• Nenhum resultado encontrado

Turma de Exercícios ACI/DF Simulado Final Prof. M.Sc. Giovanni Pacelli

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Turma de Exercícios ACI/DF Simulado Final Prof. M.Sc. Giovanni Pacelli"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1

1. Sobre os princípios orçamentários marque a opção incorreta.

a) No âmbito da legislação sobre direito financeiro, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

b) A lei do orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade. c) Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subsequente.

d) A lei de orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as operações de crédito autorizadas em lei.

e) Não de admite incluir na lei orçamentária anual autorização para emissão de títulos do tesouro nacional.

(2)

2

2. Sobre os tipos de orçamento marque a opção incorreta.

a) O orçamento tradicional é o processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objetivo de gasto. Também é conhecido como Orçamento Clássico.

b) O orçamento desempenho é processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas. Toda a ênfase reside no desempenho organizacional, sendo também conhecido como orçamento funcional.

c) Originalmente, sistema de planejamento, programação e orçamentação, o orçamento–programa foi introduzido nos Estados Unidos da América, no final da década de 50, sob a denominação de PPBS (Planning Programning Budgeting System). Principais características: integração, planejamento, orçamento; quantificação de objetivos e fixação de metas; relações insumo-produto; alternativas programáticas; acompanhamento físico-financeiro; avaliação de resultados; e gerência por objetivos.

d) Dentre as limitações ao orçamento-programa constam: necessidade que os novos conceitos sejam de conhecimento de todos; dificuldade em se identificar os produtos finais; certas atividades do estado são intangíveis, seus resultados não se prestam a medições.

e) O orçamento base-zero consiste na abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado de Geórgia (governador Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

(3)

3

3. Sobre o PPA marque a opção incorreta.

a) A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

b) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na constituição federal serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

c) Na esfera federal, o Governo ordena suas ações com a finalidade de atingir objetivos e metas por meio do PPA, um plano de médio prazo elaborado no primeiro ano de mandato do presidente eleito, para execução nos quatro anos seguintes.

d) No modelo de PPA 2012-2015 da União, o Programa Temático expressa e orienta a ação governamental para a entrega de bens e serviços à sociedade; enquanto o Programa de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado: que expressa e orienta as ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental.

e) Também integram o PPA 2012-2015 federal os programas destinados exclusivamente a operações especiais.

(4)

4

4. Sobre a LDO marque a opção incorreta.

a) De acordo com a Constituição Federal de 1988, a lei de diretrizes orçamentárias: compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente; orientará a elaboração da lei orçamentária anual; disporá sobre as alterações na legislação tributária; estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

b) De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a lei de diretrizes orçamentárias atenderá disporá também sobre: equilíbrio entre receitas e despesas; critérios e forma de limitação de empenho; normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos; demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

c) A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelos órgãos e entidades da administração direta ou indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público, só poderão ser feitas se houver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.

d) Em determinadas situações, admite-se o envio da LDO pelo Executivo ao Legislativo sem o Anexo de Metas Fiscais.

e) Riscos repetitivos deixam de ser riscos, devendo ser tratados no âmbito do planejamento, ou seja, devem ser incluídas como ações na Lei Orçamentária Anual do ente federativo.

(5)

5

5. Sobre a LOA marque a opção incorreta.

a) O orçamento fiscal refere-se aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

b) O orçamento de investimento contempla as empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

c) O orçamento da seguridade social abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

d) Incluem-se no orçamento fiscal e seguridade social, as empresas públicas ou sociedades de economia mista que recebam recursos da União em virtude de pagamento de empréstimos e financiamentos concedidos.

e) As empresas cuja programação conste integralmente no Orçamento Fiscal ou no da Seguridade Social, não integrarão o Orçamento de Investimento.

(6)

6

6. Sobre o ciclo orçamentário marque a opção incorreta.

a) Sem prejuízo das competências constitucionais e legais de outros Poderes, as unidades responsáveis pelos seus orçamentos ficam sujeitas à orientação normativa do órgão central do Sistema de Planejamento e Orçamento.

b) O Poder Executivo de cada ente colocará à disposição dos demais Poderes e do Ministério Público, no mínimo trinta dias antes do prazo final para encaminhamento de suas propostas orçamentárias, os estudos e as estimativas das receitas para o exercício subsequente, inclusive da corrente líquida, e as respectivas memórias de cálculo.

c) Se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente.

d) As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.

e) As unidades orçamentárias podem somente podem efetuar a movimentação dos créditos, caso existam de saldos bancários ou recursos financeiros.

(7)

7

7. Sobre conceitos e classificações das receitas marque a opção incorreta. a) A receita extraorçamentária não constitui renda do Estado, sendo o mesmo mero depositário dos valores assim recebidos, possuindo caráter temporário. b) A rubrica é o nível que detalha a espécie com maior precisão, especificando a origem dos recursos financeiros.

c) As receitas patrimoniais são receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como, por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias.

d) As receitas de serviços decorrem da prestação de serviços por parte do ente público, tais como: financeiros (juros), comércio, transporte, comunicação, serviços hospitalares, armazenagem, serviços recreativos, culturais etc. Tais serviços são remunerados mediante preço público, também chamado de tarifa.

e) As receitas de transferências correntes são os recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou funcionamento, a fim de atender finalidade pública específica que seja contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou essa transferência.

