• Nenhum resultado encontrado

FEVEREIRO/2020 DEZEMBRO/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FEVEREIRO/2020 DEZEMBRO/2020"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

FEVEREIRO/2020

DEZEMBRO/2020

(2)

A Carteira Strategy teve alta de 15,97% frente à valorização de 15,90% do Ibovespa. Os principais destaques foram:

YDUQ3 (+44,1%) e LAME4 (-1,3%).

YDUQ3 – O mês de novembro foi de recuperação para as ações da Yduqs. Após sofrer em outubro com as tratativas fracassadas de aquisição dos ativos da Laureate Brasil, o papel aproveitou o rali do mês para acumular expressivos ganhos. Gostamos da empresa e ainda vemos bom espaço para valorização.

LAME4 – Embora ainda enxergamos potencial nas Lojas Americanas, ficamos um pouco mais cautelosos após os resultados do 3tri20 que mostraram que a sua subsidiária, B2W, não obteve o mesmo crescimento que seus principais pares. Diante disso e observando outras oportunidades mais atraentes na bolsa, optamos por zerar a posição e trocar nossa alocação..

Carteira nov/20 2020 Desde 2010

Strategy 15,97% -16,17% 84,34% Ibovespa 15,90% -5,82% 40,33%

Setor Empresa Strategy % Mês

Petróleo e gás Petrobras PETR4 10,0% 31,5%

Mineração e Siderurgia Vale VALE3 5,0% 28,8%

Mineração e Siderurgia Gerdau GGBR4 7,5% 4,2% Setor Financeiro Itaú Unibanco ITUB4 7,5% 21,7%

Setor Financeiro Bradesco BBDC4 2,5% 20,7%

Setor Financeiro Banco do Brasil BBAS3 7,5% 14,3%

Setor Financeiro B3 B3SA3 7,5% 10,0%

Varejo Lojas Renner LREN3 7,5% 19,3%

Varejo Lojas Americanas LAME4 5,0% -1,3% Petróleo e gás Petrobras Distribuidora BRDT3 7,5% 7,0%

Varejo Pão de Açúcar PCAR3 5,0% 11,8%

Utilities Sabesp SBSP3 7,5% 4,8%

Telecomunicações Telefônica Brasil VIVT3 7,5% 4,9%

Saúde Sul Ámerica SULA11 5,0% 11,5%

Educação YDUQS YDUQ3 7,5% 44,1%

Strategy 15,97% Ibovespa 15,90%

(3)

Próximo mês:

Para o próximo mês, optamos por realizar substituições e ajustes de peso. Assim, adicionamos Arezzo (ARZZ3) à nossa carteira por vermos uma ampliação dos negócios da companhia com a aquisição da reserva. Optamos, também, por incluir a Equatorial (EQTL3) por enxergarmos ainda algum espaço para o turnaround de suas distribuidoras e pela empresa estar com baixa alavancagem e fôlego para investir. Nossa escolha por adicionar Suzano (SUZB3) se dá por conta de um aumento do preço da celulose de fibra curta no mercado chinês, fato pode se refletir positivamente no preço da ação. Além disso, incluímos Raia Drogasil (RADL3) por ser uma companhia resiliente que passa por um processo de digitalização em meio a um mercado pulverizado. Por outro lado, retiramos SABESP (SBSP3) por não vermos uma resolução quanto a uma capitalização ou privatização no médio prazo, o que pode impedir a companhia de dar passos e a cotação de atingir seu potencial. Optamos por realizar lucro da Gerdau (GGBR4) já que capturamos um upside interessante. Já Lojas Americanas (LAME4) e Sulamérica (SULA11) optamos por retirá-las por enxergarmos potencial maior em outros papéis apesar de vermos ambas empresas com viés positivo.

Carteira Strategy: Balanceada a partir de ativos com perfil mais defensivo e outros mais arrojados, a Carteira ATIVA Strategy é focada em rentabilidade de longo prazo, com a finalidade de superar o Ibovespa.

