• Nenhum resultado encontrado

I CIRCUITO CIENTÍFICO DO IFRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I CIRCUITO CIENTÍFICO DO IFRO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CHAMADA PARA TRABALHOS

I CIRCUITO CIENTÍFICO DO IFRO

Imagem da internet

Data: 10 e 11 de novembro de 2011

Local: IFRO - Campus Ji-Paraná

Endereço B. Jardim dos Migrantes - Ji-Paraná CEP 76.900-730

Referências: Final da Av. Monte Castelo, ao lado da UNIR.

II SEMINÁRIO DO PROGRAMA

PESQUISADOR

INICIANTE I FÓRUM DOS

GRUPOS DE PESQUISA I SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES REUNIÕES DE COMITÊS DE PESQUISA

(2)

APRESENTAÇÃO

O I Circuito Científico do IFRO é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Rondônia com a finalidade de mobilizar, valorizar e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas por servidores no âmbito do Programa Pesquisador Iniciante, dos Grupos de Pesquisa e da Pós-Graduação Stricto Sensu, destacando suas contribuições para a sociedade.

O tema norteador “Pesquisa e Pós-Graduação em debate” pretende provocar reflexões sobre teorias, metodologias e relevância sociocientífica das pesquisas apresentadas, somando-se às demais ações da PROPESP e dos campi para impulsionar movimentos criativos e permanentes para a consolidação da pesquisa nessa Instituição como espaço de diálogo, construção de conhecimento, desenvolvimento social e profissional. Neste sentido, o evento agregará pesquisas numa perspectiva interdisciplinar, tendo como eixo o debate e a intersecção entre a pós-graduação e os grupos de pesquisa como projeto de desenvolvimento socioeconômico e institucional, considerando os desafios locais, articulados ao contexto nacional e internacional, priorizando: formação e práxis do educador pesquisador, a relação entre pesquisa, ensino e extensão, políticas públicas e desenvolvimento regional.

O I Circuito Científico do IFRO unificará importantes eventos voltados para a produção científica de alunos, professores e técnicos: o II Seminário do Programa Pesquisador Iniciante do IFRO, que socializará as pesquisas realizadas por alunos e professores do Ensino Médio e de cursos de graduação; o I Seminário de Dissertações e Teses, que promoverá debates e releituras das pesquisas realizadas por professores e técnicos do IFRO em seus mestrados e doutorados; o I Fórum dos Grupos de Pesquisa que possibilitará o debate sobre a produção da pesquisa científica e tecnológica na instituição, bem como, reuniões de Comitês de Pesquisa e palestras com pesquisadores reconhecidos pela importante produção científica.

(3)

consolidação de uma cultura de pesquisa no IFRO, além de proporcionar um salutar momento de integração da comunidade estudantil, de pesquisadores dos diversos

campi do IFRO e de outras instituições parceiras nas quais a pesquisa e a

pós-graduação já são experiências consolidadas.

Os inscritos no evento terão a oportunidade de apresentar trabalhos científicos nas modalidades:

1. Artigos: mestres e doutores do IFRO – Seminário de Dissertações e Teses e

Alunos bolsistas e orientadores do Programa Pesquisador Iniciante/ciclo 2010-2011);

2. Formulário de apresentação de atividades: membros de Grupos de

Pesquisa do IFRO.

As apresentações no evento serão:

1. Apresentação em Banner: obrigatório para alunos bolsistas do Programa

Pesquisador Iniciante/ ciclo 2010-2011 e para Grupos de Pesquisa.

2. Apresentação oral: somente para mestres e doutores do IFRO, inscritos no

evento. 01 representante de cada grupo de pesquisa (15 minutos de apresentação de dissertação ou tese).

3. Mesa Redonda: 01 representante de cada grupo de pesquisa (15 minutos de

apresentação).

O evento será organizado em Mesas Temáticas de acordo com os trabalhos inscritos que serão agrupados com base na classificação dos eixos e áreas de conhecimento da CAPES.

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA PUBLICAÇÃO

Artigos

 Os Artigos serão recebidos unicamente em formato estabelecido nessa norma.

 Os artigos serão revistos pelo Comitê Científico do Evento exclusivamente quanto à adequação da política de publicação editorial.

 Os artigos somente são publicados com concordância de avaliação ACEITO de dois avaliadores da Revista do IFRO.

(4)

seu autor, para correções e adaptações solicitadas pelos avaliadores.

 Será utilizado o mesmo artigo enviado como resultado final do Programa Pesquisador Iniciante Ciclo 2010-2011, portanto, os bolsistas e orientadores não precisarão reenviar seus artigos a não ser que o Comitê do evento solicite alguma adequação. Os resumos serão publicados no caderno do evento e os artigos completos na primeira edição da Revista REDI do IFRO.

 Os artigos do I Seminário de Dissertações e Teses devem ser formatados com base em normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e considerando as normas específicas do evento, descritas abaixo:

FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

1 ARTIGOS PARA O SEMINÁRIO DISSERTAÇÃO E TESES

Os artigos são pautados pelas regras a seguir:

 No máximo 10 laudas.