(8)

8

8. Sobre as etapas e estágios da receita marque a opção incorreta.

a) Nem todas as etapas citadas ocorrem para todos os tipos de receitas orçamentárias. Pode ocorrer arrecadação não só das receitas que não foram previstas (não tendo, naturalmente, passado pela etapa da previsão), mas também das que não foram “lançadas”, como é o caso de uma doação em espécie recebida pelos entes públicos.

b) De acordo com a lei 4320/1064, são objeto de lançamento os impostos indiretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

c) O lançamento da receita, o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

d) Na arrecadação o contribuinte quita suas obrigações junto ao estado por intermédio dos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente. e) O recolhimento é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o Princípio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.

(9)

9

9. Sobre conceitos e classificações das despesas marque a opção incorreta. a) As ações devem estar sempre conectadas às subfunções que representam sua área específica. Existe também a possibilidade de matricialidade na conexão entre função e subfunção, ou seja, combinar qualquer função com qualquer subfunção, mas não na relação entre ação e subfunção. Deve-se adotar como função aquela que é típica ou principal do órgão. Assim, a programação de um órgão, via de regra, é classificada em uma única função, ao passo que a subfunção é escolhida de acordo com a especificidade de cada ação.

b) As operações especiais não contribuem para a expansão, manutenção ou aperfeiçoamento da ação de governo.

c) As despesas correntes não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

d) Investimentos são despesas orçamentárias com softwares e com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente.

e) A modalidade de aplicação transferência consiste na movimentação de recursos da União para outros entes da Federação ou consórcios públicos para a aplicação de recursos em ações de responsabilidade exclusiva da União que impliquem preservação ou acréscimo no valor de bens públicos federais.

(10)

10

10. Sobre as etapas e estágios da receita marque a opção incorreta.

a) O processo da fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual. b) As descentralizações de créditos orçamentários ocorrem quando for efetuada movimentação de parte do orçamento, mantidas as classificações institucional, funcional, programática e econômica, para que outras unidades administrativas possam executar a despesa orçamentária.

c) A programação orçamentária e financeira consiste na compatibilização do fluxo dos pagamentos com o fluxo dos recebimentos, visando o ajuste da despesa fixada às novas projeções de resultados e da arrecadação.

d) Excepcionalmente, admite-se a realização de despesa sem prévio empenho.

e) A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base: o contrato, ajuste ou acordo respectivo; a nota de empenho; os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

(11)

11

11. Sobre os conceitos presentes na LRF, marque a opção incorreta.

a) As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

b) A reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo só será admitida se comprovado erro ou omissão de ordem técnica ou legal.

c) A renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

d) Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a três exercícios.

e) entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.

(12)

12

12. Sobre as falhas de mercados e as funções econômicas do orçamento, marque a opção incorreta.

a) Os bens semipúblicos, como os serviços de educação e saúde, apresentam consumo rival e excludente, mas apresentam também externalidades. Ou seja, o benefício social é maior que o benefício privado (internalizado pelo consumidor), o que também justifica a intervenção governamental.

b) O poder de mercado consiste na capacidade de um único agente econômico ou um pequeno grupo de agentes econômicos tem de influenciar significativamente os preços de mercado.

c) O monopólio natural surge porque uma só empresa consegue ofertar um bem ou um serviço a um mercado inteiro a um custo menor do que ocorreria se existissem duas ou mais empresas no mercado.

d) De acordo com a função alocativa o Governo determina o tipo e a quantidade de bens públicos a serem ofertados e calcula o nível de contribuição de cada consumidor.

e) A política fiscal pode-se manifestar indiretamente por meio da variação dos gastos públicos em consumo e investimento, ou diretamente pela alteração das alíquotas de impostos.

(13)

13

13. Sobre o federalismo fiscal, marque a opção incorreta.

a) Podem ocorrer, desequilíbrios horizontais da repartição, assim são utilizadas as transferências intergovernamentais diretas constitucionais/ legais e as intergovernamentais voluntárias/autônomas.

b) A descentralização de recursos aumenta as dificuldades de coordenação de política fiscal, com riscos para o atingimento das metas de equilíbrio macroeconômico.

c) A descentralização dos recursos e do poder para administrá-los afeta a capacidade de o Estado atuar com a finalidade de evitar a concentração regional de renda.

d) A descentralização e a integração são os ingredientes necessários à instituição de formas eficientes de controle da sociedade sobre as ações do Estado.

e) A descentralização das receitas públicas promovida pela Constituição Federal de 1988 não foi acompanhada de uma descentralização concomitante dos encargos públicos

(14)