• Benchmark: Ibovespa • Perfil: Moderado • Nº de ações: 5-15 • Periodicidade: Mensal

Setor Empresa Strategy %

Petróleo e gás Petrobras PETR4 10,0% Mineração e Siderurgia Vale VALE3 7,5%

Papel e Celulose Suzano SUZB3 5,0% Setor Financeiro Itaú Unibanco ITUB4 7,5% Setor Financeiro Bradesco BBDC4 5,0% Setor Financeiro Banco do Brasil BBAS3 7,5% Setor Financeiro B3 B3SA3 7,5% Varejo Lojas Renner LREN3 10,0% Varejo Arezzo ARZZ3 5,0% Petróleo e gás Petrobras Distribuidora BRDT3 7,5% Varejo Pão de Açúcar PCAR3 5,0% Varejo Raia Drogasil RADL3 5,0% Telecomunicações Telefônica Brasil VIVT3 7,5% Utilities Equatorial Energia EQTL3 5,0% Educação YDUQS YDUQ3 5,0%

(4)

STRATEGY

A Arezzo (ARZZ3) é uma das principais empresas no segmento de calçados, contando com um portfólio diversificado de marcas (Arezzo, Schutz, Vans entre outras). Além disso, agora atua no segmento de vestuário, através da aquisição da Reserva. Nesse sentido, a aquisição em conjunto com o contrato de 5 anos de ser a única distribuidora da marca Vans no Brasil reforçam a estratégia da companhia de se tornar uma plataforma de marcas mais ampla. Acreditamos que a expertise da Arezzo no modelo de franquias, pode alavancar o modelo da Reserva, que possui somente 6% da receita total vindo de franquias. Em conjunto, a Arezzo possui um conhecimento do mercado feminino, e pode ser capaz de atrair mulheres para o segmento feminino da Reserva (Eva).

O Itaú Unibanco (ITUB4) é nosso papel preferido no setor bancário, principalmente por conta do operacional, que historicamente tende a surpreender as expectativas do mercado. Enxergamos o setor bancário como descontado no momento. Nesse contexto, vemos o Itaú, dono da segunda maior carteira de crédito do país, maior margem financeira e maior ROE pré-covid entre seus pares, como uma das alternativas mais interessantes de investimento do setor. Isso porque o banco foi o player que mais realizou provisões durante o semestre, o que, combinado com bons indicadores de qualidade de crédito, dá margem para que, dada a melhora macro, tais provisões sejam reclassificadas como lucro no futuro.

O Banco do Brasil (BBAS3) apresenta, historicamente, uma relação P/LPA menor que a dos pares, o que sustenta margem de valorização, principalmente caso a melhoria na gestão e a possibilidade de privatização se concretizem. A correlação com o governo e o menor ROE em comparação a seus concorrentes nos faziam, anteriormente, optar pelos pares privados do setor ao invés da companhia estatal. Todavia, observamos boas oportunidades no posicionamento da carteira de crédito do banco, a maior do país, que, atrelado ao desconto dos múltiplos em relação ao seu histórico, sustentam nossa visão de COMPRA.

A B3 (B3SA3) provê infraestrutura para o mercado financeiro, oferecendo serviços de

negociação, registro de operações de balcão, de financiamento de veículos e imóveis. A B3 detém o monopólio na negociação de ativos de renda variável no mercado brasileiro e é uma das maiores empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo. A empresa se mostra resiliente a instantes em que o cenário é desafiador, pronta para absorver mais usuários, e em viés de crescimento, ampliando os sistemas de negociação e, por conseguinte, o horizonte de negócios.

