• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 114/XII/ 3.ª SL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 114/XII/ 3.ª SL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aos 11 dias do mês de dezembro de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 3 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante desta ata, com a seguinte Ordem do Dia:

10:00

1. Informações;

2. Apreciação e votação da Ata n.º 113, de 4 de dezembro de 2013;

3. Discussão e votação do Relatório Final da Petição n.º 278/XII (2.ª) que «Solicita que se faça cumprir a legislação em vigor, relativamente ao Regime Especial de Comparticipação de Medicamentos aos Pensionistas» - Relator: Deputado João Prata;

4. Distribuição da Petição n.º 309/XII (3.ª) - «Fim da alteração da medicação a doentes crónicos, realizada pelos hospitais»;

5. Outros assuntos.

10:45 - Audiência do Dr. Sérgio Barroso, Diretor do Serviço de Oncologia do Hospital do Espírito Santo, Évora, em representação de um grupo de médicos, sobre um documento entregue ao Bastonário «onde manifestam receios relativamente às limitações no acesso aos cuidados, mas sobretudo pela falta de equidade entre instituições e entre as várias áreas de patologia, estando os doentes oncológicos a ser preteridos relativamente a outros».

11:45 - Audiência do Intergrupo Português de Melanoma (IPM), para «dar a conhecer o papel e atividades desta nova sociedade, bem como abordar outros aspetos e especificidades desta doença».

___________________

1. Informações

A Presidente iniciou a reunião lembrando que estão pendentes, da 2.ª sessão legislativa, as Petições 239 e 273, pelo que apelou às Deputadas Relatoras, Conceição Bessa Ruão e Ana Oliveira, para fazerem um esforço suplementar e apresentarem os respetivos Relatórios Finais na próxima reunião. As Relatoras concordaram que fossem agendados para a reunião do dia 18.

2. Apreciação e votação da Ata n.º 113, de 4 de dezembro de 2013

A Ata n.º 113, relativa ao dia 4 de dezembro de 2013, foi aprovada por unanimidade, registando-se a ausência do BE e PEV.

(2)

3. Discussão e votação do Relatório Final da Petição n.º 278/XII (2.ª) que «Solicita que se faça cumprir a legislação em vigor, relativamente ao Regime Especial de Comparticipação de Medicamentos aos Pensionistas» - Relator: Deputado João Prata

Neste ponto da ordem do dia assumiu a condução dos trabalhos o Vice-Presidente Couto dos Santos.

O Deputado João Prata apresentou o Relatório Final da Petição n.º 278/XII (2.ª), na qualidade de Relator, tendo identificado o objeto da Petição, fazendo a sua análise, e referindo as diligências efetuadas, designadamente, o contacto telefónico com o peticionário, apesar de se tratar de uma petição individual, o contacto por email com os serviços da ARS do Norte e o pedido de informação ao Ministro da Saúde, cuja resposta refere no Relatório. Na parte relativa à opinião do Relator considera «ser oportuno aguardar os devidos esclarecimentos pelas entidades que têm a responsabilidade objetiva de responder cabalmente ao cidadão e ao peticionário, nomeadamente a ARS Norte». Nas conclusões, disse que a Petição deverá ser enviada à PAR, dando conhecimento disso ao peticionário e ser também enviada ao Ministro da Saúde, sendo arquivada em Comissão.

A Deputada Luísa Salgueiro cumprimentou o Relator pelo Relatório e pelas diligências efetuadas. A matéria da petição revela o sentimento de muitos portugueses que se deslocam aos cuidados de saúde primários, porque as regras de acesso se alteraram e os utentes têm cada vez mais dificuldade em aceder aos medicamentos. O Deputado João Rebelo cumprimentou o Relator, considerando o Parecer isento, pelo que o votará favoravelmente. A Deputada Carla Cruz cumprimentou o Relator e informou que também votará favoravelmente o Parecer. Apesar disso reforça que esta questão atinge muitos portugueses, porque as regras de cálculo e atribuição de pensões foram alteradas, deixando muitos dos cidadãos de ter apoios. Sobre este assunto o PCP fez uma pergunta ao Governo, não tendo ainda obtido resposta.

O Presidente em exercício felicitou o Relator pelo trabalho efetuado e pela apresentação clara e objetiva e colocou à votação o Relatório Final da Petição, que foi aprovado por unanimidade, registando-se a ausência do BE e do PEV.

4. Distribuição da Petição n.º 309/XII (3.ª) - «Fim da alteração da medicação a doentes crónicos, realizada pelos hospitais»

A Petição n.º 309/XII (3.ª) sobre o «Fim da alteração da medicação a doentes crónicos, realizada pelos hospitais» foi admitida e distribuída ao PSD. Foi igualmente distribuída ao PSD a Petição que

(3)

está «Contra o encerramento de serviços do Hospital Pulido Valente». Posteriormente serão indicados os nomes dos Relatores.