 O texto deve ter, no máximo, 2 GB (incluindo as fotos).

 Tamanho 12, Times New Roman.

 Os títulos devem ser em caixa alta e numerados em sequência.

 Os subtítulos devem ser numerados em sequência.

 Fotos e mapas devem ser enviados em separado;

 Os textos devem conter preferencialmente os seguintes itens: - Título.

- Nome do autor.

- Localização (informar em qual Instituição, Universidade defendeu a tese/dissertação, etc). - Palavras Chaves. - Resumo. - Abstract. - Introdução. - Desenvolvimento.

(5)

 Metodologia;

 Materiais e procedimentos;  Discussão dos resultados - Conclusão

- Referências (somente as indicadas no texto).

2 FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA

(A apresentação do banner deve seguir o mesmo roteiro do formulário)

1 IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO: NOME DO GRUPO:

LÍDER: VICE-LÍDER: PESQUISADORES:

BREVE HISTÓRICO (início das atividades, motivações para a formação do grupo, linhas de pesquisa) 2 DESCRIÇÃO DOS PESQUISADORES E PESQUISAS

PESQUISADORES (resumo do currículo)

LINHA DE PESQUISA PESQUISAS (título)

3 ATIVIDADES REALIZADAS PELO GRUPO (LEITURAS, AÇÕES, ENTRE OUTROS)

(6)

PROGRAMAÇÃO

Dia 10 de Novembro de 2011

HORÁRIO ATIVIDADE

8h00 – 10:30h00 Mesa Redonda: Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil. Prof. Dr.

Sílvio Gamboa – Unicamp, Profª. Drª. Gabriela Pellegrino – USP, Prof. Dr. Gabriel de Araujo Santos – UFRRJ, Prof. Dr. Adriano Breunig – IFMT.

(aproximadamente 20 minutos por professor(a)).

Objetivo: Socializar experiências de pesquisa e Pós-Graduação em

suas respectivas áreas.

10:30h00 Intervalo

10:45h – 12h00 Apresentação dos Grupos de Pesquisa

Mesa redonda: Pesquisa no IFRO: discutindo limites e criando

possibilidades.

Objetivo: Socializar experiências de pesquisa em suas respectivas

áreas e ações.

12h00 – 13h00 Almoço

13h00- 14h00 Apresentações de dissertações e teses – Áreas I, II, III, VIII 14h00- 15h00 Apresentações de dissertações e teses – Áreas III, IV, VI, VIII

16h00-17h00 Apresentações de dissertações e teses – Áreas III, VIII, IX 17h00 – 18h00 Reunião do Comitê de Ética em Pesquisa e Inovação - CEPI

18h00-22h30 Apresentações de dissertações e teses – Áreas III, VIII, X, XI

(7)

RESUMO DO CURRÍCULO DOS PALESTRANTES E CONVIDADOS PARA MESAS TEMÁTICAS

Prof. Dr. Sílvio Ancízar Sanches Gamboa – UNICAMP

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de San Buaventura (1973), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e livre docência em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professor Associado MS-5 da Universidade Estadual de Campinas (2000-2009). Professor Titular em Filosofia da Educação (2010). Chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação da Unicamp. Pesquisador visitante nas Universidades: Nacional da Colômbia (UN), Católica de Chile (Campus Villa Rica), Estadual de Maringá, (UEM), Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Federal da Bahia (UFBA), professor visitante na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO, Argentina) e na Universidad Nacional de Córdoba (UNC, Argentina). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando e publicando

Dia 11 de Novembro de 2011

HORÁRIO ATIVIDADE

8h30 – 9h30

Palestras por mesas temáticas

9h30 – 10h00 Debates

10h30 – 16h00 Exposição em banners de Pesquisas do Programa Pesquisador Iniciante.

(8)

principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, epistemologia das ciências da educação, pesquisa educacional, teorias da educação, teorias do conhecimento, pesquisa e epistemologia da educação física. Membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE (2003-2005, 2005-2007, 2007-2009, 2009-2011). Secretário da Secretaria Paulista do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2007-2009). Líder do grupo de pesquisa PAIDEIA (2006-2010) e Coordenador executivo do grupo de pesquisa PAIDEIA (2010).

Profª. Drª. Gabriela Pellegrino Soares- USP

É ex-professora de História da América da UFMG, atual Professora de História da América Independente, na USP, pesquisadora do CNPq e pesquisadora colaboradora da FAPESP. Suas pesquisas têm se concentrado nos seguintes domínios da história política e cultural da América Latina nos séculos XIX e XX: a história indígena, particularmente no Peru e no México, e a história da educação, dos usos da escrita e da produção e circulação de impressos, sobretudo na Argentina, no Brasil e no México. Foi vice-presidente da ANPHLAC (Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha),, pesquisadora colaboradora do Projeto Temático Cultura e política nas Américas: circulação de idéias e configurações identitárias (séculos XIX e XX), onde investiga as relações da Revue des Deux Mondes com a América Latina no século XIX. A partir de 2010, desenvolve também o projeto Letramento e mediações culturais em pueblos indígenas do centro-sul do México entre os anos 1870 e 1910 como pesquisadora do CNPq.

