• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 89/XII/ 2.ª SL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 89/XII/ 2.ª SL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aos 24 dias do mês de abril de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 10 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante desta ata, com a seguinte Ordem do Dia:

10:00

1. Informações;

2. Apreciação e votação da Ata n.º 88, referente ao dia 17 de abril;

3. Discussão e votação do Parecer da Petição n.º 141/XII (1.ª) - «Solicitam a criação de condições de acesso, em transporte público, ao Hospital de Loures» - Relator: Deputado Bernardino Soares;

4. Discussão e votação do Relatório Final da Petição n.º 221/XII (2.ª) - «Solicitam que seja criada a Carta dos Direitos do Portador de Demência e da Doença de Alzheimer em particular» - Relator: Deputado José Luís Ferreira;

5. Discussão e votação do Parecer sobre a iniciativa europeia COM(2013)168 -«Proposta alterada de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à transparência das medidas que regulamentam os preços dos medicamentos para uso humano e a sua inclusão nos sistemas nacionais de seguro de saúde» - Autor: Deputado Manuel Pizarro;

6. Discussão e votação do Requerimento do PS, que solicita «que seja organizada uma deslocação a Coimbra, com programa a definir posteriormente, mas que inclua a visita ao SU dos Covões, ao SU dos HUC, reunião com o CA do CHUC e com o CD da ARS e audição dos profissionais e utentes»;

7. Discussão e votação dos Requerimentos do BE, que solicitam a «Audição de Luís Cunha Ribeiro, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo - Instituto Público», e «Audição de Martins dos Santos, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve - Instituto Público»;

8. Discussão e votação do Requerimento do PS, que solicita «Audições sobre problemas relacionados com o álcool»;

9. Outros assuntos.

11:00 Audiência da Sociedade Portuguesa de Hipertensão para «apresentar os resultados de um estudo que realizou este ano sobre a Prevalência da Hipertensão e do Consumo de Sal em Portugal (estudo PHYSA)».

___________________

(2)

1. Informações

O Vice-Presidente iniciou os trabalhos da Comissão informando que a COFAP fez um pedido de pronúncia à Comissão de Saúde, relativamente à PPL n.º 132/XII, que «Aprova a lei-quadro das entidades administrativas independentes com funções de regulação da atividade económica dos sectores privado, público e cooperativo», que foi distribuída ao PSD para Parecer, sendo indicado posteriormente o Deputado que o elaborará.

Foi admitida e distribuída ao CDS-PP a Petição n.º 254/XII (2.ª) cujo Deputado Relator será indicado posteriormente.

2. Apreciação e votação da Ata n.º 88, referente ao dia 17 de abril

A ata n.º 88, relativa ao dia 17 de abril, foi aprovada por unanimidade, com a ausência do PEV.

3. Discussão e votação do Parecer da Petição n.º 141/XII (1.ª) - «Solicitam a criação de condições de acesso, em transporte público, ao Hospital de Loures» - Relator: Deputado Bernardino Soares O Deputado Bernardino Soares apresentou o Parecer sobre a Petição n.º141/XII (1.ª), que foi solicitado pela Comissão de Economia e Obras Públicas, na parte respeitante à Saúde. Referiu o seu objeto, fez a sua análise, deu conta das informações recolhidas no que se refere ao acesso dos utentes de Odivelas ao Hospital Beatriz Ângelo (HBA) através de transportes públicos, mais propriamente aos utentes da Pontinha e da Póvoa de Santo Adrião, situação que se agrava ao fim de semana com o espaçamento dos horários. O Relator manifestou a sua opinião, fazendo notar que o problema do acesso ao Hospital, por parte dos utentes de Odivelas, se estende também aos do concelho de Loures. Concluiu dizendo que o Parecer deve ser enviado à Comissão de Economia e Obras Públicas e sugeriu que o Relatório Final da Petição fosse enviado aos Ministros da Economia e Emprego e da Saúde.

O Presidente em exercício recordou que o Hospital Amadora/Sintra também foi construído fora da cidade e o problema dos transportes foi resolvido, porque parece que há uma dinâmica própria de quem gere os transportes, e deverá acontecer o mesmo com o HBA.

