• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE INSTRUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE INSTRUÇÕES"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE INSTRUÇÕES

CERTIFICADO DE GARANTIA DE 3 MESES

MÁQUINA DE PINTURA AIRLESS 2800W - 4 l/min

LEIA, ENTENDA E SIGA TODAS AS INSTRUÇÕES E ALERTAS ANTES DE OPERAR ESSA FERRAMENTA. O NÃO CUMPRIMENTO DAS ADVERTÊNCIAS CONSTANTES NO MANUAL PODE RESULTAR EM PERIGO DE ACIDENTE. O EMPREGADOR DEVE DISPONIBILIZAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE MANUAL AO OPERADOR DO EQUIPAMENTO.

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

SIGMA TOOLS - Comércio de

Máquinas, Equipamentos e Acessórios LTDA

Rua Matrix, 25 - Moinho Velho -

Cotia - SP - CEP: 06714-360

WWW.SIGMATOOLS.COM.BR

Atenção: Perigo de ferimentos causados por injeção! As unidades sem ar desenvolvem pressões de pulverização extremamente altas.

Nunca coloque os dedos, mãos ou qualquer outra parte do corpo dentro do jato de spray. Nunca aponte a pistola de pulverização para si mesmo, nem para outras pessoas ou animais. Nunca use a pistola de pulverização sem a proteção de segurança. Não considere um ferimento causado por pulverização como um corte inofensivo. Caso sua pele sofra ferimentos causados por materiais de revestimento ou solventes, consulte um médico imediatamente para obter tratamento rápido e especializado. Informe ao médico o material de revestimento ou solvente utilizado.

As instruções de operação exigem que os seguintes pontos sempre sejam observados antes de dar a partida:

1. As unidades defeituosas não devem ser usadas.

2. Prenda a pistola de pulverização usando o bloqueio do gatilho. 3. Certifique-se de que a unidade está devidamente aterrada.

4. Verifique a pressão operacional permitida da mangueira de alta pressão e da pistola de pulverização.

5. Verifique todas as conexões quanto a vazamentos.

As instruções relativas à limpeza e manutenção regulares da unidade devem ser rigorosamente observadas.

Antes de executar qualquer trabalho na unidade ou a cada intervalo no trabalho, observe as seguintes regras:

1. Solte a pressão da pistola de pulverização e da mangueira. 2. Prenda a pistola de pulverização usando o bloqueio do gatilho. 3. Desligue a unidade.

RISCO: FERIMENTO CAUSADO POR INJEÇÃO O fluxo de alta pressão produzido por este equipamento

pode perfurar a pele e os tecidos subjacentes, levando a graves ferimentos e possível amputação. Não considere um ferimento causado por pulverização como um corte inofensivo. Caso sua pele sofra ferimentos causados por materiais de revestimento ou solventes, consulte um médico imediatamente para obter tratamento rápido e especializado. Informe ao médico o material de revestimento ou solvente utilizado.

SGT - 6008 CÓD.: 0702600800

PREVENÇÃO:

• NUNCA aponte a pistola para qualquer parte do corpo.

• NUNCA permita que qualquer parte do corpo toque o fluxo de fluido. NÃO permita que seu corpo

entre em contato com vazamentos na mangueira de fluido.

• NUNCA ponha a mão na frente da pistola. Luvas não protegem contra ferimentos por injeção.

• SEMPRE trave o gatilho da pistola, desligue a bomba de fluido e libere toda a pressão antes de

realizar manutenção, limpar a proteção da ponta, trocar pontas ou deixar o equipamento sem supervisão. O desligamento do motor não libera a pressão. Para liberar a pressão do sistema, é necessário girar a válvula de PRIME/SPRAY ou a válvula de sangria de pressão até as posições corretas.

• SEMPRE mantenha a proteção da ponta no lugar durante a pulverização. A proteção da ponta

oferece alguma proteção, mas é principalmente um dispositivo de aviso.

• SEMPRE remova a ponta de pulverização antes de enxaguar ou limpar o sistema.

• NUNCA use uma pistola de pulverização sem que o bloqueio do gatilho e a proteção do gatilho

estejam nos devidos lugares.

• Todos os acessórios devem ser classificados dentro (ou acima) da faixa de pressão operacional máxima do pulverizador. Isso inclui pontas de pulverização, pistolas, extensões e mangueira.

RISCO: MANGUEIRA DE ALTA PRESSÃO A mangueira de tinta pode apresentar vazamentos por conta

de desgaste, torção e uso indevido. Um vazamento pode injetar material na pele. Inspecione a mangueira antes de cada utilização.

PREVENÇÃO:

• Evite realizar dobras ou torções acentuadas na mangueira de alta pressão. O menor raio de dobra equivale a cerca de 20 cm.

• Não opere sobre a mangueira de alta pressão. Proteja contra pontas e objetos afiados. • Substitua imediatamente uma mangueira de alta pressão danificada.

• Nunca repare por conta própria mangueiras de alta pressão defeituosas.

• Antes de cada utilização, verifique se alguma mangueira apresenta cortes, vazamentos, abrasão ou protuberâncias na cobertura. Verifique se há danos ou eventuais desacoplamentos. Caso observe qualquer uma dessas condições, substitua imediatamente a mangueira. Nunca repare uma mangueira de tinta. Substitua-a por outra mangueira de alta pressão adequada.

• Certifique-se de que o cabo de alimentação, a mangueira de ar e as mangueiras de pulverização sejam instalados de maneira a minimizar o risco de escorregões, tropeços e quedas.

RISCO: EXPLOSÃO OU INCÊNCIO

Valores Inflamáveis na área de trabalho, como vapores de solventes ou tintas, podem causar ignição ou explodir.

• Permita uma grande quantidade de ar fresco para impedir o acúmulo de vapores inflamáveis no ar dentro da área de pulverização.

• Evite todas as fontes de um possível ponto de partida para uma explosão, como faíscas de eletricidade estática, aparelhos elétricos, chamas, luzes piloto, objetos quentes e faíscas de conexão

e desconexão de cabos de alimentação ou interruptores de luz em funcionamento. • Não fume na área de pulverização.

• Coloque o pulverizador a uma distância suficiente do objeto de pulverização em uma área bem-ventilada (adicione mais mangueira, se necessário). Os vapores inflamáveis frequentemente são mais pesados do que o ar. A área do piso deve ser extremamente bem ventilada. A bomba contém peças que formam arcos voltaicos que emitem faíscas e podem inflamar vapores.

• Os equipamentos e objetos dentro e ao redor da área de pulverização devem estar aterrados adequadamente para impedir faíscas estáticas.

• Use apenas mangueiras de fluido de alta pressão condutoras ou aterradas. A pistola deve ser aterrada por meio das conexões da mangueira.

• O cabo de energia deve ser conectado a um circuito aterrado (somente unidades elétricas).

• Siga os avisos e as instruções do fabricante do material e do solvente. Esteja familiarizado com as informações técnicas e a ficha de dados de segurança (FDS) do material de revestimento para garantir o uso seguro.

• Use a menor pressão possível para lavar o equipamento.

• Ao limpar a unidade com solventes, o solvente nunca deve ser pulverizado ou bombeado de

volta

para um recipiente com uma abertura pequena (orifício). Isso pode gerar uma mistura explosiva

de gás/ar.

• Não use tintas ou solventes que contenham hidrocarbonetos halogenados. Por exemplo,

cloro, alvejante, fungicidas, cloreto de metileno e tricloroetano. Eles são incompatíveis com o

alumínio. Entre em contato com o fornecedor do revestimento para obter informações sobre a

compatibilidade do material com o alumínio.

RISCO: VAPORES PERIGOSOS

Tintas, solventes e outros materiais podem ser perigosos se inalados ou se entrarem em contato

com o corpo. Os vapores podem causar grave náusea, desmaio ou envenenamento.

PREVENÇÃO:

• Durante a pulverização, use proteção respiratória. Leia todas as instruções que acompanham a máscara para se certificar de que ela fornecerá a proteção necessária.

• Todas as regulamentações locais relativas à proteção contra vapores perigosos devem ser observadas.

• Use óculos de proteção.

• É necessário utilizar roupas, luvas e, possivelmente, cremes para a proteção da pele. Observe as regulamentações do fabricante com relação a materiais de revestimento, solventes e agentes de limpeza na preparação, processamento e limpeza de unidades.