(5)

A YDUQS (YDUQ3) é uma das maiores organizações de educação superior privada do Brasil, detentora de marcas importantes como Estácio e Ibmec e com oferta de serviços nos segmentos presencial e EAD. Apesar de acreditarmos que o setor de educação ainda irá sofrer com a evolução na deterioração econômica, temos confiança na boa gestão e posicionamento da YDUQS, além das ações da companhia demonstrarem um desconto significativo perante seu valor intrínseco. A estratégia da cia. é clara: crescer através de aquisições, aumento da base EAD e expansão dos polos de medicina. Esta última, inclusive, é fundamental para que a cia. consiga crescer em ticket médio no longo prazo. Além disso, a empresa se destaca pela sua saúde financeira e boa geração de caixa. Como complemento às boas práticas de gestão, também acreditamos em ganhos de sinergia na aquisição da Adtalem Brasil.

A Petrobras (PETR4) é a estatal brasileira que domina o setor de petróleo nacional, através de dos setores de produção e refino, atuando ainda em distribuição, logística e energia. Nossa leitura é que, apesar de vir abaixo das expectativas, o resultado deslumbra um prognóstico mais animador para a companhia no médio prazo. Ao mostrar resiliência operacional e disciplina financeira para suportar a queda da demanda e a fraqueza do preço do Brent, enxergamos upside na performance sob possíveis melhores condições mercadológicas no 2S20. Seguimos recomendando o ativo face a possibilidade dos ganhos de eficiência via desinvestimentos, corte de despesas operacionais e otimização de custos ainda não estarem embutidas em seu preço.

O GPA (PCAR3) é a maior varejista de alimentos do país, e vem ampliando sua disposição geográfica e fortalecendo suas bandeiras, principalmente do Atacarejo, que segue reportando bons resultados e conquistando marketshare. A companhia segue reportando robusto crescimento de vendas, tal como incrementando margens e conquistando marketshare. Apesar do cenário de pandemia, o grupo mantém seu plano de expansão, conversão e reformas de lojas, que tem se mostrado bastante aderente à realidade de consumo brasileira. Ademais, segue seu processo de desalavancagem financeira (2,2x dívida líquida/EBITDA Aj. vs 2,5x no 1T20) através da forte geração de caixa e monetização de ativos non-core. Haja vista seus múltiplos descontados, mantemos nossa visão de compra.

Em um cenário de transformações tecnológicas, a Telefônica (VIVT3), que no Brasil opera através da marca Vivo, está bem posicionada para se adaptar às novas dinâmicas do setor. Com capacidade de gerar caixa mesmo em um cenário muito adverso, o setor de telecomunicações se prova resiliente. Além disso, a venda da operação móvel da Oi, que trará mudanças importantes na dinâmica competitiva do setor, e a chegada do 5G poderão oferecer à Vivo uma oportunidade valiosa da empresa ganhar share em segmentos de maior ARPU. Além disso, enxergamos um valuation atrativo combinado com um excelente Dividend Yield, que justificam nossa recomendação de compra para o ativo.

(6)

A Equatorial (EQTL3) é uma empresa de energia integrada, com quatro distribuidoras, 8 projetos de transmissão, participação em telecomunicações e energia renovável. Ela possui como força motriz a continuidade do processo de turnaround de suas distribuidoras, de modo que a empresa aplica um modelo de gestão com foco na disciplina financeira e visando o ganho de eficiência operacional. Já em transmissão, três das oito linhas estão em operação e foram concluídas com pelo menos vinte meses de antecipação. Além disso, visando crescimento, a companhia admite a possibilidade de crescer inorganicamente. Distribuidoras a serem privatizadas, como em Brasília, Rio Grande do Sul e Amapá podem ser alvos da companhia. Projetos em áreas correlatas, como saneamento, também podem ser tomados.