Prof. Dr. Gabriel de Araujo Santos - UFRRJ

Possui Graduação em Agronomia (1971) e Mestrado em Agronomia - Ciência do Solo (1976) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Diplome Déstudes Approfundies - DEA (1982) e Doutorado em Química do Solo - Matéria Orgânica (1984) pela École Nationale Superieure d'Agronomie e des Industries Alimentares de Nancy França. Pós-Doutorado em Educação Agrícola (2000) pela Ecole Nationale de Formartion Agronomique de Toulouse França. Ingressou na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro como Professor Assistente em 1973. Depois de 1997 é Professor

(9)

Titular do Departamento de Solos do Instituto de Agronomia da UFRRJ. No período de 1991 a 1997 foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Ciência do Solo da UFRRJ. A partir de 2003 passou a integrar o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ, onde também assume as funções de Coordenador do Programa. Com experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matéria Orgânica do Solo, e atua também em Educação Agrícola nos temas Políticas para o Ensino Agrícola, Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa.

Adriano Breunig - IFMT

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, Linguagens Formais e Compiladores, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, pattern recognition, fuzzy logic, controle e automação e computer vision.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS

As inscrições serão realizadas no período de 10 a 21 de outubro de 2011 no Sistema Open Conference System (OCS) a ser disponibilizado a partir do dia 10 de outubro no endereço http://200.241.78.13/ocs/index.php/index/index/index/index Na impossibilidade de enviar o trabalho e a inscrição pelo sistema gerencial, entrar em contato com a coordenação do evento: propesquisa@ifro.edu.br

* Programa Pesquisador Iniciante: Os alunos e orientadores do Programa

Pesquisador Iniciante deverão apenas enviar a ficha de inscrição (Apêndice A) e elaborar um banner para apresentar os resultados da pesquisa no dia do evento.

* Seminário de Dissertações e Teses: os mestres e doutores do IFRO deverão

(10)

evento.

* Apresentação dos Grupos de Pesquisa: Os grupos de pesquisa deverão enviar o formulário, conforme o modelo desta chamada e elaborar um banner para apresentar suas atividades no dia do evento.

Porto Velho, 03 de outubro de 2011.

Artur de Souza Moret

(11)

APÊNDICE A

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O

II SEMINÁRIO DO PROGRAMA PESQUISADOR INICIANTE

CAMPUS

Nome do Orientador (a)

Coorientador (es)

Nome (s) do(s) aluno (s) bolsistas (s)

Título do Projeto

Programa (PIBIC JR, PIBIC, PIBITI)

Observações: O resumo e os artigos já foram enviados ao e-mail da PROPESP?[

(12)

APÊNDICE B

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O I SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES

Imagem da internet

CAMPUS

Nome do servidor

Setor/local de trabalho

Trabalho ( ) Dissertação ( ) Tese

Título

(13)

APÊNDICE C

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA

(A apresentação do banner deve seguir o mesmo roteiro do formulário)

Imagem da internet 1 IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO: NOME DO GRUPO: LÍDER: VICE-LÍDER: PESQUISADORES:

BREVE HISTÓRICO (início das atividades, motivações para a formação do grupo, linhas de pesquisa) 2 DESCRIÇÃO DOS PESQUISADORES E PESQUISAS

PESQUISADORES (resumo do currículo)

LINHA DE PESQUISA PESQUISAS (título)

3 ATIVIDADES REALIZADAS PELO GRUPO (LEITURAS, AÇÕES, ENTRE OUTROS)

Referências

Documentos relacionados

The DCF model using the Free Cash Flow to the Firm (FCFF) method, estimates in the first place the Enterprise Value of the company, that represents the value of all future cash

Correção da acidez do solo com incorporação do calcário antes da adoção do sistema plantio direto. Neutralização de

É um fertilizante Nitrogenado, desenvolvido pela Fertilizantes Heringer S/A, que reduz as perdas de Nitrogênio por volatilização, fornecendo Boro e Cobre altamente solúveis...

Em síntese, são solos constituídos por material mineral com 350 g/kg ou mais de argila, com horizonte subsuperficial imediatamente abaixo do horizonte A, com pouca

- Solo deve ser considerado do ponto de vista multifuncional- solo é vida e afeta a vida de todos os segmentos sócias sob diversos aspectos- a sociedade é que vai

profundidade da raiz pivotante e a tolerância ao déficit hídrico. Raiz

Médias seguidas de mesma letra, maiúscula na coluna e minúscula na linha, não diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. CV a :

Potencialidades e desafios na utilização de coberturas vegetais em condições edafoclimáticas na Amazônia Taxas de liberações diárias de fósforo de resíduos vegetais nos