Audiência do Dr. Sérgio Barroso, Diretor do Serviço de Oncologia do Hospital do Espírito Santo, Évora, em representação de um grupo de médicos, sobre um documento entregue ao Bastonário

«onde manifestam receios relativamente às limitações no acesso aos cuidados, mas sobretudo pela falta de equidade entre instituições e entre as várias áreas de patologia, estando os doentes oncológicos a ser preteridos relativamente a outros»

(a audiência foi integralmente gravada)

O Dr. Sérgio Barroso, médico oncologista do Hospital do Espírito Santo, em Évora, veio acompanhado por outros médicos oncologistas, Margarida Damasceno, do Hospital de S. João, Porto, Luís Costa, do Hospital de Santa Maria, Lisboa, Jorge Espírito Santo, do Hospital Nossa Senhora do Rosário, Barreiro, Anabela Sá, do Hospital Universitário, Coimbra e de Hélder Mansinho, do Hospital Garcia de Orta, Almada.

O Dr. Sérgio Barroso disse que «a comunidade oncológica está preocupada com as últimas medidas do governo nesta área, que podem levar a uma clara limitação do acesso dos doentes oncológicos aos tratamentos e particularmente à inovação terapêutica». Fez uma apresentação em power point, na qual deu conta de que a incidência e mortalidade por melanoma têm vindo a aumentar em todo o mundo e que em Portugal se diagnosticam anualmente 900 casos, sendo a incidência de 6 a 8 casos por 100 mil habitantes. Abordou a questão dos custos com oncologia, referidos no Relatório do INFARMED, e o Despacho n.º 13877-A/2013, de 30 de outubro, que designa os hospitais do SNS, Centros Especializados para Utilização Excecional de Medicamentos (CEUEM) por patologias ou grupo de patologias. A concluir referiu que, entre 2002 e 2020, o n.º de casos aumentará cerca de 50%, passando de 10,9 milhões de casos para cerca de 16 milhões.

Para comentar e fazer perguntas usaram da palavra os Deputados Luísa Salgueiro, Graça Mota, Paulo Almeida e Carla Cruz, que agradeceram a presença da delegação. Luísa Salgueiro reconheceu que os dados apresentados adensam ainda mais a preocupação existente e que para ter bons resultados é necessária uma boa rede de cuidados primários, com profissionais e meios suficientes. Se há área onde não se podem fazer cortes, porque têm implicação na vida das pessoas, é na área oncológica e já questionaram o Governo sobre a opção feita. Têm tido conhecimento de que há doentes que interrompem o tratamento por dificuldade económica em custearem os transportes, e perguntou se têm notado isso no acompanhamento destes doentes.

(4)

Graça Mota teceu considerações sobre a oncologia e reconheceu que os custos associados ao diagnóstico e tratamento do cancro têm diminuído, mas todos os doentes têm acesso aos cuidados de saúde, embora tenham sido criados mecanismos de discriminação positiva. Lembrou o estudo do Ministério da Saúde que diz que há diferentes critérios de prescrição, dentro de um hospital e entre hospitais, mas a equidade não é uma questão que se resolva de forma regulamentar. Paulo Almeida perguntou se os números apresentados revelam ou não um investimento positivo e se o resultado do trabalho efetuado pela Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica vai no sentido da equidade. Verificou-se uma descida dos custos mas foi entre o Ministério e a indústria. Carla Cruz disse que o PCP fez uma pergunta ao Governo sobre o Despacho que designa os CEUEM, que levanta questões, nomeadamente sobre a acessibilidade ao SNS, recordando que as políticas de saúde devem ter o doente no centro do processo e que o custo/benefício, muitas vezes, não está salvaguardado. O investimento nesta área tem sido baixo e tendo em conta o valor orçamentado para 2014, perguntou se não haverá implicações no tratamento dos doentes oncológicos e se entendem que há alguma discriminação no tratamento das doenças oncológicas face a outras doenças.

Os médicos presentes responderam às questões colocadas e o Dr. Sérgio Barroso, concluiu, prestando alguns esclarecimentos adicionais.