ATENÇÃO

PERIGO DE QUEIMADURA

As superfícies do equipamento podem ficar muito quentes durante a operação. Para evitar queimaduras graves, não toque no equipamento quente. Espere até o equipamento esfriar completamente.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO.

- O equipamento airless foi desenvolvido para realizar trabalhos de pulverização de alta pressão de materiais de revestimento líquidos;

- Observe este esquema para se familiarizar com o equipamento airless antes de o utilizar;

5. COMPONENTES DO PRODUTO 1. Alça de transporte. 2. Mangueira aspiração. 3. Tubo retorno. 4. Interruptor on/off . 5. Filtro admissão. 6. Regulador de pressão. 7. Seletor pulverizar/primar. 8. Pistola airless. 9. Mangueira airless. 10. Conector da mangueira. FONTE DE ALIMENTAÇÃO.

- Certifique-se de que a fonte de alimentação se ajusta aos requisitos especificados na placa de dados do equipamento airless (1).

- Colocar o motor a funcionar a baixa voltagem fará com que este opere lentamente. - Isto reduzirá o rendimento e pode causar o sobreaquecimento do motor.

INSTALAÇÃO.

- Ligue a mangueira de pintura à saída do equipamento e ajuste-a com uma chave (6) - Ligue a mangueira de pintura à pistola airless e ajuste com duas chaves (7)

- Gire o regulador de controle de pressão à configuração “pulverização baixa pressão” (8).

PRESSIONADO E INICIADO.

- Separe o menor tubo, do tubo de sucção (12)

- Coloque o tubo de sucção em um recipiente de resíduos (13) - Submerge o tubo de sucção em água ou em um solvente (14) - Coloque o botão “spray / prime” no Posição “prime” (10)

- Defina o regulador controle de pressão na configuração “spray / prime” (15) - Ligue o equipamento (16)

- O equipamento irá começar a o bombeamento da água/solvente para fora, espere até que todas as bolhas de ar sejam eliminados do sistema.

Após o procedimento acima coloque o botão liga / desliga em “Desligado” (9)

- Pressione várias vezes o gatilho da pistola de pulverização até que o solvente correspondente saia da pistola sem interrupção;

- Coloque o tubo de sucção no balde com o solvente correspondente (água ou solvente); - Acione novamente a pistola até aparecer o solvente correspondente (água ou solvente);

- Aumente a pressão lentamente através do controle de pressão. Verifique o padrão de pulverização e aumente a pressão até a atomização estar correta.

- O equipamento está pronto para pulverizar. TÉCNICA DE PULVERIZAÇÃO

PERIGO DE INJEÇÃO.

O fundamental num bom trabalho de pintura é obter uma camada regular sobre toda a superfície. Isto é feito com movimentos uniformes. Mantenha o movimento do braço num ritmo constante e mantenha a pistola a uma distância constante da superfície. A melhor distância de pulverização é de 25 a 30 cm entre o bico e a superfície

(2)

2

1 - INSTRUÇÕES

2 -SÍMBOLOS E SEUS SIGNIFICADOS

ATENÇÃO: LEIA TODOS OS AVISOS DE SEGURANÇA E TODAS AS INSTRUÇÕES.

Falha em seguir todos os avisos e instruções listados abaixo pode resultar em choque elétrico, fogo e/ou em ferimento sério.

Prezado usuário: Este manual contém detalhes de instalação, funcionamento, operação e manutenção da MÁQUINA DE PINTURA AIRLESS. O termo “ferramenta” em todos os avisos listados abaixo referem-se a ferramenta alimentada através de seu cordão de alimentação ou a ferramenta operada a bateria (sem cordão).

ATENÇÃO: CASO ESTE EQUIPAMENTO APRESENTE ALGUMA NÃO CONFORMIDADE, ENCAMINHE-O PARA A ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA SIGMA MAIS PRÓXIMA.

ATENÇÃO: AO UTILIZAR A FERRAMENTA DEVEM SER SEGUIDAS AS PRECAUÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA A FIM DE EVITAR RISCOS DE CHOQUE ELÉTRICO E ACIDENTES.

a) Mantenha a área de trabalho limpa e iluminada. As áreas desorganizadas e escuras são um convite aos acidentes.

b) Não opere ferramentas em atmosferas explosivas, como na presença de líquidos

inflamáveis, gases ou poeira. As ferramentas criam faíscas que podem inflamar a poeira ou os vapores.

c) Mantenha crianças e visitantes afastados ao operar uma ferramenta. As distrações podem fazer você perder o controle.

a) O plugue da ferramenta deve ser compatível com as tomadas. Nunca modifique o plugue. Não use nenhum plugue adaptador com as ferramentas aterradas. Os plugues sem modificações aliados a utilização de tomadas compatíveis reduzem o risco de choque elétrico.

b) Evite o contato do corpo com superfícies ligadas à terra ou aterradas tais como as tubulações, radiadores, fornos e refrigeradores.

Há um aumento no risco de choque elétrico se seu corpo for ligado à terra ou aterramento.

c) Não exponha a ferramentas à chuva ou às condições úmidas. A água entrando na ferramenta aumenta o risco de choque elétrico.

d) Não force o cordão de alimentação. Nunca use o cordão de alimentação para carregar, puxar ou o para desconectar a ferramenta da tomada. Mantenha o cabo elétrico longe do calor, óleo, bordas afiadas ou das partes em movimentos. Os cabos danificados ou emaranhados aumentam o risco de choque elétrico.

e) Ao operar uma ferramenta ao ar livre, use um cabo de extensão apropriado para o uso ao ar livre. O uso de um cabo apropriado ao ar livre reduz o risco de choque elétrico.

f) Se a operação de uma ferramenta em um local seguro não for possível, use alimentação protegida por um dispositivo de corrente residual (RCD). O uso de um RCD reduz o risco de choque elétrico.

NOTA: O termo “dispositivo de corrente residual (RCD)” pode ser substituído pelo termo “interruptor do circuito de falha à terra (GFCI - ground fault circuit interrupter )” ou “disjuntor de fuga de corrente (ELCB - earth leakage circuit breaker )”.

g) Se a ferramenta apresentar excesso de faísca dentro da caixa do motor, desligue-a imediatamente e leve-a até uma assistência técnica autorizada mais próxima. Consulte a nossa rede de assistentes técnicos em nosso site: www.sigmatools.com.br.

3.3. SEGURANÇA PESSOAL

a) Fique atento durante a realização do trabalho e use o bom senso ao operar uma ferramenta. Não a utilize quando você estiver cansado ou sob a influência de drogas, álcool ou medicamentos.

Um momento de desatenção pode resultar em grave acidente.

b) Sempre utilize EPIs, como óculos de segurança. Equipamentos de

segurança, tais como: máscara contra a poeira, sapatos de segurança antiderrapantes, capacete de segurança ou protetor auricular, utilizados em condições apropriadas, reduzirão os riscos de ferimentos pessoais.

c) Evite a partida não intencional. Assegure que o interruptor está na posição desligada antes de conectar o plugue na tomada e/ou bateria, pegar ou carregar a ferramenta. Carregar as ferramentas com seu dedo no interruptor ou conectar as ferramentas que apresentam interruptor na posição “ligado” são convites a acidentes.

d) Remova qualquer chave de ajuste antes de ligar a ferramenta. Uma chave de boca ou de ajuste conectada a uma parte rotativa da ferramenta pode resultar em acidentes

e) Não exceda o limite da ferramenta. Mantenha o apoio e o equilíbrio adequados durante o uso. Isto permite melhor controle da ferramenta em situações inesperadas.

f) Utilize roupas apropriadas para o trabalho. Não use roupas demasiadamente largas ou joias. Mantenha seus cabelos, roupas e luvas longe das peças móveis. Roupas folgadas, joias ou cabelos longos podem ser presos pelas partes em movimento.

g) Se os dispositivos são fornecidos com conexão para extração e coleta de pó, assegure que estes estão conectados e utilizados corretamente. O uso destes dispositivos pode reduzir riscos relacionados à poeira. h) Use protetores auriculares. A exposição ao ruído pode causar perda auditiva.

i) Usar máscara contra pó e óculos de segurança e, dependendo da aplicação, protetor facial, luvas de segurança e avental capaz de bloquear fragmentos da peça de trabalho. O protetor ocular deve ser capaz de conter fragmentos arremessados gerados pelas várias operações. A máscara contra pó ou respirador deve ser capaz de filtrar as partículas geradas pela operação.

j) Segure a ferramenta pela superfície isolada de manuseio ao realizar uma operação onde o acessório de corte pode entrar em contato com a fiação não aparente. O contato do acessório de corte a um fio “vivo” pode tornar “vivas” as partes metálicas expostas da ferramenta e resultar ao operador um choque elétrico.

