• Nenhum resultado encontrado

Beit Ha am DIÁLOGO SIONISTA בית העם

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Beit Ha am DIÁLOGO SIONISTA בית העם"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

םעה תיב

ינויצ חישו גיש

Beit Ha’am

Tu Bishvat Através

Do Campus

Hagadá

תימלועה תינויצה תורדתסהה תוצופתב תוליעפל הקלחמה

ORGANIZACIÓN SIONISTA MUNDIAL

DEPARTAMENTO DE ACTIVIDADES PARA LA DIÁSPORA

(2)

No próximo

ano em

Jerusalém

El programa “Beit Haam” ha sido desarrollado por el Departamento de Actividades para la Diáspora de la Organización Sionista Mundial, a fin de estimular el diálogo sobre la identidad sionista y la relación con el Estado de Israel.

En este programa encontraremos diversos textos tradicionales y modernos que se remiten a un amplio espectro de temas.

A través del encuentro con dichos textos aspiramos a generar, en el judaísmo mundial en general y en la joven generación en particular, un debate vivaz sobre los componentes de la identidad sionista, y a analizar los elementos que aglutinan a todas las partes del pueblo judío, independientemente de sus lugares de residencia, pero también lo que nos separa y nos divide.

Nos detendremos en el significado de la independencia política del pueblo que vive en Sión y en las relaciones recíprocas entre los judíos que viven en Israel y los que viven en la diáspora.

Ésta es una oportunidad para todas y todos, independientemente de sus conocimientos previos, para conocer, aprender, pensar, analizar y reflexionar sobre el significado del sionismo en el siglo XXI y su grado de relevancia en nuestras vidas.

El programa “Beit Haam” existe actualmente en hebreo e inglés, y será traducido a otros idiomas de acuerdo con los pedidos que nos lleguen.

Promoción y producción del programa: Departamento de Actividades para la Diáspora, 5772 Recopilación y edición del material: Shlomo Fox, Gusti Yehoshua Braverman

(3)

Introdução

hvat é o Ano Novo judaico das árvores. Como o ambiente está mudando, e a idéa de Ticun Olam (reparação do mundo) está mudando com ele, nós temos que estar conscientes de como nossa geração tem o potencial (e também a responsabilidade) de mudar as práticas correntes de nossa sociedade. No Deuteronômio 19:20 nós lemos: “O homem é como uma árvore no campo”. Assim como uma árvore não faz uma floresta, uma pessoa não compõe uma comunidade. Isso nos leva a trabalhar em conjunto para reparar os danos físicos e espirituais que os seres humanos têm infligido sobre a Terra. Como nós celebramos Tu Bishvat seguindo a tradição dos cabalísticos em Tzfat (Safed), nós temos que pensar também na nossa responsabilidade para com a Terra e como iniciar esse reparo.

Tu Bishvat é um momento ideal para focalizar-se em Israel. Agora mesmo a primavera está para emergir em Israel, e as florestas começam a apresentar uma coloração de verde. Nós iremos ler, discutir e explorar a nossa conexão com a terra de Israel, enquanto provamos frutos que simbolizam os frutos de Israel.

En el Libro de Vaikrá (Levítico) 19:23 – 25 nós podemos começar a aprender sobre a importância da natureza e do meio – ambiente para o povo judeu “Quando se chega à terra e

planta qualquer tipo de árvore frutífera, considere seus frutos como proibidos. Durante três anos você deve considerá-los como proibidos; não devem ser comidos. No quarto ano, todo o seu fruto será santo, uma oferta de louvor ao SENHOR. Mas, no quinto ano você poderá comer o seu fruto. Desta forma, sua colheita será aumentada”

Desses versos podemos compreender a importância do festival de Tu Bishvat, que se tornou uma importante marca de tempo na tradição judaica. Esta foi uma forma de honrar as árvores e, por extensão, a terra que D’s nos deu.