Audiência do Intergrupo Português de Melanoma (IPM), para «dar a conhecer o papel e atividades desta nova sociedade, bem como abordar outros aspetos e especificidades desta doença»

(a audiência foi integralmente gravada)

A Dr.ª Maria José Passos, Presidente do Intergrupo Português de Melanoma (IPM), veio acompanhada pela Dr.ª Ana Raimundo, secretária do IPM. Maria José Passos deu conta de que a incidência e mortalidade por melanoma têm vindo a aumentar em todo o mundo e também em Portugal. Fez uma apresentação em power point abordando o melanoma maligno cutâneo e a rentabilização dos métodos de diagnóstico e tratamento, referindo que uma abordagem multidisciplinar permite acesso fácil e rápido por vários especialistas, em tempo útil, uma otimização de meios técnicos e humanos e uma uniformização de critérios de diagnóstico e tratamento. Apresentou o IPM, que tem cerca de um ano e atua nas áreas do registo oncológico, das guidelines de diagnóstico, tratamento, follow-up e nas áreas da investigação e da formação contínua / Educação para a Saúde. Realizou o 1.º Simpósio em junho de 2013, no IPO de Lisboa e o 2.º Simpósio será em junho de 2014, no IPO do Porto.

(5)

Para pedir esclarecimentos e colocar questões usaram da palavra os Deputados Luísa Salgueiro, Carla Rodrigues, Paulo Almeida e Paula Santos, que agradeceram a criação do IMT e o trabalho desenvolvido. A Deputada Luísa Salgueiro considerou que a constituição do Intergrupo é fundamental do ponto de vista do interesse nacional e que um dos desafios será o de dar cobertura nacional. A Deputada Carla Rodrigues disse que o seu grupo parlamentar já recebeu o IMT e reconhecem que os dados apresentados são preocupantes. Perguntou se não deve ser valorizada a componente da prevenção, designadamente alertar a população para os comportamentos de risco, como a exposição solar e os solários. A Deputada Paula Santos disse valorizar a atividade dinâmica do Intergrupo e que a articulação com os cuidados de saúde primários devia ser aprofundada.

O Presidente em exercício agradeceu a apresentação e lembrou que há uma associação europeia e com trabalho em Portugal que está ligada ao melanoma, existindo um trabalho feito por equipas de médicos dermatologistas. O IMT está no domínio da oncologia, pelo que prevê que atuem na área da prevenção terciária, mas o grande esforço deve ser feito nas áreas primária e secundária.

A Dr.ª Maria José Passos respondeu às questões colocadas e deixou o texto da Dr.ª Ana Raimundo, que não foi apresentado por falta de tempo.

O Presidente em exercício agradeceu os esclarecimentos e a mensagem que foi deixada, desejou felicidades ao IPM e manifestou a disponibilidade da Comissão para colaborar.

A reunião foi encerrada às 12:50 horas, dela se tendo lavrado a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será devidamente assinada.

Palácio de São Bento, 11 dezembro 2013.

O VICE-PRESIDENTE

(COUTO DOS SANTOS)

(6)

Folha de Presenças

Estiveram presentes nesta reunião os seguintes Senhores Deputados:

Carla Rodrigues

Conceição Bessa Ruão Couto dos Santos Cristóvão Simão Ribeiro Filipe Neto Brandão Graça Mota

Laura Esperança Luísa Salgueiro

Maria Antónia de Almeida Santos Maria Manuela Tender

Nuno André Figueiredo Paula Santos

Teresa Caeiro Carla Cruz João Prata João Rebelo

Maria da Conceição Caldeira Maria das Mercês Borges Paulo Almeida

Rosa Arezes

Faltaram os seguintes Senhores Deputados:

Francisco de Assis Isabel Galriça Neto João Semedo José Junqueiro José Luís Ferreira Miguel Santos Nuno Reis

Ricardo Baptista Leite

Esteve ausente em Trabalho Parlamentar a Senhora Deputada:

Elsa Cordeiro

Referências

Documentos relacionados

12:15 - Audiência da EVITA - Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes relacionados com Cancro Hereditário, para exposição das preocupações da Associação

É de opinião que o primeiro filho devia nascer quando a mulher ainda não tivesse idade avançada, porque não é na idade de serem avós que vão ser mães e também porque as

Audiência de uma delegação de Deputados da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, sobre «Políticas de Saúde».. (a audiência

Para agradecer a apresentação, comentar os dados e colocar questões intervieram os Deputados Elsa Cordeiro, que reconheceu a carência de profissionais, designadamente na

A Deputada Conceição Bessa Ruão apresentou o Relatório Final da Petição n.º 239/XII (2.ª), na qualidade de Relatora, tendo identificado o objeto da Petição, fazendo

Seguiram-se as intervenções dos grupos parlamentares, tendo usado da palavra a Deputada Carla Rodrigues, que referiu que o PSD considera muito importante o assunto objeto

 Ao clicar no botão Congurar Apresentação de Slides , uma caixa de diálogo será aberta (gura 59), para que congurações sejam estabelecidas, tais como tipo

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no