3.4. USO E CUIDADOS COM A FERRAMENTA

a) Não force a ferramenta. Utilize a ferramenta correta para cada aplicação. Desta forma, o trabalho será melhor realizado e com mais segurança, de acordo com a função e capacidades para a qual foi projetada. b) Não use a ferramenta se o interruptor não ligar e desligar. Qualquer ferramenta que não pode ser controlada com o interruptor é perigosa e deve ser reparada

c) Desconecte o plugue da tomada antes de fazer qualquer tipo de ajuste, mudança de acessórios ou armazenamento de ferramentas. Tais medidas de segurança preventivas reduzem o risco de se ligar a ferramenta acidentalmente..

d) Guarde as ferramentas fora do alcance das crianças e não permita que pessoas não familiarizadas com a ferramenta ou com estas instruções operem a ferramenta. As ferramentas são perigosas nas mãos de usuários não treinados.

e) Para a manutenção da ferramenta, verifique o desalinhamento ou coesão das partes móveis, rachaduras e qualquer outra condição que possa afetar a operação. Se danificada, a ferramenta deve ser reparada antes do uso. Muitos acidentes são causados pela inadequada manutenção das ferramentas. Para manutenções encaminhe a ferramenta a uma assistência técnica autorizada. Consulte nossa rede de assistentes técnicos

autorizados em nosso site: www.sigmatools.com.br.

f) Use a ferramenta, acessórios, entre outras partes que a compõem, de acordo com as instruções e da maneira designada para o tipo particular da ferramenta, levando em consideração as condições e o trabalho a ser desempenhado. O uso da ferramenta em operações diferentes das designadas podem resultar em situações de risco.

g) Cuide da ferramenta mantendo-a sempre limpa. Siga corretamente as instruções de lubrificação e troca de acessórios. Inspecione o cordão elétrico periodicamente, assim como as escovas de carvão. Caso seja necessária a troca, procure uma assistência técnica autorizada em nosso site: www.sigmatools.com.br. Mantenha os pontos onde o operador segura a ferramenta sempre limpos, secos e livres de óleo ou graxa.

h) Nunca substitua peças ou partes pessoalmente e nem peça a outra pessoa para fazê-lo. Leve sempre a ferramenta a uma assistência técnica autorizada mais próxima: www.sigmatools.com.br. i) Utilize somente partes, peças e acessórios originais.

Atenção: Perigo de ferimentos causados por injeção! As unidades sem ar desenvolvem pressões de pulverização extremamente altas.

Nunca coloque os dedos, mãos ou qualquer outra parte do corpo dentro do jato de spray. Nunca aponte a pistola de pulverização para si mesmo, nem para outras pessoas ou animais. Nunca use a pistola de pulverização sem a proteção de segurança. Não considere um ferimento causado por pulverização como um corte inofensivo. Caso sua pele sofra ferimentos causados por materiais de revestimento ou solventes, consulte um médico imediatamente para obter tratamento rápido e especializado. Informe ao médico o material de revestimento ou solvente utilizado.

As instruções de operação exigem que os seguintes pontos sempre sejam observados antes de dar a partida:

1. As unidades defeituosas não devem ser usadas.

2. Prenda a pistola de pulverização usando o bloqueio do gatilho. 3. Certifique-se de que a unidade está devidamente aterrada.

4. Verifique a pressão operacional permitida da mangueira de alta pressão e da pistola de pulverização.

5. Verifique todas as conexões quanto a vazamentos.

As instruções relativas à limpeza e manutenção regulares da unidade devem ser rigorosamente observadas.

Antes de executar qualquer trabalho na unidade ou a cada intervalo no trabalho, observe as seguintes regras:

1. Solte a pressão da pistola de pulverização e da mangueira. 2. Prenda a pistola de pulverização usando o bloqueio do gatilho. 3. Desligue a unidade.

RISCO: FERIMENTO CAUSADO POR INJEÇÃO O fluxo de alta pressão produzido por este equipamento

pode perfurar a pele e os tecidos subjacentes, levando a graves ferimentos e possível amputação. Não considere um ferimento causado por pulverização como um corte inofensivo. Caso sua pele sofra ferimentos causados por materiais de revestimento ou solventes, consulte um médico imediatamente para obter tratamento rápido e especializado. Informe ao médico o material de revestimento ou solvente utilizado.

PREVENÇÃO:

• NUNCA aponte a pistola para qualquer parte do corpo.

• NUNCA permita que qualquer parte do corpo toque o fluxo de fluido. NÃO permita que seu corpo

entre em contato com vazamentos na mangueira de fluido.

• NUNCA ponha a mão na frente da pistola. Luvas não protegem contra ferimentos por injeção.

• SEMPRE trave o gatilho da pistola, desligue a bomba de fluido e libere toda a pressão antes de

realizar manutenção, limpar a proteção da ponta, trocar pontas ou deixar o equipamento sem supervisão. O desligamento do motor não libera a pressão. Para liberar a pressão do sistema, é necessário girar a válvula de PRIME/SPRAY ou a válvula de sangria de pressão até as posições corretas.

• SEMPRE mantenha a proteção da ponta no lugar durante a pulverização. A proteção da ponta

oferece alguma proteção, mas é principalmente um dispositivo de aviso.

• SEMPRE remova a ponta de pulverização antes de enxaguar ou limpar o sistema.

• NUNCA use uma pistola de pulverização sem que o bloqueio do gatilho e a proteção do gatilho

estejam nos devidos lugares.

• Todos os acessórios devem ser classificados dentro (ou acima) da faixa de pressão operacional máxima do pulverizador. Isso inclui pontas de pulverização, pistolas, extensões e mangueira.

RISCO: MANGUEIRA DE ALTA PRESSÃO A mangueira de tinta pode apresentar vazamentos por conta

de desgaste, torção e uso indevido. Um vazamento pode injetar material na pele. Inspecione a mangueira antes de cada utilização.

PREVENÇÃO:

• Evite realizar dobras ou torções acentuadas na mangueira de alta pressão. O menor raio de dobra equivale a cerca de 20 cm.

• Não opere sobre a mangueira de alta pressão. Proteja contra pontas e objetos afiados. • Substitua imediatamente uma mangueira de alta pressão danificada.

• Nunca repare por conta própria mangueiras de alta pressão defeituosas.

• Antes de cada utilização, verifique se alguma mangueira apresenta cortes, vazamentos, abrasão ou protuberâncias na cobertura. Verifique se há danos ou eventuais desacoplamentos. Caso observe qualquer uma dessas condições, substitua imediatamente a mangueira. Nunca repare uma mangueira de tinta. Substitua-a por outra mangueira de alta pressão adequada.

• Certifique-se de que o cabo de alimentação, a mangueira de ar e as mangueiras de pulverização sejam instalados de maneira a minimizar o risco de escorregões, tropeços e quedas.

RISCO: EXPLOSÃO OU INCÊNCIO

Valores Inflamáveis na área de trabalho, como vapores de solventes ou tintas, podem causar ignição ou explodir.

• Permita uma grande quantidade de ar fresco para impedir o acúmulo de vapores inflamáveis no ar dentro da área de pulverização.

• Evite todas as fontes de um possível ponto de partida para uma explosão, como faíscas de eletricidade estática, aparelhos elétricos, chamas, luzes piloto, objetos quentes e faíscas de conexão

• Não fume na área de pulverização.

• Coloque o pulverizador a uma distância suficiente do objeto de pulverização em uma área bem-ventilada (adicione mais mangueira, se necessário). Os vapores inflamáveis frequentemente são mais pesados do que o ar. A área do piso deve ser extremamente bem ventilada. A bomba contém peças que formam arcos voltaicos que emitem faíscas e podem inflamar vapores.

• Os equipamentos e objetos dentro e ao redor da área de pulverização devem estar aterrados adequadamente para impedir faíscas estáticas.

• Use apenas mangueiras de fluido de alta pressão condutoras ou aterradas. A pistola deve ser aterrada por meio das conexões da mangueira.

• O cabo de energia deve ser conectado a um circuito aterrado (somente unidades elétricas).

• Siga os avisos e as instruções do fabricante do material e do solvente. Esteja familiarizado com as informações técnicas e a ficha de dados de segurança (FDS) do material de revestimento para garantir o uso seguro.