(

(4)

O Seder de Tu Bishvat, tomado dos cabalistas e conduzido para dentro da cultura sionista, foi ativamente revivida em Israel, ainda antes da fundação do Estado, e agora é celebrado por muitos judeus, religiosos e seculares, ao redor do mundo. Esta Hagadá foi concebida para seguir a tradição de um Seder, acompanhando o modelo de Pessach, onde a história é contada através de representação repetida, de leitura de textos, e a idéia de que, em cada geração nós temos que aprender por nós mesmos os ensinamentos de nossa tradição.

A relação que o homem tem com a natureza tem sido sempre complicada. Durante Tu Bishvat nós examinamos este relacionamento, e fazemos o nosso melhor refletindo como nós podemos restituir à terra, que nos tem dado tanto. O “movimento verde” e os grupos ambientais estão diariamente fazendo progressos para mudar a forma de tratar os nossos recursos; no entanto, sempre podemos fazer um esforço a mais. Esses itens de ação serão um tema ao longo deste Seder de Tu Bishvat.

Conforme você for seguindo essa Hagadá, vai se encontrar dentro de cada uma

das suas quatro seções:

• Introduções e Reflexões

• Alimentos e Bênçãos – uma brachá, a tradicional bênção judaica sobre alimentos e eventos, nos recorda que devemos agradecer a D’s pelo que temos e pelo que recebemos.

• Fatos Científicos – sobre o meio – ambiente em Israel. • Itens de Ação – lembretes de caminhos para conectar o ambiente na nossa própria vida.

• Debates – uma base para um debate educativo sobre assuntos de meio – ambiente encarando

Israel de hoje. Você é encorajado a selecionar segmentos da Hagadá de

interesse a você e acrescentar contribuições próprias.

Revezem-se nas leituras em voz alta e partilhe com outros participantes.

Você pode adicionar atividades ao seu Seder, o que irá contribuir para tornar esta experiência em divertida e interativa. Para maiores informações, consulte www.jnf.org/tbsac;

(5)

Nível 1 Assiá – Ação

Assiá qur dizer Ação. Pense sobre a natureza e o mundo físico – sobre ações que podemos realizar para reparar o mundo e conservá-lo integral. A terra (ץרא eretz – especificamente,

לארשי ץרא a Terra de Israel) é um símbolo de Assiá pois ela é permanente e sólida.

Talmude da Babilônia 53b

Por que Israel é comparada com a oliveira? Assim como as folhas da oliveira não caem, nem durante o verão e nem durante a época chuvosa, assim também, Israel nunca pode ser destruída,

nem neste mundo e nem no mundo por vir

(

(

Como um símbolo da Assiá, nós comemos frutas e nozes com casca dura e suaves por dentro, lembrando-nos que D’s nos protege sempre, tanto nossos corpos (externo) como nossa alma (interno).

(6)

(

(

(

(

Beba o primeiro copo

Levante a romã e as amêndoas e recite essa bênção:

Baruch atá adonai, eloheino melech haolam, boré pri haetz

Abençoado sejas, nosso Senhor, Soberano do Universo, que criaste a fruta da árvore.

Nosso primeiro copo de vinho é branco, lembrando o inverno, quando a natureza está adormecida. O vinho branco simboliza a pureza e representa o começo da criação. No inverno a terra é, às vezes, improdutiva, coberta de neve – em Israel a neve é um prazer hibernal que cobre as montanhas de branco, algumas vezes até no deserto! O inverno é a única estação chuvosa em Israel.

Verta vinho branco, levante o cálice e diga:

Baruch atá adonai, eloheinu melech haolam, boré pri hagafen

(7)

Cântico dos Cânticos 6:11

“Eu desci para o pomar de nogueiras...”

Cântico dos Cânticos Rabbah 6:26

Assim como com as nozes, se você remove uma da pilha, todas se movem e

rolam uma depois das outras. Assim é com Israel, se você bate em um deles, todos sentirão

(

(

(

(

Fato Científico

O deserto do Neguev ao sul de Israel perfaz até 60% das terras do país, porém somente 8% da população de Israel vive alí. Desde a fundação do estado, os israelenses têm trabalhado para realizar o sonho de David Ben Gurion, o primeiro Primeiro Ministro de Israel, de “fazer o deserto florir”. Através do espírito pioneiro, unido a inovações na ciência e tecnologia, Israel está sendo bem sucedido nesta tarefa.

