unidade Hospitalar de Alcobaça e nº 121/XII (1.ª), sobre o prolongamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde, durante a semana e a sua reabertura aos sábados, domingos e feriados, cabem, respetivamente, ao PSD, Deputada Laura Esperança e ao PS, Deputada Luísa Salgueiro.

6. Votação da Redação Final do PJR nº. 246/XII (1.ª) que «Recomenda ao Governo a adoção de medidas tendentes ao combate da obesidade infanto juvenil em Portugal»

A Redação Final do PJR nº. 246/XII (1.ª) que «Recomenda ao Governo a adoção de medidas

tendentes ao combate da obesidade infanto juvenil em Portugal», foi aprovada por unanimidade,

registando-se a ausência do BE.

(4)

Igualmente foi aprovada por unanimidade, com a ausência do BE, a Redação Final do PJL nº.

257/XII (1.ª), que «Recomenda ao Governo que abra vagas para a realização de internatos médicos em todos os estabelecimentos com idoneidade formativa proposta pela Ordem dos Médicos».

7. Apreciação e votação do Requerimento do Partido Socialista que propõe uma visita de trabalho ao Hospital Espirito Santo, em Évora

O Deputado Manuel Pizarro apresentou o requerimento do PS que propõe uma visita de trabalho ao Hospital Espirito Santo, em Évora, que é o Hospital Central do Alentejo, está dotado de uma urgência polivalente e foi objeto de profunda transformação com vista à melhoria do acesso à saúde das populações alentejanas e que se encontra presentemente com problemas sérios.

Recordou que estava previsto um novo hospital, mas tal não foi concretizado. Como o único serviço polivalente do Alentejo funciona no Hospital de Évora, será motivo mais do que suficiente para realizar a visita, que até já esteve prevista na anterior legislatura. A presente visita deve ser aditada ao Plano de Atividades da Comissão, na parte relativa às visitas.

Intervieram os Deputados Miguel Santos, Couto dos Santos, Paula Santos e José Luís Ferreira, que concordaram com a realização da visita.

Depois de ser colocado à votação pela Presidente, o requerimento foi aprovado por unanimidade.

Assim, a presente proposta de visita vai ser aditada ao Plano de Atividades da Comissão.

8. Apreciação e votação do Requerimento do Partido Socialista a solicitar a audição urgente do Ministro da Saúde ou, em sua representação, um dos Secretários de Estado, sobre a «Questão do acesso dos doentes portugueses ao Tafamidis»

O Deputado Manuel Pizarro apresentou o requerimento do PS que solicita a audição urgente do Ministro da Saúde ou, em sua representação, de um dos Secretários de Estado, sobre o acesso dos doentes portugueses ao Tafamidis. Deu conta das diligências ocorridas na AR, designadamente, a aprovação por unanimidade de vários Projetos de Resolução e a referência do Ministro da Saúde, na audição em Comissão de Saúde, a que o assunto ficaria resolvido durante o mês de Fevereiro, o que até agora não se concretizou. É urgente que se encontre uma solução porque estes doentes continuam privados do acesso ao Tafamidis e não têm alternativa.

Os Deputados João Serpa Oliva e Miguel Santos disseram estar empenhados em resolver o

problema a contento dos doentes, mas discordam da vinda do Ministro ou de um Secretário de

Estado para debater um assunto que se encontra em negociação com a indústria farmacêutica. O

(5)

Governo está a tentar encontrar uma solução para disponibilizar o Tafamidis à população que dele carece, havendo expetativa de que o problema seja resolvido a curto prazo.

Os Deputados João Semedo e Paula Santos sabem que existe um acordo sobre o valor do Tafamidis, mas não conhecem os termos do acordo. Reconhecem que a vinda de um membro do Governo à Comissão seria uma maneira de fazer pressão sobre a indústria farmacêutica. Deve ser encontrada uma solução o mais rapidamente possível para bem dos doentes.

O Deputado Manuel Pizarro insistiu na utilidade de ouvir o Ministro da Saúde porque poderia ser entendido como forma de pressão para resolver a questão.

A Presidente colocou à votação o requerimento, que foi rejeitado com os votos contra do PSD e do CDS-PP e os votos a favor do PS, PCP e BE, registando-se a ausência do PEV.

10:45 - Audição, a requerimento do Partido Socialista, do Presidente da ACSS, Prof. Doutor João Carvalho das Neves com o objetivo de «Analisar e discutir matérias como pagamentos em atraso aos Hospitais relativos aos Contratos Programa, ponto da situação dos Orçamentos dos Hospitais para 2012, regras de aplicação da Lei dos Compromissos e pagamento de horas extraordinárias.