• Use a menor pressão possível para lavar o equipamento.

• Ao limpar a unidade com solventes, o solvente nunca deve ser pulverizado ou bombeado de

volta

para um recipiente com uma abertura pequena (orifício). Isso pode gerar uma mistura explosiva

de gás/ar.

• Não use tintas ou solventes que contenham hidrocarbonetos halogenados. Por exemplo,

cloro, alvejante, fungicidas, cloreto de metileno e tricloroetano. Eles são incompatíveis com o

alumínio. Entre em contato com o fornecedor do revestimento para obter informações sobre a

compatibilidade do material com o alumínio.

RISCO: VAPORES PERIGOSOS

Tintas, solventes e outros materiais podem ser perigosos se inalados ou se entrarem em contato

com o corpo. Os vapores podem causar grave náusea, desmaio ou envenenamento.

PREVENÇÃO:

• Durante a pulverização, use proteção respiratória. Leia todas as instruções que acompanham a máscara para se certificar de que ela fornecerá a proteção necessária.

• Todas as regulamentações locais relativas à proteção contra vapores perigosos devem ser observadas.

• Use óculos de proteção.

• É necessário utilizar roupas, luvas e, possivelmente, cremes para a proteção da pele. Observe as regulamentações do fabricante com relação a materiais de revestimento, solventes e agentes de limpeza na preparação, processamento e limpeza de unidades.

ATENÇÃO

PERIGO DE QUEIMADURA

As superfícies do equipamento podem ficar muito quentes durante a operação. Para evitar queimaduras graves, não toque no equipamento quente. Espere até o equipamento esfriar completamente.

- O equipamento airless foi desenvolvido para realizar trabalhos de pulverização de alta pressão de materiais de revestimento líquidos;

- Observe este esquema para se familiarizar com o equipamento airless antes de o utilizar;

5. COMPONENTES DO PRODUTO 1. Alça de transporte. 2. Mangueira aspiração. 3. Tubo retorno. 4. Interruptor on/off . 5. Filtro admissão. 6. Regulador de pressão. 7. Seletor pulverizar/primar. 8. Pistola airless. 9. Mangueira airless. 10. Conector da mangueira. FONTE DE ALIMENTAÇÃO.

- Certifique-se de que a fonte de alimentação se ajusta aos requisitos especificados na placa de dados do equipamento airless (1).

- Colocar o motor a funcionar a baixa voltagem fará com que este opere lentamente. - Isto reduzirá o rendimento e pode causar o sobreaquecimento do motor.

INSTALAÇÃO.

- Ligue a mangueira de pintura à saída do equipamento e ajuste-a com uma chave (6) - Ligue a mangueira de pintura à pistola airless e ajuste com duas chaves (7)

- Gire o regulador de controle de pressão à configuração “pulverização baixa pressão” (8).

PRESSIONADO E INICIADO.

- Separe o menor tubo, do tubo de sucção (12)

- Coloque o tubo de sucção em um recipiente de resíduos (13) - Submerge o tubo de sucção em água ou em um solvente (14) - Coloque o botão “spray / prime” no Posição “prime” (10)

- Defina o regulador controle de pressão na configuração “spray / prime” (15) - Ligue o equipamento (16)

- O equipamento irá começar a o bombeamento da água/solvente para fora, espere até que todas as bolhas de ar sejam eliminados do sistema.

Após o procedimento acima coloque o botão liga / desliga em “Desligado” (9)

- Pressione várias vezes o gatilho da pistola de pulverização até que o solvente correspondente saia da pistola sem interrupção;

- Coloque o tubo de sucção no balde com o solvente correspondente (água ou solvente); - Acione novamente a pistola até aparecer o solvente correspondente (água ou solvente);

- Aumente a pressão lentamente através do controle de pressão. Verifique o padrão de pulverização e aumente a pressão até a atomização estar correta.

- O equipamento está pronto para pulverizar. TÉCNICA DE PULVERIZAÇÃO

PERIGO DE INJEÇÃO.

O fundamental num bom trabalho de pintura é obter uma camada regular sobre toda a superfície. Isto é feito com movimentos uniformes. Mantenha o movimento do braço num ritmo constante e mantenha a pistola a uma distância constante da superfície. A melhor distância de pulverização é de 25 a 30 cm entre o bico e a superfície

(3)

3

ATENÇÃO: LEIA TODOS OS AVISOS DE SEGURANÇA E TODAS AS INSTRUÇÕES.

Falha em seguir todos os avisos e instruções listados abaixo pode resultar em choque elétrico, fogo e/ou em ferimento sério.

Prezado usuário: Este manual contém detalhes de instalação, funcionamento, operação e manutenção da MÁQUINA DE PINTURA AIRLESS. O termo “ferramenta” em todos os avisos listados abaixo referem-se a ferramenta alimentada através de seu cordão de alimentação ou a ferramenta operada a bateria (sem cordão).

ATENÇÃO: CASO ESTE EQUIPAMENTO APRESENTE ALGUMA NÃO CONFORMIDADE, ENCAMINHE-O PARA A ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA SIGMA MAIS PRÓXIMA.

ATENÇÃO: AO UTILIZAR A FERRAMENTA DEVEM SER SEGUIDAS AS PRECAUÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA A FIM DE EVITAR RISCOS DE CHOQUE ELÉTRICO E ACIDENTES.

a) Mantenha a área de trabalho limpa e iluminada. As áreas desorganizadas e escuras são um convite aos acidentes.

b) Não opere ferramentas em atmosferas explosivas, como na presença de líquidos

inflamáveis, gases ou poeira. As ferramentas criam faíscas que podem inflamar a poeira ou os vapores.

c) Mantenha crianças e visitantes afastados ao operar uma ferramenta. As distrações podem fazer você perder o controle.

a) O plugue da ferramenta deve ser compatível com as tomadas. Nunca modifique o plugue. Não use nenhum plugue adaptador com as ferramentas aterradas. Os plugues sem modificações aliados a utilização de tomadas compatíveis reduzem o risco de choque elétrico.

b) Evite o contato do corpo com superfícies ligadas à terra ou aterradas tais como as tubulações, radiadores, fornos e refrigeradores.

Há um aumento no risco de choque elétrico se seu corpo for ligado à terra ou aterramento.

c) Não exponha a ferramentas à chuva ou às condições úmidas. A água entrando na ferramenta aumenta o risco de choque elétrico.

d) Não force o cordão de alimentação. Nunca use o cordão de alimentação para carregar, puxar ou o para desconectar a ferramenta da tomada. Mantenha o cabo elétrico longe do calor, óleo, bordas afiadas ou das partes em movimentos. Os cabos danificados ou emaranhados aumentam o risco de choque elétrico.

e) Ao operar uma ferramenta ao ar livre, use um cabo de extensão apropriado para o uso ao ar livre. O uso de um cabo apropriado ao ar livre reduz o risco de choque elétrico.

f) Se a operação de uma ferramenta em um local seguro não for possível, use alimentação protegida por um dispositivo de corrente residual (RCD). O uso de um RCD reduz o risco de choque elétrico.

NOTA: O termo “dispositivo de corrente residual (RCD)” pode ser substituído pelo termo “interruptor do circuito de falha à terra (GFCI - ground fault circuit interrupter )” ou “disjuntor de fuga de corrente (ELCB - earth leakage circuit breaker )”.

g) Se a ferramenta apresentar excesso de faísca dentro da caixa do motor, desligue-a imediatamente e leve-a até uma assistência técnica autorizada mais próxima. Consulte a nossa rede de assistentes técnicos em nosso site: www.sigmatools.com.br.

3.3. SEGURANÇA PESSOAL

a) Fique atento durante a realização do trabalho e use o bom senso ao operar uma ferramenta. Não a utilize quando você estiver cansado ou sob a influência de drogas, álcool ou medicamentos.