A Universidade Ben – Gurion do Neguev foi estabelecida em Beer Sheva em 1969 com o objetivo de levar o desenvolvimento ao Neguev, e hoje há mais de 19,000 estudantes inscritos. O deserto está florindo não só em vegetação, mas em inovação também. Projetos como Ayallm ( HYPERLINK “http://www.ayallm.org.il” www.ayallm.org.il) cuja meta é reviver um modelo sionista de comunidade, construindo em Israel, está sendo conduzido por moços e moças israelenses jovens. Ayallm estimula valores tais como sionismo, empreendorismo jovem e as ligações entre o homem e a terra e entre o indivíduo e a sociedade, em um caminho que se adapta ao século 21. Plano Neguev, um projeto lançado pelo Fundo Nacional Judaico (JNF) em 2010, é um projeto de 600 milhões de dólares, com o objetivo de atrair 500,000 israelenses ao Neguev, através da expansão e construção de novas comunidades para acomodá-los. O projeto almeja aumentar a população do Neguev em 250,000 habitantes em 2013, melhorando a infraestrutura de transporte, acrescentando oportunidades de emprego e de negócios, preservando os recursos de água e protegendo o meio – ambiente.

(8)

Itens de Ação

Assim como esses surpreendentes pioneiros estão trabalhando para melhorar o Neguev, você pode contribuir para a preservação da terra de seu local:

• Encorajar sua escola a fazer composto dos restos de comida. Monte um barril de composto e voluntarize-se a levá-lo a cabo. A sujeira resultante é rica em nutrientes para as plantas, e preserva aterros de serem preenchidos com lixo biodegradável.

• Plante sementes de seu seder. Usando as sementes das frutas que você comeu durante seu seder de Tu Bishvat, coloque cada semente num pequeno copo de papel com solo de envasamento. Coloque os copos em um ponto ensolarado e lembre-se de molhá-los.

• Participe nos programas de serviço judaico. Visite www.jewishservice.org para aprender sobre diferentes caminhos para se tornar envolvido, tanto localmente como globalmente. Você pode também se voluntarizar nesta pausa da primavera com a JNF no Pausa de Primavera Alternativa (ASB). A ASB dá para pessoas judias entre as idades de 18 e 30 anos a oportunidade de participar ativamente no voluntariado no Neguev.

Debate

Nós não cultivamos ou colhemos as romãs e amêndoas que comemos para a Assiá/Ação – nós as compramos da loja, de alguém outro que as plantou e colheu. Lenta mas seguramente, a moderna sociedade ocidental está nos afastando de nossa ligação básica com a terra. Como povo judeu, nós queremos ter uma conexão pessoal com a terra – e especificamente com a terra de Israel – através de nossas raízes e tradição. Como você, como indivíduo e como parte da sociedade contemporânea, desafia a si próprio para se reconectar? Você está mais conectado a Tel Aviv (a metrópole) ou a Dimona (a pequena cidade do Neguev)? Você se conecta através de valores judaicos; através de uma conexão com o moderno Estado de Israel; ou simplesmente como um ser humano? Assim sendo, que papel você vê para si próprio na solução dos dilemas deste século 21?

(9)

Nível 2 Ietzirá - Formação

etzirá quer dizer formação. Pense em como as coisas se formam em atos de criação e o que significa criar. Pense sobre a criação não somente no sentido físico, mas também na nossa capacidade de ser criativos e fluir – nossa capacidade de sentir, falar e cantar. Pense sobre uma transformação na natureza, tal como a água mudando para gelo. Nós também podemos pensar em transformação pessoal, focalizando na nossa própria espiritualidade.

