• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

ÁREA:

SUBÁREA: Administração

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): THAINA FERNANDA MARIANO DA SILVA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): PAULA MARTINS DA SILVA

(2)

UNIVERSIDADE PAULISTA

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROJETO DE PESQUISA

CULTURA DA INFORMAÇÃO: PROPOSTA PARA SUPERAR

DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE

INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES.

AUTORA: Thaina Fernanda Mariano da Silva

CURSO: Administração

CAMPUS: Bauru

ORIENTADORA: Prof. Dra. Paula Martins da Silva

BAURU

2017

(3)

UNIVERSIDADE PAULISTA

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

THAINA FERNANDA MARIANO DA SILVA

CULTURA DA INFORMAÇÃO: PROPOSTA PARA SUPERAR

DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE

INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES.

Projeto de Pesquisa apresentado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista - UNIP, como parte dos requisitos para obtenção de Bolsa de Iniciação Científica.

Orientadora: Prof. Dra. Paula Martins da Silva

BAURU

2017

(4)

CULTURA DA INFORMAÇÃO: PROPOSTA PARA SUPERAR

DIFICULDADES

NA

IMPLANTAÇÃO

DOS

SISTEMAS

DE

INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES.

Autora: THAINA FERNANDA MARIANO DA SILVA

Resumo: Cultura da informação um conjunto de crenças, de valores, de princípios geralmente comuns à maioria das pessoas que nela trabalham, portanto, a cultura e a informação se mesclam como elementos indissociáveis das organizações. Nessa perspectiva, no que diz respeito à exploração das nuances e das facetas que há entre as características desses dois elementos é imprescindível entende-la para que haja uma boa migração ao implementar uma mudança nas organizações. A presente pesquisa, do tipo bibliográfico e de cunho exploratório, tem como objetivo apresentar uma abordagem teórica sobre a interface entre a informação e a cultura nas organizações. Assim, os resultados a serem obtidos pretenderá apresentar uma proposta a interface existente entre a informação e a cultura organizacional, isto é, modo eficaz para tal implementação dos sistemas de informação.

Palavras-chave: Cultura Organizacional, Sistema de Informação, Cultura

(5)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO E REFERENCIAL TEÓRICO ... 5

1.1 Cultura da Informação ... 5

1.2 A representatividade da informação ... 6

1.3 Cultura organizacional e Cultura informacional ... 6

2 JUSTIFICATIVA ... 8 3 OBJETIVOS ... 9 3.1 Objetivo geral ... 9 3.2 Objetivos específicos ... 9 4 METODOLOGIA ... 10 5 CRONOGRAMA ... 11 REFERÊNCIAS ... 12

(6)

1 Introdução e Referencial Teórico

1.1 Cultura da Informação

A informação elucida um espaço de significação e de produção de sentido que proporciona abertura à construção de uma nova forma de ver, interpretar, planejar, transformar, inovar e modernizar o funcionamento das organizações que, em atividade, são, por sua natureza, um sistema aberto e interativo, bem como um ambiente em que fluxos e redes de processos são articulados e sustentados por informação. Portanto, nesse ambiente, recursos representativos são gerados e revelados pelo foco de suas culturas.

A relação entre cultura e informação remete muitos significados e é objeto de vários estudos em busca de definições. Marteleto (1995) diz que a cultura é o primeiro momento de construção conceitual da informação, como artefato ou como processo construtivo que alimenta as maneiras próprias do dinamismo das empresas. Para Woida e Valentim (2006b), a cultura representa uma visão de mundo, uma identidade própria e um aspecto inerente e decisivo ao ciclo da informação e da construção de conhecimento coletivo. A leitura da informação pelo foco da cultura ocorre por meio do estabelecimento de padrões de condutas formais ou informais, de crenças, normas, modos de gestão, significados e valores orientados à formação de uma cultura, seja ela organizacional ou informacional.

Marteleto (2007) relata que a cultura informacional tanto se refere à ordem instituída, produtiva e necessária das informações, quanto aos modos singulares dos embates e das apropriações situadas dos sentidos produzidos socialmente. A cultura, nesse modo de se entender a realidade social de produção de sentidos, tem dimensões simbólicas e, ao mesmo tempo, instrumentais, quando associada aos modos de produção da informação.

Assim, nessa pesquisa, o presente trabalho, do tipo bibliográfico e de cunho exploratório, tem o objetivo de apresentar uma abordagem teórica sobre a interface entre a informação e a cultura nas organizações. Para a consecução do objetivo do

(7)

estudo, busca-se inserir nos fundamentos teóricos tópicos ligados à representatividade da informação, à cultura organizacional e informacional e à informação como dinamismo cultural para que possa apresentar uma proposta para melhor programar a cultura da informação nas organizações de modo eficaz em sua mudança tecnológica dentro das organizações, busca-se reverter o quadro de resistência e insatisfação por parte dos funcionários; quando apresentados à mudança na forma que costumam trabalhar .

1.2 A representatividade da informação

A importância da informação no contexto organizacional, segundo Beuren (2007, p.43), é:

fundamental no apoio às estratégias e processos de tomada de decisão, bem como no controle das operações empresariais. Sua utilização representa uma intervenção no processo de gestão, podendo, inclusive, provocar mudança organizacional, à medida que afeta os diversos elementos que compõem o sistema de gestão. Esse recurso vital da organização, quando devidamente estruturado, integra as funções das várias unidades da empresa, por meio de diversos sistemas organizacionais.