Um momento de desatenção pode resultar em grave acidente.

b) Sempre utilize EPIs, como óculos de segurança. Equipamentos de

segurança, tais como: máscara contra a poeira, sapatos de segurança antiderrapantes, capacete de segurança ou protetor auricular, utilizados em condições apropriadas, reduzirão os riscos de ferimentos pessoais.

c) Evite a partida não intencional. Assegure que o interruptor está na posição desligada antes de conectar o plugue na tomada e/ou bateria, pegar ou carregar a ferramenta. Carregar as ferramentas com seu dedo no interruptor ou conectar as ferramentas que apresentam interruptor na posição “ligado” são convites a acidentes.

d) Remova qualquer chave de ajuste antes de ligar a ferramenta. Uma chave de boca ou de ajuste conectada a uma parte rotativa da ferramenta pode resultar em acidentes

e) Não exceda o limite da ferramenta. Mantenha o apoio e o equilíbrio adequados durante o uso. Isto permite melhor controle da ferramenta em situações inesperadas.

f) Utilize roupas apropriadas para o trabalho. Não use roupas demasiadamente largas ou joias. Mantenha seus cabelos, roupas e luvas longe das peças móveis. Roupas folgadas, joias ou cabelos longos podem ser presos pelas partes em movimento.

g) Se os dispositivos são fornecidos com conexão para extração e coleta de pó, assegure que estes estão conectados e utilizados corretamente. O uso destes dispositivos pode reduzir riscos relacionados à poeira. h) Use protetores auriculares. A exposição ao ruído pode causar perda auditiva.

i) Usar máscara contra pó e óculos de segurança e, dependendo da aplicação, protetor facial, luvas de segurança e avental capaz de bloquear fragmentos da peça de trabalho. O protetor ocular deve ser capaz de conter fragmentos arremessados gerados pelas várias operações. A máscara contra pó ou respirador deve ser capaz de filtrar as partículas geradas pela operação.

j) Segure a ferramenta pela superfície isolada de manuseio ao realizar uma operação onde o acessório de corte pode entrar em contato com a fiação não aparente. O contato do acessório de corte a um fio “vivo” pode tornar “vivas” as partes metálicas expostas da ferramenta e resultar ao operador um choque elétrico.

3.4. USO E CUIDADOS COM A FERRAMENTA

a) Não force a ferramenta. Utilize a ferramenta correta para cada aplicação. Desta forma, o trabalho será melhor realizado e com mais segurança, de acordo com a função e capacidades para a qual foi projetada. b) Não use a ferramenta se o interruptor não ligar e desligar. Qualquer ferramenta que não pode ser controlada com o interruptor é perigosa e deve ser reparada

c) Desconecte o plugue da tomada antes de fazer qualquer tipo de ajuste, mudança de acessórios ou armazenamento de ferramentas. Tais medidas de segurança preventivas reduzem o risco de se ligar a ferramenta acidentalmente..

d) Guarde as ferramentas fora do alcance das crianças e não permita que pessoas não familiarizadas com a ferramenta ou com estas instruções operem a ferramenta. As ferramentas são perigosas nas mãos de usuários não treinados.

e) Para a manutenção da ferramenta, verifique o desalinhamento ou coesão das partes móveis, rachaduras e qualquer outra condição que possa afetar a operação. Se danificada, a ferramenta deve ser reparada antes do uso. Muitos acidentes são causados pela inadequada manutenção das ferramentas. Para manutenções encaminhe a ferramenta a uma assistência técnica autorizada. Consulte nossa rede de assistentes técnicos

autorizados em nosso site: www.sigmatools.com.br.

f) Use a ferramenta, acessórios, entre outras partes que a compõem, de acordo com as instruções e da maneira designada para o tipo particular da ferramenta, levando em consideração as condições e o trabalho a ser desempenhado. O uso da ferramenta em operações diferentes das designadas podem resultar em situações de risco.

g) Cuide da ferramenta mantendo-a sempre limpa. Siga corretamente as instruções de lubrificação e troca de acessórios. Inspecione o cordão elétrico periodicamente, assim como as escovas de carvão. Caso seja necessária a troca, procure uma assistência técnica autorizada em nosso site: www.sigmatools.com.br. Mantenha os pontos onde o operador segura a ferramenta sempre limpos, secos e livres de óleo ou graxa.

h) Nunca substitua peças ou partes pessoalmente e nem peça a outra pessoa para fazê-lo. Leve sempre a ferramenta a uma assistência técnica autorizada mais próxima: www.sigmatools.com.br. i) Utilize somente partes, peças e acessórios originais.

Atenção: Perigo de ferimentos causados por injeção! As unidades sem ar desenvolvem pressões de pulverização extremamente altas.

Nunca coloque os dedos, mãos ou qualquer outra parte do corpo dentro do jato de spray. Nunca aponte a pistola de pulverização para si mesmo, nem para outras pessoas ou animais. Nunca use a pistola de pulverização sem a proteção de segurança. Não considere um ferimento causado por pulverização como um corte inofensivo. Caso sua pele sofra ferimentos causados por materiais de revestimento ou solventes, consulte um médico imediatamente para obter tratamento rápido e especializado. Informe ao médico o material de revestimento ou solvente utilizado.

As instruções de operação exigem que os seguintes pontos sempre sejam observados antes de dar a partida:

1. As unidades defeituosas não devem ser usadas.

2. Prenda a pistola de pulverização usando o bloqueio do gatilho. 3. Certifique-se de que a unidade está devidamente aterrada.

4. Verifique a pressão operacional permitida da mangueira de alta pressão e da pistola de pulverização.

5. Verifique todas as conexões quanto a vazamentos.

As instruções relativas à limpeza e manutenção regulares da unidade devem ser rigorosamente observadas.

Antes de executar qualquer trabalho na unidade ou a cada intervalo no trabalho, observe as seguintes regras:

1. Solte a pressão da pistola de pulverização e da mangueira. 2. Prenda a pistola de pulverização usando o bloqueio do gatilho. 3. Desligue a unidade.

RISCO: FERIMENTO CAUSADO POR INJEÇÃO O fluxo de alta pressão produzido por este equipamento

pode perfurar a pele e os tecidos subjacentes, levando a graves ferimentos e possível amputação. Não considere um ferimento causado por pulverização como um corte inofensivo. Caso sua pele sofra ferimentos causados por materiais de revestimento ou solventes, consulte um médico imediatamente para obter tratamento rápido e especializado. Informe ao médico o material de revestimento ou solvente utilizado.

3.2. SEGURANÇA ELÉTRICA

3. INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

3.1. SEGURANÇA DA ÁREA DE TRABALHO

PREVENÇÃO: NUNCA aponte a pistola para qualquer parte do corpo.

• NUNCA permita que qualquer parte do corpo toque o fluxo de fluido. NÃO permita que seu corpo

entre em contato com vazamentos na mangueira de fluido.

• NUNCA ponha a mão na frente da pistola. Luvas não protegem contra ferimentos por injeção.

• SEMPRE trave o gatilho da pistola, desligue a bomba de fluido e libere toda a pressão antes de

realizar manutenção, limpar a proteção da ponta, trocar pontas ou deixar o equipamento sem supervisão. O desligamento do motor não libera a pressão. Para liberar a pressão do sistema, é necessário girar a válvula de PRIME/SPRAY ou a válvula de sangria de pressão até as posições corretas.

• SEMPRE mantenha a proteção da ponta no lugar durante a pulverização. A proteção da ponta

oferece alguma proteção, mas é principalmente um dispositivo de aviso.

• SEMPRE remova a ponta de pulverização antes de enxaguar ou limpar o sistema.

• NUNCA use uma pistola de pulverização sem que o bloqueio do gatilho e a proteção do gatilho

estejam nos devidos lugares.

• Todos os acessórios devem ser classificados dentro (ou acima) da faixa de pressão operacional máxima do pulverizador. Isso inclui pontas de pulverização, pistolas, extensões e mangueira.

RISCO: MANGUEIRA DE ALTA PRESSÃO A mangueira de tinta pode apresentar vazamentos por conta

de desgaste, torção e uso indevido. Um vazamento pode injetar material na pele. Inspecione a mangueira antes de cada utilização.

PREVENÇÃO:

• Evite realizar dobras ou torções acentuadas na mangueira de alta pressão. O menor raio de dobra equivale a cerca de 20 cm.

• Não opere sobre a mangueira de alta pressão. Proteja contra pontas e objetos afiados. • Substitua imediatamente uma mangueira de alta pressão danificada.

• Nunca repare por conta própria mangueiras de alta pressão defeituosas.

• Antes de cada utilização, verifique se alguma mangueira apresenta cortes, vazamentos, abrasão ou protuberâncias na cobertura. Verifique se há danos ou eventuais desacoplamentos. Caso observe qualquer uma dessas condições, substitua imediatamente a mangueira. Nunca repare uma mangueira de tinta. Substitua-a por outra mangueira de alta pressão adequada.