(A audição foi integralmente gravada)

A Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) esteve representada pelo seu Presidente, Prof. Doutor João Carvalho das Neves.

A Presidente deu a palavra ao Deputado Manuel Pizarro, para apresentar o requerimento do Partido Socialista, que questionou o Presidente da ACSS quanto aos atrasos médios de pagamento aos hospitais, relativos aos contratos programa e quanto à previsibilidade da reiniciação do processo de regularização das dívidas. Os hospitais têm dívidas vencidas, particularmente às farmácias, mas a ACSS também tem pagamentos a efetuar. Perguntou se vai ser dada prioridade aos hospitais, que têm a haver pagamentos da ACSS, quais as regras de aplicação da Lei dos Compromissos e qual a forma de pagamento de horas extraordinárias.

O Deputado Ricardo Baptista Leite reconheceu que as medidas tomadas pelo Governo vão no sentido de responder às questões do PS, opinião que o Deputado João Serpa Oliva corroborou, frisando que o valor da dívida atual corresponde a uma dívida acumulada.

A Deputada Paula Santos abordou questões relativas aos contratos programa para 2012 e à forma como será aplicado o seu reforço.

O Prof. Doutor João Carvalho das Neves respondeu às questões colocadas, tendo sublinhado que

a partir de 2011 a ACSS alterou o método de registo das contas e pela primeira vez estas refletem

(6)

a expectativa de dívida das entidades hospitalares. Reconheceu que tem havido atrasos na conclusão dos contratos programa e justificou a sua posição quanto à Lei dos Compromissos.

Neste caso, uma vez tomada a decisão política é preciso implementar as regras de acordo com a Lei, indo a ACSS emitir em breve uma circular normativa. Referiu também o ponto da situação da reestruturação hospitalar, que está atrasada na Região Centro e na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Na 2.ª ronda os Deputados Manuel Pizarro, Ricardo Baptista Leite, Conceição Bessa Ruão, João Serpa Oliva e Paula Santos pediram esclarecimentos adicionais, que foram também dados pelo Presidente da ACSS.

A reunião foi encerrada às 13:00 horas, dela se tendo lavrado a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será devidamente assinada.

Palácio de São Bento, 02 Maio 2012.

A PRESIDENTE

(MARIA ANTÓNIA DE ALMEIDA SANTOS)

(7)

Folha de Presenças

Estiveram presentes nesta reunião os seguintes Senhores Deputados:

Conceição Bessa Ruão Couto dos Santos Cristóvão Simão Ribeiro Elza Pais

Graça Mota

Isabel Galriça Neto João Semedo José Luís Ferreira Laura Esperança Luísa Salgueiro Manuel Pizarro

Maria Antónia de Almeida Santos Maria Manuela Tender

Miguel Santos

Nuno André Figueiredo Nuno Reis

Paula Santos

Ricardo Baptista Leite Teresa Caeiro

João Serpa Oliva

Maria da Conceição Caldeira

Faltaram os seguintes Senhores Deputados:

António Serrano

Elsa Cordeiro

Filipe Neto Brandão

Luís Vales

Referências

Documentos relacionados

É de opinião que o primeiro filho devia nascer quando a mulher ainda não tivesse idade avançada, porque não é na idade de serem avós que vão ser mães e também porque as

Audiência de uma delegação de Deputados da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, sobre «Políticas de Saúde».. (a audiência

A Presidente da Associação deu os esclarecimentos solicitados, dizendo que os doentes têm tido acesso ao medicamento inovador, embora este não esteja ainda

O Deputado Moisés Ferreira apresentou o Projeto de Resolução n.º 190/XIII/1.ª, que recomenda ao Governo que «assuma a gestão pública da unidade de cuidados continuados

Discussão do Projeto de Resolução n.º 138/XIII 1ª, do PCP, «Pela melhoria da qualidade do serviço prestado pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo» e do Projeto de Resolução n.º

Para agradecer a apresentação, comentar os dados e colocar questões intervieram os Deputados Elsa Cordeiro, que reconheceu a carência de profissionais, designadamente na

16:30 Visita ao Centro Hospitalar do Algarve (FARO) e reunião conjunta com as seguintes entidades: - Conselho Administração do CHA (Centro Hospitalar do Algarve), ARS

A Deputada Conceição Bessa Ruão apresentou o Relatório Final da Petição n.º 239/XII (2.ª), na qualidade de Relatora, tendo identificado o objeto da Petição, fazendo