O Deputado Ricardo Leite felicitou o Relator pelo trabalho desenvolvido e considera que a situação do HBA no que respeita aos transportes é o reflexo de um mau planeamento. O facto dos utentes da zona oriental de Loures e da zona da Pontinha não estarem referenciados para o HBA tem que ver com contratos de gestão. Quanto às propostas do Relator, nada tem a opôr.

(3)

A Deputada Elza Pais cumprimentou o Relator e considera que a construção de um hospital é sempre benéfica para as populações, mas tudo se altera com as políticas restritivas do transporte de doentes não urgentes.

A Deputada Teresa Caeiro cumprimentou o Relator pelo Parecer completo e exaustivo e disse que está sensível à questão das acessibilidades físicas, que, na conceção do hospital, não foram acauteladas.

A Deputada Helena Pinto felicitou o Relator pelo Parecer pormenorizado e abrangente. Referiu que a abordagem integrada favorece o conhecimento central da questão suscitada por esta Petição, pelo que tem a expetativa de que o Relatório Final da Petição possa contribuir para a resolução dos problemas da população.

A Presidente, que entretanto assumiu a condução dos trabalhos, colocou as conclusões do Parecer da Petição n.º 141/XII (1.ª) à votação, as quais foram aprovadas por unanimidade, registando-se a ausência do PEV.

4. Discussão e votação do Relatório Final da Petição n.º 221/XII (2.ª) - «Solicitam que seja criada a Carta dos Direitos do Portador de Demência e da Doença de Alzheimer em particular» - Relator:

Deputado José Luís Ferreira

Este ponto da Ordem do Dia, que por lapso foi agendado, foi adiado para uma próxima reunião.

5. Discussão e votação do Parecer sobre a iniciativa europeia COM(2013)168 -«Proposta alterada de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à transparência das medidas que regulamentam os preços dos medicamentos para uso humano e a sua inclusão nos sistemas nacionais de seguro de saúde» - Autor: Deputado Manuel Pizarro

A discussão deste ponto foi adiada.

6. Discussão e votação do Requerimento do PS, que solicita «que seja organizada uma deslocação a Coimbra, com programa a definir posteriormente, mas que inclua a visita ao SU dos Covões, ao SU dos HUC, reunião com o CA do CHUC e com o CD da ARS e audição dos profissionais e utentes»

O Deputado André Figueiredo apresentou o requerimento do PS que propõe a realização de uma visita a Coimbra, mais propriamente ao SU dos Covões, ao SU dos HUC, reuniões com o CA do CHUC e com o CD da ARS e a audição dos profissionais e dos utentes do serviço de urgências destes hospitais, para verificar no local todos os procedimentos que foram anunciados na Comissão durante as audições realizadas sobre aquela temática.

(4)

A Deputada Ana Oliveira não tem qualquer objeção à realização da visita e o Deputado Bernardino Soares concorda e propõe que se visite também o Hospital Pediátrico de Coimbra. O Deputado Couto dos Santos concorda, lembrando no entanto que constam do plano de atividades outras visitas, nomeadamente a Vila Real e a Chaves, as quais já estiveram previstas na anterior legislatura. O Deputado Miguel Santos propôs que as visitas constantes do plano de atividades sejam feitas antes da visita a Coimbra.

A Presidente lembrou que a marcação das visitas deve ter em conta a oportunidade das mesmas.

Em seguida, procedeu-se à votação do requerimento do PS que foi aprovado por unanimidade, registando-se a ausência do PEV.