• Certifique-se de que o cabo de alimentação, a mangueira de ar e as mangueiras de pulverização sejam instalados de maneira a minimizar o risco de escorregões, tropeços e quedas.

RISCO: EXPLOSÃO OU INCÊNCIO

Valores Inflamáveis na área de trabalho, como vapores de solventes ou tintas, podem causar ignição ou explodir.

• Permita uma grande quantidade de ar fresco para impedir o acúmulo de vapores inflamáveis no ar dentro da área de pulverização.

• Evite todas as fontes de um possível ponto de partida para uma explosão, como faíscas de eletricidade estática, aparelhos elétricos, chamas, luzes piloto, objetos quentes e faíscas de conexão

• Não fume na área de pulverização.

• Coloque o pulverizador a uma distância suficiente do objeto de pulverização em uma área bem-ventilada (adicione mais mangueira, se necessário). Os vapores inflamáveis frequentemente são mais pesados do que o ar. A área do piso deve ser extremamente bem ventilada. A bomba contém peças que formam arcos voltaicos que emitem faíscas e podem inflamar vapores.

• Os equipamentos e objetos dentro e ao redor da área de pulverização devem estar aterrados adequadamente para impedir faíscas estáticas.

• Use apenas mangueiras de fluido de alta pressão condutoras ou aterradas. A pistola deve ser aterrada por meio das conexões da mangueira.

• O cabo de energia deve ser conectado a um circuito aterrado (somente unidades elétricas).

• Siga os avisos e as instruções do fabricante do material e do solvente. Esteja familiarizado com as informações técnicas e a ficha de dados de segurança (FDS) do material de revestimento para garantir o uso seguro.

• Use a menor pressão possível para lavar o equipamento.

• Ao limpar a unidade com solventes, o solvente nunca deve ser pulverizado ou bombeado de

volta

para um recipiente com uma abertura pequena (orifício). Isso pode gerar uma mistura explosiva

de gás/ar.

• Não use tintas ou solventes que contenham hidrocarbonetos halogenados. Por exemplo,

cloro, alvejante, fungicidas, cloreto de metileno e tricloroetano. Eles são incompatíveis com o

alumínio. Entre em contato com o fornecedor do revestimento para obter informações sobre a

compatibilidade do material com o alumínio.

RISCO: VAPORES PERIGOSOS

Tintas, solventes e outros materiais podem ser perigosos se inalados ou se entrarem em contato

com o corpo. Os vapores podem causar grave náusea, desmaio ou envenenamento.

PREVENÇÃO:

• Durante a pulverização, use proteção respiratória. Leia todas as instruções que acompanham a máscara para se certificar de que ela fornecerá a proteção necessária.

• Todas as regulamentações locais relativas à proteção contra vapores perigosos devem ser observadas.

• Use óculos de proteção.

• É necessário utilizar roupas, luvas e, possivelmente, cremes para a proteção da pele. Observe as regulamentações do fabricante com relação a materiais de revestimento, solventes e agentes de limpeza na preparação, processamento e limpeza de unidades.

ATENÇÃO

PERIGO DE QUEIMADURA

As superfícies do equipamento podem ficar muito quentes durante a operação. Para evitar queimaduras graves, não toque no equipamento quente. Espere até o equipamento esfriar completamente.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO.

- O equipamento airless foi desenvolvido para realizar trabalhos de pulverização de alta pressão de materiais de revestimento líquidos;

- Observe este esquema para se familiarizar com o equipamento airless antes de o utilizar;

5. COMPONENTES DO PRODUTO 1. Alça de transporte. 2. Mangueira aspiração. 3. Tubo retorno. 4. Interruptor on/off . 5. Filtro admissão. 6. Regulador de pressão. 7. Seletor pulverizar/primar. 8. Pistola airless. 9. Mangueira airless. 10. Conector da mangueira. FONTE DE ALIMENTAÇÃO.

- Certifique-se de que a fonte de alimentação se ajusta aos requisitos especificados na placa de dados do equipamento airless (1).

- Colocar o motor a funcionar a baixa voltagem fará com que este opere lentamente. - Isto reduzirá o rendimento e pode causar o sobreaquecimento do motor.

INSTALAÇÃO.

- Ligue a mangueira de pintura à saída do equipamento e ajuste-a com uma chave (6) - Ligue a mangueira de pintura à pistola airless e ajuste com duas chaves (7)

- Gire o regulador de controle de pressão à configuração “pulverização baixa pressão” (8).

PRESSIONADO E INICIADO.

- Separe o menor tubo, do tubo de sucção (12)

- Coloque o tubo de sucção em um recipiente de resíduos (13) - Submerge o tubo de sucção em água ou em um solvente (14) - Coloque o botão “spray / prime” no Posição “prime” (10)

- Defina o regulador controle de pressão na configuração “spray / prime” (15) - Ligue o equipamento (16)

- O equipamento irá começar a o bombeamento da água/solvente para fora, espere até que todas as bolhas de ar sejam eliminados do sistema.

Após o procedimento acima coloque o botão liga / desliga em “Desligado” (9)

- Pressione várias vezes o gatilho da pistola de pulverização até que o solvente correspondente saia da pistola sem interrupção;

- Coloque o tubo de sucção no balde com o solvente correspondente (água ou solvente); - Acione novamente a pistola até aparecer o solvente correspondente (água ou solvente);

- Aumente a pressão lentamente através do controle de pressão. Verifique o padrão de pulverização e aumente a pressão até a atomização estar correta.

- O equipamento está pronto para pulverizar. TÉCNICA DE PULVERIZAÇÃO

PERIGO DE INJEÇÃO.

O fundamental num bom trabalho de pintura é obter uma camada regular sobre toda a superfície. Isto é feito com movimentos uniformes. Mantenha o movimento do braço num ritmo constante e mantenha a pistola a uma distância constante da superfície. A melhor distância de pulverização é de 25 a 30 cm entre o bico e a superfície

(4)

4

ATENÇÃO: LEIA TODOS OS AVISOS DE SEGURANÇA E TODAS AS INSTRUÇÕES.

Falha em seguir todos os avisos e instruções listados abaixo pode resultar em choque elétrico, fogo e/ou em ferimento sério.

Prezado usuário: Este manual contém detalhes de instalação, funcionamento, operação e manutenção da MÁQUINA DE PINTURA AIRLESS. O termo “ferramenta” em todos os avisos listados abaixo referem-se a ferramenta alimentada através de seu cordão de alimentação ou a ferramenta operada a bateria (sem cordão).

ATENÇÃO: CASO ESTE EQUIPAMENTO APRESENTE ALGUMA NÃO CONFORMIDADE, ENCAMINHE-O PARA A ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA SIGMA MAIS PRÓXIMA.

ATENÇÃO: AO UTILIZAR A FERRAMENTA DEVEM SER SEGUIDAS AS PRECAUÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA A FIM DE EVITAR RISCOS DE CHOQUE ELÉTRICO E ACIDENTES.

a) Mantenha a área de trabalho limpa e iluminada. As áreas desorganizadas e escuras são um convite aos acidentes.

b) Não opere ferramentas em atmosferas explosivas, como na presença de líquidos

inflamáveis, gases ou poeira. As ferramentas criam faíscas que podem inflamar a poeira ou os vapores.

c) Mantenha crianças e visitantes afastados ao operar uma ferramenta. As distrações podem fazer você perder o controle.

a) O plugue da ferramenta deve ser compatível com as tomadas. Nunca modifique o plugue. Não use nenhum plugue adaptador com as ferramentas aterradas. Os plugues sem modificações aliados a utilização de tomadas compatíveis reduzem o risco de choque elétrico.

b) Evite o contato do corpo com superfícies ligadas à terra ou aterradas tais como as tubulações, radiadores, fornos e refrigeradores.

Há um aumento no risco de choque elétrico se seu corpo for ligado à terra ou aterramento.

c) Não exponha a ferramentas à chuva ou às condições úmidas. A água entrando na ferramenta aumenta o risco de choque elétrico.

d) Não force o cordão de alimentação. Nunca use o cordão de alimentação para carregar, puxar ou o para desconectar a ferramenta da tomada. Mantenha o cabo elétrico longe do calor, óleo, bordas afiadas ou das partes em movimentos. Os cabos danificados ou emaranhados aumentam o risco de choque elétrico.

e) Ao operar uma ferramenta ao ar livre, use um cabo de extensão apropriado para o uso ao ar livre. O uso de um cabo apropriado ao ar livre reduz o risco de choque elétrico.

f) Se a operação de uma ferramenta em um local seguro não for possível, use alimentação protegida por um dispositivo de corrente residual (RCD). O uso de um RCD reduz o risco de choque elétrico.

