• Nenhum resultado encontrado

Plano Modular. Curso Livre Online. Educação pelo Património: aprender fazendo através de práticas formais e não formais.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano Modular. Curso Livre Online. Educação pelo Património: aprender fazendo através de práticas formais e não formais."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

or ganização Centro Português de Geo-História e Pré-História

Plano Modular

Educação pelo Património:

aprender fazendo através de práticas

formais e não formais

(2)
(3)

Curso Livre Online | Educação pelo Património: aprender fazendo através de práticas formais e não formais | 3

Formado em outubro de 1993, constituiu-se como associação em 1995. Desde o seu início tem procurado, de forma continuada, cumprir os objetivos que deram origem à sua fundação: o fomento e desenvolvi-mento de atividades de investigação e divulgação nos campos cien-tíficos da Geo-História e da Pré-História em Portugal. Neste sentido a atuação do CPGP pode ser dividida em dois tipos principais de ativi-dades: a investigação e a divulgação científica, nas áreas da paleontolo-gia e da arqueolopaleontolo-gia.

Desde a sua formação que o CPGP tem vindo a desenvolver vários pro-jetos de investigação e parcerias com Museus, autarquias e escolas, onde tem realizado exposições, conferências, congressos, colóquios e seminários.

Para o ano de 2014, o CPGP aposta na sensibilização e formação, sobre o património arqueológico e paleontológico Português, com worshops e cursos livres, presencias e online.

Estas formações estão abertas ao público em geral, a investigadores/ técnicos/professores/estudantes das áreas de arqueologia e paleontolo-gia ou outras áreas afins, que pretendam aprofundar conhecimentos. As formações presencias, acontecerão na nova unidade do CPGP, o NIDAP - Núcleo de Investigação e Divulgação de Arqueologia e Paleontologia, que se situa na Antiga Escola Primária de São Caetano, na Golegã. Este, foi o resultado de um protocolo com a Câmara Municipal da Golegã, celebrado no inicio de 2013, constituído por um espaço museológico, uma biblioteca e um laboratório de investigação em paleontologia e em arqueologia pré-histórica. Esta nova unidade, servirá de fundo e apoio a futuros workshops, e a outras formações.

Apresentação da entidade organizadora

(4)

Fundamentação

A sensibilização para o património histórico e cultural é quase obrigatória nos dias que correm, é um problema que invade as comunidades educativas quer em ambiente formal (escola), quer em ambiente não formal (museus, associações…). Exige dela uma resposta adequada, um tratamento pedagógico - didático que motive os jovens, adultos, seniores e público em geral, para o estudo das reali-dades patrimoniais e que desenvolva capacireali-dades de investigação e de «leitura» histórica do património. Dar ao estudante a possibilidade de aprender fazendo, é promover a motivação para a construção do saber histórico a partir da experiência, sensibilizando para a descoberta do património, a sua valorização, a sua preservação e o conhecimento da história local. Processo este, que constitui parte integrante e significativa do percurso temporal da sociedade em que se inserem.

Neste contexto, é assaz importante que os professores dos vários graus e áreas de ensino, técnicos de serviços educativos, animadores socioculturais, profissionais associativos, entre outros, reflitam, sejam sensibilizados e conheçam novos recur-sos para abordagem da história e património local, independentemente da área do saber. A expressão artística e bastante visível é uma das diversas estratégias de ensino e aprendizagem, motivadora pela sua forma prática de operacionalizar e pela curiosidade que gera.

A realização de atividades de expressão utilizando materiais de desperdício e téc-nicas variadas, desenvolvem nos diversos públicos a imaginação, o gosto pela des-coberta, estimulam a curiosidade e a criatividade e permitem a autocrítica e uma maior consciencialização patrimonial e ambiental.

Este curso pedagógico pretende ainda dotar os vários atores educativos de novas estratégias de ação, criando dispositivos de planificação, operacionalização e avalia-ção do processo de ensino aprendizagem, num contexto de projeto.

Por fim, procura, igualmente, desenvolver competências de empreendedorismo, capacidade geradora de novos projetos, captação de apoios, patrocínios e mecenato, no âmbito da cultura e património, com base numa rede de parcerias estratégicas.

(5)

Curso Livre Online | Educação pelo Património: aprender fazendo através de práticas formais e não formais | 5

Objetivos:

ū Desenvolver novas atitudes face à escola e comunidade através do estudo da arqueologia, história e património locais, a partir do contexto de expressão artística; ū Promover a educação patrimonial de forma crítica e interdisciplinar;

ū Adquirir conhecimentos metodológicos criativos para o estudo da educação patrimonial;

ū Proporcionar aos docentes, técnicos de serviços educativos, animadores sociocultu-rais e profissionais associativos, momentos de exploração e apropriação de técnicas/ materiais, visando a realização de práticas expressivas no espaço pedagógico, tendo por base as temáticas da História, Arqueologia e Património;

ū Contribuir para uma melhor participação no desenvolvimento integral das crianças e simultaneamente transformar o desperdício em materiais lúdicos e pedagógicos; ū Transformar o desperdício em material lúdico e pedagógico, numa perspetiva eco-lógica, artística, economicista e de mudança de práticas da expressão artística;

ū Desenvolver a capacidade de produzir dispositivos de planificação, execução e ava-liação de um projeto, no domínio educativo;

ū Elaborar materiais didáticos de apoio ao processo ensino/aprendizagem para proje-tos interdisciplinares;

ū Promover hábitos de partilha de materiais e experiências pedagógicas entre profis-sionais educativos;

ū Fomentar a criação de redes de aprendizagem cooperativa de âmbito disciplinar e interdisciplinar;

ū Melhorar a qualidade de intervenção dos profissionais de educação em contexto didático/pedagógico;

ū Dotar os profissionais de educação de competências capazes de promoverem a uti-lização de metodologias ativas e participativas no âmbito da História, Arqueologia e Património, com recurso à expressão artística, no processo de ensino e aprendizagem; ū Estimular nos formandos o espírito empreendedor, promovendo a capacidade de inovação sustentada nos pilares educação - património - animação - desenvolvimento; ū Desenvolver competências de elaboração de projeto e captação de apoios, patrocí-nios, mecenato e parcerias estratégicas.

