• Nenhum resultado encontrado

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SÃO CAMILO SOCIAL

Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP

Ano II, Edição 21 25-03-11

Direção SBSC Presidente e

Provincial Pe. Leocir Pessini

Superintendente Pe. Justino Scatolin

Diretor Geral Domingos Sávio Coordenadora Social

Gilda Helena

Produzido pela LC Web Comunicação

A direção do CEI Jardim Damasceno organizou uma festa para comemorar os aniversários das crianças nascidas nos meses de fevereiro e março. Ainda na oportunidade, o equipamento comemorouo carnaval, com um baile especial. Em que as crianças se fantasiaram de pequenos animais.

Pág. 5

Veja mais

Projeto de reciclagem no CCA São Camilo

Contato com alimentos no CEI Jd. Guanabara

Valorização dos alunos no Centro de Educação Infantil Jardim Damasceno

(2)

Página 2

Aniversariantes da semana (26/03 a 01/04)

26/03 - Raimunda (CEI Jd. Guanabara) 27/03 - Graça (CEI Jd. Guanabara)

28/03 - Andrea Costa Paiva (CEI Ponte Pequena) 28/03 - Andrea Araújo (CEI Ponte Pequena) 30/03 - Silvio (CEI Vila Carioca)

30/03 - Marli (CEI Vila Carioca) 31/03 - Márcio Ramos (CAA I) 31/03 - Irai (CEI Sonho de Criança) 01/04 - Pedro Luis (CAA II)

01/04 - Robson (CEI Jd. Novo Horizonte) 01/04 - Charlene (CEI Sonho de Criança)

As crianças do Berçário em contato com os alimentos: explorar para conhecer

Projeto de alimentação no CEI Jardim Guanabara

Direção, coordenação pedagógica e colaboradoras do Centro de Educação Infantil Jardim Guanabara colocaram em desenvolvimento na unidade os projetos Alimentação Saudável e de Inclusão Social, uma vez que é atendida do CEI uma criança com necessidade especial, o que levou a direção a traçar caminhos para incluí-la nas atividades pedagógicas e também na rotina diária do CEI.

No que diz respeito ao projeto alimentação, conforme a diretora do CEI Jardim Guanabara, Eliane Lucas Barros, o objetivo é desenvolver, incentivar e melhorar o hábito de comer bem e alimentar-se com prazer, proporcionando momentos de

a p r e s e n t a ç ã o d o s a l i m e n t o s , explorando a degustação e ampliando e despertando gradativamente o interesse das crianças por novos alimentos.

Já o projeto de inclusão social tem como objetivo mostrar que todo ser humano é capaz de aprender e ensinar, independente de suas limitações.

(3)

Com a turma do Berçário II, as professoras Daniela e Mônica

CAA II trabalha contos de estórias

Nessa semana, no Centro de Acolhida para Adultos São Camilo II, a psicóloga da unidade, Francisleide Jesus, reuniu parte dos conviventes para a atividade semanal de contos de estórias, atividade que faz parte do projeto Era uma Vez.

Foram duas estórias, uma contada pela própria psicóloga, chamada A Borboleta Azul, e outra pelo convivente Senhor Antônio, chamada Semente Infértil. O objetivo desse projeto é trabalhar as projeções, oralidade e memória afetiva dos nossos conviventes, além de se um grande incentivo a leitura.

O projeto trabalha a oralidade, memória e o incentiva a leitura

CEI Guguinha realiza projeto Ecossistema

O Centro de Educação Infantil Guguinha II iniciou o ano letivo colocando em prática o projeto Ecossistema, com todas as crianças do equipamento. Neste mês de março, as educadoras trabalham a água e sua fundamental importância dentro do planeta Terra. “Mostramos para as crianças que só conseguimos sobreviver devido à água. Sabemos que a água é um recurso natural de valor inestimável e que devemos cuidar para que ela não acabe.

Passamos para as crianças algumas noções e elas ficaram bastante interessadas neste assunto”, explica a diretora da unidade, Adriana de Souza.

Outros projetos que estão em atividade no equipamento são: a vida dos animais marinhos, hábitos de higiene, alimentação e preservação do meio ambiente, tudo relacionado com a água.

(4)

Página 4

As crianças estiveram em contato com o gato: conhecer para cuidar

CEI São Rafael apresenta o Brasil às crianças

O Centro de Educação Infantil Maria Natividade Machado (São Rafael) tem trabalhado neste primeiro semestre, no âmbito pedagógico, o tema Brasil, com foco voltado para as regiões brasileiras, apresentando-as às crianças as particularidades do país. Como ponto de partida, segundo a diretora da unidade, Francinete Amorim, as educadoras executam seus projetos a partir de pressupostos para direcionar sua linha de trabalho.

Neste mês de março, a turma do Mini Grupo I iniciou o projeto que trata sobre os

"Animais do Meu Brasil", com o intuito de fazer conhecer os animais domésticos e os animais selvagens que habitam em nossas riquezas naturais, como as florestas.

Trabalho

Nesta perspectiva, as educadoras da classe explicaram sobre o habitat do gato, animal de estimação encontrado em grande parte dos lares, sua alimentação e canções que falam sobre esse bichinho. “Decidiram trazer para a sala de aula um gato doméstico, vacinado, para que as crianças vivenciasse: tocar, brincar e aplicar o que aprenderam, cantando a música Não Atire o Pau no Gato”, explicou a diretora.

Francinete explica ainda que, de forma contextualizada, a proposta é trazer a realidade/cotidiano para o conhecimento das crianças, enriquecendo o processo de aprendizagem do grupo. “Dessa forma, conseguimos promover a conscientização e preservação do meio ambiente e a sociedade como um todo”, disse.