A Raia Drogasil (RADL3) é a varejista líder do segmento farmacêutico desde a fusão entre a Droga Raia e a Drogasil em 2011, com cerca de 13% de market share, sendo a maior responsável pela consolidação do setor nos últimos anos. Nesse contexto, a companhia continua com o forte crescimento orgânico, via aberturas, e inorgânico, através de M&As. Não obstante os impactos negativos do cornavírus, a companhia reiterou seu guidance de 240 aberturas brutas para o ano e mais 480 em 2021 e 2022, dando continuidade ao seu crescimento orgânico acelerado. Importante destacar que 33,4% de suas lojas ainda se encontram em processo de maturação, não tendo atingido seu potencial de receita e rentabilidade. Além disso, vários outros fatores corroboram para a tese: diversificação da rede de lojas geográfica e demograficamente, setor pulverizado indicando potencial de concentração pela companhia e digitalização através de movimentos oportunos para aumentar a participação do canal digital.

A Suzano (SUZB3) é uma empresa atuante nos segmentos de papel e celulose Embora a dinâmica do mercado internacional de celulose, com destaque para o chinês, siga dicotômica, tendo o último aumento de U$D20 feito por Suzano na China sido contestado pelos produtores locais, acreditamos que a acomodação da capacidade somada à resiliência da demanda, sobretudo a chinesa, devem criar condições para o preço da celulose de fibra curta se alterar de forma sustentável em 2021. Assim, esperamos que o movimento permita que a companhia siga gerando fluxo de caixa operacional e assim, obtenha maior flexibilidade para reduzir sua alavancagem. Dado ainda a liderança nacional da companhia na produção de papel e nossas expectativas crescentes quanto a este segmento, acreditamos que os múltiplos atuais não registram as possíveis melhoras nos mercados onde a empresa atua.Somamos ainda as vantagens comparativas do player, como seu baixíssimo custo-caixa de celulose,escala e proximidade de suas florestas aos parques fabris, o que tende a majorar suas margens a médio prazo. Recomendamos a compra do ativo.

(7)

O Bradesco (BBDC4) é um dos maiores bancos do setor privado no Brasil. Possui também um braço forte de seguros, com grande importância no resultado da empresa. Mesmo após seguidas correções sobre o spread de crédito, o Bradesco mostra solidez e expande as operações, focando nos segmentos de know-how. Ademais, o banco vem buscando um novo posicionamento, visando a integração de transações bancárias com a tecnologia. Neste ramo, o desempenho do Next corrobora as previsões de independência do banco digital. Acreditamos que, mesmo sob SELIC diminuta e condições instáveis, o banco se mostrou responsável e desempenhou bem sua estratégia de aumento no PDD e, por isso, representa interessante opção dentro do setor.

A Renner (LREN3) é a maior varejista de moda do Brasil. A empresa conta com mais de 300

lojas somadas operações no país e no Uruguai. O conglomerado atua também sob as marcas Camicado e Youcom. A cia. é destaque entre os pares do varejo, mostrando grande poder de pricing, branding e disposição geográfica. A companhia segue com um baixo nível de endividamento, apesar das recentes iniciativas para reforçar sua posição de caixa, o que reflete seu bom management. Ademais, dá continuidade ao seu acelerado processo de crescimento orgânico, com elevados níveis de investimentos, e de transformação digital, destacando-se no pujante e-commerce. Apesar dos recentes impactos da COVID-19 e, consequentemente, o estresse gerado no canal de vendas, acreditamos que o player mantém seus bons fundamentos e uma sólida posição de caixa, de forma que deve atravessar, sem maiores percalços, as adversidades atuais.

A BR Distribuidora (BRDT3) é uma empresa de distribuição de combustíveis, que atua nos 26

estados brasileiros e possui portfólio diversificado, com foco na rede de postos, no mercado de grandes consumidores, na aviação e no mercado de produtos especiais como o coque verde de petróleo. Mesmo beneficiada pela recuperação de R$376 MM em créditos de PIS/COFINS, não há dúvidas que o trimestre foi de superação e resiliência para a companhia. Com fortes quedas em seus nichos de negócios, a empresa reuniu esforços para mitigar os problemas ocorridos devido à natureza cíclica de sua operação. O aumento do endividamento bruto no semestre (+9,6% vs. 1S19) é mitigado pelo aumento de 181,5% nas disponibilidades, pela queda de 19,8% na dívida líquida e pela obtenção de uma alavancagem de apenas 1,0x Ebitda, ponto primordial para BRDT ter fôlego para continuar tocando seus processos de gestão, sobretudo em despesas, pessoas e portfólio. Seguimos acreditando que as medidas fora da curva, como a parceria com a AME, são um diferencial e, tal como a capacidade de otimização de despesas, desinvestimentos, sourcing e pricing, podem sustentar uma alta em seus múltiplos.