NOTA: O termo “dispositivo de corrente residual (RCD)” pode ser substituído pelo termo “interruptor do circuito de falha à terra (GFCI - ground fault circuit interrupter )” ou “disjuntor de fuga de corrente (ELCB - earth leakage circuit breaker )”.

g) Se a ferramenta apresentar excesso de faísca dentro da caixa do motor, desligue-a imediatamente e leve-a até uma assistência técnica autorizada mais próxima. Consulte a nossa rede de assistentes técnicos em nosso site: www.sigmatools.com.br.

3.3. SEGURANÇA PESSOAL

a) Fique atento durante a realização do trabalho e use o bom senso ao operar uma ferramenta. Não a utilize quando você estiver cansado ou sob a influência de drogas, álcool ou medicamentos.

Um momento de desatenção pode resultar em grave acidente.

b) Sempre utilize EPIs, como óculos de segurança. Equipamentos de

segurança, tais como: máscara contra a poeira, sapatos de segurança antiderrapantes, capacete de segurança ou protetor auricular, utilizados em condições apropriadas, reduzirão os riscos de ferimentos pessoais.

c) Evite a partida não intencional. Assegure que o interruptor está na posição desligada antes de conectar o plugue na tomada e/ou bateria, pegar ou carregar a ferramenta. Carregar as ferramentas com seu dedo no interruptor ou conectar as ferramentas que apresentam interruptor na posição “ligado” são convites a acidentes.

d) Remova qualquer chave de ajuste antes de ligar a ferramenta. Uma chave de boca ou de ajuste conectada a uma parte rotativa da ferramenta pode resultar em acidentes

e) Não exceda o limite da ferramenta. Mantenha o apoio e o equilíbrio adequados durante o uso. Isto permite melhor controle da ferramenta em situações inesperadas.

f) Utilize roupas apropriadas para o trabalho. Não use roupas demasiadamente largas ou joias. Mantenha seus cabelos, roupas e luvas longe das peças móveis. Roupas folgadas, joias ou cabelos longos podem ser presos pelas partes em movimento.

g) Se os dispositivos são fornecidos com conexão para extração e coleta de pó, assegure que estes estão conectados e utilizados corretamente. O uso destes dispositivos pode reduzir riscos relacionados à poeira. h) Use protetores auriculares. A exposição ao ruído pode causar perda auditiva.

i) Usar máscara contra pó e óculos de segurança e, dependendo da aplicação, protetor facial, luvas de segurança e avental capaz de bloquear fragmentos da peça de trabalho. O protetor ocular deve ser capaz de conter fragmentos arremessados gerados pelas várias operações. A máscara contra pó ou respirador deve ser capaz de filtrar as partículas geradas pela operação.

j) Segure a ferramenta pela superfície isolada de manuseio ao realizar uma operação onde o acessório de corte pode entrar em contato com a fiação não aparente. O contato do acessório de corte a um fio “vivo” pode tornar “vivas” as partes metálicas expostas da ferramenta e resultar ao operador um choque elétrico.

3.4. USO E CUIDADOS COM A FERRAMENTA

a) Não force a ferramenta. Utilize a ferramenta correta para cada aplicação. Desta forma, o trabalho será melhor realizado e com mais segurança, de acordo com a função e capacidades para a qual foi projetada. b) Não use a ferramenta se o interruptor não ligar e desligar. Qualquer ferramenta que não pode ser controlada com o interruptor é perigosa e deve ser reparada

c) Desconecte o plugue da tomada antes de fazer qualquer tipo de ajuste, mudança de acessórios ou armazenamento de ferramentas. Tais medidas de segurança preventivas reduzem o risco de se ligar a ferramenta acidentalmente..

d) Guarde as ferramentas fora do alcance das crianças e não permita que pessoas não familiarizadas com a ferramenta ou com estas instruções operem a ferramenta. As ferramentas são perigosas nas mãos de usuários não treinados.

e) Para a manutenção da ferramenta, verifique o desalinhamento ou coesão das partes móveis, rachaduras e qualquer outra condição que possa afetar a operação. Se danificada, a ferramenta deve ser reparada antes do uso. Muitos acidentes são causados pela inadequada manutenção das ferramentas. Para manutenções encaminhe a ferramenta a uma assistência técnica autorizada. Consulte nossa rede de assistentes técnicos

autorizados em nosso site: www.sigmatools.com.br.

f) Use a ferramenta, acessórios, entre outras partes que a compõem, de acordo com as instruções e da maneira designada para o tipo particular da ferramenta, levando em consideração as condições e o trabalho a ser desempenhado. O uso da ferramenta em operações diferentes das designadas podem resultar em situações de risco.

g) Cuide da ferramenta mantendo-a sempre limpa. Siga corretamente as instruções de lubrificação e troca de acessórios. Inspecione o cordão elétrico periodicamente, assim como as escovas de carvão. Caso seja necessária a troca, procure uma assistência técnica autorizada em nosso site: www.sigmatools.com.br. Mantenha os pontos onde o operador segura a ferramenta sempre limpos, secos e livres de óleo ou graxa.

h) Nunca substitua peças ou partes pessoalmente e nem peça a outra pessoa para fazê-lo. Leve sempre a ferramenta a uma assistência técnica autorizada mais próxima: www.sigmatools.com.br. i) Utilize somente partes, peças e acessórios originais.

Atenção: Perigo de ferimentos causados por injeção! As unidades sem ar desenvolvem pressões de pulverização extremamente altas.

Nunca coloque os dedos, mãos ou qualquer outra parte do corpo dentro do jato de spray. Nunca aponte a pistola de pulverização para si mesmo, nem para outras pessoas ou animais. Nunca use a pistola de pulverização sem a proteção de segurança. Não considere um ferimento causado por pulverização como um corte inofensivo. Caso sua pele sofra ferimentos causados por materiais de revestimento ou solventes, consulte um médico imediatamente para obter tratamento rápido e especializado. Informe ao médico o material de revestimento ou solvente utilizado.

As instruções de operação exigem que os seguintes pontos sempre sejam observados antes de dar a partida:

1. As unidades defeituosas não devem ser usadas.

2. Prenda a pistola de pulverização usando o bloqueio do gatilho. 3. Certifique-se de que a unidade está devidamente aterrada.

4. Verifique a pressão operacional permitida da mangueira de alta pressão e da pistola de pulverização.

5. Verifique todas as conexões quanto a vazamentos.

As instruções relativas à limpeza e manutenção regulares da unidade devem ser rigorosamente observadas.

Antes de executar qualquer trabalho na unidade ou a cada intervalo no trabalho, observe as seguintes regras:

1. Solte a pressão da pistola de pulverização e da mangueira. 2. Prenda a pistola de pulverização usando o bloqueio do gatilho. 3. Desligue a unidade.

RISCO: FERIMENTO CAUSADO POR INJEÇÃO O fluxo de alta pressão produzido por este equipamento

pode perfurar a pele e os tecidos subjacentes, levando a graves ferimentos e possível amputação. Não considere um ferimento causado por pulverização como um corte inofensivo. Caso sua pele sofra ferimentos causados por materiais de revestimento ou solventes, consulte um médico imediatamente para obter tratamento rápido e especializado. Informe ao médico o material de revestimento ou solvente utilizado.

PREVENÇÃO:

• NUNCA aponte a pistola para qualquer parte do corpo.

• NUNCA permita que qualquer parte do corpo toque o fluxo de fluido. NÃO permita que seu corpo

entre em contato com vazamentos na mangueira de fluido.

• NUNCA ponha a mão na frente da pistola. Luvas não protegem contra ferimentos por injeção.

• SEMPRE trave o gatilho da pistola, desligue a bomba de fluido e libere toda a pressão antes de

realizar manutenção, limpar a proteção da ponta, trocar pontas ou deixar o equipamento sem supervisão. O desligamento do motor não libera a pressão. Para liberar a pressão do sistema, é necessário girar a válvula de PRIME/SPRAY ou a válvula de sangria de pressão até as posições corretas.

• SEMPRE mantenha a proteção da ponta no lugar durante a pulverização. A proteção da ponta

oferece alguma proteção, mas é principalmente um dispositivo de aviso.

• SEMPRE remova a ponta de pulverização antes de enxaguar ou limpar o sistema.