Como símbolo da Ietzirá, nós comemos frutas com casca externa suave e caroço duro, lembrando-nos que se tivermos uma energia interna forte, nós não precisamos ser duros externamente. Esses alimentos simbolizam a estação da primavera por causa de seu exterior protetor. Assim como a primavera, a terra lentamente se torna suave e mudando da gélida dificuldade. Removendo a dura casca do inverno, expõe-se um carnoso e vulnerável interior. Um conceito semelhante tem identificado os israelenses – o Sabra (ou figo da Índia) tem um exterior rude, mas é doce por dentro.

Misture um puco de vinho tinto no

vinho branco e beba o segundo copo.

Levante as azeitonas e as tâmaras.

(10)

Israel necessita mais água para o consumo do que a capacidade de produção de seus recursos. Anualmente, Israel se depara com um déficit de cerca de 53 bilhões de galões. Pelo ano de 2020, a expectativa da população de Israel é de crescer até 11 milhões (de aproximadamente 8 milhões em 2010) e o país vai necessitar mais 80 bilhões de galões de água potável.

Durante a última década, o JNF investiu cerca de $70 milhões para construir os reservatórios de Israel, que comportam água servida reciclada e água de enxurradas, usadas na irrigação. Com a capacidade combinada de 66 bilhões de galões, os reservatórios do JNF aumentam a economia de água de Israel em 12% - fornecendo quase metade da água usada pelo setor agrícola, liberando desta forma água potável para o consumo doméstico.

Mais de 70% da água servida em Israel é purificada, a mais alta quantidade no mundo (em segundo lugar vem a Espanha, reciclando somente 17%).

(11)

Itens de Ação

Em Israel, a média total de precipitação de Junho até Outubro é zero. Para a maior parte dos americanos é difícil de imaginar quão devastador uma falta de água pode ser, em grande parte por causa da ampla disponibilidade de água na América do Norte, porém como parte dos Estados Unidos se defronta com condições severas e sem precedentes de seca, é importante começar a desenvolver hábitos que preservem os fornecedores locais de água.

Junte-se à preservação mundial de água, adotando os seguintes itens de ação:

Ao invés de esperar pela água suficiente fria da torneira para beber, mantenha uma garrafa de água da torneira na geladeira.

Espere até que tenha uma carga completa de roupa para lavar antes de ativar a máquina, para economizar tanto água como energia. Se você não pode esperar uma máquina completa, use o nível certo de água, compatível ao tamanho da carga.

Feche a torneira da pia enquanto estiver escovando os dentes ou se barbeando.

Tome banhos de chuveiro curtos ao invés de chuveiros longos ou banhos de banheira, e feche a torneira enquanto estiver se ensaboando.

Lave seu carro com um balde de água e sabão, e use um bocal para fechar a água da mangueira entre enxaguamentos.

Dê uma bebida a Israel. A água, vital para Israel, é de escasso suprimento. O JNF está trabalhando para ajudar a administrar a água, reciclando, construindo reservatórios, usando água salobra para cultivar frutas e vegetais, e outros. Você pode ajudar coletando moedas na Caixa Azul do Fundo Nacional Judaico.

Sua mudança adicionará em breve, ajudando a dar a Israel uma bebida de água através de projetos, tais como os Reservatórios de Água do JNF.

(12)

Devido à escassez de água em Israel, nós nos encontramos numa situação difícil. Atualmente, Israel está danificando seus recursos naturais, retirando água do Kineret (Mar da Galiléia) e desta forma esgotando lentamente o aquífero subterrâneo. Uma quantidade significante de dinheiro está sendo gasta atualmente dessalinizando água do Mar Mediterrâneo. Esse processo usa grande quantidade de energia elétrica, e no final das contas danifica outros recursos ambientais. De outra parte, Israel tem discutido a idéia de comprar água de outros países na região, especialmente da Turquia, como uma possível solução temporária para a escassez de água. Em Agosto de 2002 Israel chegou a um acordo com a Turquia para o fornecimento de 13,2 bilhões de galões de água anualmente a Israel – cerca de 3% de seu suprimento de água. Israel concordou em pagar à Turquia aproximadamente três vezes o que custaria a eles pela mesma quantidade de água reciclada, e cerca de duas vezes o de água dessalinizada. Os 13,2 galões são estimados em compensar a água que Israel fornece à Jordânia como parte do acordo de paz de 1994.