(6)

Destinatários

Professores de todas as áreas disciplinares, educadores, animadores sócio culturais, alunos finalistas de licenciatura, técnicos de museus e serviços educativos, técnicos superiores de empresas, autarquias, associações de desenvolvimento local e todas as pessoas que de alguma forma a sua atividade profissional ou de lazer estejam ligadas à educação, história, arqueologia, património e ao desenvolvimento cultural, de qualquer país de língua portuguesa.

Inscrições

As inscrições poderão ser efetuadas no site Formações CPGP (www.i-m.co/formacoes/cpgp),

presencialmente no NIDAP, ou por correio juntamente com formulário, para:

Centro Português de Geo-História e Pré-História

Praceta ao Campo das Amoreiras, Lt:1 – 2.º O, 1750-021 Lisboa

Candidaturas

1.ª Fase: 5 a 22 de maio

2.ª Fase: 26 de maio a 14 de junho Início das aulas

23 de junho Certificado

No final do curso os formandos receberão um certificado emitido pelo CPGP, devendo no mesmo constar o plano curricular e as classificações obtidas. O valor a pagar pelo certificado já está incluído.

Material

O material disponibilizado ao formando será em PDF ou outro formato digital. -Meio de pagamentos

Após a receção por e-mail da confirmação da candidatura, o pagamento da inscri-ção poderá ser feito através de transferência bancária (NIB 0035 0413 0003 3910 3303 3 (CGD) | SWIFT/BIC: CGDIPTPL) ou por cheque passado à ordem de: Centro Português de Geo-História e Pré-História, para a morada: Centro Português de Geo-História e Pré-História - Praceta ao Campo das Amoreiras, Lt:1 – 2.º O, 1750-021 Lisboa.

(7)

Curso Livre Online | Educação pelo Património: aprender fazendo através de práticas formais e não formais | 7

Estrutura do curso

Direção / Coordenação: - Miguel Feio

Módulo Fase Conteúdos Dinâmicas

I Fundamentos Conceitos introdutórios A construção do conhecimento histórico e a interdisciplinaridade com outras ciências: orientações curriculares metodológicas;

II Organização Concepção de um projeto em torno do Património Cultural Desenho de um projeto: contexto, planificação, apoios, operacio-nalização e avaliação.

III Parcerias Articulação dos projetos com a história local e/ou regional Contributo dos projetos pedagógicos para a proteção e valoriza-ção do património histórico e cultural;

IV Execução Ateliês de expressão artística no contexto de educação patrimonial

Aprendizagem dos conteúdos da história através de oficinas práti-cas de expressão artística: metodologia e prática;

V Dimensões práticas Desenvolvimento prático de projetos (exemplos) A importância das diferentes técnicas para a construção do saber histórico: desenho, modelagem, pintura, colagem, recorte, dobra-gem, raspadobra-gem, etc.;

VI Publicação Trabalhos apresentados e elaborados pelos alunos serão publicados e partilhados

Elaboração de projetos práticos de acordo com os diferen-tes momentos da história (ex.: pré-história, período pré-clássico e clássico, muçulmano, idade média, renascimento…)

Disciplinas teórico-práticas

Os alunos serão avaliados por cada um dos módulos curriculares, conforme critério do respectivo docente.

Regras de avaliação contínua e final

Em cada módulo é necessário a classificação mínima de 10 valores, numa escala de 0 a 20, para obter aprovação.

A avaliação será feita através de um teste online para cada Módulo (30% da nota final) e um trabalho prático final de curso (70% da nota final).

Processo de ensino

O curso online funciona como um curso à distância constituído por vários módulos de componente teórico-prática, composta por 75 horas distribuídas da seguinte maneira: - Todas as segundas feiras serão enviados por e-mail materiais didáticos de cada um dos módulos em PDF. O estudo previsto destes materiais pelos alunos será de cerca de 4 horas.

- Todas as sextas-feiras, os docentes de cada um dos módulos estarão disponíveis (entre uma hora, uma hora e meia) via Skype para esclarecer dúvidas aos alunos. - No fim dessa aula será enviado aos alunos uma ficha de consolidação de conheci-mentos, que terá de ser enviado ao docente até à segunda feira seguinte.

No final da época de aulas, os alunos terão um mês para executar um projeto para publicação final, que corresponderá a 25 horas.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

a) Remuneração adequada: remuneração necessária para o empregado viver dignamente dentro das necessidades pessoais e dos padrões culturais, sociais e econômicos

Você está sendo convidada a participar como voluntária da pesquisa: “EFEITO DAS VARIAÇÕES DO EXERCÍCIO LUNGE NA ATIVIDADE MUSCULAR DO GLÚTEO MÁXIMO” que tem como objetivo

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e