7. Discussão e votação dos Requerimentos do BE, que solicitam a «Audição de Luís Cunha Ribeiro, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo - Instituto Público», e «Audição de Martins dos Santos, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve - Instituto Público»

A Deputada Helena Pinto apresentou os requerimentos que propõem ouvir o Presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo e o Presidente da ARS Algarve. Recordou que em meados do ano passado

«foi apresentado o Relatório sobre a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência que preconizava o encerramento de mais de uma dezena de serviços de urgência do país e que à época o Ministro da Saúde referiu tratarem-se de documentos consultivos afirmando que nada estava decidido», mas não é a primeira vez que o Governo diz que são estudos e hipóteses de trabalho, quando já estão em marcha as alterações. No que se refere à região de Lisboa, a comunicação social referiu recentemente, que será concluído o processo de reorganização das urgências no período noturno. Entende que não é correto nem salutar que a AR seja confrontada com factos consumados, pelo que considera fundamental ouvir o Presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo sobre o processo de reorganização hospitalar das urgências noturnas na zona da grande Lisboa. A criação do Centro Hospitalar do Algarve é uma questão controversa, não recolhe unanimidade de opiniões e vai ter repercussões muito graves para as populações. A alteração da Rede Hospitalar da Rede Hospitalar do Algarve causará grandes mudanças nos serviços de saúde, que deverão ser discutidas na Assembleia da República, pelo que propõe também a audição do Presidente do Conselho Diretivo da ARS do Algarve.

Os Deputados Nuno Reis, Teresa Caeiro, André Figueiredo e Bernardino Soares manifestaram-se a favor das referidas audições.

(5)

A Presidente colocou à votação o requerimento do BE que pretende ouvir o Presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, Dr. Luís Cunha Ribeiro, que foi aprovado por unanimidade, registando-se a ausência do PEV.

Em seguida, procedeu-se à votação do requerimento do BE que pretende ouvir o Presidente da ARS do Algarve, Dr. Martins dos Santos, que foi aprovado por unanimidade, registando-se a ausência do PEV.

8. Discussão e votação do Requerimento do PS, que solicita «Audições sobre problemas relacionados com o álcool»

A Deputada Elza Pais apresentou o requerimento que solicita a audição do Coordenador Nacional para a Saúde Mental, Dr. Álvaro de Carvalho, do Professor Domingos Neto, reputado especialista, do Diretor do SICAD, Dr. João Goulão e do Presidente do Conselho Executivo da CONFAP, Dr.

Jorge Manuel Ascenção. Começou por lembrar que foi publicado no dia 16 de abril o Decreto-Lei n.º 50/2013, que «estabelece o regime de disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e em locais abertos ao público», mencionando no seu preâmbulo que o objetivo principal é o de colocar barreiras ao consumo de bebidas alcoólicas e não sancionar ou penalizar comportamentos. Como as medidas anunciadas não são acolhidas do mesmo modo pelos vários especialistas, justifica-se ouvir as entidades atrás referidas.

O Deputado João Prata pronunciou-se a favor da realização das audições e sugeriu que fossem incluídas outras entidades, designadamente, a Dr.ª Maria Lucília Mercês Melo, do Centro de Alcoologia do Hospital Sobral Cid, Coimbra, Carlos Brito, do Centro de Alcoólicos Recuperados da Guarda e ainda entidades que realizem e verifiquem o cumprimento da lei, o que foi aceite.

Em seguida procedeu-se à votação do requerimento do PS, com a inclusão da audição das entidades sugeridas, que foi aprovado por unanimidade, registando-se a ausência do BE e PEV.

9. Outros assuntos

A Presidente recordou que, na sequência do pedido de audiência do Secretário de Estado Britânico responsável pela estratégia de combate à criminalidade e pela política da droga, e tendo em conta a sua disponibilidade, a Comissão de Saúde irá realizar um almoço de trabalho no dia 14 de Maio, entre as 13 e as 15 horas. Os Deputados que queiram participar deverão dar essa indicação ao serviço de apoio.

(6)

Recordou ainda que a Deputada Doris Fiala, da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) solicitou uma reunião com as 1.ª. 8.ª e 9.ª Comissões, para debater o tema «Migrantes e refugiados e a luta contra o HIV-Sida», que está agendada para o dia 21 de maio, de manhã.