O que deve Israel fazer? Comprar água com o risco de comprometer a segurança nacional, ‘terceirizando’ recursos vitais a outros países? Deve Israel gastar dinheiro dessalinizando água, enquanto potencialmente prejudica o meio - ambiente?

(13)

Nível 3 Briá - Criação

Briá significa criação. Pense sobre as suas idéias, anseios e sonhos, as leis naturais e modelos da natureza que governam o universo. O vento (ruach) é o símbolo da Briá. Em hebraico, ruach significa vento, fôlego ou espírito. A criação nos ajuda a encontrar a perfeição (shlemut). Pense como nós podemos criar essa perfeição em nós mesmos e com o mundo ao nosso redor. Perfeição em nossas vidas vem dos contrastes das criações de D’s – luz e trevas, céu e terra, sol e lua, continente e mar, pássaros e peixes. Esses contrastes criam o equilíbrio através do uso de energia. Eles tomam energia para lutar através dos desequilíbrios com o objetivo de eventualmente criar harmonia. Nós temos de encontrar o balanço entre as forças opostas dos humanos e do mundo natural.

Nós fomos ensinados a cultivar para as nossas necessidades humanas, mas temos de fazê-lo de forma que não destruam ou degradem a criação e o meio ambiente. Temos que usar a nossa energia efetivamente para encontrar o balanço entre os dois. Isto criará a shlemut.

Como um símbolo da briá nós comemos frutas que são inteiramente suaves, sem casca de proteção ou sementes por dentro, de forma que a fruta inteira pode ser comida. Aqui não há diferença entre nossos sentimentos interiores e o nosso ser exterior.

Levante as uvas, as passas, os figos

O verão em Israel é quente, quente, quente! Entre relaxar na praia e desfrutar as trilhas da natureza, o israelense gosta de aproveitar as longas horas do dia para relaxar ao sol. Durante o verão, os vegetais e as frutas são abundantes, o ar é quente, e nós somos lembrados da riqueza da vida. Como um símbolo dessa mudança, nós misturamos mais vinho tinto ou suco de uva dentro do branco, para uma cor mais profunda.

(14)

Misture uma parte maior de vinho tinto

com um pouco de branco

e beba o terceiro copo.

O deserto do Neguev e as áreas que o circundam, incluindo o Vale da Aravá, são as partes mais ensolaradas de Israel (um dos lugares mais ensolarados do mundo) e se tornou o centro da indústria solar de Israel. Hoje em dia, quasi toda a construção em Israel, pública ou privada, aquece sua água com a energia do sol, com o que é conhecido como “Dud Shemesh” (caldeira solar), localizada no telhado. Israel (e sua vizinha mediterrânea Chipre) são as líderes mundial no uso per capita de sistemas de aquecimento solar de água, com mais de 90% de residências usando-as.

Israel encontra-se na vanguarda de formas modernas de energia alternativa. Em 2008 foi iniciada a construção de três plantas de energia solar perto de Ashalim (no norte do Neguev) – duas térmicas e uma fotoelétrica.

Fato Científico

Itens de Ação

Apagar luzes e utensílios ao abandonar um quarto.

Abra as persianas para receber luz solar ao invés de usar luz artificial.

Desligue utensílios que não estão em uso. Eles continuam a utilizar energia mesmo quando não estão ligados. Esta ação pode economizar 1.000 libras de dióxido de carbono e $256 por ano. Mude para lâmpadas compactas de fluorescente ao invés das lâmpadas incandescentes.

Seque ao ar a roupa lavada. Mesmo usando o secador para secar parcialmente suas roupas, e deixar que sequem completamente ao ar, pode economizar mais energia e dinheiro do que usar o secador para todas as suas necessidades.

Mova o termostato de seu aquecedor dois graus para baixo no inverno e até dois graus para cima no verão.

(15)

Em um mundo de problemas ambientais, há muitas vozes clamando pela atenção e fundos governamentais. Considerando as muitas questões com que Israel se defronta hoje, qual é a mais importante a ser focalizada?