• NUNCA use uma pistola de pulverização sem que o bloqueio do gatilho e a proteção do gatilho

estejam nos devidos lugares.

• Todos os acessórios devem ser classificados dentro (ou acima) da faixa de pressão operacional máxima do pulverizador. Isso inclui pontas de pulverização, pistolas, extensões e mangueira.

RISCO: MANGUEIRA DE ALTA PRESSÃO A mangueira de tinta pode apresentar vazamentos por conta

de desgaste, torção e uso indevido. Um vazamento pode injetar material na pele. Inspecione a mangueira antes de cada utilização.

PREVENÇÃO:

• Evite realizar dobras ou torções acentuadas na mangueira de alta pressão. O menor raio de dobra equivale a cerca de 20 cm.

• Não opere sobre a mangueira de alta pressão. Proteja contra pontas e objetos afiados. • Substitua imediatamente uma mangueira de alta pressão danificada.

• Nunca repare por conta própria mangueiras de alta pressão defeituosas.

• Antes de cada utilização, verifique se alguma mangueira apresenta cortes, vazamentos, abrasão ou protuberâncias na cobertura. Verifique se há danos ou eventuais desacoplamentos. Caso observe qualquer uma dessas condições, substitua imediatamente a mangueira. Nunca repare uma mangueira de tinta. Substitua-a por outra mangueira de alta pressão adequada.

• Certifique-se de que o cabo de alimentação, a mangueira de ar e as mangueiras de pulverização sejam instalados de maneira a minimizar o risco de escorregões, tropeços e quedas.

RISCO: EXPLOSÃO OU INCÊNCIO

Valores Inflamáveis na área de trabalho, como vapores de solventes ou tintas, podem causar ignição ou explodir.

• Permita uma grande quantidade de ar fresco para impedir o acúmulo de vapores inflamáveis no ar dentro da área de pulverização.

• Evite todas as fontes de um possível ponto de partida para uma explosão, como faíscas de eletricidade estática, aparelhos elétricos, chamas, luzes piloto, objetos quentes e faíscas de conexão

• Não fume na área de pulverização.

• Coloque o pulverizador a uma distância suficiente do objeto de pulverização em uma área bem-ventilada (adicione mais mangueira, se necessário). Os vapores inflamáveis frequentemente são mais pesados do que o ar. A área do piso deve ser extremamente bem ventilada. A bomba contém peças que formam arcos voltaicos que emitem faíscas e podem inflamar vapores.

• Os equipamentos e objetos dentro e ao redor da área de pulverização devem estar aterrados adequadamente para impedir faíscas estáticas.

• Use apenas mangueiras de fluido de alta pressão condutoras ou aterradas. A pistola deve ser aterrada por meio das conexões da mangueira.

• O cabo de energia deve ser conectado a um circuito aterrado (somente unidades elétricas).

• Siga os avisos e as instruções do fabricante do material e do solvente. Esteja familiarizado com as informações técnicas e a ficha de dados de segurança (FDS) do material de revestimento para garantir o uso seguro.

• Use a menor pressão possível para lavar o equipamento.

• Ao limpar a unidade com solventes, o solvente nunca deve ser pulverizado ou bombeado de

volta

para um recipiente com uma abertura pequena (orifício). Isso pode gerar uma mistura explosiva

de gás/ar.

• Não use tintas ou solventes que contenham hidrocarbonetos halogenados. Por exemplo,

cloro, alvejante, fungicidas, cloreto de metileno e tricloroetano. Eles são incompatíveis com o

alumínio. Entre em contato com o fornecedor do revestimento para obter informações sobre a

compatibilidade do material com o alumínio.

RISCO: VAPORES PERIGOSOS

Tintas, solventes e outros materiais podem ser perigosos se inalados ou se entrarem em contato

com o corpo. Os vapores podem causar grave náusea, desmaio ou envenenamento.

PREVENÇÃO:

• Durante a pulverização, use proteção respiratória. Leia todas as instruções que acompanham a máscara para se certificar de que ela fornecerá a proteção necessária.

• Todas as regulamentações locais relativas à proteção contra vapores perigosos devem ser observadas.

• Use óculos de proteção.

• É necessário utilizar roupas, luvas e, possivelmente, cremes para a proteção da pele. Observe as regulamentações do fabricante com relação a materiais de revestimento, solventes e agentes de limpeza na preparação, processamento e limpeza de unidades.

ATENÇÃO

PERIGO DE QUEIMADURA

As superfícies do equipamento podem ficar muito quentes durante a operação. Para evitar queimaduras graves, não toque no equipamento quente. Espere até o equipamento esfriar completamente.

- O equipamento airless foi desenvolvido para realizar trabalhos de pulverização de alta pressão de materiais de revestimento líquidos;

- Observe este esquema para se familiarizar com o equipamento airless antes de o utilizar;

5. COMPONENTES DO PRODUTO 1. Alça de transporte. 2. Mangueira aspiração. 3. Tubo retorno. 4. Interruptor on/off . 5. Filtro admissão. 6. Regulador de pressão. 7. Seletor pulverizar/primar. 8. Pistola airless. 9. Mangueira airless. 10. Conector da mangueira. FONTE DE ALIMENTAÇÃO.

- Certifique-se de que a fonte de alimentação se ajusta aos requisitos especificados na placa de dados do equipamento airless (1).

- Colocar o motor a funcionar a baixa voltagem fará com que este opere lentamente. - Isto reduzirá o rendimento e pode causar o sobreaquecimento do motor.

INSTALAÇÃO.

- Ligue a mangueira de pintura à saída do equipamento e ajuste-a com uma chave (6) - Ligue a mangueira de pintura à pistola airless e ajuste com duas chaves (7)

- Gire o regulador de controle de pressão à configuração “pulverização baixa pressão” (8).

PRESSIONADO E INICIADO.

- Separe o menor tubo, do tubo de sucção (12)

- Coloque o tubo de sucção em um recipiente de resíduos (13) - Submerge o tubo de sucção em água ou em um solvente (14) - Coloque o botão “spray / prime” no Posição “prime” (10)

- Defina o regulador controle de pressão na configuração “spray / prime” (15) - Ligue o equipamento (16)

- O equipamento irá começar a o bombeamento da água/solvente para fora, espere até que todas as bolhas de ar sejam eliminados do sistema.

Após o procedimento acima coloque o botão liga / desliga em “Desligado” (9)

- Pressione várias vezes o gatilho da pistola de pulverização até que o solvente correspondente saia da pistola sem interrupção;

- Coloque o tubo de sucção no balde com o solvente correspondente (água ou solvente); - Acione novamente a pistola até aparecer o solvente correspondente (água ou solvente);

- Aumente a pressão lentamente através do controle de pressão. Verifique o padrão de pulverização e aumente a pressão até a atomização estar correta.

- O equipamento está pronto para pulverizar. TÉCNICA DE PULVERIZAÇÃO

PERIGO DE INJEÇÃO.

O fundamental num bom trabalho de pintura é obter uma camada regular sobre toda a superfície. Isto é feito com movimentos uniformes. Mantenha o movimento do braço num ritmo constante e mantenha a pistola a uma distância constante da superfície. A melhor distância de pulverização é de 25 a 30 cm entre o bico e a superfície

Referências

Documentos relacionados

MANGALARGA MARCHADOR

Sempre desconecte a fonte de alimentação antes de quaisquer procedimentos de manutenção ou reparo. Aguarde 10 minutos após a desconexão antes de abrir. As baterias devem

A penalidade é cominada a multa não inferior a 150 UPF/RS, de 0,5 UPF/RS por documento, quando o contribuinte extraviar, perder, inutilizar, manter fora do estabelecimento,

OBS.: Os rendimentos pagos a pessoas físicas serão calculados mediante a aplicação na Tabela Progressiva. O imposto será retido por ocasião de cada pagamento e

Para os fatos geradores ocorridos a partir do primeiro trimestre do ano-calendário 2005, será obrigatória a entrega da DACON para as pessoas jurídicas de direito

Sucede que, esta situação está intrinsicamente ligada ao fato da empresa que presta serviço estar em ordem com a sua situação societária (entre elas, capital social dentro

para divulgação de pesquisas já avaliadas pelos pares e mesmo que em andamento, já apresentasse alguns resultados das pesquisas. Trata-se de uma fonte formal e a exigência

Uma Uma seção seção formada formada apenas apenas por por uma uma lista lista de de itens itens não. não é é uma uma seção seção , e , e sim sim uma uma lista lista de de