1.3 Cultura organizacional e Cultura informacional

Para Cameron e Quinn (2006, p.17),

cada cultura é, geralmente, refletida pela imagem única, símbolos, regras e sentimentos etnocêntricos... Uma cultura da organização é refletida pelo que é valorizado, os estilos de liderança dominantes, a linguagem e os símbolos, os procedimentos e rotinas, e as definições de sucesso que fazem uma organização única.

Ao se tratar da cultura informacional, não se pode deixar de pensar no ambiente da organização, no comportamento informacional dos indivíduos e nos meios utilizados para adquirir a informação, isto é, com o clima informacional em face de uma cultura desenvolvida ao longo do tempo.

(8)

A cultura informacional é uma relação direta com a informação e com as TICs, em que o uso, o desempenho, o acesso, o esforço, as fontes de informação (formais e informais) e a coleta são questões destacadas por Woida (2008a). Além desses, os valores, os princípios, os ritos, as crenças e os líderes que influenciam o comportamento dos indivíduos, quando lidam com a informação no âmbito da organização, são outros elementos pertinentes à cultura informacional (CARVALHO; RONCHI, 2005; MORGAN, 1996; TERRA, 2001 e ALIGLERI, 2001).

(9)

2 Justificativa

Sendo aluna do segundo ano do Curso de Administração de Empresa e preocupada, com a forma de implementação de sistema integrado de gestão empresarial, resolvi entender, quais são as percepções por parte dos funcionários que estarão submetidos a mudanças de rotinas, sistemas, e como poderíamos fazer com que esta mudança transcorresse de forma natural e congruente.

(10)

3 Objetivos

3.1 Objetivo Geral

O presente trabalho tem por objetivo, apresentar uma abordagem teórica sobre a interface entre a informação e a cultura nas organizações, seguido de uma proposta para tal implementação.

3.2 Objetivos Específicos

 Aprofundar conhecimentos e métodos na mudança cultural;

 Sintetizar teorias e procedimentos metodológicos sobre a construção de conceitos.

 Sugerir uma proposta, por meio de um roteiro para mudança cultural de forma eficaz.

(11)

4 Metodologia

A presente pesquisa é do tipo bibliográfico e de cunho exploratório. Nesse sentido, caso o problema proposto não apresente aspectos que permitam a visualização dos procedimentos a serem adotados, será necessário que o pesquisador inicie um processo de sondagem, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir hipóteses.

Por ser uma pesquisa bastante específica, pode-se afirmar que ela assume a forma de um estudo de caso, sempre em consonância com outras fontes que darão base ao assunto abordado, como é o caso da pesquisa bibliográfica e das entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado.

(12)

5 Cronograma

2017

2018

Cronograma de

execução abril maio junho julho agos set out nov dez jan fev março

Levantamento bibliográfico X X Pesquisa exploratória X X X X X Análise X X X Analise de um roteiro para implementação eficaz da cultura da informação X Redação do relatório semestral X X Entrega do relatório semestral X Elaboração de um roteiro para implementação eficaz da cultura da informação X X Produção de texto X X Confecção e apresentação de banner em Encontro Científico X Redação e Entrega do relatório final X

(13)

Referências Bibliográficas

BEUREN, I. M. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo da gestão empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CAMERON, K. S.; QUINN, R. E. Diagnosing and changing organizational culture. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.

CARVALHO, C. E.; RONCHI, C. C. Cultura organizacional: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 2005. 218p.

MARTELETO, R. M. Cultura informacional: construindo o objeto informação pelo emprego dos conceitos de imaginário, instituição e campo social. Ciência da

Informação, Brasilia, v.24, n. 1, 1995.

______.O lugar da cultura no campo de estudos da informação: cenários prospectivos. In: LARA, M. L. G. de; FUJINO, A.; NORONHA, D. P. (Org.). Informação e

contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. cap. 1, p. 13-26.

WOIDA, L. M.; VALENTIM, M. L. P. Cultura informacional voltada ao processo de inteligência competitiva organizacional: a relação entre as pessoas, a informação e as tecnologias de informação e comunicação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB, 6, 2006. Florianópolis.

Anais... 2006b

WOIDA, L. M. Cultura informacional voltada à inteligência competitiva

organizacional no setor de calçados de São Paulo. São Paulo, 2008 a. Dissertação

(Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciência, 2008. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/cavalcanti_lfb_me_mar.pdf> Acesso em: 07 de março de 2017.

Referências

Documentos relacionados

 As exportações de produtos petrolíferos para fora da Península Ibérica situaram-se em 2,7 milhões de toneladas, uma diminuição de 18% face ao período homólogo que

Praça Oo Mun.típk3- 4564-002 Penaftí Te).: 255 no 700 Fax.: 255 711 060 Correio Electrónico... 2- No caso de incumprimento ao disposto no número anterior, o Inquilino será

O LIFE Berlengas vai contribuir para a gestão sustentável da Zona de Proteção Especial (ZPE) das Berlengas, com o objetivo de conservar os seus habitats,

Nos doze meses de 2014, a ação da Galp Energia desvalorizou 29% face à cotação de fecho de 2013, tendo o volume transacionado atingido os 548 milhões de ações em mercados

Vídeo Digital: TV Digital Interatividade e Múltiplos fluxos de áudio e vídeo Novos Recursos Típico 10KW Até 100KW Potencia Transmitida Não há degradação Fantasmas e

Numa Numa dessas dessas traduções traduções traduzir matemático se se deparou deparou com com aquilo aquilo ainda ainda hoje hoje éé considerado, considerado, aa maior maior

Assim, será interessante analisar numa perspectiva comparativa as motivações que os levam a procurar essa informação, os aspectos que consideram facilitadores para o

2 Como melhorar as contribuições da Rádio local para o desenvolvimento de distrito.. O workshop