Se você fosse o Primeiro Ministro de Israel e tivesse 5 bilhões de dólares para gastar com o meio ambiente, como você faria a lista de prioridades de investimento entre educação, energia alternativa, transporte? Lembre-se de avaliar a cons.

Educação – Gastar tempo educando a juventude sobre as formas alternativas de energia, criando projetos ambientais em escolas, trabalhando com professores para criar um currículo melhor, colocando melhor tecnologia nas escolas para reduzir o uso de papel.

Energia Alternativa – Criando fontes de energia renováveis – água e parques eólicos com melhoria da reciclagem nacional.

Transporte – Reduzindo emissões de carbono, construindo infraestruturas mais fortes, investindo em transporte de massa, pesquisa de eletricidade eco – amigável e carros híbridos.

(16)

Nível 4 Atzilut - Nobreza

Atzilut significa Nobreza. Pense sobre um espírito puro nobre, que gosta da bondade, poder e beleza. Sinta-se próximo a D’s e lembre que cada criatura é parte de um só universo. Fogo (esh) é o símbolo da Atzilut. Fogo é a energia da vida, mas pode também destruir, conforme testemunhamos durante a devastação, em 2010, na Cadeia de Montanhas do Carmel. Nós temos que nos tornar cidadãos ativos para evitar a nosso próprio consumo por queima. Quando o verão se torna outono, as plantas se voltam para dentro para preparar suas sementes. Os animais se tornam para dentro para descansar, e nós nos voltamos para dentro para pensar sobre o ano que passou e este outro que está começando. Nosso propósito é viver em equilíbrio e harmonia com todas as criações de D’s. Temos que ser ativos na descoberta desse equilíbrio, e reparar os lugares em nossas vidas onde ele não existe.

Atzilut é o nível mais próximo do infinito, de acordo com os Cabalistas, a verdadeira forma abstrata. Para simbolizar a Atzilut nós comemos frutas que são a matéria prima para a criação do alimento – o grão. Assim como no tempo de Abrahão, nós comemos pita para nos lembrar nossa origem como tribos nômades, agora em casa, na terra de nossos ancestrais.

Levante o pão e recite:

Baruch atá adonai, eloheinu melech haolam, hamotzi lechem min haaretz.

(

(

Abençoado seja Vós, nosso D’s, soberano do universo, que nos traz pão da terra.

O quarto copo é inteiramente tinto, para simbolizar o completo florescimento da natureza antes do frio do inverno. A força do vermelho representa a nossa força, semelhante à das árvores sadias, com sólidas raízes na terra e com braços abertos para o amor, que conecta

(17)

Encha o copo com vinho tinto e beba

o quarto copo.

Você sabia que Israel foi um dos somente dois países que entraram no século 21 com um saldo líquido positivo no seu número de árvores? Desde 1901, o JNF plantou mais de 240 milhões de árvores em Israel, cobrindo uma área de mais de 250.000 acres. Em mais de 100 anos de trabalho, você pode ver essa mudança não só numa vigem através de Israel, mas inclusive do espaço! Veja isto por si próprio.

Em 2 de Dezembro de 2010, o mais fatal incêndio florestal da história de Israel irrompeu na Cadeia de Montanhas Carmel, cerca de Haifa. Por mais de 82 horas a labareda se espalhou rapidamente através do norte de Israel – soprada por fortes ventos e condições atmosféricas secas – matando 43 pessoas, forçando a evacuação de 17.000 moradores de dezenas de cidades, e destruindo ou danificando severamente 250 lares. O fogo expansivo queimou mais de cinco milhões de árvores numa área de 12.500 acres de terra de bosque natural e de florestas plantadas, uma área comparável a 7.142 campos de futebol, ou 40% da cidade inteira de Jerusalém. Milhares de animais foram mortos nas chamas. A recuperação levará anos.