11:00 - Audiência da Sociedade Portuguesa de Hipertensão para «apresentar os resultados de um estudo que realizou este ano sobre a Prevalência da Hipertensão e do Consumo de Sal em Portugal (estudo PHYSA)»

(a audiência foi integralmente gravada)

A Presidente deu a palavra ao Dr. Fernando Pinto, Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), que veio acompanhado pelo Dr. Manuel Carvalho Rodrigues, Secretário-Geral da Sociedade e ainda pelas Dr.ªs Nânci Martinez e Renata Pinto.

O Dr. Fernando Pinto referiu as razões do pedido de audiência. Sublinhou que o sal é a droga legal que mais mata em Portugal e distribuiu documentação sobre a hipertensão, na qual são apresentados gráficos elucidativos da doença. Os dados incidem sobre a prevalência de HTA por idade, por sexo e por região do país, finalizando com a informação sobre o consumo de sal, a percentagem de hipertensos não controlados e a comparação de consumo de sal em Portugal e noutros países europeus. Propôs que a Assembleia da República tivesse iniciativas legislativas no sentido de diminuir o sal nos alimentos que estão à venda, que a rotulagem identificasse mais facilmente a quantidade de sal dos alimentos e também que as refeições fornecidas pelos serviços públicos fossem de melhor qualidade, designadamente nas escolas.

Para tecer considerações e colocar questões intervieram os Deputados Graça Mota, Isabel Galriça Neto, Elza Pais e Paula Santos, tendo o Dr. Fernando Pinto respondido.

A Presidente agradeceu a presença dos responsáveis pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão e considerou a audiência interessante e elucidativa. Recordou que no passado foi organizado pela SPH um pequeno-almoço saudável, no âmbito da Comissão de Saúde.

A reunião foi encerrada às 12:10 horas, dela se tendo lavrado a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será devidamente assinada.

Palácio de São Bento, 24 abril 2013.

A PRESIDENTE

(MARIA ANTÓNIA DE ALMEIDA SANTOS)

(7)

Folha de Presenças

Estiveram presentes nesta reunião os seguintes Senhores Deputados:

Ana Oliveira Bernardino Soares Conceição Bessa Ruão Couto dos Santos Cristóvão Simão Ribeiro Elza Pais

Graça Mota Helena Pinto Isabel Galriça Neto João Prata

Laura Esperança

Maria Antónia de Almeida Santos Maria da Conceição Caldeira Miguel Santos

Nuno André Figueiredo Nuno Reis

Paula Santos

Ricardo Baptista Leite Teresa Caeiro

Faltaram os seguintes Senhores Deputados:

Francisco de Assis João Semedo Luísa Salgueiro Manuel Pizarro

Estiveram ausentes em Trabalho Parlamentar os Senhores Deputados:

Elsa Cordeiro Filipe Neto Brandão José Luís Ferreira Luís Vales

Maria Manuela Tender

Referências

Documentos relacionados

É de opinião que o primeiro filho devia nascer quando a mulher ainda não tivesse idade avançada, porque não é na idade de serem avós que vão ser mães e também porque as

Audiência de uma delegação de Deputados da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, sobre «Políticas de Saúde».. (a audiência

A Presidente da Associação deu os esclarecimentos solicitados, dizendo que os doentes têm tido acesso ao medicamento inovador, embora este não esteja ainda

O Deputado Moisés Ferreira apresentou o Projeto de Resolução n.º 190/XIII/1.ª, que recomenda ao Governo que «assuma a gestão pública da unidade de cuidados continuados

Discussão do Projeto de Resolução n.º 138/XIII 1ª, do PCP, «Pela melhoria da qualidade do serviço prestado pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo» e do Projeto de Resolução n.º

Para agradecer a apresentação, comentar os dados e colocar questões intervieram os Deputados Elsa Cordeiro, que reconheceu a carência de profissionais, designadamente na

16:30 Visita ao Centro Hospitalar do Algarve (FARO) e reunião conjunta com as seguintes entidades: - Conselho Administração do CHA (Centro Hospitalar do Algarve), ARS

A Deputada Conceição Bessa Ruão apresentou o Relatório Final da Petição n.º 239/XII (2.ª), na qualidade de Relatora, tendo identificado o objeto da Petição, fazendo