Quer fazer parte dos Equipamentos Sociais Envie seu currículo para

trabalheconosco@saocamilosocial.com

(5)

Durante a festa de carnaval as crianças se fantasiaram de pequenos

animais

CEI Jardim Damasceno realiza baile dos animais

O carnaval do Centro de Educação Infantil Jardim Damasceno em 2011 contou com o tradicional Baile dos Animais, em que todas as crianças do equipamento usaram máscaras e se divertiram bastante. De acordo com a diretora da unidade, Leila Ferreira, as crianças se comportaram, feito gente grande, brincaram c o m r e s p o n s a b i l i d a d e , r a s g a r a m c o n f e t e s e serpentinas, em um dia de grande animação.

“Fôlego é o que não faltou para ouvir, cantar e dançar músicas de carnaval, com todos os colaboradores também se envolvendo na festa. Aproveitamos para comemorar também os aniversariantes dos meses de fevereiro e março”, explica.

Saúde

O CEI Jardim Damasceno recebeu a visita da técnica de Saúde Bucal, Tânia Augusto da Silva, da Unidade Básica de Saúde Silmarya Rejane Marcolino Souza, localizada no Jardim Carumbé. Ela realizou um teatro com fantoches para as crianças com o tema:

"Corra se não a cárie vai te pegar", com o objetivo de reduzir o índice da cárie, de f o r m a l ú d i c a , conscientizando as crianças sobre a importância da escovação dentária (saúde bucal), de forma prazerosa.

O equipamento parabenizou os aniversariantes de fevereiro e março

Teatro de Fantoches no CEI Vila Maria

O Centro de Educação Infantil Vila Maria foi palco de uma grande apresentação do teatro de fantoches “Pé de Moleque”, atividade que proporcionou muita diversão a todas as crianças e colaboradoras do equipamento, que interagiram com os fantoches. Nessa peça, o tema abordado foi o respeito que todos devem ter com os animais.

“Esta atividade é o que chamamos de extra- curricular, em que as crianças conhecem outras formas de se contar histórias. Essa peça é importante ainda para as crianças percam o medo de "fantasias", por exemplo, coelho da páscoa, papai Noel, entre outras”, explica Luciana Paula, coordenadora

pedagógica da unidade . Durante a peça, as crianças puderam interagir com os fantoches

(6)

Página 6

Processo de adaptação é tema de reunião no CEI Camélias

O Centro de Educação Infantil Camélias organizou na última semana a primeira reunião bimestral dos pais com as educadoras, que teve como objetivo transmitir aos familiares o progresso do processo de adaptação das crianças. Na ocasião, os pais puderam acompanhar o desenvolvimento dos filhos por meio de uma ficha de acompanhamento e uma conversa agradável e esclarecedora com as educadoras do equipamento.

“Eles puderam também, a partir de uma dinâmica de interação, acompanhar o desenvolvimento pedagógico dos filhos, com atividades que foram ministradas durante o processo de adaptação”, explica Cristina Xavier, diretora da unidade.

Acompanhamento

Durante a reunião, as educadoras explicaram para cada pai e mãe presente como se deu esse processo de adaptação. Numa das fotos ao lado, a educadora Raquel, na sala do Berçário II, explica para uma mãe o processo de acompanhamento do filho.

Nas fotos restantes, interação entre pais e filhos.

Numa turma, atividade de equilíbrio, enquanto na outra acontece uma atividade do período de adaptação com jogos de montar.

Os pais conheceram de perto o processo de adaptação do filhos

CCA São Camilo desenvolve projeto ambiental

O Centro de Crianças e Adolescentes - CCA São Camilo - desenvolve junto aos conviventes o projeto de reciclagem “Nada se Perde, Tudo se Transforma”, que consiste em aproveitar diversos materiais que em outras situações poderiam ser descartados no meio ambiente.

“São trabalhos desenvolvidos com materiais que podem ser reciclados, mas além disso utilizamos a atividade para desenvolver as habilidades artísticas de nossas crianças”, explica Vera Regina Santos, diretora do CCA.

Ainda segundo a diretora, o objetivo do projeto é trazer à tona a importância da reciclagem, o poder de transformar o que parece ser descartável em objetos pessoais ou decorativos. “Todo projeto que desenvolve parte artesanal para as nossas crianças são de grande valia. Cada uma mostra sua capacidade de criar”, destaca.

O trabalho consiste em reaproveitar diversos materiais que poderiam ser

descartados no meio ambiente

Referências

Documentos relacionados

A autoimagem abrange a forma como as vítimas interagem com a sociedade e consigo mesmas após modificações estéticas que podem ser devastadoras, juntamente a isso tem-se

Desse modo, não sendo a empresa individual de responsabilidade limitada uma espécie de sociedade, ou seja, não há coletividade de pessoas para a sua constituição, mas sim

Portanto, oferecer alimentação complementar caseira ou comercial cuidadosamente escolhida sem adição de açúcar pode ser uma estratégia para reduzir a ingestão de

são de queijo e rapadura as cacimbas são café já coado e com quentura de tudo assim por diante existe grande fartura.. Feijão lá nasce no mato já maduro e cozinhado o arroz

A presente monografia busca fazer uma amostragem do ensino jurídico, mas com o foco principal o Núcleo de Prática Jurídica, aborda desde a criação do curso jurídico

O conceito para o crime de estupro, nas lições de Damásio Evangelista de Jesus 56 , passou a ser tido como a conduta típica de constranger alguém, mediante violência ou grave

Para realização do estudo foi selecionado cinco comunidades rurais e aplicado um questionário proposto por Viegas (1999) como estruturado/semiaberto de caráter anônimo,

a extensão, às uniões homoafetivas, do mesmo regime jurídico aplicável à união estável entre pessoas de gênero distinto justifica-se e legitima-se pela