Fato Científico

Cada um de nós deve tomar responsabilidade por si próprio nos problemas ambientais do mundo inteiro. Devemos agir agora para reverter a devastação que todos reconhecemos em torno de nós. Como Ghandi disse: “Você tem que ser a mudança que quer ver no mundo”

(18)

A Bíblia fala do relacionamento, através da terra de Israel, que nós temos com nossa

comunidade. No texto, podemos ver dois valores diferentes. Primeiro, a idéia de usarmos o que necessitamos, e não mais do que devemos ... e segundo, entender que todos os recursos do mundo devem ser partilhados. Relacione esta passagem aos seu hábitos de consumo de energia.

Levítico 19:9-10

Quando você ceifar a colheita de sua terra, não deve ceifar todo o caminho até as bordas de seu campo, ou recolher as respingas de sua colheita. Você não deve escolher uma vinha nua, ou recolher a fruta caída em seu pomar; você deve deixá-la para o pobre e o extranho”.

(

(

Debate

Como adaptaremos nosso uso de energia para ir ao encontro das atuais preocupações ambientais sem sacrificar nosso conforto? Qual é a nossa responsabilidade para com o pobre e o extranho quando se trata de energia? Qual é a nossa responsabilidade para com Israel – o Estado e a Terra?

Como, em sua vida pessoal, você se aproximará mais de um estilo de vida sustentável?

(19)

Conclusão

Tu Bishvat encarna o importante ensinamento judaico de que “Do Senhor é a Terra” (Psalmos 24:1).

Todas as pessoas devem ser administradores da terra, para ver que seu produto é disponível para todos os filhos de D’s. Propriedade é um depósito sagrado dado por D’s; ele deve ser usado para satisfazer os propósitos de D’s. Nenhuma pessoa tem o contole absoluto ou exclusivo sobre seu ou sua posse. Nossa tarefa é a de ser aqueles que saem e fazem – e enquanto nós continuamos a acreditar – conforme nós encontramos nos ensinamentos da tradição judaica, em fazer o mundo um lugar melhor, sabemos que depende de nós para que assim seja. O conceito de que as pessoas têm um cuidado custodial da terra, em oposição à propriedade, é ilustrada por esta antiga estória:

Dois homens estavam lutando por um pedaço de terra. Cada um se dizia proprietário e sustentava sua reivindicação com provas evidentes. Para resolver suas divergências, eles concordaram em apresentar o caso diante do Rabino. O Rabino ouviu com atenção, mas não pôde chegar a uma conclusão, pois parecia que ambos tinham razão. Finalmente ele disse: “Uma vez que eu não posso decidir a quem pertence esta terra, perguntemos à terra. Ele colocou seu ouvido no chão e, depois de um momento se aprumou. “Senhores, a terra disse que não pertence a nenhum de vocês, mas vocês é que pertencem a ela”.

A bênção Shehechianu é uma reza comum, dita para celebrar ocasiões especiais.

Uma vez que nós concluímos esta celebração festiva de Tu Bishvat, recitemos em conjunto

Al concluir esta festiva celebración de Tu BiShvat, pronunciémosla juntos:

Baruch atá adonai elokeinu melech haolam, shehechianu vekiimanu

vehiguianu lazman hazé

(

(

Abençoado sejas, Senhor nosso D’s soberano do universo, que garantiu nossa vida, nosso sustento, e nos possibilitou chegar a esta ocasião.

(20)
(21)

תימלועה תינויצה תורדתסהה תוצופתב תוליעפל הקלחמה

ORGANIZACIÓN SIONISTA MUNDIAL

Referências

Documentos relacionados

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

A matéria objeto deste Incidente de Uniformização de Jurisprudência refere-se à divergência das decisões proferi- das pelos órgãos julgadores competentes deste Poder

ponto que são passadas pela placa de vídeo, o feixe de elétrons passa por cada ponto da tela fazendo com cada ponto seja aceso ou então

Novos paradigmas do urbanismo sustentável no Brasil: a revisão de conceitos urbanos para o século XXI. Placemaking: The art and practice of building

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

De acordo com o Contrato por Instrumento Particular de Compra e Venda de Terreno e Mútuo para Construção de Unidade Habitacional com Fiança, Alienação Fiduciária em Garantia