(8)

A Vale (VALE3) é uma das três grandes mineradoras do mundo, operando não só minério de ferro, como também metais básicos e carvão. Recomendamos compra acreditando no sucesso de sua estratégia de alcançar o nível produtivo de 400 milhões de toneladas de minério de ferro em 2022 e obter maiores margens diante de sua posição privilegiada como ofertante de minério de maior qualidade. Ademais enxergamos suas estratégias de melhora na governança, bem como de estabilização de dívida líquida em torno de USD10 bilhões como capazes de adicionar valor a companhia. Trabalhando com um desconto de 40% no EV/Ebitdade 2021 vs. pares australianos, acreditamos que tal desconto amenize a medida que a companhia mostre ser capaz de atingir a meta de um milhão de toneladas de minério por dia até o fim deste semestre e adicione solidez a sua política de governança e convergência às métricas ESG..

(9)

DISCLAIMER

O(s) analista(as) de investimento envolvido(s) na elaboração do presente relatório declara(m) que as recomendações aqui contidas refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre as companhias e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Ativa S.A. Corretora de Títulos, Câmbio e Valores.

A remuneração variável do(s) analista(s) responsável(eis) pelo presente relatório depende parcialmente das receitas resultantes da atividade de intermediação da Ativa S.A. Corretora de Títulos, Câmbio e Valores. Todavia, dita remuneração está estruturada de forma a preservar a imparcialidade do(s) analista(s).

(10)

RESEARCH

Ilan Arbetman, CNPI-P Leo Monteiro, CNPI Pedro Serra, CNPI

research@ativainvestimentos.com.br ATENDIMENTO 0800 285 0147 OUVIDORIA 0800 717 7720 INSTITUCIONAL

AÇÕES | RENDA FIXA | MERCADOS FUTUROS Mesa RJ: (55 21) 3515-0290 Mesa SP: (55 11) 3339-7036 SALES Institucional: Tel.: (55 21) 3515-0202 PESSOA FÍSICA Mesa RJ: (55 21) 3515-0256/3958-0256 Mesa RS: (55 51) 3017-8707 Mesa SP: (55 11) 3896-6994/6995/6996 Mesa BH: (55 31) 3025-0601 Mesa PR: (55 41) 3075-7400 Mesa GO: (55 62) 3270-4100

Referências

Documentos relacionados

(HU-UFBA/EBSERH/IADES/2014) A definição de prioridades é a ordenação dos diagnósticos de enfermagem ou problemas do cliente, utilizando as determinações de urgência

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

A equipe técnica seleciona os pacientes que estão ausentes das atividades do tratamento há, no mínimo, três semanas e então são feitas três tentativas de contato

Para Tagiuri; Davis (1996), uma empresa familiar se dá quando membros da família controlam a direção do negócio em cargos gerenciais ou direito de propriedade;

Tal como se observa na tabela 7, existe uma percentagem importante dos trabalhos que não apresentam a metodologia de pesquisa utilizada, ou que não se sabe como ela se encaixa

O wiki mostrou-se assim como sendo a melhor forma de satisfazer há muito uma pretensão da empresa, “gerir e organizar todo o conhecimento tácito, não documentado, que está disperso

DQ2 API Content Client Repository Client Location Client Subscription Client Container Client DQ2 Server HTTP DQ2 Catalogs Database DAO Session Façade HTTP HTTP Distributed

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola CONSULTA PÚBLICA.. • A participação do público é