14

14. Sobre a conta única do tesouro distrital marque a opção incorreta.

a) A arrecadação de todas e quaisquer receitas de competência do Distrito Federal far-se-á na forma disciplinada pelo Poder Executivo, devendo seu produto ser obrigatoriamente recolhido ao Banco de Brasília S.A., à conta do Tesouro do Distrito Federal.

b) O Banco de Brasília S.A. é o agente financeiro do Tesouro do Distrito Federal e o organismo fundamental de fomento da região.

c) Em casos excepcionais, a OB poderá ser emitida manualmente, condicionada à autorização prévia do Secretário de Estado de Fazenda.

d) Os pagamentos de valores iguais ou superiores a R$ 10.000,00 (dez mil reais) serão feitos, exclusivamente, mediante crédito em conta corrente, em nome do beneficiário, junto ao Banco de Brasília S/A - BRB.

e) Os pagamentos das remunerações, de qualquer natureza, devidas pelo Distrito Federal aos servidores da administração direta, aos servidores das autarquias e das fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público, aos empregados das empresas públicas e das sociedades de economia mista, bem como aos empregados das demais entidades em que o Distrito Federal, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, serão efetuados pelo Banco de Brasília – BRB, para concretizar-lhe e preservar-lhe a função social.

(15)

15

15. Sobre as hipóteses de crescimento das despesas públicas, marque a opção incorreta.

a) De acordo com os Keynesianistas, o governo deveria usar a função estabilizadora quando necessário intervindo para evitar recessões (políticas expansionistas, como maior gasto publico, menor tributação, e maior emissão de moeda).

b) De acordo com a lei de Wagner a medida que cresce o nível de renda em países industrializados, o setor público pode crescer em determinados períodos a taxas mais elevadas, de tal forma que a participação relativa do governo na economia cresce com o próprio ritmo de crescimento econômico do país.

c) A magnitude dos gastos públicos está relacionada com os estágios de desenvolvimento dos países. Em situações de baixo desenvolvimento, a participação do governo na economia é relevante, o que gera maiores gastos públicos. Por sua vez, em situações de médio desenvolvimento, o governo atuaria de forma complementar à iniciativa privada. Dessa forma, os gastos públicos não seriam tão elevados no estágio de médio desenvolvimento. Agora, no estágio de alto desenvolvimento, os gastos públicos voltariam a crescer, por conta dos fatores da Lei de Wagner (urbanização, mudanças demográficas e concentração da atividade econômica).

d) Para Peacock & Wiseman o crescimento dos gastos totais do governo em determinado país é muito mais uma função das possibilidades da obtenção de recursos do que da expansão dos fatores que explicam o crescimento da demanda de serviços produzidos pelo governo.

e) Uma das correntes neoinstitucionalistas de maior notoriedade é a “public choice” que considera como causa principal do crescimento das despesas públicas a diversidade existente entre o processo político e o processo de mercado.

(16)

16

Discursiva

Este ano ocorrerá o pleito eleitoral. Suponha que no DF, a receita corrente líquida apurada em ao final do mês de abril seja de R$ 8.0000.000 (oito milhões de reais) e que as despesas com pessoal do Executivo e Legislativo sejam para o período respectivamente: R$ 3.950.000 (três milhões e novecentos e cinquenta mil reais) e R$ 230.000 (duzentos e trinta mil reais).

Diante do exposto responda quais medidas devem ser adotadas pelo governo do DF até 31/12/2014 tanto em relação a despesas com pessoal, como em relação as demais restrições da LRF. Durante sua explanação aborde os seguintes itens:

1. Restrições adicionais da LRF em final de mandato para o ente e respectivo chefe de cada de poder.

2. Respeito ou não aos limites das despesas com pessoal de cada poder e respectivas restrições.

3. Se for o caso, quais medidas devem ser adotadas para regularizar a situação para cada poder?

Referências

Documentos relacionados

Maquiavel, observando o confuso panorama político da renascença italiana – onde com a falência do sistema feudal, encontramos na Europa, a ascensão do capitalismo com a absorção

O trauma deixa de ser anterior ao sujeito, como queria Freud em sua concepção do mal estar, para ser aquilo que pode surgir como efeito do furo produzido

“Aves de mesma plumagem voam juntas”, essa união era importante para a sobrevivência durante a longa jornada. A luz e a serpente diziam que não poderiam ficar

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Fundamenta, ainda, o pedido de nulidade da aplicação da justa causa no fato de não constar em seu contrato de trabalho nenhuma claúsula de sua responsabilidade

N’Mambe Biko vive hoje longe da aldeia onde nasceu, de sua família e de seus amigos de infância, com os tios paternos, o que é angustiante e desonroso para ele, e que

Agora que você conheceu dez dicas infalíveis para se tornar uma mulher irresistível e sedutora, chega o momento de compreender quais são as três atitudes principais que não fazem

Após a introdução, no primeiro capítulo tratamos a estrutura dramatúrgica de Bertolt Brecht, discutindo questões a respeito do teatro épico, do gestus, do